quinta-feira, 19 de abril de 2018

Ayrton Senna x Nelson Piquet: Dois ídolos e duas paixões.


Ayrton Senna x Nelson Piquet: Dois ídolos e duas paixões.
  
  Ayrton Senna x Nelson Piquet: Dois ídolos e duas paixões.

  Caro (a) leitor (a),comecei a acompanhar a Formula 1 em 1983 assistindo corridas com meu pai,como todo o guri da minha época,tive o privilégio de acompanhar dois dos maiores gênios do nosso esporte,os nossos tricampeões Ayrton Senna e Nelson Piquet.
  Piquet já era bicampeão quando Senna chegou a Formula 1 em 1984,naquela ano eu me lembro que alguns já consideravam Nelson o piloto mais completo do grid,que ainda tinha Alain Prost e Niki Lauda.
  No entanto Senna que já havia se destacado em categorias inferiores, explodiu logo na sua primeira temporada na Formula 1,embora Nelson estivesse pilotando no auge de sua técnica, pelo que eu me lembro a polemica começou quando surgiu um boato que Piquet havia vetado o estagiário Senna na Brabhan,Piquet sempre disse que a Parmalat vetou Ayrton e que a mesma queria um piloto italiano para o mundial em 1984.
   Ainda assim eu me lembro de que nos primeiros anos, ambos conseguiram manter uma relação mais respeitosa,mas entretanto a partir de 1985 ambos começaram a disputar posições na pista e o tom das declarações foram ficando menos amistosas,em 1986 os dois protagonizaram um campeonato inesquecível com a épica ultrapassagem de Piquet sobre Senna no Grande Premio da Hungria.
   Nelson estava pilotando como nunca, mas, no entanto Ayrton crescia a cada ano e já mostrava ser um campeão em potencial na Formula 1, ficava evidente que a disputa por espaço entre ambos não cabia no talento e no ego de cada um.
   Em 1987 Piquet conquista o tricampeonato e faz história no automobilismo, mas Senna explodia de vez na Formula 1 e finalmente iria assinar com a Mc Laren para a temporada de 1998,levando consigo os motores Honda.
   Nesse ano a rivalidade entre ambos atingiu o ponto mais baixo com ataques a vida pessoal de cada um, nesse ano Ayrton conquistou seu primeiro título e se tornava definitivamente um ídolo nacional, entretanto aparentemente o tempo havia colocado inteligência em toda essa fervura com ambos diminuindo o tom das declarações, em 1992 quando Piquet sofreu o grave acidente na Formula Indy, Senna lhe prestou solidariedade.
   Pra mim estava claro que se tratava de duas pessoas com gostos e estilos de vida diferentes disputando seu espaço na Formula 1, mas, no entanto eu tenho certeza de uma coisa caro (a) leitor(a),apesar dos fãs de cada um se digladiarem nas redes sociais eu tenho certeza que um respeitava sim o talento do outro,ambos eram muito inteligentes dentro e fora das pistas e sabiam reconhecer um talento nato quando o viam um.
  E acho que isso vale para os fãs de cada um, em minha opinião ambos foram pilotos nota 10, embora cada um vá ter sempre a sua preferência por um ou por outro , mas, entretanto aqueles que preferem um jamais poderão deixar de enxergar o talento do outro,esse raciocínio vale inclusive pra esse que vos escreve nesse momento leitor (a),pois sem duvida ambos foram gênios nesse esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário