segunda-feira, 30 de abril de 2018

Em um jogo mau conduzido pela arbitragem Corinthians é derrotado nos minutos finais em Belo Horizonte

Em um jogo mau conduzido pela arbitragem  Corinthians é derrotado nos minutos finais em Belo Horizonte.


Em um jogo com muita discussão  de arbitragem, o Corinthians perdeu a invencibilidade no campeonato brasileiro ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Atlético Mineiro  em Belo Horizonte.
  O jogo teve o seu primeiro lance polemico logo no começo com um gol anulado de Roger Guedes, no lance foi alegado um toque de mão do atacante Ricardo Oliveira na jogada,aos 41 minutos do segundo tempo o mesmo Roger Guedes marcou o gol da vitória atleticana,ai foi a vez dos corintianos  reclamarem de falta no lance do gol atleticano.
  Com a vitória o Galo chega de forma momentânea a terceira colocação uma abaixo do alvinegro paulistano, o Galo volta a campo pelo campeonato brasileiro no próximo sábado contra o São Paulo no Estádio do Morumbi, já o Corinthians se concentra na Copa Libertadores contra os argentinos do Independiente em seu estádio no meio de semana.
 

Goleiro da Chapecoense para o ataque do Palmeiras.


Goleiro da Chapecoense para o ataque do Palmeiras.

O esquema defensivo armado pela Chapecoense segurou o time do Palmeiras no Alianz Park,o time catarinense se fechou com uma linha de cinco defensores atrás da linha da bola e dificultou as chances de gol durante os 90 minutos,nas poucas chances criadas pelo ataque do Verdão, o goleiro Jandrei fez boas defesas e impediu a abertura do marcador.
  O resultado freia um pouco a empolgação dos alviverdes após o triunfo do meio de semana contra o Boca Juniors em Buenos Aires pela Copa Libertadores da América, mas no entanto cabe ressaltar que o Verdão não repetiu o mesmo futebol apresentado contra os argentinos,o time não soube superar a retranca da Chape e teve dificuldades na criação de jogadas,embora o Palmeiras tenha tido um gol mau anulado no final da partida.

Em uma partida disputada São Paulo perde a vitória nos minutos finais.


Em uma partida disputada São Paulo perde a vitória nos minutos finais.
   
Em uma partida bem disputada, o tricolor empatou em 1 a 1 com o Fluminense e continua sem vencer fora de casa sob o comando do uruguaio Diego Aguirre, no entanto o time mostrou uma condição melhor do que na partida contra o Ceará na semana passada.
   O time tocou bem a bola e teve personalidade em campo, a partida foi bem disputada do começo ao fim com os dois times carimbando a trave do adversário, o tricolor saiu na frente aos 22 minutos do primeiro tempo com gol de cabeça de Eder Miltão.
    Então o Fluminense saiu mais pro jogo com a mexida de Abel Braga  e a partida ficou mais eletrizante com os dois times mandando bolas na trave, no entanto o Flu conseguiu o empate nos minutos finais com gol de Pedro, a novidade foi o retorno de Diego Sousa que nas ultimas partidas sequer havia sido relacionado por Aguirre,o jogador mostrou disposição mas me pareceu meio fora de ritmo.

Em uma corrida disputada vitória cai no colo de Hamilton.


Em uma corrida disputada vitória cai no colo de Hamilton.


  
Nos meus 35 anos acompanhando Formula 1,sempre ouvi o ditado que todo o campeão as vezes precisa ter sorte,no caso do britânico Lewis Hamilton esse ditado se confirmou.Alem de um talento excepcional como piloto,Lewis também tem a estrela dos grandes do automobilismo,pois o tetracampeão contou com um erro do alemão Sebastian Vettel e com um pneu furado do companheiro Valteri Bottas para vencer o Grande Premio do Azerbaijão e conquistar seu primeiro triunfo na temporada,com a vitória Hamilton chegou a 63 vitórias na carreira e volta tentar se aproximar do alemão Michael Schumacher que é o recordista no quesito com 91 triunfos.
    Na largada Vettel conseguiu manter a pole,mas no entanto um saffety car embaralhou as coisas,então na relargada Bottas tomou a primeira posição de Vettel,a corrida começou a mudar quando o alemão errou em tentativa de ultrapassar Bottas e caiu para o quarto lugar,com isso Hamilton passou para segundo.
    Também contribuiu para a vitória de Hamilton a batida dos dois carros da Red Bull,Daniel Ricciardo tentou ultrapassar o companheiro Marx Verstappen e ambos abandonaram a corrida quando Ricciardo bateu na traseira do holandês na volta 40.
   O finlandês caminhava para a vitória quando nos últimos minutos da corrida, Bottas passou por cima de um objeto furado e furou o pneu,assim a vitória caiu no colo de Hamilton que acabou renascendo no campeonato mundial,o mexicano Sergio Perez chegou em segundo e Kimi Raikkonen completou o pódio em terceiro.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Nigel Mansell um personagem da Formula 1.


Nigel Mansell um personagem da Formula 1.

Acompanhando Formula 1 há 35 anos,pude ver um dos controversos pilotos da Formula 1,o inglês Nigel Mansell pelo que eu me lembro sempre dividiu opiniões no circo de Formula 1 daquela época,muitos o consideravam um automobilista pouco esperto capaz de cometer erros estúpidos.

    Já outros o consideravam rápido e arrojado capaz de obter grandes exibições,como eu comecei a acompanhar Formula 1 em 1983 eu pesquiso muito sobre o que aconteceu antes desse ano,pelo que li a respeito muitos consideravam Mansell um piloto sem brilho e sem aquele algo a mais, pelo que averiguei o inglês nunca impressionou ninguém durante o perido entre 1980 e 1993,aliás se eu não me engano em 1983 um diretor da Lótus cravou que o leão jamais seria capaz de vencer um grande premio.
   Em 1984 eu me lembro de que Mansell começou a chamar a atenção de algumas pessoas,não pelos resultados já que nesse ano ele foi superado pelo seu companheiro de equipe o italiano Elio de Angelis, mas justamente pelo estilo arrojado e sem medo de acelerar nas curvas,entretanto naquele ano o inglês tinha o apelido de “idiota veloz”.
   Eu particularmente nunca achei Mansell um piloto ruim, ele tinha muita velocidade e era um piloto competitivo, mas, no entanto não tinha o refinamento técnico dos grandes campeões das pistas.
    Eu me lembro de que  Piquet,Prost e Senna alem de serem muito velozes eram profundos conhecedores dos próprios carros,o que era fundamental nos anos 1980 aonde não havia telemetria na Formula 1,no final de 1984 Mansell é substituído pelo brasileiro Ayrton Senna e o inglês por sua vez vai para a Williams para o campeonato de 1985.
    Apesar da falta de refinamento técnico Mansell enfim começa a mostrar resultados e conquista suas primeira vitórias nos GPS da Europa e da Africa do Sul,mas no fim desse ano o brasileiro Nelson Piquet é contratado por Frank Williams para a temporada de 1986.
   Pra ser honesto eu achava que Mansell seria o segundo piloto de Piquet em 1986,Nelson já era bicampeão na época e era um mecânico dos seus próprios carros,mas no entanto Mansell se mostra um piloto mas competitivo do que se imaginava e faz forte oposição a Piquet,é bem verdade que o acidente sofrido por Frank Williams contribuiu para tal,pois Patrick Head segundo muitos era um defensor de Mansell na equipe.
   Mas o fato é que Mansell mostrou resultados na pista e as vitórias haviam começado a aparecer, confiando no seu taco como nunca antes Mansell passou a acreditar que era um super piloto, tão bom quanto Prosts,Piques e Sennas da vida.
    Na ultima corrida do ano no Grande Premio da Austrália o inglês só precisava de um terceiro lugar para ser campeão, mas um pneu estourado frustrou-lhe os planos.
   Na pré-temporada para 1987, os carros da Williams haviam evoluído ainda mais em relação ao ano anterior, apesar do refinamento técnico Prost e Senna não teriam como acompanhar as Williams e o título seria um duelo particular entre Piquet e Mansell.
         No entanto na disputa com Piquet, a falta de refinamento técnico pesou contra Mansell na disputa do título,Piquet alem de um piloto veloz era um mecânico nato,ao perder a noção de profundidade com o acidente na curva Tamburello Piquet correu mais como mecânico do que como piloto.
       Piquet colecionou pódios durante o ano enquanto o inglês ou ganhava ou abandonava,no Grande Premio da Alemanha quando a Williams colocou a suspensão ativa nos seus dois carros,Piquet tirou o Maximo proveito enquanto Mansell bateu a cabeça com ela,ficava claro que o inglês era um piloto veloz mas sem qualquer refinamento técnico.
       Então Piquet acabou levando o tricampeonato, após um ano fraco em 1988 com os motores Judd Mansell assinou com a Ferrari para a temporada de 1989. Na escuderia italiana,Mansell dispunha de um bom carro e fez uma temporada relativamente boa,com duas vitórias ,dois segundos lugares e dois terceiros terminando o campeonato de pilotos na quarta colocação,eu posso estar errado leitor (a) mas o meu entendimento na época era de que a Ferrari percebeu que ela quisesse evoluir precisaria de um piloto com um maior refinamento técnico.
    Então para a temporada de 1990, a Ferrari contratou o Frances Alain Prost,já na pré temporada o Frances conseguiu acertar os carros da Ferrari,mais uma vez a falta de refinamento técnico perseguiu o inglês que foi engolido por Prost dentro da equipe,no final do ano Mansell foi dispensado  e aos 37 anos e sem ter conquistado nenhum título chegou a cogitar a aposentadoria.
     Então Frank Williams abriu as portas para Mansell para a temporada de 1991,de presente o inglês ganharia o FW14 o carro mais rápido do campeonato,mas no McLarem MP4 6 havia um certo Ayrton Senna,o brasileiro alem de ser veloz era um profundo conhecedor dos seu carro.
    Nas três primeiras corridas,o inglês não completou e Senna abriu vantagem,no entanto apesar do talento de Senna ressalto que o resultado do mundial em 1991 poderia ter sido outro não fosse a falta de refinamento técnico de Mansell, no Grande Premio de San Marino o inglês fez besteira e bateu logo na primeira volta,no Grande Premio do Canadá Mansell fez outra besteira ao deixar o carro morrer no final da corrida e entregou a vitória para Nelson Piquet,em Portugal o inglês fez outra besteira ao parar o carro na pista de rolamento.
   Em 1991 a Williams já tinha deixado a Mc Laren para trás, então Mansell ficou com o vice-campeonato pela terceira vez. Em 1992 a Williams aprimorou ainda mais a suspensão ativa e fez o imbatível FW14 B, o carro foi adptado ao estilo de Mansell, então o inglês só precisaria acelerar nas curvas e assim finalmente levou o título com o segundo lugar no Grande Premio da Hungria, a essa altura o inglês chamado por muitos de “idiota veloz” já tinha 30 vitórias e o título mundial.
   Então Mansell tentou a sorte na Indy em 1993, o inglês, no entanto surpreendeu mais uma vez ao levar o título logo no seu primeiro ano na categoria, após vencer o Grande Premio da Austrália em 1994 no seu retorno a Formula 1 Mansell abandonou as pistas em 1995.
   Como eu disse no começo do texto eu nunca achei Mansell um piloto ruim, ele era muito bom piloto veloz e competitivo, mas, no entanto lhe faltava o refinamento técnico dos grandes da Formula 1.
   Senna, Piquet e Prost, por exemplo, eram profundos conhecedores dos seus carros,enquanto Schumacher e Alonso eram estrategistas brilhantes fora da pista. Mansell não tinha nenhum refinamento técnico e talvez isso não permitiu que sua velocidade se transformasse em pódios

Real conta com boa atuação de Marcelo para vencer fora de casa.

Real conta com boa atuação de Marcelo para vencer fora de casa.

   
O Bayern de Munique  teve uma boa postura ofensiva jogando em casa e com o apoio de sua torcida, mas, no entanto os merengues mostraram inteligência e venceram por 2 a 1 em Munique na partida de ida das semifinais da Liga dos Campeões, de quebra o time madrilenho ainda confirmou que não depende apenas de Cristiano Ronaldo para vencer.
         Pressionando bastante o time alemão abriu a contagem com Joshua KImmich,mas no entanto o brasileiro Marcelo e Marco Ansensio garantiram a virada para os espanhóis,com o resultado o time de Zinedine Zidane joga pelo empate ou até por uma derrota por 1 a 0 para chegar a final,o português Cristiano Ronaldo não teve uma partida inspirada ontem e não rendeu como de costume.
       Mas no entanto o Real Madrid mostrou se forte e definitivamente confirmou que não precisa apenas do português para vencer grandes jogos, já o time alemão precisara vencer por dois gols de diferença para chegar a final.

Palmeiras joga bem e vence o Boca em La bombonera.


Palmeiras joga bem e vence o Boca em La bombonera.
     
    
Ontem o Palmeiras fez jus ao alto investimento no elenco e jogou uma boa partida contra o Boca Juniors em Buenos Aires, com uma boa postura tática e um bom toque de bola o time de Roger Machado fez 2 a 0 no La Bombonera e assegurou a classificação a próxima fase da Copa Libertadores da América.
    O Palmeiras começou bem a partida mantendo a posse de bola e não deixando o time argentino crescer no jogo, entretanto por volta dos 30 minutos o Boca passou a ter mais posse de bola, mas, no entanto sem conseguir chegar ao gol,o time alviverde compactuou bem suas duas linhas e não deu espaços ao Boca.
    Aos 39 minutos o Verdão abriu o placar com gol de cabeça de Keno,no segundo tempo o Boca ameaçou uma pressão mas o goleiro Jailson fez pelo menos duas boas defesas e evitou o empate dos argentinos,no entanto deu pra observar que mesmo quando o Boca chegava o time alviverde manteve a mesma postura e em nenhum momento se desorganizou em campo.
   Em um contragolpe o Palmeiras liquidou a fatura com belo gol de Lucas Lima, a partir daí o alviverde apenas tocou a bola e não deixou o time argentino jogar. O time alviverde jogou uma bela partida, mas eu destaco a boa atuação da dupla de volantes Felipe Melo e Moises, ambos foram fundamentais no esquema tático armado pelo treinador Roger Machado,alem de darem sustentação a zaga ainda foram muito  eficientes na saída de jogo.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Santos conta com Gabi Gol e vence Estudiantes pela Libertadores

Santos conta com Gabi Gol e vence Estudiantes pela Libertadores.

Ontem foi a redenção do atacante Gabriel Barbosa mais conhecido como Gabi Gol,ontem ele abriu a contagem na vitória do Santos contra o Estudiantes da Argentina por 2 a 0 pela Copa Libertadores, com o gol no final do primeiro tempo o atacante minimiza a cobrança interno sobre si mesmo e ajudou seu time a se manter na liderança do grupo.
  O zagueiro Lucas Verissimo fechou o triunfo santista no inicio do segundo tempo,com a vitória o alvinegro praiano encaminha a classificação para a próxima fase pois chega a nove pontos,contra quatro pontos do Estudiantes e do Real Garcilaso e na lanterna vem o Nacional do Uruguai com três pontos.
  A partida começou equilibrada, o Santos não conseguiu tomar a iniciativa jogando no Pacaembu e tão pouco os argentinos encaixaram contra golpes, agora o peixe volta a campo pela Copa Libertadores no próximo dia primeiro quando mede forças contra o Nacional no Uruguai.
   A vitória de ontem premia sem duvida o bom trabalho do treinador Jair Ventura, que sem duvida vem fazendo boa campanha na temporada com um elenco mais curto que o do ano passado, o técnico não tem perspectivas de reforços pois o peixe com os cofres vazios não tem bala na agulha para contratar

  

Liverpool dá show e goleia Roma


Liverpool dá show e goleia Roma.

Ontem o Liverpool deu um passo enorme para retornar a final da liga dos campeões após 12 anos, com uma boa postura ofensiva e contando com uma atuação de gala do egípcio Mohamed Salah que fez dois gols e duas assistências, os reds golearam a Roma por 5 a 2 jogando em casa pela partida de ida das semifinais de Liga dos Campeões.
   O brasileiro Roberto Firmino também anotou dois tentos na partida e ganhou pontos com Tite na disputa por uma vaga no mundial da Rússia, com uma boa postura ofensiva o time inglês se impôs durante o jogo e chegou a abrir 5 a 0 na contagem, mas, no entanto o time italiano reagiu com gols de Dzeko e Perroti e ganharam algum fôlego na disputa ,com a vitória o Liverpool joga por um empate ou pode perder por até dois gols de diferença que vai a final da competição,já a Roma precisa vencer por pelo menos 3 a 0 para chegar a final inédita na Liga dos Campeões.
   No entanto antes da partida da volta, ambos se concentram nos seus respectivos campeonatos nacionais, a Roma pega o Chievo enquanto o Liverpool mede forças contra o Stoke,ambos os jogos acontecem no sábado.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Santos é castigado com gol nos acréscimos e é derrotado na Fonte Nova.


Santos é castigado com gol nos acréscimos e é derrotado na Fonte Nova.
     
     
Jogando em casa,o tricolor baiano começou pressionando e criando chances de gol,durante os primeiros 45 minutos o peixe foi sufocado pelo Bahia e o empate sem gols saiu no lucro para o alvinegro.
     No segundo tempo,o campeão baiano continuou melhor e ai brilhou o goleiro Vanderlei que vinha garantido o empate em Salvador com boas defesas,mas nos acréscimos não pode evitar o gol de Junior Brumado.
     Pelo que se viu o peixe deve sofrer durante o campeonato com o elenco curto e sem dinheiro para contratações, o técnico Jair Ventura deve ter muito trabalho durante o ano.

Palmeiras alivia pressão e bate o Internacional.


Palmeiras alivia pressão e bate o Internacional.

 O verdão que está sob pressão após a derrota na final do Paulistão,mostrou evolução e venceu o Internacional por 1 a 0 no Pacaembu.
   As duas equipes entraram em campo muito pressionadas devido aos últimos resultados,portanto viu-se um duelo bem equilibrado durante os 90 minutos,mas tecnicamente o jogo não foi nada brilhante.
   No entanto o time de Roger Machado venceu por 1 a 0 com gol de Dudu e ganha fôlego para o duelo contra o Boca Juniors na Argentina pela Copa Libertadores da América nessa quarta feira,o Palmeiras volta a campo pelo campeonato brasileiro em casa contra a Chapecoense no próximo fim de semana,já o colorado recebe o Cruzeiro no Beira Rio na próxima rodada.

Corinthians atropela Paraná em Curitiba.


Corinthians atropela Paraná em Curitiba.

   Mais uma vez o alvinegro voltou a jogar bem e goleou o Paraná por 4 a 0 em Curitiba, o destaque individual a meu ver vai para Rodriguinho que durante o campeonato paulista foi adiantado por Fabio Carille para jogar no ataque, o meia mais uma vez foi decisivo e abriu pra vitória corintiana.
   Mais uma vez o alvinegro mostrou uma boa postura tática e não deu espaços ao time da casa, o time de Carille mostrou que se tudo seguir dentro da normalidade vai lutar pelo bicampeonato nacional nesse ano, o time é bem treinado taticamente e ainda por cima tem bons valores individuais, alem do meia Rodriguinho que tem brilhado atuando como um falso camisa nove.

Tricolor só empata em jogo fraco em Fortaleza.


Tricolor só empata em jogo fraco em Fortaleza.

   Em um jogo tecnicamente sofrível, o São Paulo empatou com o Ceará em 0 a 0 na capital cearense, pelo que se viu ontem o uruguaio Diego Aguirre terá muito trabalho para dar uma cara ao elenco tricolor.
     Não se pode dizer que o treinador uruguaio tenha sido omisso na preparação do time, Aguirre tentou melhorar o time com quatro mudanças entre os titulares e algumas variações táticas durante os 90 minutos, o recém-contratado Everton foi escalado mas conseguiu somente uma finalização e nada mais.
     Para se ter uma ideia,o goleiro Everton  somente defendeu dois chutes durante todo o jogo,o time de casa também não incomodou pois Sidão fez apenas uma defesa durante o jogo,pelo que se viu a pressão sobre o trabalho de Aguirre deve começar no Morumbi pois atualmente o clube é um campo minado para treinadores,já a equipe Cearense que já havia perdido para o Santos deve lutar para não cair.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Relembrando os 33 anos da primeira vitória de Ayrton Senna.


Relembrando os 33 anos da primeira vitória de Ayrton Senna.

 Amanhã fazem 33 anos da primeira vitória de Ayrton Senna no Grande Premio de Portugal em 1985, esse era o meu terceiro ano acompanhando a Formula 1, Senna já havia explodido na sua primeira temporada em 1984 na pequena Toleman,mas agora tinha a sua primeira oportunidade em uma equipe tradicional e competitiva.
    Na primeira corrida no Grande Premio do Brasil em Jacarepaguá, o brasileiro não havia completado por problemas elétricos, mas no circuito de Estoril Senna deu um show no fim de semana e conquistaria sua primeira vitória na Formula 1,mostrando ser um sucessor á altura de campeões como Emerson Fitipaldi e Nelson Piquet.
   Nos treinos Senna foi sempre o mais rápido, no treino de sábado Ayrton confirmou a pole com o tempo de 1:21.007 contra 1:21.420 do Frances Alain Prost que tinha em sua Mc Laren o melhor carro do grid,na segunda fila tivemos o finlandês Keke Rosberg da Williams com 1:21.904 e o italiano Elio de Angelis companheiro de Senna na Lótus com 1:22.159 e na terceira fila tivemos o também italiano Michelle Alboreto da Ferrari com 1:22.577 e o inglês Derek Warwick da Renaut com 1:22.577.
    No dia da corrida chovia muito e Senna mostrou por que era o melhor de todos nessas condições, na largada o brasileiro manteve a ponta e com uma pilotagem consistente foi abrindo vantagem sobre os adversários,já na segunda volta por exemplo o inglês Jonathan Palmer abandonou com problemas de suspensão em sua Zakspeed,na volta seguinte foi a vez do Frances Françóis Hesnault abandonar com problemas elétricos em sua Brabhan,na mesma volta o também Frances Phillipe Alliot roda e abandona com sua RAM Hart.
     Na quarta volta o italiano Ricardo Patrese abandona após uma rodada com seu Alfa Romeo,na volta 12 o também italiano Pierluigi Martini abandona após rodada com sua Minardi Ford,já Senna fazia uma pilotagem perfeita sob forte chuva e na volta de número 15 faria a volta mais rápida da corrida com 1:44.121,por falar nisso leitor(a) na volta 15 o italiano Jaques Lafitte abandona com problemas no pneu em sua Ligier Renault,já na volta de 16 o campeão mundial Keke Rosberg roda com sua Williams e abandona a corrida,na volta 19 uma outra rodada tira o também italiano Mauro Baldi da corrida com sua Spirit Hart.
    Na volta de número 20 o inglês Martin Brundle abandona com problemas de transmissão em seu Tyrrell Ford, na volta 28 o belga Thierry Boutsen abandona com problemas elétricos em sua Arrows BMW e na mesma volta o também brasileiro Nelson Piquet abandona com problemas de pneu em seu Brabhan.
    Na volta de número 30 o Frances Alain Prost roda e bate no muro com sua Mc Laren,a vitória de Ayrton tinha que ser grandiosa e como realmente foi,com uma atuação de gala o brasileiro vence a prova com 1 minuto á frente do italiano Michele Alboreto da Ferrai,já o terceiro colocado o Frances Partrick Tambay com a Renault terminou uma volta atrás do vencedor,assim como o quarto colocado o italiano Elio de Angelis companheiro de Senna na Lótus.
  Já o inglês Nigel Mansell que chegou em quinto com sua Willliams Honda,terminou duas voltas atrás de Senna,assim nascia mais uma estrela na Formula 1 e com atuações como essa Ayrton mostrava por que quinze anos após sua partida foi considerado o melhor piloto da história da Formula 1

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Tricolor é eliminado mais uma vez na temporada,dessa vez em pleno Morumbi

Tricolor é eliminado mais uma vez na temporada,dessa vez em pleno Morumbi.

   .Ainda não vai ser dessa vez que o São Paulo irá conquistar a única taça que falta na sua galeria de troféus, pela Copa do Brasil o time de Diego Aguirre apenas empatou com o Atlético Paranaense por 2 a 2 e foi eliminado em casa, o tricolor deu esperanças a sua torcida de que seguiria na competição ao começar bem a partida e abrir 2 a 0, no entanto um pênalti a favor dos paranaenses abalou a confiança do time ainda na primeiro tempo.
   No segundo tempo, o furacão treinado por Fernando Diniz envolveu completamente o tricolor e empatou o jogo com Matheus Rosseto,com a nova eliminação é bem provável que comece a pressão sobre o trabalho do uruguaio Diego Aguirre á frente do São Paulo,o tricolor volta a campo nesse domingo contra o Ceará em Fortaleza,na estreia o time de Aguirre venceu o Paraná por 1 a 0 no Morumbi,já o furacão que na estreia do campeonato brasileiro goleou a Chapecoense por 5 a 1 volta a campo contra o Grêmio em Porto Alegre.
   Provavelmente Diego Aguirre terá que administrar a pressão de parte de conselheiros e alguns torcedores, o tricolor que no ano passado já lutou arduamente contra o rebaixamento terá que se virar com um elenco limitado e sem dinheiro em caixa para contratar, a julgar pelos últimos anos não há de se duvidar que para jogar para a torcida os dirigentes resolvam demitir Aguirre caso os resultados não aconteçam

Ayrton Senna x Nelson Piquet: Dois ídolos e duas paixões.


Ayrton Senna x Nelson Piquet: Dois ídolos e duas paixões.
  
  Ayrton Senna x Nelson Piquet: Dois ídolos e duas paixões.

  Caro (a) leitor (a),comecei a acompanhar a Formula 1 em 1983 assistindo corridas com meu pai,como todo o guri da minha época,tive o privilégio de acompanhar dois dos maiores gênios do nosso esporte,os nossos tricampeões Ayrton Senna e Nelson Piquet.
  Piquet já era bicampeão quando Senna chegou a Formula 1 em 1984,naquela ano eu me lembro que alguns já consideravam Nelson o piloto mais completo do grid,que ainda tinha Alain Prost e Niki Lauda.
  No entanto Senna que já havia se destacado em categorias inferiores, explodiu logo na sua primeira temporada na Formula 1,embora Nelson estivesse pilotando no auge de sua técnica, pelo que eu me lembro a polemica começou quando surgiu um boato que Piquet havia vetado o estagiário Senna na Brabhan,Piquet sempre disse que a Parmalat vetou Ayrton e que a mesma queria um piloto italiano para o mundial em 1984.
   Ainda assim eu me lembro de que nos primeiros anos, ambos conseguiram manter uma relação mais respeitosa,mas entretanto a partir de 1985 ambos começaram a disputar posições na pista e o tom das declarações foram ficando menos amistosas,em 1986 os dois protagonizaram um campeonato inesquecível com a épica ultrapassagem de Piquet sobre Senna no Grande Premio da Hungria.
   Nelson estava pilotando como nunca, mas, no entanto Ayrton crescia a cada ano e já mostrava ser um campeão em potencial na Formula 1, ficava evidente que a disputa por espaço entre ambos não cabia no talento e no ego de cada um.
   Em 1987 Piquet conquista o tricampeonato e faz história no automobilismo, mas Senna explodia de vez na Formula 1 e finalmente iria assinar com a Mc Laren para a temporada de 1998,levando consigo os motores Honda.
   Nesse ano a rivalidade entre ambos atingiu o ponto mais baixo com ataques a vida pessoal de cada um, nesse ano Ayrton conquistou seu primeiro título e se tornava definitivamente um ídolo nacional, entretanto aparentemente o tempo havia colocado inteligência em toda essa fervura com ambos diminuindo o tom das declarações, em 1992 quando Piquet sofreu o grave acidente na Formula Indy, Senna lhe prestou solidariedade.
   Pra mim estava claro que se tratava de duas pessoas com gostos e estilos de vida diferentes disputando seu espaço na Formula 1, mas, no entanto eu tenho certeza de uma coisa caro (a) leitor(a),apesar dos fãs de cada um se digladiarem nas redes sociais eu tenho certeza que um respeitava sim o talento do outro,ambos eram muito inteligentes dentro e fora das pistas e sabiam reconhecer um talento nato quando o viam um.
  E acho que isso vale para os fãs de cada um, em minha opinião ambos foram pilotos nota 10, embora cada um vá ter sempre a sua preferência por um ou por outro , mas, entretanto aqueles que preferem um jamais poderão deixar de enxergar o talento do outro,esse raciocínio vale inclusive pra esse que vos escreve nesse momento leitor (a),pois sem duvida ambos foram gênios nesse esporte.

Corinthians mantém tranquilidade na Argentina .


Corinthians mantém tranquilidade na Argentina .

   Mais uma vez o alvinegro mostrou sua força na parte tática e venceu o Independiente na Argentina por 1 a 0 em partida valida pela Copa Libertadores da América, com o resultado o Corinthians mantem a liderança do grupo 7 e encaminha sua classificação as oitavas de final da competição.
   A partida teve um bom primeiro tempo, os dois times foram ao ataque e criaram chances de gol alternadamente. Entretanto os argentinos pressionaram na segunda etapa, mas, entretanto não conseguiam chegar ao gol devido a boa postura alvinegra com suas linhas de marcação,cabe ressaltar com o time de Fabio Carille não levou gols nesta Libertadores,aos 35 minutos Jadson abriu a contagem para ao alvinegro,na sequencia Silvio Romero fez um gol anulado equivocadamente por impedimento.
   Depois de três rodadas o Corinthians soma sete pontos no seu grupo contra quatro pontos do Milionarios,na sequencia temos e Deportivo Lara da Venezuela e o próprio Independiente com três pontos cada um,agora o alvinegro volta a enfrentar o time argentino em Itaquera daqui a duas semanas pela quarta rodada da competição sul americana.
   O alvinegro mostrou que é um time muito bem treinado na parte tática por Fabio Carille,o time nunca de desorganiza em campo mesmo quando o adversário mantém a maior posse de bola durante o jogo,com a mesma postura tática o alvinegro conquistou dois estaduais e um titulo brasileiro sob a batuta do treinador e sem duvidas é um dos fortes candidatos ao título da Copa Libertadores nesse ano.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Daniel Ricciardo faz belas ultrapassagens e vence o Grande Premio da China.


Daniel Ricciardo faz belas ultrapassagens e vence o Grande Premio da China.
   

Com uma bela atuação e somada a boa estratégia da Red Bull,o australiano Daniel Ricciardo venceu o Grande Premio da China,Ricciardo que largou em sexto fez belas ultrapassagens e venceu a corrida quebrando o jejum de um ano e meio sem vencer uma corrida.
    O alemão Sebastian Vettel que largou na pole,manteve a ponta ao superar a pressão do companheiro Kimi Raikkonen nas primeiras voltas,com pista limpa o tetracampeão impõe um ritimo forte e vai aumentando a vantagem sobre os rivais,com voltas rápidas em sequencia o alemão já tinha três segundos de vantagem em relação a Valteri Bottas,no entanto a corrida mudou quando os dois carros da Toro Rosso se chocaram e tivemos um saffety car na pista.
Então a corrida seria decidida na estratégia,então brilhou a estratégia da Red Bull que chamou seus dois pilotos Daniel Ricciardo e Max Verstappen para fazer a troca de pneus praticamente ao mesmo tempo,no entanto o holandês mostrou que apesar da competência ,ainda lhe falta o feeling que marcou os grandes nomes da história do automobilismo ao se chocar com Vettel,pelo incidente Verstappen foi punido com 10 segundos e perdeu um pódio certo na corrida,assim Ricciardo caminhou para a vitória com Valteri Bottas em segundo e Kimi Raikkonen em terceiro.


Santos matem DNA ofensivo e bate Ceará na estreia no brasileirão.


Santos matem DNA ofensivo e bate Ceará na estreia no brasileirão.

     O peixe comandado por Jair Ventura manteve seu DNA ofensivo e quebrou um jejum de 13 anos sem vencer na primeira rodada do campeonato brasileiro, com boa organização em campo o time de Jair Ventura se impôs durante os 90 minutos e venceu por 2 a 0 diante do campeão cearense.
     Há de se ressaltar o bom trabalho de Jair ventura a frente do Santos nessa temporada,com um elenco ainda mais enxuto do que no ano passado,o alvinegro praiano vem fazendo bons jogos nessa temporada e jogando de igual para igual com adversário algumas vezes mais qualificados tecnicamente.
      Mas provavelmente o peixe sofra durante o campeonato com um elenco tão curto e com poucas peças de reposição, alem disso o clube da Vila Belmiro sofre com os cofres vazios e sem dinheiro para contratações, sem duvidas a diretoria santista terá que dar respaldo a Jair Ventura durante o campeonato brasileiro.

Corinthians supera retranca e larga bem no campeonato brasileiro.


Corinthians supera retranca e larga bem no campeonato brasileiro.

    O alvinegro mesmo jogando em casa na estreia no brasileirão, precisou superar a retranca do Fluminense que em determinando momento do jogo chegou a jogar com cinco defensores em campo, mas, no entanto o time de Fabio Carille manteve a mesma disciplina tática que marcou o time nas conquistas dos últimos títulos e foi premiado com dois gols de Rodriguinho,cada um no final de cada tempo.
     Fechado na defesa, o Flu dificultou ao Maximo as ações do time corintiano e por pouco não saiu com o empate na Arena Corinthians, agora o alvinegro volta a campo já nessa quarta feira pela Libertadores para encarar o Indenpendiente na Argentina,já pelo campeonato brasileiro o time alvinegro joga com Paraná Clube fora de casa no próximo domingo.
     O Corinthians continua com a mesma postura tática que foi fundamental nas conquistas do ano passado e do bicampeonato estadual nesse ano, alem disso tem um belo time e é candidato a mais títulos nessa temporada, alem de ter bons jogadores em todas as posições é muito bem treinado por Fabio Carille.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Tricolor supera adversidade com boa postura tática na Argentina.


Tricolor supera adversidade com boa postura tática na Argentina.
  
 Bom dia leitor (a), parece que o uruguaio Diego Aguirre vai conseguindo dar uma postura tática ao limitado elenco tricolor, o são Paulo teve o zagueiro Rodrigo Caio expulso de forma polemica aos 36 minutos do primeiro tempo,ainda assim o time manteve o foco durante os 90 minutos e com bom posicionamento tático segurou os argentinos com um estádio lotado. 
  Com suas linhas bem posicionadas o tricolor em nenhum momento se desorganizou em campo, mesmo com um homem a menos em campo.No segundo tempo,o time do Morumbi chegou a criar chances de gol,como por exemplo uma bola na trave do atacante Nenê,no final do segundo tempo o Rosário ainda teve Federico Carrizo expulso também em jogada polemica.
  Agora o tricolor joga por uma vitória simples no jogo da volta no estádio do Morumbi para avançar na Copa Sul Americana, novo empate sem gols leva a decisão aos pênaltis enquanto qualquer empate com gols classifica o time argentino.  

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Ayrton Senna x Lewis Hamilton.

Ayrton Senna x Lewis Hamilton.
  
    

O brasileiro Ayrton Senna e o britânico Lewis Hamilton, talvez tenham sido os maiores talentos naturais que eu já vi na Formula 1.

Mesmo em épocas distintas, há semelhanças entre ambos. Os dois explodiram logo nos primeiros anos na Formula 1. Ambos sempre arrebentaram nas categorias de acesso a Formula 1.

Sim leitor (a) :Senna e Hamilton eram talentos naturais em potencial. Ambos eram superdotados, dois pilotos de outro planeta. Senna e Hamilton entravam em um carro a faziam coisas de encher os olhos em treinos e corridas.

Também em comum, foram o fato que ambos aprenderam que somente talento natural não basta para fazer um campeão. Senna e Hamilton evoluíram tecnicamente em estratégia de corrida. 

O fato que mesmo em épocas distintas, ambos foram pilotos superdotados. Em talento natural, ambos eram pilotos de outro planeta. Ambos faziam coisas de nos encher os olhos nas pistas de todo o mundo. Mas ambos correram em épocas bem distintas no automobilismo.

No entanto muitos veem com algum sentido semelhanças entre Senna e Hamilton. Ambos tiveram ascensões meteóricas na carreira e explodiram logo no seu ano de estreia na Formula 1, embora vale ressaltar que Senna fez seu primeiro ano com a Toleman e Hamilton na Mc Laren. No entanto também caberia ressaltar que Lewis foi descoberto ainda na infância e criado na equipe de Ron Dennis.

Senna competiu contra pilotos do calibre de Alain Prost e Nelson Piquet, mas, no entanto Hamilton teve a concorrência de Fernando Alonso logo no seu primeiro ano na Mc Laren. O espanhol é considerado por muitos o melhor piloto do grid e um dos maiores estrategistas  da Formula 1.

Nos números, Hamilton tem 95 triunfos contra 41 de Senna. Nas poles, Hamilton tem 98 poles contra 65 de Senna.  No entanto, é complicado se comparar apenas números na Formula 1. Pois nem sempre as estatísticas revelam a verdade, em um automobilismo em que tudo evolui com o passar dos anos.


Confira mais estatísticas da Formula nos links abaixo na Wikipédia .



Imagem : Portal Globo Esporte.


Palmeiras leva empate no fim e tropeça em casa na Libertadores.


Palmeiras leva empate no fim e tropeça em casa na Libertadores.

    Em um jogo bastante disputado o Palmeiras levou o gol de Tevez no fim e apenas empatou com o Boca Juniors em casa pela Copa Libertadores, com a exceção dos primeiros minutos iniciais, o que se viu foi uma partida truncada  e nervosa,os argentinos tentaram o seu tradicional toque de bola e valorizaram as jogadas de bola parada.
     Já o Palmeiras mostrou muita instabilidade emocional e errou muitos passes, no segundo tempo, no entanto o time de Roger Machado até melhorou um pouco com as saídas de Borja e Lucas Lima, os 44 minutos do segundo tempo Keno abriu a contagem após belo passe de Guerra, mas entretanto Tevez empatou para o Boca dois minutos depois e deu números finais ao jogo.
      O Palmeiras, entretanto ainda fica na liderança do grupo com 7 pontos contra 5 do Boca,agora ambos voltam a se encontrar na próxima rodada em Buenos Aires no dia 24 de Abril.

Bayern confirma o favoritismo e avança as semifinais.


Bayern confirma o favoritismo e avança as semifinais.
  
O Bayern de Munique confirmou seu favoritismo e avançou as semifinais da Liga dos Campeões, o time alemão empatou em 0 a 0 com o Sevilha fora de casa e se classificou para a próxima fase.
   Há de se dizer que os espanhóis fizeram um bom jogo e tentaram de tudo para reverter a derrota de 2 a 1 sofrida em Munique,mas entretanto o time alemão estava bem compactado com suas linhas de marcação e fizeram valer a sua experiência nesse tipo de disputa,o Bayern tentou impor seu futebol,mas o time espanhol surpreendeu com uma boa postura de ataque.
    Agora os bávaros vão em busca do sexto troféu na Liga dos Campeões para tentar se igualar ao Milan.

Cristiano Ronaldo salva Real Madrid com pênalti nos acréscimos.


Cristiano Ronaldo salva Real Madrid com pênalti nos acréscimos.

    Ontem a Juventus quase conseguiu um milagre no Estádio Santiago Bernabeu em Madrid,o time italiano venceu por 3 a 1 e quase conseguiu tirar a vantagem madrilenha conquistada no jogo de ida em Turim.
      Mesmo atuando fora de casa, a Juventus jogou de igual para igual e chegou a estar vencendo por 3 a 0 com gols de Mandzick,Matuidi e do goleiro Buffon,mas com um pênalti polemico nos acréscimos o português Cristiano Ronaldo salvou o time treinado por Zinedine Zidane,apesar da classificação as semifinais deu a impressão de que a torcida do Real Madrid deixou o estádio desconfiada do futuro de seu time na competição,já a Juventus se concentra no campeonato italiano aonde deve confirmar a conquista do heptacampeonato nacional nessa temporada.

Liverpool leva a melhor sobre time de Guardiola.


Liverpool leva a melhor sobre time de Guardiola.

   Na disputa mais interessante dessa das quartas de final da Liga dos Campeões, o time de Guardiola precisava de um milagre para avançar as semifinais da Liga dos Campeões, o time do City lutou muito mas não conseguiu superar os reds e deu adeus ao torneio.
   Empurrado por sua torcida, o Manchester City tentou pressionar e abriu o placar logos aos dois minutos de jogo com o brasileiro Gabriel Jesus, no entanto os reds acertaram sua marcação e não deram espaços ao time de Guardiola,no segundo tempo Mohamed Salah e o brasileiro Roberto Firmino sacramentaram a classificação do Liverpool as semifinais.
    Agora os reds vão em busca do seu sexto título na competição,uma troféu que o clube não conquista desde 2005.


A virada histórica da Roma na Liga dos Campeões

A virada histórica da Roma na Liga dos Campeões.

  Bom dia leitor (a), o improvável aconteceu na liga dos campeões, depois de ser goleada pelo Barcelona por 4 a 1 no Camp Nou,a Roma precisava de uma virada histórica para seguir viva na principal competição europeia de clubes,e não é que conseguiu.
   Empurrada por um estádio olímpico lotado,a equipe italiana apostou em um jogo ofensivo desde o começo e conseguiu a vitória por 3 a 0 avançando as semifinais,Dzeko abriu o placar logo no começo da partida e colocou fogo no jogo,na etapa final o mesmo Dzeko sofreu um pênalti que De Rossi converteu e fez 2 a 0 no segundo tempo.
   A nove minutos do final da partida, o zagueiro Manolas marcou o gol da classificação que é a redenção para a torcida da Roma após a histórica goleada sofrida para o Manchester United em 10 de Abril de 2007.
   Os jornais espanhóis como era de se esperar não perdoaram o time de Lionel Messi pela desclassificação, o Sport estampou em sua capa "Fracasso sem desculpa",outro jornal catalão não perdoou o clube "Barça irreconhecível" estampou o jornal "Mundo esportivo",essa é a graça do futebol leitor (a), pois um time aplicado e raçudo em algumas vezes pode vencer um time milionário e cheio de estrelas.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Sebastian Vettel volta a vencer na Formula 1.

  Sebastian Vettel volta a vencer na Formula 1.

   
O alemão Sebastian Vettel voltou a vencer na Formula 1,largando na pole o alemão soube se manter na ponta e chegou a 49 vitórias na sua carreira,Lewis Hamilton largando em nono fez uma corrida agressiva fazendo belas ultrapassagens e fazendo varias voltas rápidas,mas no entanto a Ferrari mostrou toda a sua habilidade estratégica herdada da era Schumacher e não fez um segundo pit stop para Vettel,dessa forma ela praticamente eliminou a ameaça de Hamilton,ainda assim cabe ressaltar que o inglês  fez uma excelente corrida e ainda chegou em terceiro,aliás cabe ressaltar que atrás de Vettel a corrida teve varias ultrapassagens .
    Uma vez que a Ferrari não fez uma segunda parada,brilhou o talento de Sebastian Vettel que tirou o máximo dos pneus durante a corrida  e ainda aguentou firme a pressão de Valteri Bottas no final da corrida,destaco também o espanhol Fernando Alonso que mesmo com a limitação da Mc Laren conseguiu chegar em sétimo após largar em décimo terceiro, um piloto com o talento de Alonso sem a menor sombra de duvidas merecia estar brigando no pelotão da frente,muitos consideram o bicampeão o melhor piloto do grid e da geração pós Schumacher.
    O destaque negativo ao meu ver vai para os dois carros da Red Bull,Daniel Ricciardo abandonou logo na primeira volta com problemas elétricos,enquanto Max Verstappen abandonou logo na terceira volta com problemas no cambio,a próxima corrida já acontece no próximo domingo no Grande Premio da China.

Grêmio conquista campeonato gaúcho e ganha fôlego na disputa pela hegemonia no estado .

Grêmio conquista campeonato gaúcho e ganha fôlego na disputa pela hegemonia no estado .

    O Grêmio confirmou o favoritismo e voltou a conquistar o título estadual após oito anos, o tricolor que já havia goleado o Brasil de Pelotas por 4 a 0 na partida de ida atuando em casa, ontem o time comandado por Renato Gaúcho voltou a golear o adversário fora de casa por 3 a 0 e carimbou a conquista do Gauchão.
     Com o triunfo o Grêmio chega a 37 títulos no torneio e ganha fôlego na luta pela hegemonia no estado contra o arquirrival Internacional, entretanto o colorado ainda mantém a hegemonia gaucha com 45 triunfos.
     Durante os 90 minutos prevaleceu a melhor qualidade técnica do Grêmio que se impôs como quis em campo, agora o tricolor  parte em busca do tetracampeonato da Copa Libertadores da América sendo um dos favoritos ao título sul americano.
     O Grêmio tem um time forte e bem entrosado, e ainda por cima conta com a evolução de Renato Gaúcho como treinador, aliás esse foi o quarto caneco do ex atacante no comando do Grêmio

Remo conquista título e quebra jejum no Pará.


Remo conquista título e quebra jejum no Pará.
  

O Remo conquistou o título do campeonato paraense ao vencer o clássico contra o arquirrival Paysandu por 1 a 0, com a vitória o remo impediu o tricampeonato do rival que havia levantado o troféu em 2016 e 2017, de quebra o leão azul quebra um jejum de três anos sem levantar a taça.
   Com o triunfo o Remo chegou a 45 títulos no estado contra 47 canecos do Papão e se aproxima do rival na briga pela hegemonia estadual, o clássico foi bem equilibrado, mas, entretanto o Remo que já havia vencido o rival por 2 a 1 no jogo de ida se mostrou mais efetivo e garantiu a Taça.
   Sob o comando de Givanildo de Oliveira, o Remo se prepara para a disputa da Série C do campeonato brasileiro, enquanto o Paysandu se prepara para a disputa da Série B nessa temporada. 
     Entretanto o Papão já retorna a campo contra o Manaus pela semifinal da Copa Verde,o Remo por sua vez enfrenta o Atletico Acreano pela disputa da Serie C do Campeonato Brasileiro.

Náutico dá a volta por cima em Pernambuco.


Náutico dá a volta por cima em Pernambuco.
   
   
Após longos 14 anos de jejum, o Náutico enfim volta a conquistar o título estadual, com uma Arena lotada no Timbu venceu o Central por 2 a 1 e voltou a levantar a Taça para a alegria de sua fanática torcida.
    Precisando de um triunfo simples, já que a primeira partida em Caruaru havia empatado sem gols, o Timbu empurrado pela torcida fez um jogo ofensivo e abriu 2 a 0,no entanto o Central chegou a descontar em cobrança de pênalti para a apreensão dos torcedores,no entanto o Timbu segurou a vitória e ao apito final soltou o grito entalado na garganta há quase duas décadas,com o triunfo o Náutico chegou a 22 títulos estaduais mas entretanto o Timbu segue atrás dos principais rivais na hegemonia do estado,o Santa Cruz  possui 29 canecos e o Sport é o recordista de títulos com 41 conquistas.
     Mas isso é sem duvida a redenção para uma torcida que viu seu clube acumular dividas e rebaixamentos consecutivos nos últimos anos, o Timbu teve um começo complicado e chegou a ser goleado pelo próprio Central por 3 a 0.
      Agora o desafio do Timbu é a disputa da Série C do campeonato brasileiro nesse ano,aonde um dos seus objetivos é a classificação a Série B no próximo ano.


Ceará volta a vencer e mantém sua hegemonia no estado.
     
O Ceará voltou a vencer o Fortaleza comandado pelo ex-goleiro Rogério Ceni e conquistou o bicampeonato estadual, de quebra o vozão manteve sua hegemonia estadual, com a conquista de ontem o Ceará chegou a 45 títulos contra 41 canecos do Fortaleza.

   Com a vantagem de ter vencido o clássico da ida por 2 a 1, o Ceará apostou nos contra ataques e foi mais feliz voltando a vencer o rival por 2 a 1, Rogério Ceni que havia levado o tricolor a fazer a melhor campanha do campeonato, não conseguiu fazer seu time ser mais forte nas finais para levar o Fortaleza ao troféu que não levanta desde 2015.
  Apesar da derrota, Ceni enalteceu o desempenho de seus comandados e o apoio dos torcedores,segundo o técnico o clube começou o trabalho do zero e fez tudo o que foi possível para chegar ao título,na avaliação do ex-goleiro seu time jogou uma boa partida e o resultado não condiz com a realidade.

Bahia amplia sua hegemonia no estado.


Bahia amplia sua hegemonia no estado.

O tricolor da fonte nova voltou a impor sua hegemonia no estado da Bahia, ontem o clube derrotou o rival Vitória por 1 a 0 em pleno Barradão e impediu que o rubro negro chegasse ao tricampeonato, já que o Vitória havia levantado o troféu em 2016 e 2017.
 De quebra o Bahia chegou a 47 títulos no campeonato estadual  contra 29 do arquirrival, precisando de uma vitória simples para ficar com a taça, o Vitória jogando em seu campo partiu pra cima do Bahia, o goleiro Douglas foi o destaque do tricolor com pelo menos três defesas importantes, nos acréscimos do primeiro tempo, entretanto o Bahia encaixou seu primeiro contragolpe e obrigou o goleiro Miguel a fazer boa defesa em chute de Zé Rafael.
  Com a vantagem de ter vencido o jogo de ida em casa por 2 a 1, o tricolor encaixou um contragolpe mortal logo no começo do segundo tempo com gol de Elton, o rubro negro tentou pressionar, mas novamente parou no goleiro Douglas os 36 minutos, assim foi só esperar o apito final para o tricolor comemorar o titulo estadual que não vinha desde 2015.


Cruzeiro é campeão em Minas.


Cruzeiro é campeão em Minas.

  Na decisão do campeonato mineiro, o Cruzeiro venceu o Atlético por 2 a 0 e chegou a 37 títulos estaduais em Minas, no entanto ainda segue atrás do arquirrival na disputa pela hegemonia estadual, pois o Galo ainda é o recordista de títulos em Minas com 44 canecos.
   Os gols de Arrascaeta e Thiago Neves fizeram a raposa reverter a derrota no jogo da ida no Estádio Independência por 3 a 1 e assegurar o título estadual que não vinha desde 2014,destaque para Arrascaeta que foi considerado o melhor jogador em campo no clássico.
  Desde o inicio o Cruzeiro partiu pra cima e abriu o placar logo aos 3 minutos com Arrascaeta,o Galo que tentava sair da pressão imposta pela raposa ficou em maus lençóis com a expulsão de Otero,então com um a mais a raposa sufocou ainda mais o rival mas entretanto não finalizou tanto quanto o esperado.
   No segundo tempo o Cruzeiro manteve a superioridade e fez o gol do título aos sete minutos com Thiago Neves,o galo ainda tentou reverter o placar com um homem a menos na base da vontade e da entrega,mas entretanto foi sepultado com a segunda expulsão de Patrick,ao final do clássico o título estadual voltava as mãos da raposa.

Atlético Paranaense é campeão no Paraná


Atlético Paranaense é campeão no Paraná.

   No campeonato paranaense o Atlético fez o que precisava para a conquista do título, venceu o Coritiba por 2 a 0 na Arena da baixada e reverteu a derrota por 1 a o na semana passada,com isso o furação chegou a 24 títulos estaduais, mas no entanto na hegemonia estadual ainda segue atrás do Coxa que tem 38 canecos,o furacão jogando em casa se impôs desde o começo da partida,entretanto somente abriu a contagem aos com Bruno Magalhães que passou por dois marcadores antes de finalizar.
   No segundo tempo o furacão fez o segundo gol com Ederson que completou de calcanhar o cruzamento de Renan Lodi,o Coxa então tentou sair mais para o jogo para reverter o placar,mas entretanto o Furacão respondeu rapidamente as investidas do rival,o clássico desse domingo foi o de número 377 entre os dois rivais,em 18 decisões entre os clubes pelo estadual ambos estão empatados com nove triunfos cada um.



Botafogo volta a vencer o campeonato carioca após cinco anos.


Botafogo volta a vencer o campeonato carioca após cinco anos.

  Em uma partida dramática, o Botafogo venceu o Vasco nos pênaltis e finalmente voltou a levantar o estadual após cinco anos, esse foi o 21.º botafoguense que não vencia o estadual desde 2013 quando era comandado por Oswaldo de Oliveira.
    O Vasco que jogava pelo empate começou melhor a partida,mas entretanto o alvinegro equilibrou rapidamente as ações,mas no entanto o jogo mudou radicalmente os 36 minutos do primeiro tempo quando o cruz maltino teve Fabrício  expulso,a partir de então o clássico se resumiu ao ataque contra defesa.
   No segundo tempo o cruz matino vinha segurando a pressão botafoguense e tinha o caneco nas mãos,mas no entanto aos 49 minutos do segundo tempo Joel Carli marcou para o Botafogo e levou a decisão para os pênaltis,nos pênaltis brilhou a estrela do goleiro Gatito Fernandez que pegou os pênaltis de Werley e Henrique .
   No entanto mesmo com a conquista do título o clube da estrela solitária ainda está atrás dos rivais na hegemonia do estado, o Bota chegou a 21 títulos, contra 24 do Vasco, 31 do Fluminense e 34 do Flamengo,recordista de títulos no Rio de Janeiro.

Palmeiras x Corinthians.


Palmeiras x Corinthians.

  Ontem o Corinthians venceu o Palmeiras nos pênaltis em pleno Allianz Parque e conquistou seu 29º  título estadual, com a conquista o alvinegro se firma como o maior de vez como o recordista de títulos no estado de são paulo.
    A conquista do bicampeonato estadual foi sofrida, bem ao estilo corintiano, o Palmeiras entrou com o vantagem do empate por ter vencido o primeiro duelo por 1 a 0 na Arena Corinthians em Itaquera,já os alvinegros precisavam de pelo menos uma vitória simples para levar a decisão as penalidades.
    O jogo começou quente e mudou de panorama logos aos dois minutos quando Rodriguinho abriu o placar para o alvinegro, então o alviverde partiu para o ataque em busca do empate, no entanto esbarrou na boa marcação corintiana.
     Após a abertura do placar, o alvinegro a pedido do treinador Carille compactou suas duas linhas e dificultou as ações do rival, embora tivesse o domínio territorial da partida o verdão não levava perigo ao gol de Cássio.
     No segundo tempo, o alviverde avançou suas linhas e tentou uma marcação alta visando roubar a bola no campo de ataque, mas entretanto o time corintiano estava bem compactado e não dava espaços ao time da casa,em determinado momento do clássico o verdão chegou a ter 70% de posse de bola,no entanto não conseguia exercer pressão sobre o alvinegro.
   No entanto o jogo esquentou aos 26 minutos da etapa final quando o arbitro marcou pênalti em disputa de Ralf com Dudu, no entanto com a ajuda do arbitro auxiliar o juiz voltou atrás e anulou a marcação do pênalti. A decisão deixou os 40 mil palmeirenses que estavam no estádio totalmente revoltados, os jogadores palmeirenses se descontrolaram e o jogo ficou parado por sete minutos, quando Marcelo Aparecido de Sousa apitou o fim do clássico os jogadores palmeirenses cercaram o trio de arbitragem para questionar a anulação da marcação do pênalti.
   Com a vitória alvinegra por 1 a 0, a decisão foi para a disputa de pênaltis, ai brilhou a competência do goleiro Cássio que defendeu as cobranças de Dudu e Lucas Lima garantindo a vitória corintiana por 4 a 3 o alvinegro conquistava o bicampeonato estadual e chega a 29 títulos no campeonato paulista contra 22 do alviverde, se consolidando como recordista de títulos no estado de são paulo.

domingo, 8 de abril de 2018

Grande Premio do Bahrein

 Grande Premio do Bahrein.

  Hoje temos a segunda corrida do mundial de Formula 1,nos treinos as Ferraris foram mais rápidas com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen na primeira fila,o também finlandês Valteri Bottas vai largar em terceiro com a Mercedes ao lado da Red Bull de Daniel Ricciardo.
   Aparentemente a Ferrari e talvez a Red Bull evoluíram em relação a temporada passada e diminuíram a distancia em relação a Mercedes,sinceramente eu espero que sim pois caso contrário a Formula 1 fica muito chata e previsível,a corrida promete ser bem interessante a partir de 12:10 hs,entretanto o destaque negativo fica para a MC Laren que aparentemente havia evoluído em relação ao ano passado, uma pena por que um piloto com o talento de Fernando Alonso merecia brigar no pelotão da frente.


Palmeiras x Corinthians.


Palmeiras x Corinthians.

  Bom dia leitor (a), hoje temos a decisão do campeonato paulista entre Palmeiras x Corinthians, o verdão joga em casa e leva a vantagem do empate por ter vencido a primeira partida na casa corintiana,entretanto acho que o título não está decidido,na história recente do clássico ambos já venceram na casa do adversário pela contagem mínima.
  O Palmeiras é verdade tem uma superioridade técnica, mas a equipe alvinegra é muito bem treinada e pode sim surpreender na arena alviverde, como ambos os treinadores são muito detalhistas na parte tática, acho que nos primeiros minutos teremos provavelmente um jogo mais estudado nos primeiros minutos, depois a tendência é os times se soltarem um pouco mais.
   Só espero que os dois times pensem apenas em jogar futebol, e que não tenhamos nenhuma confusão como ocorreu na semana passada, mas sem duvida a promessa é de um jogo muito disputado do primeiro ao ultimo minuto.


sábado, 7 de abril de 2018

A bela vitória de Alain Prost no Grande Premio do Brasil 1987.


A bela vitória de Alain Prost no Grande Premio do Brasil 1987.

 No dia 12 de Abril fazem 31 anos da bela vitória do Frances Alain Prost no Grande Premio do Brasil em 1987, a corrida em Jacarepaguá no Rio de Janeiro era a abertura daquela temporada, as Williams com os motores Honda e o talento de Nelson Piquet  haviam evoluído ainda mais em relação ao ano  anterior,a Lótus que também tinha os desejados motores Honda,também conseguiu melhorar um pouco com o talento de Ayrton Senna,enquanto Alain Prost o atual bicampeão admitia que com sua MC Laren não mais teria forças para acompanhar a dupla da Williams.
  Aliás, leitor (a), cabe ressaltar que a briga interna na Williams ainda continuava muito acirrada,por isso o inglês Nigel Mansell grande rival do então bicampeão Nelson Piquet,era visto como um vilão por boa parte da torcida brasileira.
   Nos treinos, o leão foi mais rápido e fez a pole com o brasileiro Nelson Piquet ao seu lado na primeira fila do grid,na segunda fila vinha o também brasileiro Ayrton Senna com sua Lotus Honda e o italiano Teo Fabi com a Benneton Ford ao seu lado na segunda fila.
    Entretanto na largada Piquet vai bem e assume a ponta,mas no entanto na oitava volta perde a liderança para Senna,Prost que largava apenas em quinto vai fazendo uma corrida cautelosa poupando o carro nas horas certas,ainda assim o francês assume a liderança na décima terceira volta mas entretanto volta a perder a ponta para Piquet na décima sétima volta,entretanto Prost assume a liderança na vigésima primeira volta para não mais perde-la.
    O norte americano Eddie Cheever abandona na volta 52 com superaquecimento do motor,duas voltas antes Senna já havia desistido por problemas no motor,o mesmo motivo que havia feito o inglês Derek Warwick abandonar na volta de número 20 com seu Arrows,enquanto Alain Prost fazia uma corrida inteligente poupando o carro nas horas certas,Nelson Piquet ainda faria a volta mais rápida com o tempo de 1:33:861,mas entretanto Prost vence 40 segundos á frente do brasileiro que chegou em segundo , enquanto  Mansell que contra a outra Williams havia largado na pole,termina em quinto,uma volta atrás do vencedor,o francês mostrava que assim como foi Schumacher em seu tempo, era  naquela época era uma maquina de quebrar recordes ,pois chegava a 26 vitórias na sua carreira e  ficava a uma vitória do tricampeão Jack Stewart,que era o recordista de triunfos até então.
   

A espetacular vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Europa em 1993.


A espetacular vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Europa em 1993.

  Agora nessa quarta feira dia 11 de Abril,fazem 25 anos da vitória espetacular de Ayrton Senna em Donington Park no Grande Premio da Europa,na minha opinião Senna fez em 1993 seu campeonato na Formula 1 em seus dez anos de carreira,o brasileiro aos 33 anos na época estava no auge da sua forma técnica e a sua MC Laren era tres segundos mais lenta que as Williams de Alain Prost e Damon Hill.
   Na corrida anterior, Senna já havia feito uma bela exibição no Grande Premio do Brasil, muitos pensavam que o estoque de genialidade do tricampeão havia se esgotado em Interlagos, mero engano, no primeiro treino classificatório sob chuva Senna havia conseguido a pole com o tempo de 1:23.976,dando esperanças a MC Laren.
    Entretanto no treino de sábado, Prost e as Williams impuseram sua superioridade, o francês fez a pole com o tempo de 1:10.458,contra 1:10.762 de seu companheiro Damon Hill,o alemão Michael Schumacher que estreava o novo modelo da Benneton,fez o terceiro tempo com 1:12:008,enquanto Senna teve que se contentar apenas com a quarta posição com o tempo de 1:12 007.
        No entanto, no domingo chovia no circuito de Donington e isso deu esperanças a torcida brasileira, na largada entretanto Senna caiu para quinto,entretanto o brasileiro começou sua obra prima e fez aquela que é considerada até hoje a "melhor volta da história",ainda na primeira volta Senna ultrapassou a Benneton do alemão  Michael Schumacher,a Sauber do austríaco Karl Wendlinger e as poderosas Williams de Alain Prost e do britânico Damon Hill.
      A partir dai, Senna se manteve sempre na ponta e somente perdeu a primeira colocação nas duas vezes em que fez seus pit stops,na volta 57 o tricampeão ainda fez a volta mais rápida com 1:18:029,ao entrar nos boxes quando a MC Laren não estava pronta para a troca de pneus,Ayrton mostrou enorme superioridade sobre seus oponentes ao dar uma volta sobre o segundo colocado Damon Hill,no entanto Senna diminuiu o ritmo para poupar seu equipamento e foi ultrapassado pelo retardatário,após dar a volta mais rápida da prova,o brasileiro conduziu com inteligência para conquistar a vitória de número 38 na sua carreira,Damon Hill que foi o segundo colocado  foi o único a conseguir terminar a corrida na mesma volta de Ayrton,ainda assim 1 minuto atrás do tricampeão,o francês Alain Prost chegou em terceiro 1 volta atrás de Senna,enquanto o italiano Ricardo Patrese companheiro do alemão Michael Schumacher na Benneton terminou em quinto duas voltas atrás do vencedor.
        Senna mostrava ao mundo que definitivamente estava entre os "eleitos" na história do automobilismo, pois poucos conseguem dar uma volta em alguém como Alain Prost ( já recordista na época com 45 vitórias) e com um carro 3 segundos mais lento,isso é sem duvida um feito apenas ao alcance dos gênios desse esporte.