Depois da disputa muito equilibrada pelo título do ano anterior, as coisas se apresentavam melhores para o campeonato mundial de Fórmula 1 em 1984, a medida em que pilotos e equipes desenvolviam melhores os seus motores turbo. Mas havia a resistência de Ken Tyrrell. Alguns também tinham motores Cosworth, como a Arrows, mas acabaram se convertendo aos motores Turbo, pois era a única forma de sobrevivência no campeonato mundial.
Depois da ultima corrida em Kyalamy em 1983, Havia mudanças no grid. A McLaren estreava o seu chassis MP4/2, com Niki Lauda e Alain Prost ao volante. O piloto francês, que tinha sido demitido da Renault após à corrida sul-africana, não ficara desempregado por muitos dias, pois Ron Dennis contratou o talentoso piloto francês.
A Renault, derrotada em 1983, mudou a sua dupla de pilotos para 84. Patrick Tambay já tinha sido contratado antes, vindo da Ferrari, e Derek Warwick viera depois, para substituir Prost. A marca estreava o chassis RE50, esperando continuar com a senda vitoriosa da equipa que havia os motores Turbo á Formula 1.
Na Brabham, Nelson Piquet, bi campeão do Mundo, estreava o BT53, teoricamente evoluído do que chassi anterior, que lhe havia to mundial de pilotos. Para segundo piloto, tinha um italiano mostrara serviço no ano anterior na Fórmula Indy : Teo Fabi. Contudo, Fabi ainda tinha um contrato com a sua equipa na Indy, e tinha que competiu em dois campeonatos: ”, e nas datas onde haveria coincidência, o seu substituto seria seu irmão Corrado Fabi.
Na Lótus, Elio de Angelis e Nigel Mansell tinham esperanças no chassi 95T, que combinados com o motor Turbo da Renault, poderia coloca-los nos primeiros lugares , algo que tinham mostrado nas últimas corridas do mundial anterior.
O primeiro estreante estava na Toleman, e por aquilo que tinha demonstrado nos vários testes na pré-época anterior, um excepcional piloto, o também brasileiro . Ayrton Senna, que tinha ganho o campeonato inglês de Formula 3, o mais importante do mundo, tinha quando havia mostrado o seu potencial, e algumas escuderias o queriam. Mas Senna foi para Tolena, que tinha os motores Hard, ao lado do venezuelano Johnny Cecotto.
Nos treinos, Elio de Angelis mostrava ao mundo que a Lótus estava viva, ao obter a “polé-position”, a sua primeira da carreira. Ao seu lado partia o Ferrari de Michele Alboreto. Na segunda fila ficavam o Renault de Derek Warwick e o McLaren-TAG Porsche de Alain Prost.
De Aneglis e Prost não largam bem e Michelle Alboreto assume a liderança. Em grandde atuação, Prost faz espetacular corrida de recuperação e chega na segunda posição na volta 12. Na volta 24, Prost e Lauda rodam juntos quando estavam nas primeiras posições.
Lauda abandona com problemas elétricos quando para para a troca de pneus. A MC Laren não vai bem na troca de pneus e Prost perde e liderança para Warwick . Warwick vinha liderando a corrida, até que um problema na suspensão o faz perder o controle do carro. No fim, Prost vencia em Jacarepaguá, acompanhado no pódio por Keke Rosberg e Elio de Angelis segundo e terceiro respectivamente.
Rubens Barrichello (Ferrari) vencia GP da Hungria em Fórmula 1 em 2022 , disputado na Hungria, a segunda vitória do piloto brasileiro naquele mundial de pilotos, , em uma corrida em que a equipa Ferrari festejou o seu vitória de número 500 em 666 grandes prémios ao assegurar o 12º título mundial de construtores.
Em Fórmula 1, o "controle de pista" refere-se à capacidade do piloto de manter o carro na trajetória ideal durante a corrida, gerenciando o desgaste dos pneus e a estabilidade do veículo nas curvas e retas. Isso envolve técnicas como o ajuste fino da direção, aceleração e frenagem para otimizar o desempenho e evitar saídas de pista ou perda de tempo.
O gerenciamento dos pneus é fundamental para o desempenho do carro. Pilotos precisam controlar a temperatura e a pressão dos pneus para melhorar o desempenho em diferentes condições na pista
O traçado ideal é a trajetória que o piloto deve seguir para ter consistência na distância percorrida e melhorar a velocidade nas curvas. É importante ter precisão nas freadas, principalmente nas saídas nas curvas para dominar plenamente a corrida
Pilotos e equipes fazem os acertos nos carros, como a suspensão, a asa traseira e a ajuste peso, para melhorar o desempenho e a estabilidade durante a corrida
O gerenciamento da energia do carro, incluindo a aceleração e a frenagem, é fundamental para manter o controle e minimizar o desgaste dos pneus.
A experiência na pilotagem desempenha um papel crucial no controle da pista. Pilotos experientes são capazes de antecipar as reações do carro, ajustar suas ações e encontrar o limite da trajetória com muita eficiência
Carros de F1 modernos possuem sistemas eletrônicos que auxiliam no controle da pista, como sistemas de controle de tração e controle de estabilidade. No entanto, esses sistemas são limitados, e a habilidade do piloto ainda é fundamental.
Em resumo, o controle de pista em Fórmula 1 é um conjunto de habilidades e técnicas que permitem ao piloto manter o carro sob controle, maximizar o desempenho e evitar erros, garantindo uma corrida bem-sucedida.
O francês Alain Prost se mostrava talentoso e completo Mesmo sem ter conquistado o campeonato mundial.
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
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