Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes. Tradicionalmente os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as disputas dos campeonatos, participando de campeonatos com grande publicidade.
Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como bilheterias dos seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocinio, vendas de uniformes oficiais, produtos licenciados do clube, mensalidades e contribuições de sócios (as) torcedores (as), que frequentam o clube e utilizam as suas instalações.
Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.
De acordo com a matéria do Portal Globo Esporte, na data de 23 de Dezembro, Os sócios do Coritiba aprovaram a transição do modelo de gestão para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) nesta quinta-feira. A votação aconteceu de forma online, entre 10h e 14h.
De acordo com a matéria do Portal Globo Esporte, Com a participação de 4.099 sócios, 95,47% deles votaram positivamente para a mudança. O clube tinha 11.335 associados aptos para votar.
De acordo com a matéria do Portal Globo Esporte, O clube transmitiu a Assembleia Geral em seu canal oficial do clube no Youtube. O presidente do Conselho Deliberativo do Coxa, Jamil Ibrahim Tawil Filho, divulgou o resultado.
De acordo com a matéria do Portal Globo Esporte, Com a aprovação, o Coritiba adotará três passos: tratamento e a quitação da dívida, estrutura de gestão de excelência e governança coorporativa. Internamente, a direção não acredita em conseguir um investidor antes de 2023.
Ainda segundo o Portal Globo Esporte, Atualmente, a maioria dos times de futebol são caracterizados como entidades sem fins lucrativos. Agora, a Sociedade Anônima do Futebol vai possibilitar a transição para o modelo de clube-empresa.
Ainda segundo o relato do Portal Globo Esporte, No último mês, a direção alviverde vinha dando declarações sobre a necessidade de alterar a forma de gerir o clube. De acordo com o presidente do Coxa, Juarez Moraes e Silva, "é o único caminho para poder colocar o Coritiba em um outro patamar".
Os clubes de futebol no Brasil não estão alheios á essas mudanças globais no cenário pós Covid 19. Já temos casos de clubes de futebol no Brasil que se tornaram empresas, conforme eu abordei na postagem de 17 de Novembro.
Os clubes empresas chegaram com força no futebol mundial. E sendo assim. Os clubes de futebol no Brasil não serão exceção a esta regra. Eu não ficaria nada surpreso se o meu São Paulo se transformasse em clube empresa.
O meu tricolor fechou 2021 com uma divida de R$ 575,1 milhões. Talvez o clube empresa também chegue com força ao meu querido São Paulo. Mudanças são inevitáveis no mundo globalizado, o meu querido São Paulo, também não será exceção.
Agora, confira na reportagem do site campeões do futebol, a histórias e os títulos dos clubes de futebol do Brasil no link á seguir. https://www.campeoesdofutebol.
Imagem : Site Oficial do Clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário