segunda-feira, 27 de outubro de 2025

GP do México.

 




Lando Norris foi irretocável  no GP da Cidade do México, conquistando uma vitória impressionante e reassumindo a liderança no mundial de  pilotos da Fórmula 1.

Enquanto isso, Oscar Piastri, que vinha no topo há 15 etapas, enfrentou outro fim de semana difícil e caiu para o segundo lugar. Assim, a batalha interna da McLaren ficou mais intensa nas ultimas corridas do mundial de Fórmula 1.

Charles Leclerc e Max Verstappen completaram o pódio em segundo e terceiro, respectivamente. Logo atrás, Oliver Bearman garantiu um incrível quarto lugar, enquanto Piastri fechou em quinto, prejudicado por decisão discutivel no fim da corrida.

A direção de prova tomou decisão discutivel ao acionar o safety car virtual quando Carlos Sainz parou sua Williams .

Embora o carro já estivesse atrás das barreiras, o VSC neutralizou a corrida e impediu Verstappen e Piastri – ambos lutando pelo título – de tentar ultrapassar  nas ultimas voltas . Caso Piastri tivesse superado o Haas à frente, manteria a liderança no mundial. 

Desde o início, a corrida foi intensa Na primeira curva, Leclerc e Verstappen escaparam da pista  após disputa envolvendo quatro carros. Norris manteve a liderança e o piloto da Ferrari foi obrigado á devolver a posição. 

George Russell, por sua vez, ficou furioso no rádio ao ver Verstappen manter o quarto lugar, após cotar caminho pela grama.

O holandês, qu pnee partiu com pneus médios,largou bem e  ficou à frente da Mercedes. Apesar disso, a direção de prova anotou os incidentes para analise.

Pouco depois, na sexta volta, Verstappen pressiionou  Hamilton. A manobra terminou mal, Marx  saiu da pista e empurrou o britânico para fora ao retornar. O toque afetou Russell, que caiu para sétimo.

O grande beeficaido foi Bearman, que passou abrigar entre os grandes. Ao assumir á quarta posição.

 Os  comissários analisavam diversos lances, Norris foi abrindo vantagem. Ao final da nona volta, já tinha três segundos de vantagem  enquanto Piastri sofria em nono lugar, distante do pelotão da frente.

Hamilton foi chamado aos boxes na volta 23. Ele cumpriu punição de 10 segundos  e retornou em décimo quarto . Bearman parou em seguida, assim como Piastri, que retornou à frente da Ferrari.

Norris seguia firme, administrando a vantagem e economizando motor, gasolina e pneus Mesmo com tantas confusões , o britânico seguia  intocável na liderança.

Verstappen foi o último entre os líderes a parar, na volta 37. Ele retornou atrás de Hamilton, mas com pneus novos.

Fernando Alonso, Nico Hulkenberg e Liam Lawson abandonaram pouco depois, deixando a corrida com 17 carros.

Na Mercedes, Russell estava irritado por estar  atrás de Antonelli. Ele acreditava que poderia atacar Bearman, que seguia brilhando em quarto. Após várias voltas de reclamações, a equipe cedeu e inveteru posição.

Piastri vinha cada vez mais rapido . O australiano tirava vantagem das estratégias de pneus. Norris, por outro lado, aumentava sua vantagem para mais de 20 segundos sobre Leclerc, em uma corrida brilhante.

Bearman continuava resistindo e sonhava com o primeiro pódio da Haas. Entretanto, Piastri e Verstappen eram mais velozes e pressionavam o jovem  britânico

Na volta 47, Kimi Antonelli, Piastri e Hamilton foram aos boxes . A McLaren foi novamente impecável no pit stop e devolveu o australiano à frente da Ferrari. A corrida se encaminhava para duas paradas.

Russell também foi aos boxes , seguido por Bearman. Verstappen aproveitou o momento para atacar ambos.

Nas ultimas voltas , Piastri vinha mais rapido  e ultrapassou Russell na curva 1, assumindo o quinto lugar. Esse movimento foi crucial para manter suas chances de título. Pouco depois, Gabriel Bortoleto superou Isack Hadjar e conseguiu o ultimo lugar na pontuação 

Enquanto isso, Verstappen eram mais veloz que Leclerc e ameaçava o segundo lugar, mas a corrida mudaria de rumo novamente. Sainz parou na área do estádio e a direção de prova acionou o safety car virtual – que durou até os metros finais e definiu a corrida. 

Lando Norris vencia a corrida de ponta a ponta, Charles Leclerc veio em segundo a e Marx Verstappen em terceiro.

Classificação da prova: Segundo o Site Oficial da Fórmula 1

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.

1 Lando Norris McLaren 71 1:37:58.574

2 Charles Leclerc Ferrari 71 +30.324s

3 Max Verstappen Red Bull 71 +31.049s

4 Oliver Bearman Haas F1 Team 71 +40.955s

5 Oscar Piastri McLaren 71 +42.065s

6 Kimi Antonelli Mercedes 71 +47.837s

7 George Russell Mercedes 71 +50.287s

8 Lewis Hamilton Ferrari 71 +56.446s

9 Esteban Ocon Haas F1 Team 71 +75.464s

10 Gabriel Bortoleto Sauber 71 +76.863s

11 Yuki Tsunoda Red Bull 71 +79.048s

12 Alexander Albon Williams 70 1 volta

13 Isack Hadjar Racing Bulls 70 1 volta

14 Lance Stroll Aston Martin 70 1 volta

15 Pierre Gasly Alpine 70 1 volta

16 Franco Colapinto Alpine 70 1 volta

17 Carlos Sainz Williams 67 abandono

18 Fernando Alonso Aston Martin 34 abandono

19 Nico Hulkenberg Sauber 25 abandono

20 Liam Lawson Racing Bulls 5 abandono



Conclusão 

O talento natural é a             Habilidade inata ou dom natural para a pilotagem, incluindo reflexos rápidos, coordenação motora excepcional e sensibilidade ao comportamento do carro.             . A    inteligência é   capacidade do piloto de processar informações, tomar decisões estratégicas, compreender o carro e a corrida, aprender rapidamente e se adaptar a diferentes condições.

Os gênios do esporte combinam talento inato com um conjunto de características psicológicas e cognitivas, como alta motivação, resiliência, inteligência esportiva e capacidade de concentração. Essas qualidades permitem que mantenham o foco sob pressão, inovem em suas táticas e aprendam rapidamente com os erros, superando os obstáculos com uma mentalidade otimista e um desejo constante de aperfeiçoamento. 

Características psicológicas e cognitivas:

Alta motivação e comprometimento:

A determinação para atingir objetivos realistas, mantendo um comprometimento de longo prazo com o esporte. 

Enfrentamento positivo e otimismo:

A capacidade de reagir a erros e fracassos de forma construtiva, buscando soluções em vez de se fixar nos problemas. 

Perfeccionismo adaptado:

A busca contínua pela melhoria, estabelecendo metas elevadas e superando limites, o que é um diferencial dos experts. 

Alta capacidade de concentração:

A habilidade de focar no essencial, mesmo em situações de extrema pressão, e de evitar distrações. 

Controle emocional e resiliência:

Recursos e estratégias para gerenciar as emoções sob estresse e lidar bem com a adversidade, mostrando força mental. 

Inteligência esportiva:

A capacidade de analisar situações de jogo, encontrar soluções eficientes e inovadoras, e aprender rapidamente com as experiências. 

Criatividade e versatilidade mental:

Habilidades cognitivas que permitem a inovação tática e a capacidade de se adaptar a diferentes cenários, como no futebol. 

O papel do desenvolvimento e do ambiente: 

Paixão e prazer:

A paixão pela atividade é um fator fundamental que motiva o atleta a seguir melhorando e a quebrar a barreira do amadorismo.

Dedicação e repetição:

O tempo investido no aprimoramento e a busca por aperfeiçoamento a cada repetição são cruciais para se tornar um expert.

Talento e genética:

Embora o talento seja um ponto de partida, ele não é o fator decisivo. A dedicação e o desenvolvimento são mais importantes para o sucesso.

Exemplos de gênios do esporte:

Exemplos de gênios do esporte:

Alguns dos nomes mais reconhecidos que exemplificam essas qualidades incluem Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no futebol, LeBron James no basquete, Serena Williams e Roger Federer no tênis, e Simone Biles na ginástica. Segundo o que sempre acompanhei na imprensa esportiva no Brasil. E também segundo a revista espacios. 

Os gênios  e super gênios do esporte: São frutos das suas respectivas épocas. Conforme mostra a história da Fórmula 1. E não há comparação em diferentes épocas.

Os gênios do esporte combinam talento inato com um conjunto de características psicológicas e cognitivas, como alta motivação, resiliência, inteligência esportiva e capacidade de concentração. Essas qualidades permitem que mantenham o foco sob pressão, inovem em suas táticas e aprendam rapidamente com os erros, superando os obstáculos com uma mentalidade otimista e um desejo constante de aperfeiçoamento.  Segundo a Revista Espacios .

O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo. s Revista Espacios.


Confira no Site Tudo sobre Fórmula 1.https://www.tudosobreformula1.com.br/melhores-pilotos

O equilíbrio entre o carro e o piloto na Fórmula 1 na década de 1980 é frequentemente debatido, com alguns considerando que o piloto tinha um papel mais proeminente, enquanto outros reconhecem a evolução tecnológica dos carros e o impacto que isso teve no desempenho. 

A década de 1980 marcou a era dos motores turbo na Fórmula 1, onde os carros atingiram potências elevadas, chegando a ultrapassar 1.400 cv em qualificação. No entanto, esses motores apresentavam problemas de dirigibilidade, como o turbo lag, que tornava a pilotagem mais desafiadora. 

Gênios e  Super Gênios. Tem  muita facilidade em aplicar a inteligência de maneira natural.   E é fundamental para ser ser bem sucedido na Fórmula 1


Lando Norris está muito mais evoluído em termos de aplicar a inteligência em uma corrida


Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx

Imagem . Site Autoracing .












 


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