domingo, 25 de setembro de 2022

A paixão do torcedor não é uma terra sem lei.

 Um clube esportivo (português brasileiro) ou clube desportivo (português europeu) é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos.[1] Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.

Um (a) torcedor (a), é aquele (a) que acompanha o clube para qual torce. O acompanhamento de um (a) torcedor (a) valia de intensidade, mas tem um patamar mínimo.

Um (a) torcedor (a), acompanha os jogos dos seu clube nos campeonatos, e também sabe o nome do técnico de alguns jogadores.

Em sociologia, uma sociedade (do termo em latim societăs, que significa "associação") é um grupo de indivíduos se relacionando, a fim de conseguir e preservar seus objetivos comuns. Os objetivos comuns, compartilhados pelos membros da sociedade, são os próprios objetivos da sociedade, ou seja, o bem comum.

Não é um grupo qualquer, mas é um grupo soberano de indivíduos, não dependendo de forças externas, onde existe uma rede (sistema) total e abrangente de relacionamentos, na qual todos os seus indivíduos e comunidades membros estão interligados. Uma sociedade é composta por membros que compartilham um princípio fundamental, geral, vinculando todos, dentro do grupo, a uma mesma finalidade ( o bem comum).

É comum haver confusão entre os conceitos distintos (mas próximos) de sociedade e comunidade. Os grupos intermediários, ao indivíduo e à sociedade, são as comunidades. As comunidades possuem tanto mais características subjetivas e íntimas do que uma sociedade, quanto também possuem mais características objetivas e abrangentes do que as individualidades. Segundo minhas leituras sobre filosofia no centro cultural.

Em uma sociedade, o direito de uma pessoa, termina onde começa o direito de uma outra pessoa. Em uma sociedade, o meu direito termina onde começa o seu, e o seu direito termina onde começa o meu.

O fato de amar um clube gratuitamente, não transforam os direitos de um torcedor em uma terra sem lei, nem no Brasil ou em qualquer país no mundo.

Ser apaixonado por um clube, não torna o torcedor uma pessoa sem lei dentro de uma sociedade. Um torcedor não pode agredir outras pessoas, simplesmente por amar um clube gratuitamente.

Sou torcedor do São Paulo, nem por isso saio ofendendo e agredindo outras pessoas, alegando que eu amo o clube gratuitamente. Em uma sociedade, o meu sentimento de torcedor, não é uma terra sem lei.

Confira o assunto em questão no Portal UOL.https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2022/09/25/tecnico-do-bahia-enderson-moreira-bate-boca-com-torcedor-na-arquibancada-da-fonte-nova.htm

 Imagem: Site Terceiro Tempo. Portal UOL. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário