Nigel Mansell um personagem da Formula 1.
Acompanhando Formula 1 há 35 anos,pude ver um dos
controversos pilotos da Formula 1,o inglês Nigel Mansell pelo que eu me lembro
sempre dividiu opiniões no circo de Formula 1 daquela época,muitos o
consideravam um automobilista pouco esperto capaz de cometer erros estúpidos.
Já outros o
consideravam rápido e arrojado capaz de obter grandes exibições,como eu comecei
a acompanhar Formula 1 em 1983 eu pesquiso muito sobre o que aconteceu antes
desse ano,pelo que li a respeito muitos consideravam Mansell um piloto sem
brilho e sem aquele algo a mais, pelo que averiguei o inglês nunca impressionou
ninguém durante o perido entre 1980 e 1993,aliás se eu não me engano em 1983 um
diretor da Lótus cravou que o leão jamais seria capaz de vencer um grande
premio.
Em 1984 eu me lembro
de que Mansell começou a chamar a atenção de algumas pessoas,não pelos
resultados já que nesse ano ele foi superado pelo seu companheiro de equipe o
italiano Elio de Angelis, mas justamente pelo estilo arrojado e sem medo de
acelerar nas curvas,entretanto naquele ano o inglês tinha o apelido de “idiota
veloz”.
Eu particularmente
nunca achei Mansell um piloto ruim, ele tinha muita velocidade e era um piloto competitivo,
mas, no entanto não tinha o refinamento técnico dos grandes campeões das
pistas.
Eu me lembro de
que Piquet,Prost e Senna alem de serem muito
velozes eram profundos conhecedores dos próprios carros,o que era fundamental
nos anos 1980 aonde não havia telemetria na Formula 1,no final de 1984 Mansell
é substituído pelo brasileiro Ayrton Senna e o inglês por sua vez vai para a
Williams para o campeonato de 1985.
Apesar da falta de
refinamento técnico Mansell enfim começa a mostrar resultados e conquista suas
primeira vitórias nos GPS da Europa e da Africa do Sul,mas no fim desse ano o
brasileiro Nelson Piquet é contratado por Frank Williams para a temporada de
1986.
Pra ser honesto eu
achava que Mansell seria o segundo piloto de Piquet em 1986,Nelson já era
bicampeão na época e era um mecânico dos seus próprios carros,mas no entanto
Mansell se mostra um piloto mas competitivo do que se imaginava e faz forte oposição
a Piquet,é bem verdade que o acidente sofrido por Frank Williams contribuiu
para tal,pois Patrick Head segundo muitos era um defensor de Mansell na equipe.
Mas o fato é que
Mansell mostrou resultados na pista e as vitórias haviam começado a aparecer, confiando
no seu taco como nunca antes Mansell passou a acreditar que era um super piloto,
tão bom quanto Prosts,Piques e Sennas da vida.
Na ultima corrida
do ano no Grande Premio da Austrália o inglês só precisava de um terceiro lugar
para ser campeão, mas um pneu estourado frustrou-lhe os planos.
Na pré-temporada para
1987, os carros da Williams haviam evoluído ainda mais em relação ao ano
anterior, apesar do refinamento técnico Prost e Senna não teriam como
acompanhar as Williams e o título seria um duelo particular entre Piquet e
Mansell.
No entanto na
disputa com Piquet, a falta de refinamento técnico pesou contra Mansell na
disputa do título,Piquet alem de um piloto veloz era um mecânico nato,ao perder
a noção de profundidade com o acidente na curva Tamburello Piquet correu mais
como mecânico do que como piloto.
Piquet
colecionou pódios durante o ano enquanto o inglês ou ganhava ou abandonava,no
Grande Premio da Alemanha quando a Williams colocou a suspensão ativa nos seus
dois carros,Piquet tirou o Maximo proveito enquanto Mansell bateu a cabeça com
ela,ficava claro que o inglês era um piloto veloz mas sem qualquer refinamento técnico.
Então Piquet acabou levando o tricampeonato,
após um ano fraco em 1988 com os motores Judd Mansell assinou com a Ferrari
para a temporada de 1989. Na escuderia italiana,Mansell dispunha de um bom
carro e fez uma temporada relativamente boa,com duas vitórias ,dois segundos
lugares e dois terceiros terminando o campeonato de pilotos na quarta
colocação,eu posso estar errado leitor (a) mas o meu entendimento na época era
de que a Ferrari percebeu que ela quisesse evoluir precisaria de um piloto com
um maior refinamento técnico.
Então para a
temporada de 1990, a Ferrari contratou o Frances Alain Prost,já na pré
temporada o Frances conseguiu acertar os carros da Ferrari,mais uma vez a falta
de refinamento técnico perseguiu o inglês que foi engolido por Prost dentro da
equipe,no final do ano Mansell foi dispensado
e aos 37 anos e sem ter conquistado nenhum título chegou a cogitar a
aposentadoria.
Então Frank
Williams abriu as portas para Mansell para a temporada de 1991,de presente o inglês
ganharia o FW14 o carro mais rápido do campeonato,mas no McLarem MP4 6 havia um
certo Ayrton Senna,o brasileiro alem de ser veloz era um profundo conhecedor
dos seu carro.
Nas três primeiras
corridas,o inglês não completou e Senna abriu vantagem,no entanto apesar do
talento de Senna ressalto que o resultado do mundial em 1991 poderia ter sido
outro não fosse a falta de refinamento técnico de Mansell, no Grande Premio de
San Marino o inglês fez besteira e bateu logo na primeira volta,no Grande
Premio do Canadá Mansell fez outra besteira ao deixar o carro morrer no final
da corrida e entregou a vitória para Nelson Piquet,em Portugal o inglês fez
outra besteira ao parar o carro na pista de rolamento.
Em 1991 a Williams
já tinha deixado a Mc Laren para trás, então Mansell ficou com o vice-campeonato
pela terceira vez. Em 1992 a Williams aprimorou ainda mais a suspensão ativa e
fez o imbatível FW14 B, o carro foi adptado ao estilo de Mansell, então o inglês
só precisaria acelerar nas curvas e assim finalmente levou o título com o
segundo lugar no Grande Premio da Hungria, a essa altura o inglês chamado por
muitos de “idiota veloz” já tinha 30 vitórias e o título mundial.
Então Mansell
tentou a sorte na Indy em 1993, o inglês, no entanto surpreendeu mais uma vez
ao levar o título logo no seu primeiro ano na categoria, após vencer o Grande
Premio da Austrália em 1994 no seu retorno a Formula 1 Mansell abandonou as
pistas em 1995.
Como eu disse no
começo do texto eu nunca achei Mansell um piloto ruim, ele era muito bom piloto
veloz e competitivo, mas, no entanto lhe faltava o refinamento técnico dos
grandes da Formula 1.
Senna, Piquet e
Prost, por exemplo, eram profundos conhecedores dos seus carros,enquanto
Schumacher e Alonso eram estrategistas brilhantes fora da pista. Mansell não
tinha nenhum refinamento técnico e talvez isso não permitiu que sua velocidade
se transformasse em pódios
Nenhum comentário:
Postar um comentário