quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Palmeiras vence Atlético Mineiro e fica perto do título nacional.

 O Palmeiras venceu o Atlético Mineiro por 1 a 0, ontem a noite, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Palmeiras a 60 pontos no campeonato nacional, contra 51 pontos do vice líder Fluminense.

Com 40 pontos, o Atlético permanece a sete pontos da zona de classificação para a Copa Libertadores da América em 2023.

O time palmeirense fez uma excelente partida em termos de posicionamento tático. Com suas linhas de meio campo e defesa bem compactados, o time palmeirense anulou o ataque atleticano na partida de ontem.

O time palmeirense não apenas anulou o ataque atleticano, como foi muito mais perigoso jogando nos contragolpes. O time palmeirense poderia até ter vencido por um placar maior, caso tivesse maior capricho nas finalizações.

O time palmeirense, além da sua qualidade individual, também e muito bem treinado por Abel Ferreira, caminhando a passos largos para o título nacional em 2022.

O time atleticano não fez uma má partida na noite de ontem. O time atleticano teve maior posse de bola e atacou mais que os palmeirenses na partida de ontem.

O time atleticano até teve boas chances para marcar na noite de ontem. Contudo, o time atleticano esteve mal posicionado taticamente. O time atleticano sofreu muito com os contragolpes palmeirenses, escapando se sofrer mais gols em contragolpes.

Quando esteve atrás no placar, o time atleticano se desorganizou em campo, escapando por pouco de sofrer mais gols em contragolpes.

Agora, confira no site campeões do futebol, no link á seguir, o guia completo, sobre a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram títulos na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Corinthians vence Atlético Goianiense e volta ao G4 do Campeionato Brasileiro.

 O Corinthians venceu o Atlético Goianiense por 2 a 1, agora a noite, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. 

Com o resultado, o Corinthians volta ao G4 do Brasileirão, já que o Flamengo perdeu para o Fortaleza nesta quarta. O Timão sobe para a quarta colocação, agora com 47 pontos, dois a mais que o Rubro-Negro. O Dragão, por sua vez, continua em 19º, com 22 pontos.

O time corintiano deixou a desejar na partida de hoje. Com suas linhas de defesa e meio campo espaçados, os corintiano não se defenderam bem, e ainda sofreram com os contragolpes do adversário.

O time corintiano abusou dos erros de passe na maior parte do jogo, tendo muita dificuldade para criar jogadas ofensivas. O time corintiano chegou a ser pressionado pelo time goiano, vencendo a partida graças as ótimas defesas do goleiro Cássio.

O time atleticano  foi superior ao time corintiano, mesmo atuando em Itaquera. O time goiano soube marcar com competência e criar chances de gol em jogadas pelo meio e pelas laterais do campo.

O time atleticano fez uma das suas melhores partidas no campeonato nacional, somente sendo parado pelas ótimas defesas do goleiro Cássio.

O unico pecado do time atleticano foi tentar parar o jogo em alguns momentos.


Santos vence Atlético Paranaense e volta a respirar no Campeonato Brasileiro.

 O Santos venceu o Atlético Paranaense por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Com 37 pontos, o Santos se recupera de três derrotas consecutivas.

Com 44 pontos, o Atlético Paranaense fica estacionado na sexta colocação no campeonato nacional.

Com o atacante Luan bastante inspirado, o time santista conseguiu ser bastante ofensivo na partida de ontem. O meio campo santista conseguiu municiar os atacantes Luan, Marcos Leonardo e Ângelo.

Jogando com um terceiro atacante, o ex corintiano Luan foi decisivo na estratégia de jogo do time santista. O ex corintiano soube se posicionar entre os dois atacantes, sendo uma válvula de escapa para o time santista em termos ofensivos.

Em níveis defensivos, o time santista soube se posicionar bem e correu pouquíssimos riscos, mesmo com uma marcação muito baixa.

O time atleticano esteve pouco inspirado ofensivamente. O meio campo atleticano não conseguiu manter a posse de bola, o que sobrecarregou o sistema defensivo.

O meio campo atleticano, embora tenha trocado passes, não conseguiu criar jogadas de ataque na partida de ontem. O meio campo atleticano não conseguiu municiar os atacantes, que ficaram reféns da marcação baixa santista durante praticamente todo o jogo.


domingo, 25 de setembro de 2022

A paixão do torcedor não é uma terra sem lei.

 Um clube esportivo (português brasileiro) ou clube desportivo (português europeu) é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos.[1] Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.

Um (a) torcedor (a), é aquele (a) que acompanha o clube para qual torce. O acompanhamento de um (a) torcedor (a) valia de intensidade, mas tem um patamar mínimo.

Um (a) torcedor (a), acompanha os jogos dos seu clube nos campeonatos, e também sabe o nome do técnico de alguns jogadores.

Em sociologia, uma sociedade (do termo em latim societăs, que significa "associação") é um grupo de indivíduos se relacionando, a fim de conseguir e preservar seus objetivos comuns. Os objetivos comuns, compartilhados pelos membros da sociedade, são os próprios objetivos da sociedade, ou seja, o bem comum.

Não é um grupo qualquer, mas é um grupo soberano de indivíduos, não dependendo de forças externas, onde existe uma rede (sistema) total e abrangente de relacionamentos, na qual todos os seus indivíduos e comunidades membros estão interligados. Uma sociedade é composta por membros que compartilham um princípio fundamental, geral, vinculando todos, dentro do grupo, a uma mesma finalidade ( o bem comum).

É comum haver confusão entre os conceitos distintos (mas próximos) de sociedade e comunidade. Os grupos intermediários, ao indivíduo e à sociedade, são as comunidades. As comunidades possuem tanto mais características subjetivas e íntimas do que uma sociedade, quanto também possuem mais características objetivas e abrangentes do que as individualidades. Segundo minhas leituras sobre filosofia no centro cultural.

Em uma sociedade, o direito de uma pessoa, termina onde começa o direito de uma outra pessoa. Em uma sociedade, o meu direito termina onde começa o seu, e o seu direito termina onde começa o meu.

O fato de amar um clube gratuitamente, não transforam os direitos de um torcedor em uma terra sem lei, nem no Brasil ou em qualquer país no mundo.

Ser apaixonado por um clube, não torna o torcedor uma pessoa sem lei dentro de uma sociedade. Um torcedor não pode agredir outras pessoas, simplesmente por amar um clube gratuitamente.

Sou torcedor do São Paulo, nem por isso saio ofendendo e agredindo outras pessoas, alegando que eu amo o clube gratuitamente. Em uma sociedade, o meu sentimento de torcedor, não é uma terra sem lei.

Confira o assunto em questão no Portal UOL.https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2022/09/25/tecnico-do-bahia-enderson-moreira-bate-boca-com-torcedor-na-arquibancada-da-fonte-nova.htm

 Imagem: Site Terceiro Tempo. Portal UOL. 





São Paulo goleia Avaí e respira no campeonato.

 O São Paulo goleou o Avaí por 4 a 0, agora a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Com 37 pontos, o São Paulo ocupa o décimo lugar.

Com 28 pontos, o Avaí permanece em décimo sétimo lugar. A equipe de Rogério Ceni vai à Argentina, em Córdoba, para jogar a final da Sul-Americana. No sábado (1º), às 17h (horário de Brasília), no estádio Mario Alberto Kempes, o Tricolor encara o Independiente del Valle.

Até abrir o placar, o time são paulino era sonolento em campo. As linhas de defesa e meio campo estiveram espaçadas e sofriam com os contragolpes dos visitantes.

Contudo, o jogo mudou após o time são paulino abrir o placar. O time são paulino se acertou em campo e chegou ao segundo gol. O time são paulino passou a acertar os passes e pressionou mais a defesa catarinense.

No segundo tempo, mesmo com o resultado constituído, o time são paulino manteve o ritmo. O time são paulino continuou pressionando a defesa adversária, chegando a mais dois gols na etapa final.

Até sofrer o primeiro gol, o time catarinense esteve bem-posicionado em campo, anulando o ataque são paulino. Mas, entretanto, o time catarinense se perdeu após sofrer o gol.

O time catarinense foi presa fácil para o ataque são paulino e ainda levou o segundo gol no segundo tempo.

No segundo tempo, o time catarinense continuou sendo dominado em campo. Sem manter a posse de bola, a defesa ficou sobrecarregada, levando mais dois gols no segundo tempo.


O favoritismo europeu na Copa do Mundo.

 Conhecimento tático no futebol, são as aplicações cientificas que um treinador organiza sua equipe dentro de campo. Ressalta-se, neste ponto, que o conhecimento tático no futebol não se restringe ao posicionamento dos jogadores no campo de jogo. Na literatura científica, aspectos associados a estas referências espaciais situam-se no plano estratégico do jogo. Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial. Especificamente, suporta-se na literatura científica que a tática se apresenta como a solução para as tarefas-problema que emergem no jogo. Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.

Acompanho futebol desde meados da década de 1980. O futebol brasileiro sempre teve a cultura da ginga, do toque de bola refinado e do jogo bem jogado. O jogador brasileiro, desde que eu acompanho futebol, nunca foi adepto do foco total na partida, da disciplina tática, da marcação alta e intensidade de jogo.

Após cursar 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM), eu aprendi a tomar minhas análises na racionalidade.

O futebol brasileiro sempre teve a cultura da ginga, do jogo bem jogado. O jogador brasileiro, desde que eu acompanho futebol, nunca foi adepto da foco total na partida, da disciplina tática, da marcação alta e intensidade de jogo.

Contudo leitor (a), o processo de globalização no futebol se acelerou com a lei bosman. O futebol começou a passar por muitas mudanças. Ainda nos anos 1990, mesmo com a qualidade técnica que o futebol brasileiro ainda tinha, as primeiras mudanças em conceitos de jogo já estavam começando no futebol.

Sim leitor (a). Eu tive o privilégio de ver a seleção brasileira vencer duas Copa do Mundo em 1994 e 2002, além de ser vice campeã na Copa da França em 1998. A globalização chegou pra valer. As mudanças no futebol também.

Os jogadores brasileiros de uma maneira geral, pouco adeptos do foco total durante os 90 minutos, marcação alta e posicionamento tático, tiveram dificuldade com a escola europeia no futebol. O mesmo raciocínio leitor (a), também vale para o futebol sul americano de uma maneira geral.

A diferença entre o futebol sul americano e o futebol europeu é gigantesca. Na Eurocopa, eu vejo as seleções mantendo o foco total durante toda a partida, uma marcação alta e posicionamento o tático.

Desde o pentacampeonato mundial da seleção brasileira em 2002, a escola europeia do futebol total tem sido implementada no futebol mundial. Sim leitor (a). Desde o pentacampeonato mundial da seleção brasileira em 2002, o futebol europeu trouxe o foco total em uma marcação alta durante os 90 minutos de uma partida.

Houve diferenças entre o futebol europeu e o futebol sul americano, pelos jogos das eliminatórias que eu acompanhei. Nas eliminatórias sul americanas, as seleções, de uma maneira geral, tentam jogar com toque de bola refinado, e são pouco adeptas do foco total durante uma partida e tão pouco as seleções sul americanas são adeptas da marcação alta durante os 90 minutos de jogo.

A diferença entre as seleções europeias e as seleções sul americanas é bastante significativa. Nas eliminatórias europeias, eu vi as seleções mantendo a marcação alta durante os 90 minutos, visando recuperar a posse de bola ainda no campo de ataque.

O posicionamento das seleções europeias impede que o adversário tenha campo para trabalhar a bola e sair jogando do campo de defesa. Os jogos que eu vi das seleções europeias, eram times que adiantavam suas linhas, visando impedir que o adversário tivesse campo para sair jogando.

Ontem, seleção brasileira venceu o amistoso contra Gana por 3 a 0. A seleção brasileira fez seu dever de casa. A novidade foi Neymar, que foi o cerebro da equipe, escalado como um meia central á frente dos atacantes.

Com a posse de bola, o time brasileiro atacava com cinco jogadores, se aprovietando da fragilidade do adversário. O time brasileiro até mostrou repertório, atacando pelo meio e pelas laterais.

Contudo, mesmo diante de um adversário frágil, não vi o time brasileiro manter uma marcação alta durante todos os 90 minutos, com foco total durante toda a partida.

O time brasileiro tem qualidade tecnica, mas tem a cultura tática das seleções europeias. Posso estar enganado. Mas vejo as seleções europeias como favoritas á mais um título mundial.

Agora leitor (a),  confira a histórias das Copas do Mundo no site campeões do futebol. https://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_mundo_historia.html


Imagem : Site Oficial da CONMEBOL.





sexta-feira, 23 de setembro de 2022

A volta do Cruzeiro a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

 Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposto por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clubes esportivos, sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021.

Associações sem fins lucrativos no futebol são clubes que buscam recursos financeiros, com o objetivo principal que não seja o seu enriquecimento. As sociedades empresárias, por outro lado, são o instrumento legal mais adequado e disponível na lei brasileira para transferir lucros a seus sócios. A premissa das sociedades empresárias, aliás, é a busca do lucro aos seus associados.

A grande diferença do novo modelo empresarial para os antigos clube-empresas, constituídos nas formas de S/A e LTDA, é que a SAF tem uma tributação mais vantajosa, além de possuir maior transparência, com regras claras de governança e com fiscalização pela CVM, o que deixa o negócio mais interessante e seguro para os investidores.

Outro ponto de diferença da Sociedade Anônima do Futebol para as demais modalidades de empresas diz respeito ao pagamento das dívidas. A SAF tem a obrigação de pagar os credores em até 10 anos. Nos primeiros 6 anos, 70% das dívidas cíveis e trabalhistas precisam ser quitadas, mas é possível renovar por mais 4 anos para concluir os pagamentos. Além disso, há vantagens para que as dívidas sejam negociadas. Segundo relatado na imprensa esportiva e também nos veículos independentes.

Em 6 de dezembro de 2021, o Cruzeiro foi a primeira associação sem fins lucrativos a trocar o seu CNPJ para Sociedade Anônima do Futebol.[5] Em 18 de dezembro de 2021, o Cruzeiro também se tornou a primeira SAF que assinou um pré-contrato, ao aceitar a oferta vinculante do ex-jogador pentacampeão do mundo Ronaldo Nazário, por 90% do clube mineiro, tendo 120 dias para concluir a compra. O Cruzeiro acreditava que seria o pioneiro do modelo no Brasil, mas os mineiros atrasaram em várias burocracias na afobação, como na falta de transparência das dívidas ao comprador, adiando a aprovação interna da venda e até colocando a assinatura definitiva de Ronaldo em risco "Tecnicamente, sim. No contrato, há essa saída. Mas está longe da minha cabeça, do meu pensamento desistir do projeto". Em 14 de março, houve um conselho entre Ronaldo e os dirigentes da equipe celeste, com o ex-jogador pedindo mais garantias para fechar a compra, o que foi determinante para o ex-jogador assinar a compra definitiva do clube mineiro em meados de abril e aceitando de vez o desafio de salvar o Cruzeiro da extinção. Segundo relatado na imprensa esportiva e também nos veículos independentes.

O Cruzeiro voltou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro após três anos amargos na segunda divisão nacional. Sendo o primeiro clube no Brasil a aderir a SAF (Sociedade Anônima de Futebol), o Cruzeiro aparentemente começa a colher os frutos de ter uma gestão mais profissional.

A SAF (Sociedade Anônima de Futebol), salvou o Cruzeiro da extinção. Claro que o Cruzeiro ainda tem um longo caminho a percorrer, com suas dívidas exorbitantes. 

Contudo, há julgar pela sua volta a principal divisão do Campeonato Brasileiro, a adesão a SAF (Sociedade Anônima de Futebol), começa timidamente a dar seus primeiros resultados.

Contudo, ainda há um longo caminho a percorre. Pois ainda há dívidas exorbitantes.

Confira a história e os títulos cruzeirenses no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_cruzeiro_mg.html


 Imagem: Site ESPN.



quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Dia nacional de luta da pessoa com deficiência.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Essa data foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera (23 de setembro) e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade. Foi Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento das pessoas com deficiência, que propôs, no início da década de 80, esta data. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam mensalmente desde 1979, e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.

Em 2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Protocolo Facultativo, e o documento obteve aqui equivalência de emenda constitucional. Da convenção, surgiu a Lei Brasileira de Inclusão, que trata os objetivos de forma mais concreta.

As pessoas com deficiencia, são aquelas que tem impedimentos de natureza fisíca, intelectual, mental ou sensorial os quais as em interações com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Segundo o site oficial do Ministério Público do Paraná, sobre Pessoas com Deficiência. 

Se, antes, sob critérios estritamente médicos, definia-se o enquadramento como pessoa com deficiência, vista como característica intrínseca, atualmente, os impedimentos físicos, mentais, intelectuais e sensoriais são tidos como inerentes à diversidade humana, de modo que a deficiência é resultado da interação destes impedimentos com as barreiras sociais, com a consequente dificuldade de inserção social do indivíduo. Ou seja, o fator médico é um dos elementos do conceito de deficiência (o impedimento), que em interação com as barreiras presentes na sociedade passa a gerar a obstrução ao pleno convívio social. Segundo o site oficial do Ministério Público do Paraná, sobre Pessoas com Deficiência. 

Não é a pessoa, portanto, que apresenta uma deficiência, mas a sociedade e o meio. Assim, faz-se necessária a atuação conjunta e articulada dos atores sociais, destacando-se o importante papel do Ministério Público Estadual, para a promoção de mecanismos de eliminação das barreiras existentes para a inclusão dessas pessoas. Aponta-se, assim, para o necessário investimento em acessibilidade, por meio de projetos adaptados, de tecnologia assistiva, de comunicação alternativa, entre outros mecanismos, de modo que a sociedade disponha dos meios adequados para a interação e a participação em igualdade de condições pelas pessoas com deficiência. Segundo o site oficial do Ministério Público do Paraná, sobre Pessoas com Deficiência. 

Durante 08 semestres, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM). 

Mesmo sendo uma pessoa com deficiência, cursei os 08 semestres da habilitação em Jornalismo, com colegas com sem qualquer deficiência.

O ensino superior, educação superior ou ensino terciário é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.

O ensino superior constitui o nível educacional que se segue à finalização do ensino secundário numa escola secundária, liceu, ginásio ou outro estabelecimento de ensino. O ensino superior compreende normalmente estudos de graduação e estudos de pós-graduação, bem como estudos e formação de natureza vocacional. O ensino superior é realizado em estabelecimentos genericamente conhecidos como "instituições de ensino superior", que podem incluir instituições universitárias - como as universidades, as faculdades e os colégios universitários - e instituições de ensino superior técnico e vocacional - como os politécnicos, as escolas superiores e os colégios comunitários nos Estados Unidos. A realização de cada um dos ciclos do ensino superior confere geralmente um certificado, um diploma profissional ou um grau académico. Como normalmente é espectável que um aluno do ensino superior tenha um desempenho substancialmente superior ao de um aluno dos outros níveis de ensino, é frequente uma elevada taxa de abandono do ensino sem a obtenção de um diploma ou grau de final de curso.

Mesmo sendo um aluno com deficiência, eu tive a maior vitória da minha vída, ao concluir a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).

Mesmo sendo um aluno com deficiência, eu consegui um diploma do ensino superior. 

Sou uma pessoa com deficiência, que faz terapia desde a infância. Minha maior vitória, foi a conclusão do curso superior pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).

Neste 21 de Setembro, data do dia nacional de luta das pessoas com deficiência, faço minhas homenagens a todas as pessoas com deficiência. 

Faço minhas homenagens a todas as pessoas com deficiência, que seguem lutando na sociedade.

Um feliz 21 de setembro á todas as pessoas com deficiência. Como eu por exemplo.

Confira no link á seguir, meus textos no site torcedores.https://www.torcedores.com/usuario/leandro

E assim caminha a humanidade. 

Imagem: Sie Bora Viver. 





 

 

domingo, 18 de setembro de 2022

Palmeiras vence Santos e fica perto do título do Campeonato Brasileiro.

 O Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0, agora a tarde, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 57 pontos e se manteve firme como favorito ao título: abriu nove pontos de distância do vice-líder, que agora é o Fluminense. Amanhã, o Inter pode voltar a deixar a vantagem paulista em oito pontos caso vença o Atlético-GO fora de casa.

Com 34 pontos, o Santos permanece na décima primeira posição no campeonato nacional.

O jogo foi bastante equilibrado durante o primeiro tempo. Mesmo em uma partida travada, os dois times tiveram pelo menos duas chances cada, para abrirem o placar durante o primeiro tempo.

Os times buscaram atacar ao máximo, mesmo em um primeiro tempo com muitas faltas de ambos os lados. 

O jogo continuou bastante disputado no segundo tempo. Contudo, os dois times passaram a errar muitos passes. Ainda assim, a posse de bola continuava bastante parelha na etapa final.

Contudo, o time palmeirense ficou com um jogador a menos aos 24 minutos do segundo tempo. O time palmeirense tentou se defender da melhor maneira possível.

Mesmo com um a menos, o time palmeirense abriu o placar. Com um a mais em campo, o time santista até tentou pressionar, mas errando muitos passes, não foi efetivo até bo apito final.


São Paulo vence Ceará e respira no Campeonato Brasileiro.

 O São Paulo venceu o Ceará por 2 a 0, agora a noite, no estádio Castelão, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. Com 34 pontos, o São Paulo abre seis pontos da zona do rebaixamento no campeonato nacional.

Com 31 pontos, o Ceará permanece na décima quinta colocação no campeonato.

O time cearense teve maior posse da bola no primeiro tempo. Jogando em casa, o time cearense pressionou mais nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo.

Contudo, o time são paulino foi acertando melhor sua marcação e foi equilibrando mais o jogo. O time são paulino passou a contra-atacar com maior perigo e chegou ao gol ainda no primeiro tempo.

O time cearense teve maior posse da bola durante a maior parte do segundo tempo. Contudo, os donos da casa pararam na excelente marcação são paulina durante o segundo tempo.

O time são paulino soube posicionar suas linhas de defesa e meio campo, não dando espaços ao time cearense no segundo tempo. Além do excelente posicionamento tático, o time são paulino acabou ficando com dois jogadores a mais na etapa final.

E assim, o time são paulino respira no campeonato nacional.


Corinthians perde para o América Mineiro e perde a chance de voltar a G4.

 O América Mineiro venceu o Corinthians por 1 a 0, agora a noite, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro.

Com 44 pontos, o Corinthians perde a chance de voltar ao G4 do Campeonato Brasileiro. Com 39 pontos, o América fica na oitava posição no campeonato nacional.

Com um time reserva, os corintianos tiveram muita dificuldade com o desentrosamento. As linhas de meio campo e defesa, acabaram sofrendo muito com os contragolpes do time mineiro durante os 90 minutos.

Os corintianos foram completamente dominando e mereceram a derrota na partida de hoje. Sem mante a posse de bola, o sistema defensivo ficou completamente sobrecarregado durante toda a partida.

O time mineiro teve o domínio do jogo nos contragolpes. Os mineiros souberam aproveitar os espaços entre as. linhas de defesa e meio-campo do time corintiano.

O time mineiro se mostrou um time muito bem montado, com muita velocidade na sua saída de jogo. O time mineiro poderia ter saido com um placar maior, caso não tivesse pecado nas conclusões a gol.


sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Um necessário senso de justiça.

 Fernando Diniz Silva, mais conhecido apenas como Fernando Diniz, é um dos treinadores visionários no futebol brasileiro. É também psicólogo, formado pela tradicional Universidade São Marcos.

Os times treinados por Fernando Diniz preservam o toque de bola acima de tudo e não apelam para chutões nem em momentos de alta pressão dos adversários.  Além disso, há uma constante troca de posições. Em seus times, o goleiro é mais um a participar deste constante toque de bola. Na filosofia do treinador, o goleiro precisa "jogar na linha, usar os pés e participar do jogo.

 Por isso, a imprensa paulista apelidou seu estilo de jogo de tiki-taka à paulista ou Dinizismo.

Alguns acham absurdo, um jovem treinador, sem títulos importantes no seu currículo, comandar a seleção brasileira após o final do ciclo de Tite. 

Muitos extremados, tratam Fernando Diniz como uma fraude, sem nível sequer para comandar uma equipe da Séria A do Campeonato Brasileiro.

Bons amigos (as). Eu respeito as opiniões contrárias à minha. Conforme eu digo no meu outro blog, a democracia é feita da liberdade de expressão.

Talvez, o estilo de jogo de Fernando Diniz, possa precisar de ajustes para se adaptar a atual realidade do futebol brasileiro. Os times de Fernando Diniz, são ótimos de se ver, e talvez difíceis de torcer.

O estilo de jogo de Fernando Diniz, tem como consequência, o desgaste físico e mental á médio e longo prazo. Talvez por isso, seus melhores trabalhos, tenham definhado com a decorrer das temporadas.

Contudo, chamar Fernando Diniz de incompetente, é extremamente exagerado. O elenco do Fluminense, é extremamente limitado tecnicamente.

Assim como no São Paulo, falta peças no elenco do Fluminense, para que ao Fernando Diniz possa mudar seu sistema de jogo. Fernando Diniz nunca teve a chance de trabalhar em clubes que sejam uma potência econômica, como o Flamengo, por exemplo.

A discussão sobre a posse de bola, é algo já superado. As melhores equipes do planeta, correm pouquíssimos riscos, justamente por manterem a posse da bola e o domínio territorial da partida. Contudo, somente ter a posse da bola, não significa nada, o que vale é o que se fazer para pressionar a defesa adversária.

Contudo, tais mudanças requerem peças no elenco. O que faltou a Fernando Diniz no São Paulo. Peças no elenco que também lhe faltam no Fluminense. 

Fernando Diniz é um visionário no futebol brasileiro. Um treinador que preza o futebol bem jogado e o toque de bola refinado, algo bem ao estilo de meados da década de 1980.

Á frente do São Paulo, Fernando Diniz extraiu um excelente futebol de um elenco limitado tecnicamente. No Fluminense, o técnico extraí o mesmo futebol de alto nível técnico, mesmo sem ter peças no elenco.

Não acho que seja o caso de Fernando Diniz treinar a seleção brasileira. Mas, também não vou para o outro extremo, de chamá-lo de incompetente.

Ainda que não seja o caso de uma seleção brasileira. Fernando Diniz é um visionário no nosso futebol.

Imagem: Site Net Flu. 




quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Corinthians goleia Fluminense e vai as finais da Copa do Brasil.

 Os dois clubes com maior torcida no Brasil, irão decidir o troféu da Copa do Brasil. O Corinthians goleou o Fluminense por 3 a 0, agora a noite, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela partida de volta das semifinais da Copa do Brasil.

O Corinthians vai decidir o título do torneio contra o Flamengo, com ambos buscando o quarto título na competição.

O time corintiano esteve perfeito na partida de hoje. Jogando com suas linhas de ataque e meio campo no campo adversário, o time corintiano encurralou os tricolores no seu campo defensivo.

O time corintiano roubou a bola no campo ofensivo e sempre pressionou a defesa tricolor. Nas poucas chegadas tricolores, o goleiro Cássio correspondeu.

O time corintiano fez uma excelente partida, sempre pressionando a defesa tricolor, roubando a bola no campo ofensivo e não deixando os tricolores saírem jogando.

O time tricolor sentiu a ausência de Nonato, que estava emprestado pelo Internacional. O time tricolor teve sérias dificuldades na saída de bola, sendo constantemente pressionado pelos corintianos.

O time tricolor não conseguiu tocar a bola, como merca o estilo de jogo do seu treinador. O time tricolor errou muitos passes e criou pouquíssimas jogadas ofensivas.

Nas poucas chances que criaram, os tricolores acabaram parando no goleiro Cássio, especialmente no segundo tempo.


Flamengo vence São Paulo e vai as finais da Copa do Brasil.

 O Flamengo venceu o São Paulo por 1 a 0, ontem a noite, no estádio Mario Filho, no Rio de Janeiro, pela partida de volta das semifinais da Copa do Brasil.

O resultado classifica o rubro negro para as finais da Copa do Brasil, aguardando o vencedor de Corinthians e Fluminense, que jogam nesta noite.

O time rubro negro, assim como no jogo de ida, soube explorar os espaços nas linhas são paulinas. Jogando em velocidade, o rubro negro explorou os espaços nas linhas de defesa e meio campo são paulinas.

O time rubro negro, de maneira geral, teve o controle do jogo, merecendo a vitória na noite de ontem. Mesmo com menor posse de bola, a defesa rubro negra não foi pressionada em nenhum momento do jogo.

O time são paulino teve maior posse de bola. Contudo, ao contrário da partida de ida, não conseguiu pressionar a defesa rubro negra. As linhas de defesa e meio campo são paulinas, sofreram muito com os contragolpes em velocidade dos rubro negros na partida de ontem.

Mesmo com 70 % de posse de bola, o time são paulino não conseguiu criar absolutamente nada em termos ofensivos. O time são paulino, mais uma vez, deixou absolutamente clara as suas limitações técnicas na partida de ontem.


quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Estatísticas do Clássico Atlético-MG x Cruzeiro.

 Dois clubes, duas paixões. Um no topo da tabela do campeonato brasileiro da Série A, é o atual líder com 39 pontos, outro instável na Série B, bem próximo da zona de rebaixamento. Duas equipes com grande demanda nas apostas desportivas e com grandes conquistas nacionais e internacionais.

Além de ser o maior clássico do futebol mineiro, o mesmo é um dos cinco maiores clássicos do futebol no Brasil.

No campeonato mineiro o Galo é soberano com 45 conquistas - o Cruzeiro detém 40 títulos. Já no nível de conquistas nacionais a Raposa tem 10 títulos, sendo quatro brasileiros da Série A e seis Copas do Brasil, contra apenas duas conquistas do Galo – um Brasileiro Serie A e uma Copa do Brasil.

A nivel internacional o Cruzeiro tem sete conquistas e Atlético quatro.

Atlético Mineiro e Cruzeiro é o clássico das diferenças estatísticas. Enquanto o Atlético informa que foram 514 partidas entre as duas equipes, com 207 vitórias do Galo, e 170 da Raposa, o Cruzeiro diz que foram 496 partidas, sendo 195 vitórias do Atlético contra 169 do clube.

Diferenças a parte, o que vale mesmo para os atleticanos é a goleada histórica de 1927, em que o clube venceu o Cruzeiro por nove gols a dois. Já a maior goleada do Cruzeiro sobre o Galo foi em 4 de dezembro de 2011, seis a um, pelo Campeonato Brasileiro Série A, na Arena do Jacaré.

Relembre a maior goleada do clássico mineiro: Atlético 9 x 2 Cruzeiro

Em 1927, o Cruzeiro ainda se chamava Palestra Itália e foi arrasado pelos alvinegros no décimo clássico da história dos dois clubes. O jogo foi disputado no dia 27 de novembro daquele ano, e o Atlético aplicou a sua maior goleada sobre o Cruzeiro, na época ainda Palestra Itália: 9 x 2.

Restando duas rodadas para o término do Estadual, o Galo precisava apenas de uma vitória para garantir o bicampeonato. Uma derrota para o Palestra Itália levaria a decisão para a última rodada, quando a equipe atleticana enfrentaria o América, concorrente direto na briga pelo título. Com uma grande atuação do "Trio Maldito", responsável por oito dos nove gols alvinegros, o Galo mostrou a sua força e goleou o seu maior rival de forma implacável. Com três gols de Said, três de Jairo, dois de Mário de Castro e um de Getulinho, o Atlético venceu o Palestra Itália e conquistou o seu primeiro bicampeonato regional, encerrando a seqüência histórica de dez títulos do América.

Ficha da partida: Atlético 9 x 2 Palestra Itália

Competição: Campeonato Mineiro.

Local: Estádio do América.

Data: 27 de novembro de 1927.

Arbitro: José Avelino

Gols: Said, aos 11 e 19, e Ninão, aos 22 minutos do primeiro tempo; Said, aos 6, Mário de Castro, aos 19 e 22, Jairo, aos 24, Ninão, aos 28, Jairo, aos 32 e 35, e Getulinho, aos 37 minutos do segundo tempo.


Atlético: Perigoso; Chiquinho, Brant, Franco, Ivo, Hugo, Getulinho, Said, Jairo, Mario de Castro, Getulio.

Palestra Itália: Geraldo I; Rizzo, Para-raio, Porfírio, Osti, Nininho, Piorra, Nani, Ninão, Bengala e Armandinho. As informações são do site campeões do futebol.

Agora, confira no site campeões do futebol, no link á seguir, o guia completo, sobre a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram títulos na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem: Site Torcedores.


O emparedamento do São Paulo.

 Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposto por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clubes esportivos, sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021.

Associações sem fins lucrativos no futebol são clubes que buscam recursos financeiros, com o objetivo principal que não seja o seu enriquecimento. As sociedades empresárias, por outro lado, são o instrumento legal mais adequado e disponível na lei brasileira para transferir lucros a seus sócios. A premissa das sociedades empresárias, aliás, é a busca do lucro aos seus associados.

Outro ponto de diferença da Sociedade Anônima do Futebol para as demais modalidades de empresas diz respeito ao pagamento das dívidas. A SAF tem a obrigação de pagar os credores em até 10 anos. Nos primeiros 6 anos, 70% das dívidas cíveis e trabalhistas precisam ser quitadas, mas é possível renovar por mais 4 anos para concluir os pagamentos. Além disso, há vantagens para que as dívidas sejam negociadas. Segundo as reportagens na imprensa esportiva.

Desde o tricampeonato nacional em 2006, 2007 e 2008, a nação são paulina tem sofrido muito. Na última década, o São Paulo entrou em uma crise administrativa, chegando a conviver com duas ameaças de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Em 2021, o São Paulo se aproximou dos R$ 700 milhões em dívidas. O estádio particular do clube, o estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como estádio do Morumbi, ja não é mais lucrativo como nos áureos tempos.

Desde o início da década passada, o problema no São Paulo não é o treinador. Técnicos com títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América, não conseguiram se sustentar á frente do clube.

O aumento constante do endividamento, impediu que o São Paulo tivesse condições de montar um elenco capaz de buscar títulos. Culpar Rogério Ceni pela má campanha no campeonato nacional, é extremamente injusto.

Com uma divída de R$ 700 milhões, o São Paulo não terá condições de montar um elenco capaz de buscar troféus. E em relação á isto, não adianta colocar a culpa nos técnicos.

Talvez a SAF seja uma saída para o São Paulo. Sem equacionar as suas contas, o tricolor não será capaz de montar um elenco para buscar troféus.

Sou um torcedor apaixonado pelo São Paulo. Sou daqueles são paulinos que compraram camisas licenciadas e livros sobre as conquistas do clube.

Contudo, não enxergo meu clube de coração apenas com a emoção. A nação são paulina, a terceira maior torcida do país, sofreu durante toda a última década, com um clube que parou no tempo.

Confira agora, a história e títulos do São Paulo, no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_saopaulo.html


Imagem: Facebook São Paulo FC.


 




segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Maiores artilheiros do mundo: veja top 20 de toda a história

 Fonte das Informações; Site Esportelandia.


Maiores artilheiros da história do futebol


Josef Bican – 805 gols

Romário – 772 gols

Pelé – 767 gols

Ferenc Puskás – 746 gols

Gerd Müller – 735 gols

Cristiano Ronaldo – 728 gols

Lionel Messi – 700 gols

Ferenc Deák – 576 gols

Uwe Seeler – 575 gols

Túlio Maravilha – 575 gols

Arthur Friedenreich – 557 gols

Ernst Willimowski – 554 gols

Eusébio – 552 gols

Jimmy McGrory – 550 gols

Franz Binder – 546 gols

Zlatan Ibrahimović – 546 gols

Fernando Peyroteo – 544 gols

Hugo Sánchez – 541 gols

Fritz Walter – 539 gols

József Takács – 523 gols



domingo, 11 de setembro de 2022

São Paulo e Corinthians ficam no empate em clássico no Morumbi.

 São Paulo e Corinthians empataram em 1 a 1, agora a tarde, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

O empate leva o São Paulo a 31 pontos, cinco pontos à frente da zona do rebaixamento. Com 44 pontos, o Corinthians segue fora do G4 no campeonato nacional.

Ambos voltam suas atenções para as semifinais da Copa do Brasil. O São Paulo vai ao Rio de Janeiro, precisando de uma vitória por três gols de diferença contra o Flamengo.

Já o Corinthians, precisa de uma vitória simples contra o Fluminense para se classificar para as finais da competição nacional.

O time são paulino foi dominado no primeiro tempo. Com um time reserva, os são paulinos sentiram o desentrosamento no primeiro tempo.

O time são paulino errou muitos passes, sendo presa fácil para a marcação corintiana no primeiro tempo. Atrás no placar, o time são paulino ainda conseguiu chegar ao empate em cobrança de pênalti no primeiro tempo.

O time são paulino teve maior posse de bola no segundo tempo. Contudo, ficou exposto aos contragolpes corintianos. O time são paulino criou bem menos que o rival, ficando expostos aos contragolpes, por pouco não saindo derrotado.

O time corintiano dominou o primeiro tempo. Cabe ressaltar que os corintianos entraram com uma marcação baixa. Ainda assim, pressionaram muito a defesa são paulina no primeiro tempo.

Na frente no placar, o time corintiano sofreu o empate em cobrança de pênalti. Ainda assim, seguiu dominando as ações até o final do primeiro tempo.

No segundo tempo, jogando nos contragolpes, o time corintiano teve pelos menos duas chances claras para vencer o clássico. Os corintianos seguiram com uma marcação baixa, aguardando os são paulinos em seu campo defensivo.

Mesmo com uma marcação baixa, o time corintiano foi mais perigoso nos contragolpes até o final do jogo.


Marx Verstappen vence Grande Prêmio da Itália.

 O holandês Marx Verstappen, venceu esta manhã, o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, abrindo 116 pontos na liderança do campeonato mundial de pilotos.

O pole position Charles Leclerc chegou em segundo e George Russel completou o pódio em terceiro. O triunfo deste domingo, fez o holandês igualar os 31 grandes prêmios do ex campeão Nigel Mansell, na lista de vencedores de corrida da história da Fórmula 1.

Quatro pilotos abandonaram a prova. O destaque foi para Daniel Ricciardo a cinco voltas do final. O saffety car foi acionado e todos os carros da dianteira pararam nos boxes.

A demora para tirar a Mc Laren da pista, acabou impedindo que a reta final da corrida tivesse emoção. O carro de segurança, acabou saindo apenas para que Verstappen cruzasse a linha de chegada.

Leclerc soube segurar a pressão de Russel logo na largada. Largando em sétimo, Verstappen foi escalando o pelotão desde o começo da corrida. Com apenas cinco voltas, Verstappen já era o segundo colocado.

Verstappen soube gerenciar os componentes do carro durante a corrida, esperando o momento certo para atacar Leclerc. O destaque vai par o espanhol Carlos Sainz, que largando em décimo oitavo, já estava em quarto em apenas 14 voltas.

Verstappen consegue passar Leclerc após ambos fazerem duas paradas nos boxes.  Leclerc fez voltas rápidas e tirou uma diferença de 19 segundos em relação a Verstappen.

Mas, entretanto, o holandês não cometeu qualquer erro, mesmo estando sob pressão. O holandês soube gerenciar com excelência os componentes do seu carro, não cometendo erros nem mesmo sob pressão de Leclerc.

O destaque também vai para o heptacampeão Lewis Hamilton. Após estar em vigésimo lugar, o britânico fez belíssima corrida de recuperação e terminou em quinto.

Verstappen pode conquistar o bicampeonato já na próxima corrida em Cingapura. O holandês está muito mais evoluído em relação ao ano passado.

Verstappen aprendeu a gerenciar todos os componentes do carro durante uma corrida (motor, gasolina e pneus). O holandês está mais evoluído, ja não cometendo os erros do ano passado.


sábado, 10 de setembro de 2022

Palmeiras vence Juventude e segue folgado na liderança do campeonato.

 O Palmeiras venceu o Juventude por 2 a 1. agora a noite, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. O alviverde mantém a liderança do campeonato com 54 pontos, oito pontos á frente do segundo colocado Inter.

Se o Flamengo vencer na rodada, a vantagem palmeirense permanece em sete pontos no campeonato.

O time palmeirense começou o jogo tímido, sem avançar suas linhas no campo adversário. Ainda assim, foi muito superior ao Juventude no primeiro tempo.

O time palmeirense teve pelo menos cinco chances claras para abrir o marcador durante o primeiro tempo. Entretanto, mesmo melhor em campo, os palmeirenses demonstraram um certo nervosismo durante os primeiros 45 minutos de jogo.

No segundo tempo, o time palmeirense abriu o marcador logo aos vinte e oito segundos. O time palmeirense seguiu pressionando e perdendo chances de gol.

Em seu único lance ofensivo, o time gaúcho chegou ao gol de empate. Após sofrer o gol de empate, o time palmeirense passou a errar passes, o que não é de costume no time alviverde.

Contudo, o time palmeirense conseguiu chegar ao segundo gol, o que deu maior tranquilidade ao time. O time gaúcho, refém de suas limitações, não teve forças para buscar um novo empate.

E assim, o time palmeirense somou mais tres pontos no campeonato nacional.


Ceará vence Santos com vantagem no primeiro tempo.

 O Ceará venceu o Santos por 2 a 1, agora a noite, no Castelão, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o Ceará a 31 pontos, na décima primeira posição. 

O Santos é o décimo colocado com 34 pontos no campeonato nacional.

O time cearense dominou o primeiro tempo. Jogando de maneira ofensiva, com uma marcação alta, o time cearense não deu chances aos santistas durante o primeiro tempo.

O goleiro João Paulo simplesmente evitou uma goleada ainda no primeiro tempo. Ainda assim, o time cearense fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo.

O time cearense diminuiu o ritmo no segundo tempo. O time da casa tentou administrar a vantagem e viu os santistas crescerem após diminuírem o placar no segundo tempo.

O time cearense, contudo, soube cadenciar o jogo e segurar o ataque santista até o apito final.

O time santista foi completamente dominando no primeiro tempo. O time santista foi completamente encurralado pelos cearenses nos primeiros 45 minutos.

Nem mesmo as ótimas defesas do goleiro João Paulo, evitaram os dois gols dos mandantes ainda no primeiro tempo.

O time santista até tentou atacar mais durante o segundo tempo. Chegou a diminuir o placar. Contudo, errando muitos passes, foi presa fácil para a defesa cearense durante o segundo tempo.

O time santista não mostrou força ofensiva para buscar o gol de empate durante todo o segundo tempo, especialmente pelos erros de passes.

E assim o jogo seguiu até o apito final.


sexta-feira, 9 de setembro de 2022

São Paulo vence Atlético Goianiense e se classifica as finais da Copa Sul Americana.

 O São Paulo venceu o Atlético Goianiense por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, se classificando para as finais da Copa Sul Americana.

O tricolor igualou o placar agregado, pois havia perdido por 3 a 1 na partida de ida, se classificando com a vitória por 4 a 2 na disputa por pênaltis.

Nas finais contra o Independiente Dell Valle, o tricolor buscará seu segundo troféu na Copa Sul-Americana, e consequentemente a vaga para a Copa Libertadores da América em 2023.

O time são paulino dominou completamente a partida. Diferentemente de partidas anteriores, as linhas de defesa e meio campo, não estiveram espaçadas, não deixando o tricolor vulnerável aos contragolpes.

O time são paulino fez uma boa partida durante os 90 minutos, pressionando a defesa atleticana durante todo o jogo.

Não fosse a má pontaria dos meio campistas e atacantes, o tricolor teria resolvido sua classificação durante o tempo normal.

O time goiano não repetiu a atuação que lhe dera a vitória por 3 a 1 na partida de ida. O time goiano errou todos os passes, não conseguindo manter a posse de bola.

As linhas de defesa e meio campo, também estiveram mau posicionadas, dando espaços ao ataque são paulino. O time goiano não conseguiu sequer contra-atacar, pois já não encontrou os mesmos espaços nas linhas são paulinas, como na vitória por 3 a 1 na semana passada.

Sem manter a posse da bola, o time goiano sobrecarregou seu sistema defensivo, sendo constantemente pressionado pelo ataque são paulino durante o jogo.


quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Flamengo vence Velez Sarsifield e vai a final da Copa Libertadores.

 O Flamengo venceu o Velez Sarsifield por 2 a 1, ontem a noite, no estádio Mario Filho, no Rio de Janeiro, pela partida de volta das semifinais da Copa Libertadores da América.

Na grande final contra o Atlético Paranaense, o rubro negro buscará o seu terceiro título.

O time rubro negro iniciou a partida da maneira muito lenta. Devido a goleada por 4 a 0 na partida de ida, o time rubro negro jogou com suas linhas de defesa e meio campo bastante recuadas nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo.

Contudo, o time rubro negro acordou após sofrer o gol. O rubro negro adiantou suas linhas e começou a encurralar o time argentino no campo defensivo.

Trocando passes em velocidade, o rubro negro chegou ao gol de empate ainda no primeiro tempo.

O time rubro negro continuou pressionando no segundo tempo. As linhas de defesa e ataque e meio campo rubro negras, encurralavam o time argentino no seu campo defensivo.

Mesmo após chegar ao segundo gol, o rubro negro poderia ter feito mais gols.

O time argentino começou melhor nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo. Jogando com suas linhas de defesa e meio campo mais adiantadas, o time argentino criou certa dificuldade aos rubro negros nos primeiros vinte minutos.

Contudo, mesmo após abrir o placar, o time argentino foi se rendendo as suas limitações técnicas. O time argentino foi sendo pressionado no seu campo defensivo á partir dos vinte minutos do primeiro tempo.

No segundo tempo, o time argentino não conseguia sair do seu campo defensivo. O time argentino foi se rendendo as suas limitações técnicas, escapando por pouco de levar outra goleada na partida de ontem.


quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Os efeitos da globalização no futebol mundial.

 Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposto por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clubes esportivos,[1] sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021.

A grande diferença do novo modelo empresarial para os antigos clube-empresas, constituídos nas formas de S/A e LTDA, é que a SAF tem uma tributação mais vantajosa, além de possuir maior transparência, com regras claras de governança e com fiscalização pela CVM, o que deixa o negócio mais interessante e seguro para os investidores.

A globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Entretanto, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.

Comecei a acompanhar futebol em meados da década de 1980. É claro que já nessa década, era comuns ver jogadores brasileiros indo jogar na Europa. Entretanto, cabe ressaltar que os salários não eram tão inflacionados como hoje. Eu me lembro de que quando craques como Muller e Romário subiam para o profissional, tinham que correr muito para conquistar um salário considerado de ponta no futebol. Os efeitos da globalização não eram tão profundos como hoje e os nossos melhores jogadores permaneciam nos clubes por mais tempo.

O ex-atacante Muller saiu do São Paulo pela primeira vez aos 22 anos de idade, em 1988.Na época, já era consagrado no futebol brasileiro e já havia marcado 45 gols em 80 partidas pelo clube. Já Romário começou profissionalmente no Vasco da Gama, em 1985. É é verdade que também foi jogar no futebol holandês, mas, aos 22 anos, também já era consagrado no Brasil, tendo anotado 139 tentos em 196 partidas pelo clube cruz maltino.

O ex-meia Raí é outro exemplo disso. Ele chegou ao São Paulo em 1987 e em seis anos no tricolor, venceu o campeonato paulistas (1989,1991 e 1992), o campeonato brasileiro em 1991, além das Copas Libertadores em 1992 e 1993 e o Mundial Interclubes em 1992. Na sua primeira passagem pelo clube do Morumbi, Raí disputou 369 partidas e marcou 125 gols.

Na época, eu me lembro de que o jogador saía daqui já consagrado no futebol brasileiro. O atleta o atleta se transferia para o exterior apenas após se consagrar aqui e ele tinha que lutar muito para conseguir um salário de ponta. No entanto, após o pentacampeonato da seleção de Felipão na Copa de 2002, a globalização explodiu no futebol e isso mudou a ordem das coisas.

Jogadores recém-promovidos para o time profissional passaram a ganhar fortunas. Isso não é necessariamente uma crítica, já que eu sei que a evolução faz parte não apenas do esporte, mas também do mundo em que vivemos. Um exemplo clássico disso foi o ex são paulino David Neres, que surgiu no São Paulo em 2016 e, após apenas oito jogos pelo tricolor, foi transferido para o Ajax da Holanda.

Com o futebol totalmente globalizado, os clubes brasileiros não tinham como competir com o poder dos clubes europeus. Desde a conquista da seleção na Copa de 2002, os europeus venceram os quatro últimos mundiais. Isso foi uma consequência natural da globalização, pois os nossos jogadores saiam daqui mais cedo e ensinavam a técnica brasileira no velho continente.

Aliás, caro(a) leitor(a), os efeitos da globalização no futebol não atingem somente o futebol brasileiro, mas também os argentinos que não conseguem segurar seus melhores jogadores nos seus clubes por muito tempo. Com isso, os salários dos jogadores foram inflacionados, os dirigentes passaram a fazer verdadeiras loucuras e endividam cada vez mais os nossos clubes. Hoje em dia no futebol globalizado, os jogadores que recém saíram dos juniores, passaram a ganhar salários que antes só eram pagos aos jogadores consagrados devido ao assédio cada vez mais precoce dos clubes europeus. Com isso, o futebol europeu aprendeu a técnica brasileira e impôs seu domínio global nas últimas quatro Copas do Mundo. E no atual cenário não vejo tantas expectativas de que a seleção brasileira volte a conquistar um título mundial tão cedo.

Nossos jogadores saem cada vez mais cedo e não tem qualquer identidade com o nosso país e o nosso futebol. O que, aliás, não é um problema somente do futebol brasileiro, pois os clubes argentinos também não conseguem manter seus principais jogadores no seu país. A evolução chega mais cedo ou mais tarde em qualquer seguimento e no futebol não é diferente, mas, entretanto, quem saiu ganhando com a globalização foram os europeus. Disso eu não tenho a menor dúvida.

As SAFS, são um avanço inevitável na nossa civilização contemporânea. Contudo, isso irá aumentar ainda mais a distância dos clubes brasileiros para os clubes europeus nas próximas décadas.

Confira no site campeões do futebol, todos os clubes que venceram campeonatos nacionais nos continentes no planeta.https://www.campeoesdofutebol.com.br/nacionais.html

Imagem: Site Amazon .








 

 




 


Atlético Paranaense empata com Palmeiras e se classifica para a final da Copa Libertadores.

 O Atlético Paranaense se classificou para a sua segunda final na Copa Libertadores da América, ao empatar em 2 a 2 com o Palmeiras, ontem a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pela partida de volta das semifinais da Copa Libertadores da América.

Na final da Copa Libertadores da América, contra o vencedor de Flamengo e Velez Sarsifield (ARG), o Atlético tentará um troféu inédito na sua história.

O time palmeirense vinha dominando o jogo até os 44 minutos do primeiro tempo. O time palmeirense vinha jogando com suas linhas de ataque e meio campo no campo atleticano, sufocando o rival no seu campo defensivo.

O gol palmeirense logo no começo já havia incendiado o estádio. O time palmeirense estava encurralando os atleticanos no seu campo defensivo, criando pelos menos três chances claras para chegar ao segundo gol ainda no primeiro tempo.

Contudo, no final do primeiro tempo, o time palmeirense teve o zagueiro Murilo expulso, por entrada desleal em jogador atleticano.

Com um jogador a mais, o time atleticano teve maior posse de bola no segundo tempo. Com um jogador a mais, o time atleticano passou a pressionar mais a defesa palmeirense, que já não tinha a mesma capacidade de recomposição.

O ntime palmeirense até fez o segundo gol em jogadas de contragolpe. Contudo, o time atleticano vinha pressionando bastante, encurralando os palmeirenses no campo defensivo.

O time atleticanio buscou os gols que lhe deram o empate e a classificação na noite de ontem.


terça-feira, 6 de setembro de 2022

Santos pressiona, mas perde para o Goiás.

 O Goiás venceu o Santos por 2 a 1, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o Goiás a 35 pontos no campeonato nacional, na nona colocação. O Santos permanece em décimo lugar, com 34 pontos.

O time santista teve maior posse de bola na noite de ontem. Ofensivamente, o time santista esteve bem, jogando suas linhas no campo adversário na maior parte doi jogo.

O goleiro Tadeu, fez pelo menos seis ótimas defesas durante os 90 minutos de jogo. Mas, entretanto, mesmo muito bem ofensivamente, o time santista esteve descuidado defensivamente.

A recomposição defensiva sem a posse da bola, deixou muito a desejar, o que deixou os santistas vulneráveis aos contragolpes goianos na noite de ontem.

O time santista não foi bem na recomposição defensiva, e perdeu o jogo nos contragolpes do time goiano.

O time goiano se armou com duas linhas de cinco jogadores na noite de ontem. O time goiano se armou para tentar explorar os contragolpes.

É bem verdade que o time goiano foi muito pressionado pelo ataque santista na noite de ontem. Contudo, o time goiano soube explorar as brechas na recomposição defensiva do time santista na noite de ontem.

Além de contar com as grandes defesas do goleiro Tadeu, o time goiano soube vencer a partida jogando nos contragolpes, sabendo explorar as falhas no posicionamento da defesa santista na noite de ontem.


domingo, 4 de setembro de 2022

Marx Versrtappen vence Grande Prêmio da Holanda e abre mais de 100 pontos na liderança.

 O holandês Marx Verstappen venceu o Grande Prêmio da Holanda, abrindo mais de 100 pontos no campeonato mundial de pilotos. 

George Russell, da Mercedes, foi o segundo colocado. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio com o terceiro lugar. Isolando-se ainda mais na liderança do Mundial de pilotos. Leclerc reassumiu a vice-liderança com 201 pontos – mesma pontuação de Sergio Pérez, companheiro de Verstappen na Red Bull, que perde o segundo lugar por ter menos vitórias que o monegasco. 

A vantagem de Verstappen para os rivais é de 109 pontos.

Verstappen fez uma corrida bastante consistente. Largando na pole, o piloto holandês não foi ameaçado durante as 72 voltas da corrida, somente perdendo a liderança nas paradas nos boxes.

Assim como já havia mostrado em exibições anteriores nestes anos, Verstappen soube gerenciar com perfeição os componentes do carro durante a corrida (motor, gasolina e pneus).

Verstappen vem se mostrando mais evoluído em relação ao ano passado. O holandês já não comete os mesmos erros do campeonato mundial do ano passado, se mostrando mais evoluído como piloto.

Verstappen caminha a passos largos para a conquista do bicampeonato mundial de pilotos. Contudo, sabendo gerenciar com extrema perfeição os componentes do seu carro durante uma corrida.

Outro destaque é o bicampeão mundial Fernando Alonso. Pilotando um carro do final do grid, o espanhol soube levar sua limitadíssima Alpine ao nono lugar na classificação.

Alonso, mais uma vez, está guiando muito mais do que o seu carro permite. Assim como o heptacampeão Lewis Hamilton. que levou sua limitadíssima Mercedes ao quarto lugar na classificação.