Confira a reportagem no UOL. https://www.uol.com.br/
Um banco é um tipo específico de instituição financeira que funciona como intermediário do mercado financeiro, captando recursos (dinheiro de poupadores) e os emprestando a quem precisa (tomadores de empréstimos), além de oferecer serviços como saques, investimentos e custódia de dinheiro. Uma instituição financeira, por sua vez, é um termo mais amplo que se refere a qualquer empresa autorizada a realizar operações financeiras, como empréstimos e investimentos, e não necessariamente inclui a oferta de conta corrente e agências bancárias.
O que é uma Instituição Financeira?
São empresas que facilitam a movimentação de dinheiro e outros serviços financeiros entre pessoas e o mercado financeiro.
Operam sob a supervisão e regulamentação de órgãos governamentais, como o Banco Central do Brasil (BC), que garante a estabilidade do sistema financeiro e a proteção dos consumidores.
Existem vários tipos de instituições financeiras, como bancos comerciais, bancos de investimento, corretoras de valores, financeiras, cooperativas de crédito, entre outras.
O que é um Banco?
Todo banco é uma instituição financeira, mas o inverso não é verdadeiro.
Sua principal função é captar dinheiro através de depósitos (contas correntes, poupança) e empréstimos.
Oferecem uma gama de serviços financeiros como saques, transferências, empréstimos, investimentos e gestão de dinheiro.
Assim como outras instituições financeiras, os bancos são supervisionados pelo Banco Central para que as regras e regulamentações do Sistema Financeiro Nacional (SFN) sejam cumpridas.
Os bancos dividem os seus lucros com os acionistas através da distribuição de dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP), que representam parte dos ganhos obtidos com a operação bancária. Esses pagamentos são feitos conforme o desempenho de cada instituição financeira e são uma forma de remunerar os investidores que possuem ações em bancos.
Como funciona a divisão de lucros dos bancos
Os bancos obtêm lucro através de diversas operações, como a intermediação financeira, a concessão de crédito, a oferta de serviços e investimentos.
Após deduzir os custos e despesas operacionais, e também os impostos, o resultado é o lucro líquido do banco.
Uma parte desse lucro líquido é destinada aos acionistas na forma de dividendos e JCP.
A quantidade de lucro que será distribuída pode variar de acordo com o desempenho financeiro do banco, a sua política de distribuição, e também a decisão da sua administração e conselho de administração.
Os acionistas dos bancos, sejam Geles pessoas físicas, jurídicas ou até mesmo o próprio governo (no caso de bancos públicos como o Banco do Brasil), são os beneficiários desses pagamentos. Segundo o Jornalista e Mestre Edson Rossi, no Sétimo Período da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
A afirmação "clubes de futebol não dividem lucro" é correta no caso dos clubes que operam como associações sem fins lucrativos, que é o modelo tradicional no Brasil, onde os lucros deve ser reinvestidos na manutenção do clube e não distribuído entre os membros, . No entanto, com a criação das Sociedades Anônimas de Futebol (SAFS), que são empresas, os lucros podem ser divididos entre os acionistas. Com nos bancos.
Confira a História e os títulos do Atlético MG .https://www.campeoesdofutebol.
A SAF do Atlético MG. Tem tido resultados financeiros bastante discutíveis. . Como clube de futebol, o Atlético não sobrevivia. E a SAF não lhe dá alento.
Confira os campeões de todos os campeonatos de futebol no Brasil e no mundo. No Site campeões do futebol. https://www.campeoesdofutebol.
Confira os canais do site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.
Imagem ; Site Sports Value.
Nenhum comentário:
Postar um comentário