sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Um necessário senso de justiça.

 Fernando Diniz Silva, mais conhecido apenas como Fernando Diniz, é um dos treinadores visionários no futebol brasileiro. É também psicólogo, formado pela tradicional Universidade São Marcos.

Os times treinados por Fernando Diniz preservam o toque de bola acima de tudo e não apelam para chutões nem em momentos de alta pressão dos adversários.  Além disso, há uma constante troca de posições. Em seus times, o goleiro é mais um a participar deste constante toque de bola. Na filosofia do treinador, o goleiro precisa "jogar na linha, usar os pés e participar do jogo.

 Por isso, a imprensa paulista apelidou seu estilo de jogo de tiki-taka à paulista ou Dinizismo.

Alguns acham absurdo, um jovem treinador, sem títulos importantes no seu currículo, comandar a seleção brasileira após o final do ciclo de Tite. 

Muitos extremados, tratam Fernando Diniz como uma fraude, sem nível sequer para comandar uma equipe da Séria A do Campeonato Brasileiro.

Bons amigos (as). Eu respeito as opiniões contrárias à minha. Conforme eu digo no meu outro blog, a democracia é feita da liberdade de expressão.

Talvez, o estilo de jogo de Fernando Diniz, possa precisar de ajustes para se adaptar a atual realidade do futebol brasileiro. Os times de Fernando Diniz, são ótimos de se ver, e talvez difíceis de torcer.

O estilo de jogo de Fernando Diniz, tem como consequência, o desgaste físico e mental á médio e longo prazo. Talvez por isso, seus melhores trabalhos, tenham definhado com a decorrer das temporadas.

Contudo, chamar Fernando Diniz de incompetente, é extremamente exagerado. O elenco do Fluminense, é extremamente limitado tecnicamente.

Assim como no São Paulo, falta peças no elenco do Fluminense, para que ao Fernando Diniz possa mudar seu sistema de jogo. Fernando Diniz nunca teve a chance de trabalhar em clubes que sejam uma potência econômica, como o Flamengo, por exemplo.

A discussão sobre a posse de bola, é algo já superado. As melhores equipes do planeta, correm pouquíssimos riscos, justamente por manterem a posse da bola e o domínio territorial da partida. Contudo, somente ter a posse da bola, não significa nada, o que vale é o que se fazer para pressionar a defesa adversária.

Contudo, tais mudanças requerem peças no elenco. O que faltou a Fernando Diniz no São Paulo. Peças no elenco que também lhe faltam no Fluminense. 

Fernando Diniz é um visionário no futebol brasileiro. Um treinador que preza o futebol bem jogado e o toque de bola refinado, algo bem ao estilo de meados da década de 1980.

Á frente do São Paulo, Fernando Diniz extraiu um excelente futebol de um elenco limitado tecnicamente. No Fluminense, o técnico extraí o mesmo futebol de alto nível técnico, mesmo sem ter peças no elenco.

Não acho que seja o caso de Fernando Diniz treinar a seleção brasileira. Mas, também não vou para o outro extremo, de chamá-lo de incompetente.

Ainda que não seja o caso de uma seleção brasileira. Fernando Diniz é um visionário no nosso futebol.

Imagem: Site Net Flu. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário