quinta-feira, 3 de março de 2022

A questão no São Paulo.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.

Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.

Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.

O meu São Paulo, tem uma divida de aproximadamente R$ 700 milhões. O meu São Paulo, caminha a passos largos, para se tornar um clube inviável financeiramente.

Caro leitor (a). Não tenho formação em economia. Longe disso. Minha única formação acadêmica é a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.

Contudo, no seu amadorismo total, os dirigentes do meu tricolor nunca entenderam o óbvio. Um clube esportivo não é um banco. Um clube esportivo não sendo um banco, não se pode dividir lucro.

O lucro obtido com as receitas, devem ser aplicados igualmente em todas as modalidades esportivas. Com o lucro obtido em receitas, os clubes esportivos devem pagar suas contas em dia.

O meu São Paulo, foi um modelo administrativo em épocas passadas. E meados dos anos 1980, o meu São Paulo era um modelo de gestão.

Com um endividamento exorbitante, a terceira maior torcida do país, sofreu muito na ultima década. A nação tricolor conviveu com duas ameaças de rebaixamento no Campeonato Brasileiro durante a ultima década.

Um clube com uma tradição enorme, acumula dividas, frutos de gestões completamente amadoras. Não sei até que ponto o clube empresa não seria a solução para o meu São Paulo.

Sim leitor (a). Com uma dívida de R$ 700 milhões, o São Paulo nunca será capaz de montar um elenco competitivo. Sinceramente, eu consigo imaginar o tamanho da frustração dos técnicos Juan Carlos Osório, Cuca e Vagner Mancini ,em treinar o elenco  do São Paulo.

Talvez, a enorme frustração em treinar um elenco limitadíssimo, levou os três técnicos á se demitirem do comando técnico do São Paulo. 

O estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, já não rende a lucratividade de tempos passados. Talvez, o modelo clube empresa seja a solução para o São Paulo.

Talvez seja a hora do São Paulo ter uma administração mais profissional. Como são paulino, sofri muito durante esta ultima década. Talvez, o modelo clube empresa, traga uma administração que faça o tricolor voltar a ser um exemplo administrativo.

Confira no link á seguir os títulos que refletem a grandeza são paulina.https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulos_do_S%C3%A3o_Paulo_Futebol_Clube


Imagem : Site Oficial do São Paulo. 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário