Árbitro de futebol, é o responsável por garantir que as regras do esporte sejam cumpridas integralmente.
Os árbitros de futebol têm como missão garantir que todas as regras do futebol sejam cumpridas de forma imparcial. Entre as funções do árbitro, estão: atentar às faltas praticadas e controlar o tempo de duração da partida.
Por isso, o árbitro deve ter pleno conhecimento teórico sobre as regras da partida, bem como conhecimento prático sobre a mecânica da partida de futebol, para que, assim, tenha aptidão para exercer seu papel na hora correta.
No futebol, desporto regulado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), a figura do árbitro está prevista na regra cinco das leis do jogo. Porém, nos primórdios do futebol não havia nenhum árbitro. As faltas eram acertadas entre os dois times, num acordo de cavalheiros. A figura do árbitro apareceu apenas em 1868 e, mesmo assim, ele apitava pouco: ficava de fora do campo e não tinha autonomia para marcar infrações. Tudo precisava ser decidido junto com os capitães das equipes. A autoridade do árbitro só passou a ser absoluta a partir de 1894, com a modernização das regras do esporte
Além do árbitro, a partida de futebol também conta a presença de mais dois árbitros assistentes, também conhecidos como bandeirinhas, e com um quarto árbitro (ou árbitro reserva). Cada regulamento de competição determina quem deverá substituir quem, caso algum dos componentes não se sinta bem, se lese ou falte à partida à qual foi designado. Os árbitros assistentes estão previstos na regra seis. As regras do jogo são revistas e, se necessário, modificadas, na reunião anual realizada pela entidade International Football Association Board (IFAB). Segundo os jornalistas Gustavo Póli e Lédio Carmona, no meu livro Almanaque do Futebol.
Muito em breve. Poderemos ter uma alteração muito significativa nas regras do futebol. Que por tão óbvia e necessária. Custa muito ser adotada oficialmente.
Ainda em periodo de testes. Talvez a nova regra entre em vigor na metade de 2024.
Pela nova regra. Somente os capitães das equipes poderiam se dirigir ao arbitro da partida. Se os demais jogadores desobedeçessem a regra. Seriam pun idos.
Á meu ver, Tal regra se faz necessária.
Na América do Sul. Os frequentes descontroles dos jogadores com os arbitros dos jogos. Daria lugar á um questionamento mais lógico e racional. Que eventualmente, poderia ser acolhiido pelo arbitro.
Tal regra. Se faz necessária. Caso a International Board, de fato a implemente no futebol mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário