segunda-feira, 20 de outubro de 2025

GP dos Estados Unidos .



Max Verstappen voltou a ser brilhante . O holandês venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos de ponta á ponta  e conquistou seu quinto triunfo no mundial 2025 da Fórmula 1.

Além disso, o resultado reduziu a diferença para o líder Oscar Piastri, aquecendo  a disputa pelo campeonato nas últimas cinco corridas no ano.

Desde a largada, Verstappen foi perfeito . Ele manteve a liderança  na primeira curva e a partir daí nçao foi  ameaçado. Com isso, a pressão sobre seus rivais aumentou consideravelmente.

Logo atrás, Lando Norris teve uma prova consistente e estratégica. Após perder a posição para Charles Leclerc na largada, o britânico teve muita inteligencia.

Na volta 21, ele finalmente reassumiu o segundo lugar, tendo uma leitura de corrida brilhante.

Mesmo assim, Leclerc não desistiu facilmente. O monegasco manteve-se próximo, e com a estratégia da Ferrari, conseguiu recuperar a posição.

No entanto, Norris voltou à carga nas voltas finais. Então, com uma manobra ousada na volta 51, mergulhou por dentro e conseguiu a ultrapassagem.

Enquanto isso, Verstappen manteve ritmo constante desde o início. Leclerc, largando com pneus macios, aproveitou a maior aderência , superando Norris na primeira volta.

Assim que a bandeira verde foi retomada, Norris voltou à ofensiva. Depois de algumas voltas de estudo, ele superou Leclerc. Economizando motor, gasolina e pneus, Verstappoen seguia absoluto na liderança.

Pouco depois, Leclerc fez seu primeiro pit stop, trocando para pneus médios. Logo em seguida, Piastri, Lewis Hamilton e George Russell também pararam Na volta 33,  Verstappen foi aos boxes e vo;ltou na liderança.

Nas voltas finais, a corrida ganhou intensidade. Norris iniciou nova perseguição a Leclerc, e após algumas tentativas, fopi perfeito na ultrapassagem.

Verstappen seguia absoluto na liderança ecosneguiu seu terceiri triunfo nas ultimas quatro corridas. E sua distancia em relação ao lider do mundial diminuiu em 40  pontos. 

Já Piastri teve um fim de semana apagado. O australiano terminou apenas em quinto lugar, logo atrás de Hamilton, e viu sua vantagem no mundial de pilotos diminuir.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.

1 Max Verstappen Red Bull 56 1:34:00.161

2 Lando Norris McLaren 56 +7.959s

3 Charles Leclerc Ferrari 56 +15.373s

4 Lewis Hamilton Ferrari 56 +28.536s

5 Oscar Piastri McLaren 56 +29.678s

6 George Russell Mercedes 56 +33.456s

7 Yuki Tsunoda Red Bull 56 +52.714s

8 Nico Hulkenberg Sauber 56 +57.249s

9 Oliver Bearman Haas F1 Team 56 +64.722s

10 Fernando Alonso Aston Martin 56 +70.001s

11 Liam Lawson Racing Bulls 56 +73.209s

12 Lance Stroll Aston Martin 56 +74.778s

13 Kimi Antonelli Mercedes 56 +75.746s

14 Alexander Albon Williams 56 +80.000s

15 Esteban Ocon Haas F1 Team 56 +83.043s

16 Isack Hadjar Racing Bulls 56 +92.807s

17 Franco Colapinto Alpine 55 1 volta

18 Gabriel Bortoleto Sauber 55 1 volta

19 Pierre Gasly Alpine 55 1 volta

20 Carlos Sainz Williams 5 abandono


                                          Conclusão 

O talento natural é a             Habilidade inata ou dom natural para a pilotagem, incluindo reflexos rápidos, coordenação motora excepcional e sensibilidade ao comportamento do carro.             . A    inteligência é   capacidade do piloto de processar informações, tomar decisões estratégicas, compreender o carro e a corrida, aprender rapidamente e se adaptar a diferentes condições.

