domingo, 26 de julho de 2020

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Alemanha em 1990.

O brasileiro Ayrton Senna e o francês Alain Prost vinham disputando palmo a palmo o título mundial. Prost vinha de três vitória seguidas, mas Senna fazia um campeonato muito regular, tendo tido seis pódios em oito corridas já disputadas até então.
Nos treinos, Ayrton fez a pole, com Gerhard Berger ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, vinham Alain Prost e o inglês Nigel Mansell.  Na terceira fila, vinham as duas Williams, com o italiano Ricardo Patrese e o belga Thierry Boutsen.
No dia da corrida estava muito calor, portanto, poupar os pneus seria fundamental para a vitória.  Senna larga bem e mantém a liderança, seguido por Berger Mansell e Prost.
Senna vai tentando abrir vantagem nas primeiras voltas tendo pista livre. Contudo, o forte calor faz com que os pilotos tenham que antecipar as paradas nos boxes. Senna para na volta 18, sendo ultrapassado por pouco por Marco Naninni.
Com pneus pouco desgastados Naninni resiste a pressão de Senna o máximo possível. No forte calor, varios pilotos já haviam abandonado. Inteligentemente, Senna vai poupando o carro no forte calor na pista. Assim, Senna aproveita um erro de Naninni na volta 34 e retoma a liderança.
Senna vai administrando a corrida, poupando seu carro e pneus no forte calor. E assim, o brasileiro vence a sua 24º corrida na carreira, com Marco Naninni completando chegando em segundo e Gerhard Berger completando o pódio em terceiro.
Com 24 vitórias, Senna se igualava a pentacampeão Juan Manuel Fangio, ficando atrás apenas das 27 vitórias do tricampeão  Jackie Stwart e das 43 vitórias de Alain Prost.

Imagem : Site Oficial Ayrton Senna.


Grande Prêmio da Alemanha – 1990 - A história de Ayrton Senna

Nenhum comentário:

Postar um comentário