Os números esportivos e financeiros não deixam dúvidas sobre a gestão Casares no São Paulo.
Título, somente o paulistinha, espécie de ‘torneio início’ com grife do futebol nacional.
Absolutamente irrelevante.
Dinheiro?
Déficit de 106 milhões, dívida de R$ 650 milhões.
Mesmo diante desse caos, o presidente do São Paulo, ao Estadão, garantiu que deixará um legado no clube, citando, como se fosse grande feito, o fato do déficit de três dígitos ser menor do que o anterior, na casa dos R$ 130 milhões.
A grande obra do cartola, em verdade, está escancarada para quem quiser ver.
Manteve o futebol ineficiente, o clube endividado e ousou, mais do que qualquer outro gestor da história tricolor, perseguir opositores com expulsões, suspensões e demais punições.
O São Paulo que Casares entregará a seu sucessor é muito menor, em todos os sentidos, do que recebeu do antecessor. A informação é do Blog do Paulinho, na manhã desta segunda (21).
Á você que está me lendo eu digo : Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.
Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.
Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.
Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente ou ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.
Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.
Banco é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário.
Clube de Futebol não é um Banco. Um Clube de Futebol não sendo um Banco, não se pode dividir lucro. O lucro obtido em receitas, deve ser aplicado igualmente em todas as modalidades do clube. O lucro obtido em receitas, deve garantir o salário de todos os funcionários do clube em dia.
No auge do amadorismo, os dirigentes são paulinos nunca entenderam que um clube de futebol não é um Banco. A nação são paulina tem sofrido muito com um clube cada vez mais endividado e elencos absolutamente limitados tecnicamente.
O São Paulo que já foi um modelo administrativo, caminha para se tornar um clube financeiramente inviável.
Com 17.083.097 milhões de torcedores, o São Paulo tem a terceira maior torcida do Brasil. Contudo, meu tricolor está entregue a um total amadorismo clubistico.
Imagem : Site Oficial do São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário