quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

RELATÓRIO MENSAL DIGITAL DOS CLUBES BRASILEIROS

 Fonte dos Dados ; Pluri Consultoria.

ll – RANKINGS POR INTERAÇÕES

E ENGAJAMENTO

Novembro – 2023

DESTAQUES

• Flamengo lidera no ranking geral e em 

interações no Instagram em novembro

• Palmeiras pronto pro título: Maior interação 

por post no YouTube e Facebook

• Conquista da Libertadores coloca o 

Fluminense em destaque no engajamento 

por seguidores

PRINCIPAIS INDICADORES DIGITAIS DOS CLUBES BRASILEIROS – NOV/23

Clube Seguidores Interações Interações 

por Posts

Taxa 

Engajamento 

Seguidores (%)

Taxa 

Engajamento 

Visualização (%)

Athletico-PR 3.822.585 1.580.745 1.809 0,05 0,10

Atlético-GO 607.725 558.530 1.034 0,17 0,22

Atlético-MG 10.779.793 17.945.595 11.209 0,10 0,09

Avaí 950.518 225.855 426 0,05 0,26

Bahia 4.556.401 5.265.929 5.006 0,11 0,25

Botafogo 5.699.541 7.520.211 7.323 0,13 0,06

Ceará 3.435.124 1.095.269 3.129 0,09 0,17

Chapecoense 6.259.276 559.127 1.593 0,03 0,49

Corinthians 35.707.218 42.179.943 27.021 0,08 0,07

Coritiba 2.246.877 750.446 1.360 0,06 0,12

Cruzeiro 9.758.572 11.333.127 9.572 0,10 0,16

Flamengo 57.402.008 61.395.646 32.280 0,06 0,06

PRINCIPAIS INDICADORES DIGITAIS DOS CLUBES BRASILEIROS – NOV/23

Clube Seguidores Interações Interações 

por Posts

Taxa 

Engajamento 

Seguidores (%)

Taxa 

Engajamento 

Visualização (%)

Fluminense 8.274.438 46.323.114 22.685 0,27 0,09

Fortaleza 3.815.151 5.234.367 5.996 0,16 0,24

Goiás 1.718.883 456.989 1.178 0,07 0,91

Grêmio 11.601.967 12.600.307 10.535 0,09 0,21

Internacional 7.625.337 4.262.211 4.262 0,06 0,17

Palmeiras 19.133.557 43.653.100 29.456 0,15 0,05

RB Bragantino 1.616.769 498.696 651 0,04 0,19

Santos 13.007.021 17.573.652 11.755 0,10 0,14

São Paulo 21.671.979 23.888.208 18.305 0,08 0,19

Sport 5.145.277 2.741.614 6.720 0,13 0,21

Vasco 12.842.745 22.967.378 19.398 0,15 0,07

Vitória 4.079.795 7.370.718 9.260 0,23 0,25

INTERAÇÕES

INTERAÇÕES

FLAMENGO LIDERA NO RANKING GERAL E EM INTERAÇÕES NO INSTAGRAM 

EM NOVEMBRO

INTERAÇÕES

• A plataforma do Instagram se destaca como a que mais recebe interações dos torcedores com seus clubes,

sendo o canal oficial mais movimentado. Nessa análise abrangente, o Flamengo não apenas lidera o ranking

geral de interações, mas também apresenta o maior valor de interação no Instagram em novembro, superando

os 55 milhões.

– Além disso, o Flamengo brilha no TikTok, registrando interações superiores a 1,5 milhão. Ao lado do Vasco, são os únicos

com valores acima de 1 milhão. Com números expressivos e um desempenho sólido em campo ao longo de

novembro, o clube atingiu um total de 61.395.646 interações, consolidando-se na primeira posição.

• O Palmeiras, provável Campeão Brasileiro de 2023, conquistou números expressivos em duas plataformas:

Facebook e YouTube. As interações dos torcedores colocaram o Verdão como o único clube com mais de 2

milhões de interações no Facebook e 1 milhão no YouTube, rede essa que o clube tem se mostrado especialista

ao longo do ano alcançando bons números de interações e engajamento.

• O campeão da Libertadores, Fluminense, destacou-se no X pela primeira vez neste ano, registrando um valor imponente de 4.826.362 interações.

RANKING DIGITAL DE INTERAÇÕES – NOV/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

1 Flamengo 838.536 55.342.360 1.639.336 3.191.058 384.356 61.395.646

2 Fluminense 893.371 40.104.191 218.675 4.826.362 280.515 46.323.114

3 Palmeiras 2.056.660 37.900.847 665.696 1.998.389 1.031.508 43.653.100

4 Corinthians 1.017.588 38.638.588 107.673 2.156.882 259.212 42.179.943

5 São Paulo 1.090.839 21.171.779 276.816 1.198.503 150.271 23.888.208

6 Vasco 742.443 19.290.098 1.054.728 1.598.298 281.811 22.967.378

7 Atlético-MG 407.872 15.633.504 278.472 1.523.391 102.356 17.945.595

8 Santos 1.943.323 13.713.588 629.607 1.140.358 146.776 17.573.652

9 Grêmio 658.863 10.428.032 575.272 886.786 51.354 12.600.307

10 Cruzeiro 380.034 9.867.548 66.862 929.644 89.039 11.333.127

11 Botafogo 400.119 6.018.079 146.279 856.332 99.402 7.520.211

12 Vitória 128.467 6.931.492 91.749 187.816 31.194 7.370.718

RANKING DIGITAL DE INTERAÇÕES – NOV/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

13 Bahia 98.870 4.780.168 71.539 270.876 44.476 5.265.929

14 Fortaleza 111.816 4.933.024 - 174.579 14.948 5.234.367

15 Internacional 248.527 3.532.752 21.787 446.464 12.681 4.262.211

16 Sport 41.733 2.544.241 11.639 129.209 14.792 2.741.614

17 Athletico-PR 194.223 1.287.000 6.107 86.346 7.069 1.580.745

18 Ceará 20.697 1.035.444 7.450 24.293 7.385 1.095.269

19 Coritiba 62.373 608.339 16.099 55.722 7.913 750.446

20 Chapecoense 52.824 386.647 3.462 115.378 816 559.127

21 Atlético-GO 9.443 488.801 5.022 54.752 512 558.530

22 RB Bragantino 37.703 436.510 7.589 13.533 3.361 498.696

23 Goiás 15.162 420.440 - 19.153 2.234 456.989

24 Avaí 13.147 200.351 923 9.543 1.891 225.855

INTERAÇÕES

PALMEIRAS PRONTO PRO TÍTULO: MAIOR INTERAÇÃO POR POST NO 

YOUTUBE E FACEBOOK

INTERAÇÕES

• Novembro foi um mês memorável para a torcida palmeirense, marcado pelo clube assumindo a liderança do

Campeonato Brasileiro de 2023, posição que manteve até o final. A conquista iminente do título impulsionou a

empolgação dos torcedores, refletindo-se em uma intensa interação nas redes sociais, especialmente no

Facebook e YouTube, onde o Palmeiras obteve os maiores valores entre os clubes analisados. Esses valores

cresceram e muito após a emocionante vitória de virada contra o Botafogo no Nilton Santos.

– Apesar de não ultrapassar o Flamengo em interações totais por posts, o Palmeiras alcançou a segunda posição,

totalizando 29.456.

• O Flamengo, mantendo-se na primeira colocação do ranking de interações por posts, registrou os maiores

valores de interações em duas plataformas: Instagram e TikTok. As postagens após a vitória contra o Palmeiras

por 3x0 no Maracanã geraram expressivo engajamento nas plataformas do clube. Considerando os cinco

canais digitais, o Flamengo atingiu 32.280 em interações, assegurando o primeiro lugar em novembro.

• O Fluminense obteve o maior valor de interações por posts no X. No ranking geral, ficou na quarta posição, atrás também do Corinthians que ocupou o terceiro lugar.

RANKING DIGITAL DE INTERAÇÕES POR POSTS – NOV/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

1 Flamengo 2.167 111.803 44.306 3.808 2.651 32.280

2 Palmeiras 5.859 105.280 39.159 3.569 5.317 29.456

3 Corinthians 2.458 102.762 5.667 3.407 2.178 27.021

4 Fluminense 2.691 76.681 7.810 4.473 3.506 22.685

5 Vasco 2.781 55.431 10.443 3.917 4.697 19.398

6 São Paulo 2.932 81.744 11.534 1.942 4.554 18.305

7 Santos 4.728 34.456 21.711 1.845 3.763 11.755

8 Atlético-MG 955 48.103 10.710 2.039 1.347 11.209

9 Grêmio 2.009 38.059 19.176 1.651 1.902 10.535

10 Cruzeiro 1.077 41.115 4.776 1.734 2.172 9.572

11 Vitória 783 27.076 3.164 573 1.642 9.260

12 Botafogo 1.688 29.356 2.522 1.744 2.761 7.323

RANKING DIGITAL DE INTERAÇÕES POR POSTS – NOV/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

13 Sport 720 20.192 1.455 680 569 6.720

14 Fortaleza 573 20.640 - 429 467 5.996

15 Bahia 426 19.753 5.110 501 1.934 5.006

16 Internacional 1.019 21.411 1.210 827 384 4.262

17 Ceará 334 12.475 1.064 157 172 3.129

18 Athletico-PR 799 5.746 1.527 246 136 1.809

19 Chapecoense 744 5.370 1.731 607 51 1.593

20 Coritiba 533 5.028 619 213 304 1.360

21 Goiás 181 3.754 - 105 223 1.178

22 Atlético-GO 378 2.945 1.004 170 23 1.034

23 RB Bragantino 267 2.910 690 31 116 651

24 Avaí 140 1.553 462 34 76 426


TAXAS DE ENGAJAMENTO


TAXAS DE ENGAJAMENTOS

CONQUISTA DA LIBERTADORES COLOCA O FLUMINENSE EM DESTAQUE NO 

ENGAJAMENTO POR SEGUIDORES

TAXAS DE ENGAJAMENTOS

• O mês de novembro foi marcado pelo sucesso do Fluminense, que, com a conquista da Libertadores, estreitou

ainda mais os laços com sua torcida. Esse aumento de engajamento refletiu em diversas métricas, sendo uma

delas a taxa de engajamento por seguidores.

– O tricolor carioca não apenas liderou o ranking de novembro, mas também se destacou em dois dos cinco canais

digitais analisados, registrando uma taxa de engajamento de 3,52% no Instagram e 0,29% no X (antigo Twitter).

• Nas outras três plataformas, clubes das Séries B e A apresentaram destaques individuais em termos de

engajamento de suas torcidas. No Facebook, o Atlético-GO se destacou, confirmando sua vaga na última

rodada da Série B e alcançando a maior taxa de engajamento entre os clubes analisados, com 0,36%. No

YouTube, o campeão da Série B, Vitória, registrou a maior taxa, atingindo 1,44%. Já na Série A, o Santos garantiu

seu destaque no TikTok, com uma taxa de 2,72%.

• Na análise do engajamento por visualizações, considerando apenas o TikTok e YouTube, o Goiás liderou em

novembro. Apesar de não ter realizado postagens no TikTok, o clube movimentou seu canal no YouTube alcançando uma taxa de 0,91%.

RANKING TAXA DE ENGAJAMENTO POR SEGUIDORES (%) – NOV/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

1 Fluminense 0,15 3,52 0,39 0,29 0,45 0,27

2 Vitória 0,10 1,79 0,59 0,05 1,44 0,23

3 Atlético-GO 0,36 1,32 0,77 0,13 0,16 0,17

4 Fortaleza 0,06 1,45 - 0,10 0,20 0,16

5 Palmeiras 0,12 1,91 1,35 0,09 0,26 0,15

6 Vasco 0,09 1,91 0,37 0,14 0,38 0,15

7 Sport 0,07 1,54 0,17 0,04 0,31 0,13

8 Botafogo 0,12 2,11 0,29 0,12 0,53 0,13

9 Bahia 0,04 1,56 1,55 0,03 0,83 0,11

10 Atlético-MG 0,03 1,74 0,82 0,08 0,22 0,10

11 Santos 0,12 1,23 2,72 0,06 0,31 0,10

12 Cruzeiro 0,04 1,63 0,49 0,07 0,38 0,10

RANKING TAXA DE ENGAJAMENTO POR SEGUIDORES (%) – NOV/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

13 Grêmio 0,06 1,23 1,92 0,05 0,21 0,09

14 Ceará 0,03 0,96 0,20 0,03 0,09 0,09

15 São Paulo 0,04 1,29 0,72 0,04 0,25 0,08

16 Corinthians 0,02 0,94 0,15 0,04 0,11 0,08

17 Goiás 0,06 0,82 - 0,02 0,21 0,07

18 Coritiba 0,10 1,24 0,30 0,02 0,27 0,06

19 Flamengo 0,02 0,59 0,58 0,04 0,04 0,06

20 Internacional 0,04 1,05 0,18 0,04 0,10 0,06

21 Athletico-PR 0,07 0,70 0,35 0,02 0,05 0,05

22 Avaí 0,05 0,70 0,24 0,01 0,21 0,05

23 RB Bragantino 0,07 0,50 0,14 0,02 0,46 0,04

24 Chapecoense 0,02 0,29 0,84 0,10 0,12 0,03

RANKING TAXA DE ENGAJAMENTO POR VISUALIZAÇÕES (%) – NOV/23

Posição Clube TikTok YouTube Total

1 Goiás - 0,91 0,91

2 Chapecoense 4,57 0,49 0,49

3 Avaí 5,22 0,24 0,26

4 Bahia 1,07 0,25 0,25

5 Vitória 0,45 0,49 0,25

6 Fortaleza - 0,24 0,24

7 Atlético-GO 2,09 0,05 0,22

8 Grêmio 0,43 0,21 0,21

9 Sport 1,42 0,21 0,21

10 RB Bragantino 0,75 0,22 0,19

11 São Paulo 0,53 0,25 0,19

12 Ceará 1,91 0,15 0,17

Posição Clube TikTok YouTube Total

13 Internacional 0,46 0,27 0,17

14 Cruzeiro 0,74 0,19 0,16

15 Santos 0,34 0,19 0,14

16 Coritiba 0,28 0,19 0,12

17 Athletico-PR 2,91 0,07 0,10

18 Atlético-MG 0,39 0,09 0,09

19 Fluminense 0,45 0,10 0,09

20 Corinthians 0,78 0,07 0,07

21 Vasco 0,14 0,09 0,07

22 Flamengo 0,39 0,04 0,06

23 Botafogo 0,12 0,12 0,06

24 Palmeiras 0,74 0,05 0,05

Com informações da Pluri Consultoria.

Confira, no site campeões do futebol, os 382 maiores campeões do Brasilhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Sports Value.



Nenhum comentário:

Postar um comentário