quinta-feira, 26 de abril de 2018

Nigel Mansell um personagem da Formula 1.


Nigel Mansell um personagem da Formula 1.

Acompanhando Formula 1 há 35 anos,pude ver um dos controversos pilotos da Formula 1,o inglês Nigel Mansell pelo que eu me lembro sempre dividiu opiniões no circo de Formula 1 daquela época,muitos o consideravam um automobilista pouco esperto capaz de cometer erros estúpidos.

    Já outros o consideravam rápido e arrojado capaz de obter grandes exibições,como eu comecei a acompanhar Formula 1 em 1983 eu pesquiso muito sobre o que aconteceu antes desse ano,pelo que li a respeito muitos consideravam Mansell um piloto sem brilho e sem aquele algo a mais, pelo que averiguei o inglês nunca impressionou ninguém durante o perido entre 1980 e 1993,aliás se eu não me engano em 1983 um diretor da Lótus cravou que o leão jamais seria capaz de vencer um grande premio.
   Em 1984 eu me lembro de que Mansell começou a chamar a atenção de algumas pessoas,não pelos resultados já que nesse ano ele foi superado pelo seu companheiro de equipe o italiano Elio de Angelis, mas justamente pelo estilo arrojado e sem medo de acelerar nas curvas,entretanto naquele ano o inglês tinha o apelido de “idiota veloz”.
   Eu particularmente nunca achei Mansell um piloto ruim, ele tinha muita velocidade e era um piloto competitivo, mas, no entanto não tinha o refinamento técnico dos grandes campeões das pistas.
    Eu me lembro de que  Piquet,Prost e Senna alem de serem muito velozes eram profundos conhecedores dos próprios carros,o que era fundamental nos anos 1980 aonde não havia telemetria na Formula 1,no final de 1984 Mansell é substituído pelo brasileiro Ayrton Senna e o inglês por sua vez vai para a Williams para o campeonato de 1985.
    Apesar da falta de refinamento técnico Mansell enfim começa a mostrar resultados e conquista suas primeira vitórias nos GPS da Europa e da Africa do Sul,mas no fim desse ano o brasileiro Nelson Piquet é contratado por Frank Williams para a temporada de 1986.
   Pra ser honesto eu achava que Mansell seria o segundo piloto de Piquet em 1986,Nelson já era bicampeão na época e era um mecânico dos seus próprios carros,mas no entanto Mansell se mostra um piloto mas competitivo do que se imaginava e faz forte oposição a Piquet,é bem verdade que o acidente sofrido por Frank Williams contribuiu para tal,pois Patrick Head segundo muitos era um defensor de Mansell na equipe.
   Mas o fato é que Mansell mostrou resultados na pista e as vitórias haviam começado a aparecer, confiando no seu taco como nunca antes Mansell passou a acreditar que era um super piloto, tão bom quanto Prosts,Piques e Sennas da vida.
    Na ultima corrida do ano no Grande Premio da Austrália o inglês só precisava de um terceiro lugar para ser campeão, mas um pneu estourado frustrou-lhe os planos.
   Na pré-temporada para 1987, os carros da Williams haviam evoluído ainda mais em relação ao ano anterior, apesar do refinamento técnico Prost e Senna não teriam como acompanhar as Williams e o título seria um duelo particular entre Piquet e Mansell.
         No entanto na disputa com Piquet, a falta de refinamento técnico pesou contra Mansell na disputa do título,Piquet alem de um piloto veloz era um mecânico nato,ao perder a noção de profundidade com o acidente na curva Tamburello Piquet correu mais como mecânico do que como piloto.
       Piquet colecionou pódios durante o ano enquanto o inglês ou ganhava ou abandonava,no Grande Premio da Alemanha quando a Williams colocou a suspensão ativa nos seus dois carros,Piquet tirou o Maximo proveito enquanto Mansell bateu a cabeça com ela,ficava claro que o inglês era um piloto veloz mas sem qualquer refinamento técnico.
       Então Piquet acabou levando o tricampeonato, após um ano fraco em 1988 com os motores Judd Mansell assinou com a Ferrari para a temporada de 1989. Na escuderia italiana,Mansell dispunha de um bom carro e fez uma temporada relativamente boa,com duas vitórias ,dois segundos lugares e dois terceiros terminando o campeonato de pilotos na quarta colocação,eu posso estar errado leitor (a) mas o meu entendimento na época era de que a Ferrari percebeu que ela quisesse evoluir precisaria de um piloto com um maior refinamento técnico.
    Então para a temporada de 1990, a Ferrari contratou o Frances Alain Prost,já na pré temporada o Frances conseguiu acertar os carros da Ferrari,mais uma vez a falta de refinamento técnico perseguiu o inglês que foi engolido por Prost dentro da equipe,no final do ano Mansell foi dispensado  e aos 37 anos e sem ter conquistado nenhum título chegou a cogitar a aposentadoria.
     Então Frank Williams abriu as portas para Mansell para a temporada de 1991,de presente o inglês ganharia o FW14 o carro mais rápido do campeonato,mas no McLarem MP4 6 havia um certo Ayrton Senna,o brasileiro alem de ser veloz era um profundo conhecedor dos seu carro.
    Nas três primeiras corridas,o inglês não completou e Senna abriu vantagem,no entanto apesar do talento de Senna ressalto que o resultado do mundial em 1991 poderia ter sido outro não fosse a falta de refinamento técnico de Mansell, no Grande Premio de San Marino o inglês fez besteira e bateu logo na primeira volta,no Grande Premio do Canadá Mansell fez outra besteira ao deixar o carro morrer no final da corrida e entregou a vitória para Nelson Piquet,em Portugal o inglês fez outra besteira ao parar o carro na pista de rolamento.
   Em 1991 a Williams já tinha deixado a Mc Laren para trás, então Mansell ficou com o vice-campeonato pela terceira vez. Em 1992 a Williams aprimorou ainda mais a suspensão ativa e fez o imbatível FW14 B, o carro foi adptado ao estilo de Mansell, então o inglês só precisaria acelerar nas curvas e assim finalmente levou o título com o segundo lugar no Grande Premio da Hungria, a essa altura o inglês chamado por muitos de “idiota veloz” já tinha 30 vitórias e o título mundial.
   Então Mansell tentou a sorte na Indy em 1993, o inglês, no entanto surpreendeu mais uma vez ao levar o título logo no seu primeiro ano na categoria, após vencer o Grande Premio da Austrália em 1994 no seu retorno a Formula 1 Mansell abandonou as pistas em 1995.
   Como eu disse no começo do texto eu nunca achei Mansell um piloto ruim, ele era muito bom piloto veloz e competitivo, mas, no entanto lhe faltava o refinamento técnico dos grandes da Formula 1.
   Senna, Piquet e Prost, por exemplo, eram profundos conhecedores dos seus carros,enquanto Schumacher e Alonso eram estrategistas brilhantes fora da pista. Mansell não tinha nenhum refinamento técnico e talvez isso não permitiu que sua velocidade se transformasse em pódios

Nenhum comentário:

Postar um comentário