sexta-feira, 20 de abril de 2018

Relembrando os 33 anos da primeira vitória de Ayrton Senna.


Relembrando os 33 anos da primeira vitória de Ayrton Senna.

 Amanhã fazem 33 anos da primeira vitória de Ayrton Senna no Grande Premio de Portugal em 1985, esse era o meu terceiro ano acompanhando a Formula 1, Senna já havia explodido na sua primeira temporada em 1984 na pequena Toleman,mas agora tinha a sua primeira oportunidade em uma equipe tradicional e competitiva.
    Na primeira corrida no Grande Premio do Brasil em Jacarepaguá, o brasileiro não havia completado por problemas elétricos, mas no circuito de Estoril Senna deu um show no fim de semana e conquistaria sua primeira vitória na Formula 1,mostrando ser um sucessor á altura de campeões como Emerson Fitipaldi e Nelson Piquet.
   Nos treinos Senna foi sempre o mais rápido, no treino de sábado Ayrton confirmou a pole com o tempo de 1:21.007 contra 1:21.420 do Frances Alain Prost que tinha em sua Mc Laren o melhor carro do grid,na segunda fila tivemos o finlandês Keke Rosberg da Williams com 1:21.904 e o italiano Elio de Angelis companheiro de Senna na Lótus com 1:22.159 e na terceira fila tivemos o também italiano Michelle Alboreto da Ferrari com 1:22.577 e o inglês Derek Warwick da Renaut com 1:22.577.
    No dia da corrida chovia muito e Senna mostrou por que era o melhor de todos nessas condições, na largada o brasileiro manteve a ponta e com uma pilotagem consistente foi abrindo vantagem sobre os adversários,já na segunda volta por exemplo o inglês Jonathan Palmer abandonou com problemas de suspensão em sua Zakspeed,na volta seguinte foi a vez do Frances Françóis Hesnault abandonar com problemas elétricos em sua Brabhan,na mesma volta o também Frances Phillipe Alliot roda e abandona com sua RAM Hart.
     Na quarta volta o italiano Ricardo Patrese abandona após uma rodada com seu Alfa Romeo,na volta 12 o também italiano Pierluigi Martini abandona após rodada com sua Minardi Ford,já Senna fazia uma pilotagem perfeita sob forte chuva e na volta de número 15 faria a volta mais rápida da corrida com 1:44.121,por falar nisso leitor(a) na volta 15 o italiano Jaques Lafitte abandona com problemas no pneu em sua Ligier Renault,já na volta de 16 o campeão mundial Keke Rosberg roda com sua Williams e abandona a corrida,na volta 19 uma outra rodada tira o também italiano Mauro Baldi da corrida com sua Spirit Hart.
    Na volta de número 20 o inglês Martin Brundle abandona com problemas de transmissão em seu Tyrrell Ford, na volta 28 o belga Thierry Boutsen abandona com problemas elétricos em sua Arrows BMW e na mesma volta o também brasileiro Nelson Piquet abandona com problemas de pneu em seu Brabhan.
    Na volta de número 30 o Frances Alain Prost roda e bate no muro com sua Mc Laren,a vitória de Ayrton tinha que ser grandiosa e como realmente foi,com uma atuação de gala o brasileiro vence a prova com 1 minuto á frente do italiano Michele Alboreto da Ferrai,já o terceiro colocado o Frances Partrick Tambay com a Renault terminou uma volta atrás do vencedor,assim como o quarto colocado o italiano Elio de Angelis companheiro de Senna na Lótus.
  Já o inglês Nigel Mansell que chegou em quinto com sua Willliams Honda,terminou duas voltas atrás de Senna,assim nascia mais uma estrela na Formula 1 e com atuações como essa Ayrton mostrava por que quinze anos após sua partida foi considerado o melhor piloto da história da Formula 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário