segunda-feira, 13 de julho de 2020

A vitória de Nelson Piquet no Grande Premio da Hungria 1986.

JCSPEEDWAY: História: 25 anos do Grande Prêmio da Hungria de 1986

Credito da Imagem : Site JCSPEEDWAY


O Grande Prêmio da Hungria realizado no dia 10 de agosto de 1986, é simbólico por certos motivos. O principal deles é a chegada da Formula 1 á um país comunista. Claro que o muro de Berlim caiu em 1989, contudo, isso não tira o mérito de Bernie Ecclestone em levar a Formula 1 para outros mercados.

Para os húngaros, a primeira edição do Grande Prêmio da Hungria era a chance de injetar dinheiro na combalida economia do país. O campeonato mundial de Formula 1 em 1986,trazia o inglês Nigel Mansell em primeiro com 51 pontos, Alain Prost vinha com 44,Ayrton Senna vinha com 42 e Nelson Piquet com 38 pontos fechava o quarteto.

Nos treinos, Senna foi o mais veloz e ficou com a pole,com Piquet ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos o francês Alain Prost e Nigel Mansell. No domingo fazia muito calor no dia da corrida. Na largada, Senna parte bem e mantém o primeiro lugar.

Senna não cometeu qualquer erro e manteve a liderança até a décima primeira volta, quando foi ultrapassado por Piquet. Nelson tentava abrir a maior vantagem possível, no entanto, Ayrton começa a fazer voltas voadoras e vai descontando a diferença.

Senna volta a liderança da corrida após Piquet parar nos boxes. Logo depois, Senna faz sua troca de pneus e consegue voltar a pista na primeira posição. Os dois brasileiros imprimiam um ritmo impressionante, pois na volta 47, Senna e Piquet abriram uma volta sobre Mansell.

Senna consegue abrir certa vantagem na liderança com voltas consistentes. Contudo, Piquet vai descontando a diferença a cada volta. Na volta 53, Piquet tenta ultrapassar Senna por dentro, mas acaba levando um X e Senna permanece em primeiro.

Senna vai fazendo uma corrida muito consistente e sem qualquer erro. Entretanto, Piquet chega novamente em Senna duas voltas depois. Piquet tenta uma nova investida. Senna deixou o lado de fora da curva para o rival, que retardou a freada ao máximo, além do que sua sanidade mental e instinto de preservação permitiriam fazê-lo .

Piquet colocou o carro de lado, derrapando nas quatro rodas e não dando nenhuma chance para Senna reagir, tudo isso permeado por duas freadas vigorosas que travaram as rodas e arrancaram fumaça dos pneus.

Então, Piquet foi abrindo vantagem e administrando a corrida. Senna também vai poupando seu Lótus, visando não ficar sem combustível nas últimas voltas.

Piquet vence o Grande Prêmio da Hungria, chegando a 16 vitórias na sua carreira, sendo até então, o maior vencedor de corridas no Brasil na história da Formula 1. Senna completou em segundo e Mansell completou o pódio em terceiro. Agora o campeonato trazia Nigel Mansell com 55 pontos, Ayrton Senna com 48 pontos, Nelson Piquet com 47 e Alain Prost com 44.


Nenhum comentário:

Postar um comentário