Credito da Imagem : Site JCSPEEDWAY
O Grande Prêmio da Hungria realizado no dia 10 de agosto de 1986, é
simbólico por certos motivos. O principal deles é a chegada da Formula 1 á um
país comunista. Claro que o muro de Berlim caiu em 1989, contudo, isso não tira
o mérito de Bernie Ecclestone em levar a Formula 1 para outros mercados.
Para os húngaros, a primeira edição do Grande Prêmio da Hungria era a
chance de injetar dinheiro na combalida economia do país. O campeonato mundial
de Formula 1 em 1986,trazia o inglês Nigel Mansell em primeiro com 51 pontos,
Alain Prost vinha com 44,Ayrton Senna vinha com 42 e Nelson Piquet com 38
pontos fechava o quarteto.
Nos treinos, Senna foi o mais veloz e ficou com a pole,com Piquet ao seu
lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos o francês Alain Prost e Nigel
Mansell. No domingo fazia muito calor no dia da corrida. Na largada, Senna
parte bem e mantém o primeiro lugar.
Senna não cometeu qualquer erro e manteve a liderança até a décima
primeira volta, quando foi ultrapassado por Piquet. Nelson tentava abrir a
maior vantagem possível, no entanto, Ayrton começa a fazer voltas voadoras e
vai descontando a diferença.
Senna volta a liderança da corrida após Piquet parar nos boxes. Logo depois,
Senna faz sua troca de pneus e consegue voltar a pista na primeira posição. Os
dois brasileiros imprimiam um ritmo impressionante, pois na volta 47, Senna e
Piquet abriram uma volta sobre Mansell.
Senna consegue abrir certa vantagem na liderança com voltas
consistentes. Contudo, Piquet vai descontando a diferença a cada volta. Na
volta 53, Piquet tenta ultrapassar Senna por dentro, mas acaba levando um X e
Senna permanece em primeiro.
Senna vai fazendo uma corrida muito consistente e sem qualquer erro.
Entretanto, Piquet chega novamente em Senna duas voltas depois. Piquet tenta
uma nova investida. Senna deixou o lado de fora da curva para o rival, que
retardou a freada ao máximo, além do que sua sanidade mental e instinto de
preservação permitiriam fazê-lo .
Piquet colocou o carro de lado, derrapando nas quatro rodas e não dando
nenhuma chance para Senna reagir, tudo isso permeado por duas freadas vigorosas
que travaram as rodas e arrancaram fumaça dos pneus.
Então, Piquet foi abrindo vantagem e administrando a corrida. Senna
também vai poupando seu Lótus, visando não ficar sem combustível nas últimas
voltas.
Piquet vence o Grande Prêmio da Hungria, chegando a 16 vitórias na sua
carreira, sendo até então, o maior vencedor de corridas no Brasil na história da Formula 1. Senna completou em segundo e Mansell completou o pódio em terceiro.
Agora o campeonato trazia Nigel Mansell com 55 pontos, Ayrton Senna com 48
pontos, Nelson Piquet com 47 e Alain Prost com 44.
Nenhum comentário:
Postar um comentário