Os gênios do esporte combinam talento inato com um conjunto de características psicológicas e cognitivas, como alta motivação, resiliência, inteligência esportiva e capacidade de concentração. Essas qualidades permitem que mantenham o foco sob pressão, inovem em suas táticas e aprendam rapidamente com os erros, superando os obstáculos com uma mentalidade otimista e um desejo constante de aperfeiçoamento. 

Características psicológicas e cognitivas:

Alta motivação e comprometimento:

A determinação para atingir objetivos realistas, mantendo um comprometimento de longo prazo com o esporte. 

Enfrentamento positivo e otimismo:

A capacidade de reagir a erros e fracassos de forma construtiva, buscando soluções em vez de se fixar nos problemas. 

Perfeccionismo adaptado:

A busca contínua pela melhoria, estabelecendo metas elevadas e superando limites, o que é um diferencial dos experts. 

Alta capacidade de concentração:

A habilidade de focar no essencial, mesmo em situações de extrema pressão, e de evitar distrações. 

Controle emocional e resiliência:

Recursos e estratégias para gerenciar as emoções sob estresse e lidar bem com a adversidade, mostrando força mental. 

Inteligência esportiva:

A capacidade de analisar situações de jogo, encontrar soluções eficientes e inovadoras, e aprender rapidamente com as experiências. 

Criatividade e versatilidade mental:

Habilidades cognitivas que permitem a inovação tática e a capacidade de se adaptar a diferentes cenários, como no futebol. 

O papel do desenvolvimento e do ambiente: 

Paixão e prazer:

A paixão pela atividade é um fator fundamental que motiva o atleta a seguir melhorando e a quebrar a barreira do amadorismo.

Dedicação e repetição:

O tempo investido no aprimoramento e a busca por aperfeiçoamento a cada repetição são cruciais para se tornar um expert.

Talento e genética:

Embora o talento seja um ponto de partida, ele não é o fator decisivo. A dedicação e o desenvolvimento são mais importantes para o sucesso.

Exemplos de gênios do esporte:

Exemplos de gênios do esporte:

Alguns dos nomes mais reconhecidos que exemplificam essas qualidades incluem Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no futebol, LeBron James no basquete, Serena Williams e Roger Federer no tênis, e Simone Biles na ginástica. Segundo o que sempre acompanhei na imprensa esportiva no Brasil. E também segundo a revista espacios. 

Os gênios  e super gênios do esporte: São frutos das suas respectivas épocas. Conforme mostra a história da Fórmula 1. E não há comparação em diferentes épocas.

Os gênios do esporte combinam talento inato com um conjunto de características psicológicas e cognitivas, como alta motivação, resiliência, inteligência esportiva e capacidade de concentração. Essas qualidades permitem que mantenham o foco sob pressão, inovem em suas táticas e aprendam rapidamente com os erros, superando os obstáculos com uma mentalidade otimista e um desejo constante de aperfeiçoamento.  Segundo a Revista Espacios .

O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo. s Revista Espacios.


Confira no Site Tudo sobre Fórmula 1.https://www.tudosobreformula1.com.br/melhores-pilotos

O equilíbrio entre o carro e o piloto na Fórmula 1 na década de 1980 é frequentemente debatido, com alguns considerando que o piloto tinha um papel mais proeminente, enquanto outros reconhecem a evolução tecnológica dos carros e o impacto que isso teve no desempenho. 

A década de 1980 marcou a era dos motores turbo na Fórmula 1, onde os carros atingiram potências elevadas, chegando a ultrapassar 1.400 cv em qualificação. No entanto, esses motores apresentavam problemas de dirigibilidade, como o turbo lag, que tornava a pilotagem mais desafiadora. 

Gênios e  Super Gênios. Tem  muita facilidade em aplicar a inteligência de maneira natural.   E é fundamental para ser ser bem sucedido na Fórmula 1

A Red  Bull não tem o melhor carro .Ano passado , Marx foi campeão sem ter a melhor máquina . E esse ano volta a ser excepcional sem a melhor máquina .

Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx

Imagens  ;  Site Autoracing .


















 













Nenhum comentário:

Postar um comentário