Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposto por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clubes esportivos, sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021.
Associações sem fins lucrativos no futebol são clubes que buscam recursos financeiros, com o objetivo principal que não seja o seu enriquecimento. As sociedades empresárias, por outro lado, são o instrumento legal mais adequado e disponível na lei brasileira para transferir lucros a seus sócios. A premissa das sociedades empresárias, aliás, é a busca do lucro aos seus associados.
Outro ponto de diferença da Sociedade Anônima do Futebol para as demais modalidades de empresas diz respeito ao pagamento das dívidas. A SAF tem a obrigação de pagar os credores em até 10 anos. Nos primeiros 6 anos, 70% das dívidas cíveis e trabalhistas precisam ser quitadas, mas é possível renovar por mais 4 anos para concluir os pagamentos. Além disso, há vantagens para que as dívidas sejam negociadas. Segundo as reportagens na imprensa esportiva.
Desde o tricampeonato nacional em 2006, 2007 e 2008, a nação são paulina tem sofrido muito. Na última década, o São Paulo entrou em uma crise administrativa, chegando a conviver com duas ameaças de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Em 2021, o São Paulo se aproximou dos R$ 700 milhões em dívidas. O estádio particular do clube, o estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como estádio do Morumbi, ja não é mais lucrativo como nos áureos tempos.
Desde o início da década passada, o problema no São Paulo não é o treinador. Técnicos com títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América, não conseguiram se sustentar á frente do clube.
O aumento constante do endividamento, impediu que o São Paulo tivesse condições de montar um elenco capaz de buscar títulos. Culpar Rogério Ceni pela má campanha no campeonato nacional, é extremamente injusto.
Com uma divída de R$ 700 milhões, o São Paulo não terá condições de montar um elenco capaz de buscar troféus. E em relação á isto, não adianta colocar a culpa nos técnicos.
Talvez a SAF seja uma saída para o São Paulo. Sem equacionar as suas contas, o tricolor não será capaz de montar um elenco para buscar troféus.
Sou um torcedor apaixonado pelo São Paulo. Sou daqueles são paulinos que compraram camisas licenciadas e livros sobre as conquistas do clube.
Contudo, não enxergo meu clube de coração apenas com a emoção. A nação são paulina, a terceira maior torcida do país, sofreu durante toda a última década, com um clube que parou no tempo.
Confira agora, a história e títulos do São Paulo, no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário