segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Clube empresa no futebol brasileiro ?

 Os clubes de futebol representam a paixão do (a) torcedor (a). Os clubes de futebol, são a emoção maior dos (as) torcedores (as) nos campos de futebol e na televisão. Desde criança, quando comecei  a acompanhar futebol, sempre vi jornalistas esportivos debatendo sobre a existência dos clubes empresas no futebol.

Veja bem leitor (a): Claro que temos que considerar a realidade econômica do Brasil, em comparações as potencias econômicas da Europa, Asia e Oceania. Naturalmente, as diferenças econômicas irão influenciar na diferença entre o futebol brasileiros e os dos países destes continente.

Contudo, também sempre acompanhei nos noticiários esportivos, os endividamentos dos clubes brasileiros. Confesso não ser um conhecedor tão profundo em relação as negócios econômicos no futebol. Entretanto, me chama a atenção um futebol cada vez mais avançado, cada vez mais profissionalizado, com dirigentes ainda amadores.

Confesso não ter uma opinião formada a respeito do clube empresa no futebol. Mas, ao mesmo tempo, eu fico entristecido com as dividas galopantes dos clubes brasileiros. As vezes, eu me pergunto se ainda cabe um dirigente amador, em futebol cada vez mais profissionalizado.

Será que os clubes são realmente administrados por pessoas realmente preparadas ? Será que não é hora de rever as estruturas amadoras nos clubes brasileiros ? Será que os clubes empresas seriam a solução no Brasil ? Para ser sincero leitor (a). Eu nunca parei para pensar sobre isso na minha vida.

Durante quatros anos e meio, entre Agosto de 2012 a Dezembro de 2016, eu cursei Jornalismo na FIAAM FAAM. Eu frequentei as aulas para horas obrigatórias de atividades complementares durante o curso, mas não me lembro ter assistido a algo sobre negócios no futebol. Eu conclui o curso em 22 de Dezembro de 2016.

Então escrevendo como um leigo, eu pergunto, Será que cabe um dirigente amador em clubes profissionais ? Será que cabe um dirigente amador em futebol cada vez mais globalizado ? Será que cabe um dirigente amador em futebol que vai avançando cada vez mais no aspecto global. 



Imagem : Site Torcedores.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário