O bicampeão Fernando Alonso teve uma das melhore atuações da sua carreira no Grande Premio da Europa em 2012 disputado em Valencia. A corrida que prometia ser uma das mais monótonas acabou sendo uma das melhores que eu já vi. Nos treinos a pole position foi do alemão Sebastian Vettel,com o inglês Lewis Hamilton ao seu lado na primeira fila. Já na segunda fila tivemos o Venezuelano Pastor Maldonado e o francês Romain Grosjean.
Na terceira fila tivemos o finlandês Kimi Raikkonen e o alemão Nico Rosberg.Já na quarta fila tivemos o japonês Kamui Kobayashi e o alemão Nico Hulkenberg.Na quinta fila tivemos o ingleses Jenson Button e Paul di Resta.Na sexta fila tivemos Fernando Alonso e o heptacampeão Michael Schumacher.Já na sétima fila tivemos os brasileiros Felipe Massa e Bruno Sena.
Na largada Vettel parte bem e mantém a primeira posição. Já o francês Grosjean saiu da quarta para a terceira colocação. No entanto, Alonso começa uma grande corrida de recuperação, saindo de décimo primeiro para o oitavo lugar, enquanto Massa sai de décimo terceiro para décimo colocado.
Já nas primeiras voltas Vettel mantém um ritmo consistente e abre uma vantagem de mais de oito segundos para Hamilton. As Ferraris disputavam com a Forçe India e seus pilotos se mostravam arrojados, Alonso atacava Hulkenberg e Massa atacava Di Resta. No entanto, quando Grosjean já havia tomado a segunda posição de Hamilton, Button e Perez fazem suas primeira paradas na volta de número 11.
Massa vai perdendo rendimento nos seus pneus Massa para logo na volta de número 12.Vettel vai disparando em primeiro e já tinha 12 segundos de vantagem sobre Grosjean,quando nas voltas 13 e 14,vários pilotos param, entre eles Raikkonen e Alonso, que a está altura já era o quinto colocado após ultrapassar Maldonado com a asa móvel aberta. Já na volta 17 Vettel e Grosjean param juntos, mas Vettel volta em primeiro.
Os carros da Ferrari perdiam rendimento gradataivamente,no entanto, Alonso consegue superar Di Resta e assumir a quarta posição. Na volta 29 houve o Saffety car na pista e vários pilotos pararam nos boxes para a troca de pneus,como Alonso,Maldonado Hamilton e Raikkonen.O carro de segurança havia entrado na pista por causa do toque entre Vergne e Kovalainen.
Vettel parou apenas na volta 30,mas ainda assim manteve a primeira posição e seguia na liderança. Já Hamilton teve problemas na sua parada e perdeu tempo quando tinha chance de melhorar sua colocação na corrida. Vettel era o líder da corrida, seguido por Grosjean,Alonso,Ricciardo,Raikkonen,Hamilton,Rosberg,Schumacher,Webber e Maldonando quer eram os dez primeiros colocados respectivamente.Na volta 34 o saffety car deixou a pista e houve e relargada, Alonso ultrapassa Grosjean e passa para a segunda colocação. Já Massa foi tocado por Kobayashi e Vettel abandonou com problemas elétricos.
Alonso passou a ser o líder da corrida, já Hamilton mostrou arrojo para superar Ricciardo e Raikkonen e pular para a terceira posição. Já Fernando Alonso ia conduzindo com inteligência e ia poupando o equipamento no forte calor das ruas de Valencia, já na penúltima volta, Maldonado tentou ultrapassar Hamilton e os dois se tocaram. Hamliton abandonou a corrida, enquanto Maldonado teve que trocar o bico do carro terminando apenas na décima colocação. Assim a vitória coube a Fernando Alonso, que fazia sem duvida uma das melhores corridas da sua carreira. Kimi Raikkonen terminou em segundo e o heptacampeão Michael Schumacher completou o pódio em terceiro. Com atuações como essa, o espanhol mostrou por que é considerado um dos melhores de todos os tempos na Formula 1.
Imagem : Portal UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário