Há exatos 40 anos, num dia 7 de abril ensolarado no o de Rio de Janeiro, teve início o 36ª campeonato mundial de Fórmula 1 da história, com o Grande Prêmio do Brasil. O saudoso autódromo de Jacarepaguá viu uma exibição brilhante do francês Alain Prost, que venceu no país pela terceira vez, e o público que lotou o setores de arquibancada ficou frustrado com os abandonos de Nelson Piquet e Ayrton Senna.
As expectativas do torcedor eram as melhores . Piquet partia para sua oitavo campeonato mundial na equipe Brabham e confiava na potência do motor BMW e no brilhantismo do projetista Gordon Murray para desenvolver o modelo BT54. O problema eram os pneus Pirelli, eram um desafio de proporoções gigantescas. E não se podia cobrar resulatdos por pelo menos tres temporadas . Já Senna, após uma brilhante estréia na Toleman, passaria a correr pela Lotus.
Após ser a mais veloz na pré-temporada, no próprio Rio de Janeiro, a Lotus fez dobradinha no primeiro dia de treinos oficiais, com Elio de Angelis à frente de Ayrton Senna. No sábado, Michele Alboreto, foi o mais rapdido e cravou a pole position com a Ferrari. Keke Rosberg (Williams) completou a primeira fila, enquanto Prost largaria em sexto, e Piquet, em oitavo.
Na largada, o afobado Mansell vai com tudo e subindo de quinto para terceiro logo nos primeiros metros. Mostrando arrojo , o inglês tentou passar Rosberg e Alboreto, mas tocou no italiano e rodou em direção às telas de proteção. Keke aproveitou e assumiu a liderança , seguido por Alboreto e Prost, que também fez excelente largada.
Nelson Piquet ficou pelo caminho. Logo na terceira volta, o bicampeão iniciou seu mundial de despedida pela Brabham, já que a suspensão quebrou e jogou seu carro para na área de escape na Curva do Cheirinho. Naquele mundial, os pneus pirelli quase nunca funcionavam, e Puquet ficou em sétimo no campeonato.
Rosberg não vinha tendo inteligencia para economizar motor, gasolina e pneus, e o motor Honda, que ainda não era lá essas coisas, acabou abrindo o bico na décima volta. Aboreto acabou retomando a liderança da corrida.
Senna já era o terceiro colocado. Mas o tricampeçao Niki Lauda vinha escalando o pelotão. Na volta 14, o austríac já estava em terceiro. Alboreto e Prost brigavam pela vitória. Tendo economizado motor, gasolina e pneus nas primeira voltas, Prost começas as grandes acelerações e pressiona Alboreto. Sob pressão, o italiano erra a troca de marchas na entrada dos boxes, e acaba superado por Prost.
Com o carro mais inteiro, Prost começa a abrir vantagem. Na volta 23, Lauda abandona com problema na bateria. Alboreto retoma o segundo lugar e Senna volta a ficar em terceiro. Ayrton abria mais de dez segundos para Elio de Angelis, o que lhe dava perspectiva de pódio.
A corrida vinha se desenrolando até Senna abandonar a 13 voltas do final por um curto circuito no sistema elétrico. Rene Arnoux, que vinha em excelente corrida de recuperaão, ultrapassar Patrick Tambay e conquista o quarto lugar.
Prost vinha economizando motor, gasolina e pneus, mas venceu a corrida com tres segundo de vantagem para Alboreto. De Angelis, uma volta atrás completou o pódio em terceiro.
Prost atingia outra marca histórica. O frances chegava a 17 grandes premios na sua carreira, superando o britanico Stirling Moss, se torando um dos cinco maiores ganhadores de corrida na história da Fórmula 1 até então.
Em Fórmula 1, o "controle de pista" refere-se à capacidade do piloto de manter o carro na trajetória ideal durante a corrida, gerenciando o desgaste dos pneus e a estabilidade do veículo nas curvas e retas. Isso envolve técnicas como o ajuste fino da direção, aceleração e frenagem para otimizar o desempenho e evitar saídas de pista ou perda de tempo.
O gerenciamento dos pneus é fundamental para o desempenho do carro. Pilotos precisam controlar a temperatura e a pressão dos pneus para melhorar o desempenho em diferentes condições na pista
O traçado ideal é a trajetória que o piloto deve seguir para ter consistência na distância percorrida e melhorar a velocidade nas curvas. É importante ter precisão nas freadas, principalmente nas saídas nas curvas para dominar plenamente a corrida
Pilotos e equipes fazem os acertos nos carros, como a suspensão, a asa traseira e a ajuste peso, para melhorar o desempenho e a estabilidade durante a corrida
O gerenciamento da energia do carro, incluindo a aceleração e a frenagem, é fundamental para manter o controle e minimizar o desgaste dos pneus.
A experiência na pilotagem desempenha um papel crucial no controle da pista. Pilotos experientes são capazes de antecipar as reações do carro, ajustar suas ações e encontrar o limite da trajetória com muita eficiência
Carros de F1 modernos possuem sistemas eletrônicos que auxiliam no controle da pista, como sistemas de controle de tração e controle de estabilidade. No entanto, esses sistemas são limitados, e a habilidade do piloto ainda é fundamental.
Em resumo, o controle de pista em Fórmula 1 é um conjunto de habilidades e técnicas que permitem ao piloto manter o carro sob controle, maximizar o desempenho e evitar erros, garantindo uma corrida bem-sucedida.
O francês Alain Prost se mostrava talentoso e completo Mesmo sem ter conquistado o campeonato mundial.
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
Imagem ; Portal Globo Esporte.
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