segunda-feira, 7 de março de 2022

A politicagem e mediocridade no futebol brasileiro.

 A assembleia geral da CBF realizada hoje (7), com participação dos clubes e das federações, confirmou as regras eleitorais para os pleitos da entidade. Por unanimidade, ficou confirmado o peso dos votos que estava em vigor desde março de 2017 — mas em uma reunião que foi anulada após uma ação judicial. O resultado do encontro de hoje foi: as federações mantêm peso três, os clubes da Série A ficam com peso dois e os clubes da Série B, que passam a integrar oficialmente o colégio eleitoral, ficam com peso um. De acordo com o Portal UOL, na tarde de hoje.

Uma mudança em relação ao formato anterior é a queda da exigência gerada pela chamada cláusula de barreira. Para registro da candidatura, é necessário o apoio formal de quatro clubes e quatro federações. Antes, a exigência era de cinco clubes e oito federações. De acordo com o UOL.

Com as regras aprovadas, as federações, sozinhas, podem eleger um presidente da CBF, independentemente do voto dos clubes. Ao terem peso três, elas, somadas, representam 81 votos na assembleia eleitoral. Os 40 clubes, juntos, agora significam 60 votos. De acordo com o UOL.

Nos bastidores, o ex-presidente Marco Polo Del Nero, mesmo banido, entrou em contato com as federações nos últimos dias ressaltando a importância para a manutenção do peso da CBF. Segundo o UOL.





Á você que está me lendo eu digo : Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.
Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.
Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.
Politica é uma arte de governar visando a organização de diferentes grupos sociais. A politica é a arte intelectual de governo que envolve a administração de nações e estados. A politica é ciência aplicada não somente aos assuntos internos da nação (politica Interna), mas também aos assuntos externos (politica externa). Nos países democráticos, os cidadão nativos exercem a politica governamental, se ocupando dos assuntos governamentais, através da autodeterminação política e do livre pensamento crítico com o seu voto e militância.
A politicagem é pratica da politica em nome de troca de favores, de realizações insignificantes em qualquer pais. A politicagem se aplica quando os interesses pessoais dos monarcas ou parlamentares se sobrepõem aos interesses coletivos de uma nação.
Durante 08 semestres, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM) . Durante os 08 semestres da habilitação em Jornalismo, eu aprendi de maneira bastante intelectual, o quanto a política está profundamente presente na atividade humana.
Sendo assim. A política também está presente nos clubes de futebol no Brasil e no mundo. Contudo, o futebol brasileiro, beira uma grande politicagem. Desde que eu acompanho futebol, ainda e meados da década de 1980, eu sempre vi uma grande politicagem nos clubes e federações no Brasil.
É por causa de tamanha politicagem, que os clubes brasileiros estão cada vez mais defasados em um futebol cada vez mais globalizado mundialmente. A politicagem dos dirigentes, tem entregue os clubes e as federações á uma grande mediocridade em nível administrativo.
Não por acaso, os 20 maiores clubes da Séria A do Campeonato Brasileiro, é de R$ 10,2 bilhões em 2021.  Os nossos clubes são dirigidos por gestores sem o menor conhecimento em gestão esportiva.
E assim segue a politicagem nos nossos clube e federações. E os nossos clubes seguem cada vez mais defasados em um futebol mundialmente globalizado.
Conforme eu digo nas postagens. Talvez o modelo clube empresa possa modernizar os nossos clubes no mundo atual. 
No link logo abaixo, no site campeões do futebol, você confere a história e conquistas de clubes brasileiros, que conquistaram pelo menos um título. Ao clicar no link do site campeões do futebol, você encontrará os clubes por ordem alfabética. Clique e procure seu clube torcedor (a). https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem : Site Sports Value. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário