A FIFA confirmou a realização de um 'Super Mundial de Clubes' de 2025, no ultimo domingo, em Jeddah, na Arabía Saúdita. No novo Mundial de Clubes de 2025, Flamengo, Palmeiras e Fluminense, já estão garantidos, por terem vencido ás ultimas edições de Copa Libertadores da América.
Além de Flamengo, Palmeiras e Fluminense, cada confederação terá um número específico de vagas, além da vaga do país-sede. Veja os classificados das outras entidades:
UEFA: Chelsea (ING), Real Madrid (ESP) e Manchester City (ING)
CONCACAF: Monterrey (MEX), Seattle Sounders (EUA) e León (MEX)
CAF: Al Ahly (EGI) e Wydad Casablanca (MAR)
AFC: Al Hilal (SAU) e Urawa Red Diamonds (JAP)
O Campeonato Mundsial de Clubes de 2025, será entre 15 de Junho á 13 de Julho.
O Campeonato Mundial de Clubes, terá o formato de uma Copa do Mundo, com 32 clubes que duelam em oito chaves . Os dois melhores clubes de cada chave, se classificam para o mata mata, aonde duelam entre si até sair o campeão mundial.
O ranking da Fifa levará em consideração o desempenho dos clubes na principal competição de cada continente (como a Libertadores na Conmebol), de 2021 a 2024, sempre a começar da fase de grupos. A pontuação adotada é a seguinte:
3 pontos por vitória
1 ponto por empate
3 pontos por classificação para cada fase
No caso da Uefa, a Fifa reconheceu a existência do ranking de coeficientes dos clubes europeus e adotou o modelo de pontuação por desempenho na Champions League de forma excepcional. Portanto, apenas para a edição de 2025 do Mundial de Clubes, a pontuação para os times da Europa é a seguinte:
2 pontos por vitória
1 ponto por empate
4 pontos por classificação para a fase de grupos
5 pontos por classificação para as oitavas de final
1 ponto por classificação para as fases seguintes
Como o novo Campeonato Mundial de Clubes, será disputadao á cada 04 anos, a FIFA, retomou a antiga Copa Intercontinental, com uma alteração de regulamento.
Se antigamente, a Copa Intercontinental, era disputada entre o Campeão da Liga dos Campeões e o Campeão da Copa Libertadores da América, agora somente o campeão da Liga dos Campeões, tem vaga garantida na Copa Intercontinental.
O campeão da Copa Libertadores, terá que disputar a vaga na Copa Intercontinental, com clubes dos demais continentes, que estão inseridos pela primeira vez.
O critério da FIFA, Leva em conta, a realidade dos clubes nos campeonatos mundiais da entidade desde 2013, com triunfos consecutivos dos clubes europeus.
O novo formato da Copa Intercontinetal será o seguinte.
Primeira fase.
Há duas chaves. Na primeira, estão os campeões de África, Ásia e Oceania. Na outra, os campeões da Libertadores e da Concacaf (Américas do Norte e Central).
Na chave 1, Um clube da Oceania sempre disputa o primeiro jogo como visitante contra um clube africano ou um asiático. Quem vencer essa partida visita o clube que ficou na espera para definir o ganhador da chave. A definição de quem disputa a primeira partida será feita por sorteio em 2024. Depois, será alternada a cada ano. Logo, se o campeão africano receber o da Oceania no primeiro jogo em 2024, no ano seguinte o campeão da Oceania abre a competição visitando o representante asiático.
Na chave 2, o campeão da Libertadores enfrenta o da Concacaf em jogo único na casa de um dos dois times. O mandante de 2024 será definido por sorteio. Depois, o mando de campo será alternado a cada ano.
Chamada pela Fifa de playoff, essa fase será disputada em campo neutro, no mesmo local da decisão. O clube que vencer chave 1 da primeira fase enfrenta o clube que vencer a chave 2, em jogo único. Em 2024, essa partida será no dia 14 de dezembro , em local á ser definido.
Terceira e ultima fase.
Disputada em campo neutro em jogo único, a final terá de um lado o campeão da Liga dos Campeões . Do outro, o clube que vencer fase 2. Em 2024, a decisão será em 18 de dezembro, em local ainda não definido.
Minha consulta ao site oficial da FIFA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário