Comecei a acompanhar Fórmula 1 nesse ano, Alfa Romeo e o preparador inglês Hart decidiram colocar ao seu serviço motores Turbo. Sabendo que a McLaren estava a construir o seu motor, com a Porsche, inevitavelmente, todos os carros do grid usariam motores turboc . Mas por agora, a Williams, McLaren, Lotus, Tyrrell, Ligier e a Arrows, entre outros, ainda usavam motores Cosworth. No caso da Williams, os novos carros projetados com os motores turbo não estavam prontos.
Em relação aos pilotos, houve alterações, René Arnoux tinha ido para a Ferrari, sendo companheiro do também francês, Patrick Tambay, enquanto que Jacques Laffite saia da Ligier para ser o piloto com o carro numero dois, ao lado de Rosberg na Williams . Entretanto, na Renault, foi contratado um não-francês como segundp piloto de Alain Prost: o americano Eddie Cheever, ex-Ligier.
Em relação aos pilotos no grid, houveram mudanças, : René Arnoux tinha ido para a Ferrari, sendo companheiro do também francês, Patrick Tambay, enquanto que Jacques Laffite saia da Ligier para ser o piloto com Keke Rosberg na Williams . Entretanto, na Renault, foi contratado um não-francês como segundo piloto de Alain Prost: o americano Eddie Cheever, ex-Ligier.
Nos treinos, Keke Rosberg, faz a pole com motores Cosworth .O brasileiro Nelson Piquet foi o quarto, sendo superado pela Renault de Alain Prost e a Ferrari de Patrick Tambay. O domingo de 13 de Maio de 1983, levou 80.000 espectadores ao autodromo de Jacarépagua e fazia muito calor. Na largada, Rosberg manteve a liderança, seguido por Prost, Tambay e Piquet.
Mas a Brabhan apostava nos reabastecimentos, que haviam voltado em 1982. Com o carro mais leve, Piquet supera Tambay na primeira volta, na terceira volta, ultrapassa Prost e na sexta volta chega a liderança ao superar Rosberg.
Piquet faz uma corrida estratégica, economizando motor gasolina e pneus. O brasileiro faz seu reabastecimento na volta 39 e volta na liderança. Piquet com o carro mais inteiro, vence a corrida em Jacarepaguá. Rosberg ultrapassa as MC Larens de John Watosn e Niki Lauda, a Ferrai de Tambay e chega sem segundo. Mas acaba desclassificado por ter sido empurrado pelos mecânicos na saida dos boxes na volta 29. O segundo lugar ficou vago e Nili Lauda herdou a terceira posição.
Rubens Barrichello (Ferrari) vencia GP da Hungria em Fórmula 1 em 2022 , disputado na Hungria, a segunda vitória do piloto brasileiro naquele mundial de pilotos, , em uma corrida em que a equipa Ferrari festejou o seu vitória de número 500 em 666 grandes prémios ao assegurar o 12º título mundial de construtores.
Em Fórmula 1, o "controle de pista" refere-se à capacidade do piloto de manter o carro na trajetória ideal durante a corrida, gerenciando o desgaste dos pneus e a estabilidade do veículo nas curvas e retas. Isso envolve técnicas como o ajuste fino da direção, aceleração e frenagem para otimizar o desempenho e evitar saídas de pista ou perda de tempo.
O gerenciamento dos pneus é fundamental para o desempenho do carro. Pilotos precisam controlar a temperatura e a pressão dos pneus para melhorar o desempenho em diferentes condições na pista
O traçado ideal é a trajetória que o piloto deve seguir para ter consistência na distância percorrida e melhorar a velocidade nas curvas. É importante ter precisão nas freadas, principalmente nas saídas nas curvas para dominar plenamente a corrida
Pilotos e equipes fazem os acertos nos carros, como a suspensão, a asa traseira e a ajuste peso, para melhorar o desempenho e a estabilidade durante a corrida
O gerenciamento da energia do carro, incluindo a aceleração e a frenagem, é fundamental para manter o controle e minimizar o desgaste dos pneus.
A experiência na pilotagem desempenha um papel crucial no controle da pista. Pilotos experientes são capazes de antecipar as reações do carro, ajustar suas ações e encontrar o limite da trajetória com muita eficiência
Carros de F1 modernos possuem sistemas eletrônicos que auxiliam no controle da pista, como sistemas de controle de tração e controle de estabilidade. No entanto, esses sistemas são limitados, e a habilidade do piloto ainda é fundamental.
Em resumo, o controle de pista em Fórmula 1 é um conjunto de habilidades e técnicas que permitem ao piloto manter o carro sob controle, maximizar o desempenho e evitar erros, garantindo uma corrida bem-sucedida.
O brasileiro Nelson Piquet foi brilhante em controle de pista. O que lhe valeu o campeonato mundial no final do ano.
Imagem ; Site Continental Circus.
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