quarta-feira, 30 de maio de 2018

Será que Vanderlei Luxemburgo está realmente tão ultrapassado para o futebol ?

Será que Vanderlei Luxemburgo está realmente tão ultrapassado para o futebol ?


Bom dia leitor (a),hoje vou falar sobre um dos treinadores mais polêmicos e vitóriosos do nosso futebol,Vanderlei Luxemburgo que é tido por muitos como ultrapassado para o futebol profissional.
Luxa foi um bom lateral esquerdo nos anos 1970 jogando por Flamengo, Internacional e Botafogo,no Flamengo que é o seu clube de coração deu azar de ter a concorrência de Junior,um dos gênios da posição.
 Após encerrar sua carreira em 1980, Luxemburgo se graduou em Educação Física em uma faculdade no Rio de Janeiro, começou sua carreira de técnico em 1983 no Campo Grande do Rio de Janeiro, no mesmo ano seguiu para o capixaba Rio Branco aonde conquistou o seu primeiro campeonato estadual.
No Bragantino Luxemburgo se tornou nacionalmente conhecido após levar o clube de Bragança aos canecos da Série B em 1989 e do  Campeonato Paulista em 1990,em 1993 teve sua primeira conquista em um clube grande ao levar o Palmeiras ao título paulista ajudando o alviverde a interromper um jejum que durava 16 anos.
 Ainda nesse ano Luxa levou o alviverde aos títulos do Torneio Rio São Paulo e do Campeonato Brasileiro, em 1994 seria Bicampeão Paulista e Brasileiro, já nessa época Luxemburgo se mostrava um comandante á frente do seu tempo no futebol brasileiro ao adaptar o meia Mazinho como lateral esquerdo por exemplo.
 No Flamengo em 1995, teve inteligência para adaptar o canhoto Sávio pelo lado direito para aproveitar a perna esquerda do jogador nas finalizações, por exemplo, em 1996 retornou ao Palmeiras para levar o clube ao título paulista em 1996 com um ataque que marcou mais 100 gols no campeonato. Em 1997, conquistou o Torneio Rio São Paulo pelo Santos.
Em 1998 foi contratado pelo Corinthians, lá Luxa teve outro lampejo de criatividade ao adaptar o meia colombiano Freddy Rincon como segundo volante devido a sua saída de jogo,no alvinegro o treinador levou o clube a conquista do título brasileiro após oito anos,mas no entanto eu lembro que já nessa época Luxemburgo despertava a antipatia de muitos que o consideravam arrogante.
  Ainda em 1998 foi convidado para ser treinador da seleção brasileira conquistando a Copa América em 1999, no entanto Luxa teria seu primeiro revés justamente no período á frente da seleção,ele sofreu muito com uma acusação de documentação falsa e com uma outra  acusação de sonegação fiscal,ainda por cima Luxemburgo foi extremamente execrado por não convocar o atacante Romário para os jogos olímpicos de Sidney na Austrália em 2000,na época o baixinho era o melhor jogador em atividade aqui no Brasil.
  Após ser demitido da seleção brasileira,voltou ao Corinthians em 2001 para levar o clube a conquista do título paulista,em 2002 teve uma passagem polemica pelo Palmeiras sendo execrado por parte da torcida pelo rebaixamento no campeonato brasileiro,em virtude da dispensa de jogadores importantes antes da sua saída para o Cruzeiro.
  Em 2003,Luxa venceu o Campeonato Mineiro,a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro á frente do clube mineiro,em 2004 foi campeão brasileiro pelo Santos. Em 2005, foi contratado pelo Real Madrid para treinar o chamado time dos galáticos,no entanto acabou demitido em Dezembro do mesmo ano.
  Em 2006 e 2007 levou o Santos a conquista do Bicampeonato Paulista,em 2008 levou o Palmeiras a mais um título estadual mas entretanto em 2009 demitido do alviverde aonde a diretoria alegou “quebra de hierarquia” por parte de Luxa.
No entanto a partir de 2010, começaram os maus resultados na carreira de Luxemburgo,no Atletico Mineiro por exemplo foi demitido após a goleada de 5 a 1 para o Fluminense e o Galo na zona de rebaixamento no campeonato brasileiro.
  Luxemburgo passou á ser acusado de ultrapassado pelos seus detratores, a principal acusação dos críticos era de que o treinador não havia acompanhado as mudanças no futebol que teriam ocorrido entre 2008 e 2009.
  O fato é que os últimos trabalhos de Luxemburgo não foram bons,mas no entanto eu nunca tive convicção de que ele estivesse ultrapassado para o futebol profissional,ao que me parece Luxemburgo foi um homem que não conseguiu vencer seus gritos interiores,como por exemplo querer ser presidente remunerado do Flamengo por exemplo,na sua participação no programa bem amigos em 2016 ficou nítido o desespero de um homem perturbado pelos seus gritos interiores e com medo do fim,do rótulo por exemplo.
   Eu acho que Luxa terá sim que rever determinados conceitos se quiser voltar ao futebol, terá que vencer seus demônios como, por exemplo, querer ser manager dos clubes, por exemplo, terá que pensar menos em dinheiro e se concentrar exclusivamente no futebol, pelo que eu vejo não há nada que esteja acontecendo na seleção brasileira de hoje que ele não tenha conhecimento.
 Talvez se vencesse seus demônios internos,Luxemburgo poderia retomar a carreira no futebol,pois eu nunca tive total certeza de que ele esteja tão ultrapassado como dizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário