sexta-feira, 25 de março de 2022

Consequências da globalização .

 A globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Entretanto, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.

Os veículos da grande imprensa, e também os veículos independentes, noticiaram a eliminação da seleção italiana na repescagem da Copa do Mundo de 2022. A Itália perdeu da Macedônia do Norte por 1 a 0, e está fora da Copa do Mundo de 2022.

Eu comecei a acompanhar futebol em meados  da década de 1980,eu me lembro, que naquela época, os jogadores também saiam do futebol brasileiro para os grandes centros na Europa. Então, caro (a) leitor(a),não serei ingênuo de afirmar, que de certa forma. o futebol já não fosse um tanto globalizado naquela época.

Os s efeitos da globalização no futebol mundial, começaram a aparecer gradativamente no final de 1995.O tribunal de Justiça da União Europeia deu razão ao atleta belga Jean Marc Bosman que moveu uma ação contra seu clube por ter sido impedido de se transferir para um clube Frances. A partir da decisão favorável ao belga naquele momento, as ligas do futebol europeu foram proibidas de limitar a quantidade da atletas estrangeiros por clube. Se eu não me engano, isso ainda existe no Brasil, aonde os clubes brasileiros podem colocar no máximo cinco estrangeiros. Os  direitos de transmissão passaram a ser negociados por valores mais altos no mundo inteiro. A Inglaterra, por exemplo, começou a se adaptar a isso e mudou totalmente seu campeonato nacional. As receitas dos clubes, obviamente, também  aumentaram consideravelmente.

Com a aceleração da globalização, os países europeus começaram a transformar seus respectivos campeonatos nacionais em verdadeiros campeonatos mundiais, com atletas de ponta de varias nacionalidades.

O resultado paralelo do avanço da globalização, a Itália já não forma jogadores no país como em outras décadas. O avanço da globalização também traz seus efeitos colaterais.

O futebol brasileiro, por exemplo, já não forma craques, como nas décadas de 1980 e 1990, por exemplo. O Brasil também tem contado com altos níveis de estrangeiros nos seus respectivos clubes.

Os torcedores ficam sem referencia de ídolos. E as seleções perdem espaço no coração dos torcedores.

Agora leitor (a). Confira a histórias de todas as Copas do Mundo, no link á seguir, no site campeões do futebol.  https://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_mundo_historia.html

Imagem : Revista Placar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário