quarta-feira, 22 de outubro de 2025

A vitória de Alain Prost no Grande Premio do Brasil em 1984.

 Depois da disputa muito equilibrada pelo título do ano anterior, as coisas se apresentavam melhores para o campeonato mundial de Fórmula 1 em 1984, a medida em que pilotos e equipes desenvolviam melhores os seus motores turbo. Mas havia a resistência  de Ken Tyrrell. Alguns também tinham motores Cosworth, como a Arrows, mas acabaram se convertendo aos motores Turbo, pois era a única forma de sobrevivência no campeonato mundial.

Depois da ultima corrida em Kyalamy em 1983, Havia mudanças no grid. A McLaren estreava o seu chassis MP4/2, com Niki Lauda e Alain Prost ao volante. O piloto francês, que tinha sido  demitido  da Renault  após  à corrida sul-africana, não ficara desempregado por muitos dias, pois Ron Dennis contratou o talentoso piloto francês.

A Renault, derrotada em  1983,  mudou a sua dupla de pilotos para 84. Patrick Tambay já tinha sido contratado antes, vindo da Ferrari, e Derek Warwick viera depois, para substituir Prost. A marca estreava o chassis RE50, esperando continuar com a senda vitoriosa da equipa que havia   os  motores Turbo á Formula 1.

Na Brabham, Nelson Piquet, bi campeão do Mundo, estreava o BT53, teoricamente evoluído do que  chassi  anterior, que lhe havia to mundial  de pilotos. Para segundo piloto, tinha um italiano mostrara serviço  no ano anterior na Fórmula Indy : Teo Fabi. Contudo, Fabi ainda tinha um contrato com a sua equipa na Indy, e  tinha que competiu em dois campeonatos: ”, e nas datas onde haveria coincidência, o seu substituto seria seu irmão Corrado Fabi.

Na Lótus, Elio de Angelis e Nigel Mansell  tinham  esperanças no chassi 95T, que combinados com o motor Turbo da Renault, poderia coloca-los nos  primeiros lugares , algo que tinham mostrado nas últimas corridas do  mundial anterior. 

O primeiro estreante estava na Toleman, e por aquilo que tinha demonstrado nos vários testes na pré-época anterior, um excepcional  piloto, o também brasileiro . Ayrton Senna, que tinha ganho o campeonato inglês de Formula 3,  o mais importante do mundo, tinha  quando havia mostrado  o seu potencial, e algumas escuderias o queriam. Mas Senna foi para Tolena, que tinha os motores Hard, ao lado do   venezuelano Johnny Cecotto.

Nos treinos, Elio de Angelis mostrava ao mundo que a Lótus estava viva, ao obter a “polé-position”, a sua primeira da carreira. Ao seu lado partia o Ferrari de Michele Alboreto. Na segunda fila ficavam o Renault de Derek Warwick e o McLaren-TAG Porsche de Alain Prost.

De Aneglis e Prost  não largam bem e Michelle Alboreto assume a liderança. Em grandde atuação, Prost faz espetacular corrida de recuperação e chega na segunda posição na volta 12. Na volta 24, Prost e Lauda rodam juntos quando estavam nas primeiras posições.

Lauda abandona com problemas elétricos quando para para a troca de pneus. A MC Laren não vai bem na troca de pneus e Prost perde e liderança para Warwick . Warwick vinha liderando a corrida, até que um problema na suspensão o faz perder o controle do carro. No fim, Prost vencia em Jacarepaguá, acompanhado no pódio por Keke Rosberg e Elio de Angelis  segundo e terceiro respectivamente.

 Rubens Barrichello (Ferrari) vencia  GP da Hungria em Fórmula 1 em 2022 , disputado na Hungria, a segunda vitória do piloto brasileiro naquele mundial de pilotos, , em uma corrida em que a equipa Ferrari festejou o seu vitória de número 500  em 666 grandes prémios ao assegurar o 12º título mundial de construtores.


Em Fórmula 1, o "controle de pista" refere-se à capacidade do piloto de manter o carro na trajetória ideal durante a corrida, gerenciando o desgaste dos  pneus e a estabilidade do veículo nas  curvas e retas. Isso envolve técnicas como o ajuste fino da direção, aceleração e frenagem para otimizar o desempenho e evitar saídas de pista ou perda de tempo. 

O gerenciamento dos  pneus é  fundamental para o desempenho  do carro. Pilotos precisam controlar a  temperatura e a pressão dos pneus para melhorar o desempenho em diferentes condições na pista  

O traçado ideal é a trajetória que o piloto deve seguir para ter consistência na  distância percorrida e melhorar  a velocidade nas curvas. É importante ter precisão nas  freadas, principalmente nas saídas nas  curvas para dominar plenamente a corrida

Pilotos e equipes fazem os acertos  nos carros, como a suspensão, a asa traseira e a ajuste  peso, para melhorar  o desempenho e a estabilidade durante a corrida

O gerenciamento da energia do carro, incluindo a aceleração e a frenagem, é fundamental para manter o controle e minimizar o desgaste dos pneus. 

A experiência na  pilotagem desempenha um papel crucial no controle da pista. Pilotos experientes são capazes de antecipar as reações do carro, ajustar suas ações e encontrar o limite da trajetória com muita eficiência 

Carros de F1 modernos possuem sistemas eletrônicos que auxiliam no controle da pista, como sistemas de controle de tração e controle de estabilidade. No entanto, esses sistemas são limitados, e a habilidade do piloto ainda é fundamental. 

Em resumo, o controle de pista em Fórmula 1 é um conjunto de habilidades e técnicas que permitem ao piloto manter o carro sob controle, maximizar o desempenho e evitar erros, garantindo uma corrida bem-sucedida. 

O  francês Alain Prost se mostrava talentoso  e completo Mesmo sem ter conquistado o campeonato mundial. 

Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx


Imagem ; Blog Continental Circus.







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