segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Uma certa questão.

Confira a regulamentação do Jornalismo, no site oficial da Presidencia da Repúblicahttps://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d83284.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%2083.284%2C%20DE%2013,7%20de%20dezembro%20de%201978.

Jornalista é o profissional formado em Jornalismo. É a pessoa responsável pela apuração, investigação e apresentação de notícias, reportagens, entrevistas ou distribuição de notícias ou outra informação de interesse coletivo. O trabalho do jornalista é chamado jornalismo. Um jornalista pode trabalhar com questões gerais ou especializar-se em determinadas áreas. No entanto, a maioria dos jornalistas tendem a se especializar, e cooperando com outros jornalistas, produzir publicações que abrangem muitos tópicos. Por exemplo, um jornalista esportivo cobre notícias dentro do mundo dos esportes, mas este jornalista pode ser uma parte de um jornal que cobre diversos temas. O exercício do Jornalismo é privativo de jornalista. Entre as áreas em que o jornalista trabalha estão o Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo (Jornalismo Digital), Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Assessoria de Comunicação, Assessoria Empresarial, entre outras áreas do Jornalismo e da Comunicação Social. Por ser uma profissão que tem como fatores primordiais a defesa das liberdades de imprensa e de expressão, o jornalista é um dos principais pilares da democracia.

A verba publicitária é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer campanha de marketing. Ela consiste em um orçamento específico destinado a ações publicitárias, como anúncios em TV, rádio, internet, mídias sociais, entre outros. O objetivo da verba publicitária é promover a empresa, seus produtos ou serviços, aumentando sua visibilidade e alcance. De acordo com a mestra e jornalista Edilaine Heleodoro Felix, na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcantara Machado FIAAM FAAM.

Certo que a verba publicitária entrou em crise na ultima década. Contudo; A derrubada da exigencia do diploma para o exercicio do jornalismo profisssional, precarizou a profissão na ultima década.

Mas. O problema ocorreu na regulamentação do Jornalismo no Brasil. Regulamentado na ditadura militar em 1969, o decreto presidencial, tinha como objetivo, afastar do jornalismo os intelectuais contrários ao regime militar.

Devido a esse fato. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal, derrubaram a exigencia do diploma, sob a alegação de inconstitucionalidade.

Mas. Uma das consequencias. Foi a precarização da profissão e do mercado de trabalho durante á ultima década. Os empregadores. Tem o patrio poder para contratar jornalistas sem o curso superior em condições extremamente precárias.

Uma eventual aprovação da PEC do Diploma, seria judicializada. E certamente derrubada pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

Mas a não exigencia do curso superior em jornalismo. Também contribuiu para o aumento da precarização do mercado de trabalho. Especialmente na ultima década.

Confira a noticia na FENAJhttps://fenaj.org.br/mesmo-com-desoneracao-da-folha-mercado-de-trabalho-formal-de-jornalistas-encolhe-21-em-nove-anos/

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Portal Imprensa .





 
 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário