quinta-feira, 10 de março de 2022

Lance pela paz.

 Editorial do Jornal Lance na manhã de hoje.

Ei, você que se diz torcedor de futebol mas que gosta mesmo é de brigar.

Você mesmo. Você que deixa sua família em casa numa noite de quarta ou numa tarde de domingo e sai pra rua com sangue nos olhos, louco para encontrar sujeitos iguais a você e entrar numa briga sem saber como (ou se) vai sair.

Você já parou pra pensar que está matando o futebol?

Está. E está matando com requintes de crueldade. Lentamente, com dor. Rodada a rodada. Cada pedrada num ônibus, cada paulada num rival, cada tiro desferido, acerta fundo a alma do esporte que você diz amar.

Você já parou pra pensar que o futebol não é mais o mesmo que você começou a acompanhar?

Lembra como foi sua primeira vez num estádio? Aquele mundo novo, aquele espaço mágico... Os sons, os cheiros, a vibração, a alegria. Lembra? Você, sim, você mesmo, está acabando com isso cada vez que sai de casa com a intenção de arrumar briga.

Hoje não tem mais mastros de bandeiras, não tem mais bumbo, não tem fanfarra. Não tem mais tantas crianças nas arquibancadas. Em muitos casos não há nem mais a torcida adversária para ouvir suas músicas e padecer com sua felicidade por um gol.

Hoje não há mais tanta alegria.

O futebol mudou. E suas mãos participaram disso. O que aconteceu no México no fim de semana poderia ter ocorrido aqui. Foram selvagens com mãos tão sujas como as suas que protagonizaram aquelas cenas de terror. Já chegamos perto daquilo, estamos flertando perigosamente com uma tragédia como aquela.

Ou a morte de um torcedor nos arredores do Allianz Parque não choca? Ou a bomba que atingiu Danilo Fernandes é normal? Ou o Gre-Nal cancelado tem que ser tratado como algo habitual, parte do esporte?

O LANCE! se nega a tratar esses casos como fatos corriqueiros. O LANCE! se indigna. O LANCE! começa a partir desta quarta-feira (9 de março) a publicar uma série de reportagens e ações nas redes sociais discutindo, denunciando e apontando soluções para a violência no futebol. É o #LancePelaPaz.

O LANCE! se recusa a cruzar os braços enquanto o futebol agoniza.

Ei, você que se diz torcedor de futebol mas que gosta mesmo é de brigar!

Ei, você, dirigente de clube que financia torcidas organizadas!

Ei, representante do poder público que há anos finge que não é com você !

Que tal parar para pensar e fazer a sua parte para mudar essa triste realidade?

Que tal nos ajudar em uma basta a tudo isso?

Esse é o  Editorial do Jornal Lance na manhã de hoje.

No link logo abaixo, no site campeões do futebol, você confere a história e conquistas de clubes brasileiros, que conquistaram pelo menos um título. Ao clicar no link do site campeões do futebol, você encontrará os clubes por ordem alfabética. Clique e procure seu clube torcedor (a). https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Jornal Lance. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário