quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Estatísticas do Clássico Atlético-MG x Cruzeiro.

 Dois clubes, duas paixões. Um no topo da tabela do campeonato brasileiro da Série A, é o atual líder com 39 pontos, outro instável na Série B, bem próximo da zona de rebaixamento. Duas equipes com grande demanda nas apostas desportivas e com grandes conquistas nacionais e internacionais.

Além de ser o maior clássico do futebol mineiro, o mesmo é um dos cinco maiores clássicos do futebol no Brasil.

No campeonato mineiro o Galo é soberano com 45 conquistas - o Cruzeiro detém 40 títulos. Já no nível de conquistas nacionais a Raposa tem 10 títulos, sendo quatro brasileiros da Série A e seis Copas do Brasil, contra apenas duas conquistas do Galo – um Brasileiro Serie A e uma Copa do Brasil.

A nivel internacional o Cruzeiro tem sete conquistas e Atlético quatro.

Atlético Mineiro e Cruzeiro é o clássico das diferenças estatísticas. Enquanto o Atlético informa que foram 514 partidas entre as duas equipes, com 207 vitórias do Galo, e 170 da Raposa, o Cruzeiro diz que foram 496 partidas, sendo 195 vitórias do Atlético contra 169 do clube.

Diferenças a parte, o que vale mesmo para os atleticanos é a goleada histórica de 1927, em que o clube venceu o Cruzeiro por nove gols a dois. Já a maior goleada do Cruzeiro sobre o Galo foi em 4 de dezembro de 2011, seis a um, pelo Campeonato Brasileiro Série A, na Arena do Jacaré.

Relembre a maior goleada do clássico mineiro: Atlético 9 x 2 Cruzeiro

Em 1927, o Cruzeiro ainda se chamava Palestra Itália e foi arrasado pelos alvinegros no décimo clássico da história dos dois clubes. O jogo foi disputado no dia 27 de novembro daquele ano, e o Atlético aplicou a sua maior goleada sobre o Cruzeiro, na época ainda Palestra Itália: 9 x 2.

Restando duas rodadas para o término do Estadual, o Galo precisava apenas de uma vitória para garantir o bicampeonato. Uma derrota para o Palestra Itália levaria a decisão para a última rodada, quando a equipe atleticana enfrentaria o América, concorrente direto na briga pelo título. Com uma grande atuação do "Trio Maldito", responsável por oito dos nove gols alvinegros, o Galo mostrou a sua força e goleou o seu maior rival de forma implacável. Com três gols de Said, três de Jairo, dois de Mário de Castro e um de Getulinho, o Atlético venceu o Palestra Itália e conquistou o seu primeiro bicampeonato regional, encerrando a seqüência histórica de dez títulos do América.

Ficha da partida: Atlético 9 x 2 Palestra Itália

Competição: Campeonato Mineiro.

Local: Estádio do América.

Data: 27 de novembro de 1927.

Arbitro: José Avelino

Gols: Said, aos 11 e 19, e Ninão, aos 22 minutos do primeiro tempo; Said, aos 6, Mário de Castro, aos 19 e 22, Jairo, aos 24, Ninão, aos 28, Jairo, aos 32 e 35, e Getulinho, aos 37 minutos do segundo tempo.


Atlético: Perigoso; Chiquinho, Brant, Franco, Ivo, Hugo, Getulinho, Said, Jairo, Mario de Castro, Getulio.

Palestra Itália: Geraldo I; Rizzo, Para-raio, Porfírio, Osti, Nininho, Piorra, Nani, Ninão, Bengala e Armandinho. As informações são do site campeões do futebol.

Agora, confira no site campeões do futebol, no link á seguir, o guia completo, sobre a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram títulos na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem: Site Torcedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário