terça-feira, 17 de setembro de 2024

Campeões da Fórmula 1 que não tiveram a melhor maquina.

Um gênio (português brasileiro) ou génio (português europeu) é um esportista  com grande capacidade mental. Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo 

Acompanho Fórmula 1 há 41 anos. E vi alguns pilotos vencerem campeonatos sem terem o melhor equipamento nas mãos.

Confira alguns casos.


Nelson Piquet 1983 Brabhan.


Neste ano, com os novos regulamentos para assoalhos que baniram o efeito-solo e reduziram a "downforce", os motores turbo se tornaram essenciais. Além disso, ao desenvolver uma equipe de boxes que sabia como reabastecer rapidamente, a equipe Brabham pôde começar as corridas com metade de seu tanque de combustível, ganhando grandes vantagens no que se refere a velocidade e desgaste de pneus.


Na equipe Williams, com o atual campeão de 1982 Keke Rosberg e Jacques Laffite, o novo carro com motores Honda não estavam prontos e a equipe teve que começar a temporada com seus motores Ford Cosworth DFV. A equipe McLaren conseguiu o patrocínio da TAG para ter motores V6 Porsche e, até que eles estivessem prontos, Niki Lauda e Watson estavam limitados aos motores Ford Cosworth DFV.


Colin Chapman deu um jeito de garantir motores Renault para sua equipe Lotus. Apesar de sua morte repentina, a escuderia continuou: Elio de Angelis teve o carro novo já para a segunda corrida, enquanto Nigel Mansell usou o Ford Cosworth DFV até meados da temporada.


Das equipes já com o turbo, a equipe Brabham de Piquet e Patrese tinha fechado com os motores BMW, enquanto Arnoux deixou a Renault para se juntar a Tambay na Scuderia Ferrari, sendo substituído por Eddie Cheever, que tinha se mudado da Ligier, com o time francês que contou com Jean-Pierre Jarier e Raul Boesel, que veio da equipe March. A equipe Toleman tinha desenvolvido um carro bem melhor para Warwick e Giacomelli. As outras equipes ficaram com os motores Ford Cosworth DFV, sendo elas Ligier, Arrows, Tyrrell, Theodore, enquanto que a equipe Fittipaldi não ficou para 1983.


Nelson Piquet venceu no Rio de Janeiro, mas Rosberg chamou toda a atenção. Ele largou na pole-position, mas na 29ª volta no GP do Brasil, assim que fazia o reabastecimento, o carro de Keke Rosberg tem um princípio de incêndio. Rapidamente, o piloto deixou o carro para que os bombeiros apagassem o fogo. Sanado o problema e aparentemente como a chama não danificou o carro, a equipe autoriza o finlandês a voltar ao cockpit. O piloto retorna ao circuito na 9ª posição; com 24 voltas, ele fez uma grande corrida com várias ultrapassagens e termina-a em 2º lugar. Após a prova, o piloto foi desclassificado, porque os mecânicos empurraram seu carro para retornar à pista logo que apagaram o fogo. A sua colocação da prova não teve benefício posterior. A colocação ficou vaga.[1][2]


Em Long Beach, John Watson e Niki Lauda largaram na 22.° e 23.° posição, mas ajustaram bem os seus carros e fizeram uma ótima corrida, teminando em 1.° e 2.° lugar, com Arnoux em terceiro.


Excepcionalmente, a temporada europeia começou em Paul Ricard e a Renault continuou seu hábito de vencer em casa, com Prost chegando em primeiro.


Tambay venceu para a Ferrari em Imola.


Em Monaco, Rosberg largou em sexto, atrás dos turbos, mas choveu e ele optou por iniciar com pneus slicks. Ele chegou a liderança na segunda volta e isolou-se na dianteira, vencendo a prova.


Após uma pausa de 13 anos, o Grande Prêmio da Bélgica voltou à Spa-Francorchamps. O circuito foi reconstruído muito menor do que o original. De Cesaris assumiu a liderança, mas saiu com problemas no motor. Prost venceu.


Em Detroit, Alboreto marcou sua segunda vitória para Tyrrell, assumindo a liderança quando Piquet teve que ir aos boxes com um pneu furado. Esta foi a vitória 155 para o motor Ford Cosworth DFV.


No Canadá Arnoux dominou com a Ferrari, à frente de Cheever e Tambay.


Prost venceu em Silverstone. Piquet acabou na segunda, com Tambay em terceiro.


Arnoux marcou mais uma vitória em Hockenheim, embora tenha desafiado as ordens da equipe no início, quando ele deveria deixar Tambay ficar à frente. Tambay abandonou, enquanto Piquet perdeu com um incêndio de grandes proporções e de Cesaris teve um segundo lugar.


Prost teve que trabalhar duro para vencer na Áustria, passando Arnoux, com seis voltas do fim. Piquet manteve viva as esperanças de seu título com o terceiro lugar, e a vantagem de Prost era agora 14 pontos.


O mesmo Prost errou na Holanda, batendo em Piquet, colocando ambos para fora. Arnoux venceu a prova.


Monza trouxe o pior resultado possível para Prost: Quebrou, enquanto Piquet venceu e Arnoux foi segundo.


Grã-Bretanha recebeu o Grande Prémio da Europa, em Brands Hatch. Piquet venceu novamente, mas Prost manteve a esperança viva com o segundo lugar.


A última prova da temporada foi disputada na África do Sul. Piquet foi rápido no início, enquanto Arnoux parou cedo e Prost ficou preso em uma batalha para o terceiro lugar, mas seu motor turbo estava falhando e ele teve que abandonar. Patrese venceu a prova e de Cesaris chegou em segundo, com Piquet em terceiro lugar, garantindo os pontos vitais necessários para o seu segundo título mundial de Fórmula 1


Alain Prost 1986.


Se alguém tem  duvida do talento do francês Alain Prost, sugiro rever o mundial  de 1986. Disputando contra os 4 melhores pilotos da F1 naquele momento: Piquet, Mansell, Senna e Rosberg e tendo em mãos o segundo melhor carro da F1, Prost destruiu seu companheiro de equipe Keke Rosberg (que tinha vencido Mansell dentro da Williams no ano anterior) e foi campeão na última corrida do ano, numa disputa espetacular contra Mansell e Piquet na Williams Honda, que foi de longe o melhor carro desse ano.

Prost fez um campeonato muito estratégico. Pontuando em praticamente todas as corridas do campeonato.


Ayrton Senna 1991.


Senna e a McLaren foram campeões de 1991, mas em condições normais a equipe Williams teria vencido o Mundial de Construtores e não teria dúvidas qual foi o melhor carro do ano. Mansell perdeu 2 vitórias fáceis e 19 pontos, com os erros do piloto (Canadá) e do mecânico no pit stop (Portugal) e com isso a Williams perdeu o título de construtores , o qual venceria com sobras. Para termos uma idéia  uma , sem esses erros, Mansell  chegaria na Austrália com 88 pontos contra 91 de Senna, iriam disputar o título com favoritismo na ultima corrida.

A  Williams nitidamente era mais veloz em corridas , chegando a pressionar ou andar na frente de Senna em vários GPS  (Bra, Can, Mex, Fra, Ing, Ale, Hun, Ita, Por, Esp e Aus) e fez 8 VMRs contra 4 da McLaren. Em termos de confiabilidade Williams teve problemas  que prejudicaram sua performance, mas a McLaren também teve problemas no meio do ano como quebra de motor, câmbio, parte elétrica e duas panes secas (Ing e Ale) que a fizeram perder alguns pontos.


Michael Schumacher 1995.


As grandes atuações de Schumacher pulverizaram a concorrencia. Mas o Bennetob B 195, era inferior as Williams FW 17 B em 1995. Foram 09 abandonos da Williams por erros de Damon Hill e David Couthard. Damon Hill perdeu algo em torno de 36 pontos, lembrando que a diferença entre ele e Schumacher no final do ano foi de 33 pontos.

A Williams que fez 12 poles e 17 pódios foi o melhor carro do ano, enquanto a Benetton fez 4 poles e 15 pódios. Na verdade Hill e Coulthard ainda estavam evoluindo como pilotos em 1995, e mesmo no auge, eles nunca chegaram próximos a genialidade de Schumacher.


Lewis Hamilton 2018.


Quem analisa somente o Mundial de Pilotos e Construtores, pensa que a Mercedes foi o melhor carro de 2018, mas não foi necessariamente assim.

a Ferrari estava melhor em algumas corridas (ajudada pela potência do motor), Mercedes estava melhor noutras, mas no geral da temporada, analisando corrida a corrida, a Ferrari foi ligeiramente superior. Os errose de Sebastian Vettel ( (Azerbaijão, França, Alemanha, Itália, Japão, EUA e Brasil), fê-lo perder cerca de 76 pontos, fora os 24 pontos que Hamilton ganhou com esses erros, isso custou ao Alemão a chance de disputar o título e gerou a falsa impressão que a Mercedes  tinha o melhor equipamento.

Hamilton fez um campeonato muito consistente e não cometeu nenhum erro. Escrevendo seu nome na Fórmula 1. Se tiverem duvidas. Vejam que Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton, ficou em quinto lugar no campeonato. Atrás de Vettel, Raikkonen e de Verstappen, em seu pior campeonato com a Mercedes.

Confira as estatisticas dos pilotos na Fórmula 1


Marx Verstappen 2021.


O Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2021 foi a 72ª temporada da competição anual de Fórmula 1, categoria de monopostos reconhecida pela Fédération Internationale de l'Automobile (FIA). O campeonato foi disputado em 22 etapas, iniciando no Barém em 28 de março e terminando nos Emirados Árabes Unidos em 12 de dezembro. Nesta temporada ocorreu a estreia do Grande Prêmio do Catar, realizado no Circuito Internacional de Lusail e o Grande Prêmio da Arábia Saudita, realizado no Circuito da Corniche de Gidá. Além do retorno do Grande Prêmio dos Países Baixos, realizado no Circuito de Zandvoort, na cidade homônima. Dez equipes e vinte pilotos competiram para serem campeões mundiais de construtores e de pilotos, respectivamente.

Max Verstappen venceu o Campeonato Mundial de Pilotos pela primeira vez na história, enquanto a Mercedes conquistou pela oitava vez o Campeonato Mundial de Construtores


Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx

 
Imagem ; Site Esportes Motor. 


 

 

Inter goleia Cuiabá e se aproxima do G6 no Campeonato Brasileiro.

O Internacional ampliou sua boa sequência no Campeonato Brasileiro. Na noite de ontem  (16), o Colorado venceu o Cuiabá por 3 a 0, no Beira-Rio, pelo campeonato nacional . Alan Patrick, Gabriel Mercado e Rafael Borré fizeram os  gols. Com o triunfo , o colorado  chega aos 38 pontos, na 8ª posição do Campeonato Brasileiro, acumulando três vitórias seguidas e cinco jogos sem perder. Com duas partidas a menos, o time tem quatro pontos de diferença do Bahia, atual 6º colocado. O Cuiabá permanece com 22 pontos, na vice-lanterna da competição.

Como foi a partida ?

Uma alteração do Cuiabá mudou os rumos da partida , com dores musculares, deixou o campo para a entrada de Bruno Alves, com cinco minutos de partida . Os colorados  precisaram de apenas dez minutos para abrir o placar. Após Wesley ser derrubado dentro da área, Braulio da Silva Machado assinalou penalidade máxima para o Inter, convertida por Alan Patrick. O Cuiabá até tentou chegar ao gol de Rochet, mas parou nas grandes defesas  do goleiro uruguaio, que foi fundamental no primeiro tempo , Pitta ficou de cara com o arqueiro, mas foi sinalizado o impedimento do atacante. O lance mais bonito da etapa inicial foi aos 40 minutos, quando Gabriel Mercado, no ataque, finalizou de primeira e marcou um golaço para o Colorado. O zagueiro um erro de  Alan Empereur para ampliar para os colorados. 

No segundo tempo, os colorados administravam a vantagem de 2 a 0 no placar. O time mto grossense, já não tinha o mesmo folego do primeiro tempo.

E sem dificuldades, os colorados fizeram o terceiro gol e definiram a partida.

Para construir jogo, os  times  de Roger Machado se baseia no nível de pressão do adversário. Quando o rival não marca forte a saída de bola, temos uma equipe buscando o jogo curto numa saída mais sustentada e de aproximação entre defesa e os volantes.

Quando enfrentam  uma marcação pressão mais forte, os volantes  recuam  entre os zagueiros e faz uma saída para  liberdade aos laterais e criar superioridade no setor. Ainda assim, é possível  observar aproximação dos atacantes  por dentro para conseguirem em toques mais  curtos sair da marcação.

Se defendendo, o técnico Roger Machado busca algumas formas de não comprometer os atacantes. Em linha baixa ou média, os jogadores do meio campo cercam o adversário na forma de induzir os erros de passe

O elenco colorado. É bem abaixo. Mas Rogér Machado vai dando padrão de jogo ao time.

 Confira a liderança alviverde entre os 386 maiores campeões do Brasil , no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html


Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Os riscos no Santos.

O Santos venceu em casa o América-MG na tarde de ontem  por um placar de 2 a 1. A última vitória do Peixe na Vila tinha acontecido cerca de dois meses atrás, no dia 22 de julho, contra o Coritiba. O alvinegro praiano  se mantem na segunda posição e atingiu os 46 pontos, a apenas um do líder Novorizontino.

Depois de quase dois meses sem vencer em casa, o técnico, Fábio Carille, conseguem um respiro e se mantém no cargo por mais tempo, mesmo sendo vaiado pelos torcedores no final do primeiro tempo. O comandante passa por um momento delicado e precisa vencer os próximos jogos para se manter entre as primeiras posições. O acesso a Série A ainda não é garantido para o Peixe.

O primeiro tempo teve poucas chances de gol. Com duas linhas de cinco jogadores, o América dominou o primeiro tempo com uma marcação muito eficiente.

Com duas linhas de cinco jogadores,  o time mineiro teve o controle da partida nos primeiros 45 minutos. Mas não conseguiu contra atacar. Fábio Carille foi vaiando ao final do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Santos mostrou muita força ofensiva. Melhor posicionado em campo, os santistas pressionaram os mineiros e abriram 2 a 0 no placar na etapa final.

Os santistas vinham dominando a partida até o time mineiro diminuir no ultimo minuto. Os mineiros quase quase tiveram um pênalti, mas a arbitragem nada marcou e encerrou a partida.

Conhecimento tático no futebol, são as aplicações cientificas que um treinador organiza sua equipe dentro de campo. Ressalta-se, neste ponto, que o conhecimento tático no futebol não se restringe ao posicionamento dos jogadores no campo de jogo. Na literatura científica, aspectos associados a estas referências espaciais situam-se no plano estratégico do jogo. Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial. Especificamente, suporta-se na literatura científica que a tática se apresenta como a solução para as tarefas-problema que emergem no jogo. Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.

Jornalista é o profissional formado em Jornalismo. É a pessoa responsável pela apuração, investigação e apresentação de notícias, reportagens, entrevistas ou distribuição de notícias ou outra informação de interesse coletivo. O trabalho do jornalista é chamado jornalismo. Um jornalista pode trabalhar com questões gerais ou especializar-se em determinadas áreas. No entanto, a maioria dos jornalistas tendem a se especializar, e cooperando com outros jornalistas, produzir publicações que abrangem muitos tópicos. Por exemplo, um jornalista esportivo cobre notícias dentro do mundo dos esportes, mas este jornalista pode ser uma parte de um jornal que cobre diversos temas. O exercício do Jornalismo é privativo de jornalista. Entre as áreas em que o jornalista trabalha estão o Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo (Jornalismo Digital), Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Assessoria de Comunicação, Assessoria Empresarial, entre outras áreas do Jornalismo e da Comunicação Social. Por ser uma profissão que tem como fatores primordiais a defesa das liberdades de imprensa e de expressão, o jornalista é um dos principais pilares da democracia.

Jornalismo é a prática de coletar, verificar e comunicar informações relevantes e verídicas para o público. Utiliza diversas mídias, como texto, áudio e vídeo, para contar histórias, informar sobre eventos atuais e analisar questões de interesse público, promovendo a transparência e o entendimento na sociedade.

O curso de Jornalismo é uma formação acadêmica voltada para a preparação de profissionais que atuarão no universo da comunicação, especialmente no campo da produção, edição e difusão de notícias e informações. Esta área é fundamental na sociedade contemporânea, pois desempenha um papel crucial na construção e na disseminação do conhecimento, além de promover a transparência em diversos setores.

Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.

No campo do jornalismo, objetividade é um atributo de um texto final. Para que um texto seja considerado objetivo, ele deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.

No âmbito das teorias do jornalismo, objetividade é a inteligibilidade e identificação de uma subjetividade, ou seja, o processo pelo qual uma informação adquirida por meio de uma experiência se torna palpável a um número considerável de pessoas, quando estas passam a reconhecer a informação em sua vivência e a utilizem como parâmetros para sua ação social. É recorrente a discussão sobre a oposição entre objetividade e subjetividade, porém esta disputa não é válida, uma vez que ambas se complementam e não há objetividade pura ou subjetividade pura.

No campo do jornalismo, objetividade é um atributo de um texto final. Para que um texto seja considerado objetivo, ele deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.

Informações do Lance sobre Fabio Carille em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O momento de maior destaque na carreira do técnico foi, inegavelmente, o Brasileirão de 2017, do qual foi campeão com o Corinthians. O time era considerado limitado, a ponto de iniciar o ano apelidado como "quarta força" pelos rivais paulistas. A solução encontrada pelo treinador foi manter aquilo que deu certo sob o comando de Mano Menezes e Tite em anos anteriores. Com estes profissionais, vale lembrar, Carille era o responsável pelo treinamento específico do sistema defensivo. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Os sistemas táticos utilizados eram o 4-2-3-1 ou o 4-1-4-1. A principal marca da equipe estava na defesa que marcava por zona (ou seja, priorizava a proteção do espaço e não as perseguições ao adversário) e se posicionava na entrada da área, como um "muro", para proteger a região do campo conhecida como "funil" (de onde saem a maioria dos gols no jogo). No ataque, ideias simples: a construção por meio de triangulações nas pontas e a infiltração de um dos volantes (Maycon) - na área. Segundo o Lanceem 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Além da chegada do volante, o Corinthians também contava com a presença de Jô na área. O centroavante foi peça-chave do título, marcando 18 gols - foi o artilheiro da competição. E foi a partir da saída do atacante que Carille começou a mostrar todo o seu repertório, no Paulistão de 2018. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Com dificuldades para encontrar um jogador dentro do próprio elenco que pudesse fazer jogadas de pivô, o técnico resolveu apostar em um sistema tático sem atacantes, uma espécie de 4-2-4-0. Clayson e Jadson jogavam nas pontas, enquanto Rodriguinho e Romero atuavam nas costas dos volantes adversários. Foi com essa estratégia que o Timão sobrecarregou Felipe Melo, único volante do time do Palmeiras à época, e superou o rival na final do Paulistão de 2018. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Em maio do mesmo ano, Carille se transferiu para o Al-Wehda, da Arábia Saudita, mas a aventura no Oriente Médio durou pouco tempo: retornou ao Corinthians em 2019 para iniciar um novo trabalho. Com novos jogadores, montou uma equipe que tentava controlar a posse de bola, com Sornoza e Jadson circulando no meio do campo e Ramiro trabalhando ao lado de Fagner pela ponta direita. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

A proposta, no entanto, não deu certo e o técnico acabou demitido no final da temporada. A culpa pelo "fracasso", na visão do próprio treinador, foi dele mesmo, como contou em entrevista ao SporTV em 2020. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

- Foi um ano de aprendizado, de coisas que não voltarei a fazer na carreira. Erros acontecem, mas o importante é aprender com eles. Eu não faria tantas mudanças como fiz. Quando você faz muitas mudanças, vai tirando a confiança do jogador. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Em 2020, deu início a nova passagem pelo futebol saudita, dessa vez no comando do Al-Ittihad. Deixou a equipe em agosto do ano seguinte graças a uma divergência com a direção do clube, mas não sem deixar bons resultados: chegou à final da Liga dos Campeões Árabes em 2020 e levou o clube à sua melhor campanha na Liga Saudita desde 2016. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

PRIMEIRA PASSAGEM PELO SANTOS

Fábio Carille chegou ao Santos em setembro de 2021 para livrar o time do risco de rebaixamento no Brasileirão. Logo de cara, diagnosticou problemas na defesa e mudou o sistema tático da equipe: passou a atuar com três zagueiros, no 3-4-2-1. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O time marcava com linha de cinco defensores, seguindo os mesmos padrões da linha de quatro que protege a entrada da área. O fato de ter um jogador a mais na defesa permitia ao Santos ser mais agressivo na pressão aos adversários. Uma vez que a bola era recuperada, o time puxava o contra-ataque explorando o ataque dos alas ao espaço. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O objetivo foi cumprido, mas um início ruim no Paulistão serviu como justificativa para que Edu Dracena, então diretor-executivo do Santos, demitisse o técnico. O trabalho de Carille não agradava ao dirigente, que decidiu realizar a troca. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Seus dois trabalhos seguintes foram sem destaque: no Athletico-PR, durou apenas sete jogos (três vitórias e quatro derrotas) e foi demitido após sofrer uma goleada por 5 a 0 diante do The Strongest (Bolívia) na Libertadores. Pelo V-Varen Nagasaki (Japão), campanhas discretas: terminou a segunda divisão apenas na 11ª (2022) e na 7ª posições (2023). Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Diante de tantas indefinições na montagem do elenco do Santos - quem sai, quem fica e reforços - é difícil apontar como Carille deve organizar sua equipe. A consistência defensiva, característica fundamental para que o time seja competitivo na segunda divisão, deve dar as caras novamente.  Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Os duelos físicos podem forçar o técnico a atuar com um centroavante mais fixo, como fazia com Jô em 2017. Outra característica da Série B que deve influenciar na montagem do time são os gramados ruins, que dificilmente farão o treinador optar por um time que tentava controlar a posse. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Carille tem repertório e conhecimento suficientes para conduzir o Santos pela disputa da Série B sem sofrimento. Além disso, está acostumado a trabalhar com elencos limitados, como deve ser o Santos na próxima temporada graças às limitações no orçamento. Diante das circunstâncias, sua contratação parece uma escolha acertada da direção santista.  Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O Santos. Desde a ultima década. Vive uma péssima situação financeira. Os desmandos dos seus dirigentes. Levaram o alvinegro praiano ao rebaixamento á segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

A analisar pelas informações do Lance. Fabio Carille. Tem sim boas ideias.

Mas conforme eu sempre digo. Boas ideias no futebol. Se aplicam conforme as possibilidades.

O elenco do Santos. É sim muito abaixo.

O que muitas vezes dificulta a aplicação das boas ideias dos treinadores.

Confira a liderança alviverde entre os 386 maiores campeões do Brasil , no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html


Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html




 Imagem ; Site Oficial do Santos. 












 

domingo, 15 de setembro de 2024

A questão no São Paulo.

 O São Paulo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 nesta domingo (15), no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. O gol do Tricolor foi marcado pelo jovem William Gomes, que teve ótima atuação e foi o destaque do jogo. Esse foi só o segundo gol dele pelo São Paulo. O primeiro aconteceu na vitória do Tricolor sobre o Vitória por 2 a 1, no Morumbi. A vitória do Tricolor acabou com a invencibilidade dos cruzeirenses  em casa no campeonato nacional.

Com este resultado, o São Paulo chega à 5ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 44 pontos. O Cruzeiro, por sua vez, caiu para a 7ª colocação, com 41 pontos conquistados.

No seu primeiro embate com o São Paulo Zubédia treinava o Lanus na segunda fase da Copa Sul Americana . Na ultima temporada, já treinando a LDU passou nas quartas de final. Em ambas as ocasiões. Os times treinador pelo argentino eliminaram o São Paulo.

Em seu ultimo trabalho, o treinador argentino teve os melhores números da sua carreira . No total. foram 49 partidas, 29 vitórias, 15 empates e cinco derrotas. Nesse período, a LDU marcou 83 gols (1,7 por jogo) e sofreu apenas 35 (0,7 por jogo).

O equilíbrio entre os setores defensivo e ofensivo. Foi coroado com o título da LDU na final da Copa Sul Americana contra o Fortaleza. Para conduzir a LDU ao troféu da Sul Americana, o treinador argentino armou um time com posse de bola vertical, velocidade pelos flancos e uma linha de bloco alto no campo adversário.

De acordo com as estatísticas levantadas pela Sofascore, a LDU trocava em média 18 passes, até encontrar espaços para concluir á gol. Por outro lado. O São Paulo treinador por Dorival Junior. Trocava em média 34 passes. Visando abrir espaços para concluir a gol.

Os dados levantados pela pela Sofascore, mostram o trabalho de Luiz Zubédia com a LDU. Sob a batuta do treinador argentino. A LDU tinha muita velocidade nas trocas de passes pelas laterais do campo. Com transições em velocidade para tentar jogadas em velocidade com pontas que trocam constante  de posições. 

Sob o comando do treinador argentino. A LDU tinha um centroavante como um pivô. Paolo Guerreiro. Foi utilizado na função na maioria das partidas. 

Quando não tinha a posse da bola.  A LDU se posicionava com duas linhas de bloco alto no campo adversário. Pressionando a saída d e bola dos zagueiros e no foco para recuperar a bola no campo de ataque.

No caso de linhas de bloco baixou ou médio. A LDU se posicionava com duas linhas muito compactas de cinco jogadores. O argentino Luiz Zubédia. Tem características agressivas. De certa forma parecidas como Thiago Caprini.

A partida contra o Cruzeiro foi equilibrada. O time cruzeirense teve maior posse de bola. Mas os são paulinos pressionaram nos contragolpes.

O título da Copa do Brasil. Talvez tenha iludido a nação são paulina. O elenco são paulino. Salvo alguns valores individuais. É bstante limitado.

Confira as conquistas do São Paulo no seu site oficialhttps://admin.saopaulofc.net/o-clube/conquistas/

Os méritos de Abel Ferreira.

 O Palmeiras venceu o Criciúma por 5 a 0 no Allianz Parque, neste domingo (15), em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo foram marcados por 'Flaco' López, Felipe Anderson, Tobias Figueiredo (contra), Estêvão e Raphael Veiga.

Com este resultado, o Palmeiras assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos (apenas três a menos que o líder Botafogo). O Criciúma, por sua vez, ficou mais próximo da zona do rebaixamento, na 15ª posição da tabela, com 28 pontos conquistados.

Os times de Abel Ferreira costumam aplicar uma marcação em bloco alto, pressionando o adversário no seu campo defensivo. Além de adotar um posicionamento alto para pressionar a saída de bola rival, seja em tiros de meta ou faltas em zonas próximas à área adversária. 

Acompanhando a partida. Cheguei á uma conclusão.

Numa linha em bloco alto, os times de Abel Ferreira, tem como referência a marcação individual, pressionando, induzindo os erros de passes do jogador  com a posse da  bola, sufocando  com os jogadores que irão receber o passe . Nas pressões das saídas de bola, utiliza diferentes táticas para pressionar  rival com a bola a conduzi-la para zonas mais convenientes de acordo com o plano de cada jogo. Assim, costuma modificar as tarefas de cada jogador e variar o estilo de execução desta pressão inicial. 

Os time de Abel Ferreira, armam sua defesa em linhas médias de marcação. Na primeira linha, o centroavante se posiciona para cortar a linha de passe por dentro, recebendo o auxilio dos defensores. Os meios campistas se posicionam para pressionar os adversários, caso estes busquem posicionamentos entre as linhas de marcação.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

O grande mérito de Abel Ferreira. Foi dar um padrão de jogo consistente ao time palmeirense.

Que se mantem mesmo em desmanches.

Confira a liderança alviverde entre os 386 maiores campeões do Brasil , no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html


Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

O futebol feminino no Brasil.

O Corinthians venceu o São Paulo por 3 a 1 , agora pouco no estádio Morumbis,  em São Paulo , pela partida de ida das finais do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino .  

As soberanas conseguiram equilibrar o duelo jogando de maneira ofensiva. As soberanas mostraram qualidade na trsnsição de jogadas e na passagem do meio campo para o ataque.

Mas as brabas tinha maior qualidade técnica e entrosamento. A maior qualidade técnica e entrosamento das brabas corintianas. Fez a diferença em mais uma final de campeonato.

Mas ao assistir a partida. Tirei algumas conclusões.

O  futebol feminino evoluiu técnica e taticamente nos últimos anos  Hoje, a modalidade se iguala nesses quesitos aos time masculinos.

Estão aparecendo excelentes jogadoras no futebol feminino. Excelentes jogadoras estão aparecendo no campeonato nacional sub 18 promovido pela CBF. No entanto,  é preciso ter paciência, já que o no futebol feminino começou de cima para baixo.

Os campeonato nacionais e estaduais no futebol feminino, deixam nossas jogadoras com maior preparo para as competições mundiais. Nossa jogadoras, vão direto para a seleção principal, sem que passe por seleções de base.

Talento esportivo é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.
Talentos no esporte são as inclinações e habilidades naturais ou desenvolvida de um esportista para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências individuais excelentes para realizar uma determinada modalidade esportiva.
No futebol. Os seus fundamentos técnicos são ; Condução da Bola; Passe; Chute ; Drible; Recepção ou domínio de bola e o cabeceio.
A condução da bola, significa que um futebolista, tem a excelência para manter consigo o controle e o total domínio da posse da bola, mesmo quando pressionado por um mais adversário.
O passe é a capacidade de visão de jogo e a visão periférica do campo, para que o futebolista tenha a plena visão periférica para acionar seus companheiros melhor posicionados dentro do campo de jogo.
O passe á habilidade técnica, executada com extrema perfeição, sendo muito importante para o funcionamento técnico, tático e periférico de uma equipe de futebol nos seus 90 ou 120 minutos de bola rolando.
O chute é e habilidade técnica de finalizar á uma jogadas em direção aos gol adversário, ou mesmo a habilidade técnica dos defensores em impedir a progressão de um adversário rumo á sua meta.
O domínio de bola, exige uma fusão entre o fundamento da conclusão, para que o jogador consiga com o equilíbrio e usa visão estratégica e a leitura tática de uma partida de futebol, executar movimentos inesperados, que possam quebrar as linhas de defesa, meio campo e ataque do time adversário.
O controle da bola, é a capacidade do jogador não somente em receber a bola. Mas também é a capacidade técnica do jogador ter uma visão estratégica necessária para manter a bola sob o seu controle.
O controle de bola é um dos fundamentos técnicos mais importante. Pois com o controle de bola, um jogador tem a capacidade de visão de jogo plena, não somente para manter a posse da bola, mas também para ditar o ritmo da partida em momentos de forte pressão ofensiva das linhas de meio campo e ataque da equipe adversária.
A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.
A marcação baixa, está normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.
A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.
Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

Em nível de concepção técnica e tática. O futebol feminino se nivelou aos times masculinos.


Confira as conquistas do São Paulohttps://admin.saopaulofc.net/o-clube/conquistas/
Imagem > Lance.



 

 




 


 

 

Oscar Piastri segura Leclerc em corrida emocionante e vence GP do Azerbaijão.

O australiano Oscar Piastri, da McLaren, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1. Depois de largar na segunda posição, ele fez uma grande ultrapassagem sobre Leclerc para conseguir a vitória na manhã de hoje.

Charles Leclerc, da Ferrari, que largou na pole position, terminou na segunda colocação. George Russell, da Mercedes, chegou em terceiro.

Primeiros colocados no Mundial de Pilotos, Max Verstappen, da Red Bull, e Lando Norris, da McLaren, terminaram na quinta e na quarta posições, respectivamente. O piloto britânico, teve motivos para comemorar, já que largou em décimo sexto e fez excelente corrida de recuperação.

Esta foi a segunda vitória da carreira de Oscar Piastri, que também venceu GP da Hungria, nesta temporada. Curiosamente, ela veio na semana em que a McLaren admitiu que daria prioridade a Lando Norris no Campeonato Mundial de Pilotos.

A Fórmula 1 volta no próximo domingo (22). A próxima corrida é o GP de Singapura, no Circuito Urbano de Marina Bay, às 9h

Leclerc largou bem e foi abriando vantagem na liderança nas primeira voltas.  Na disputa por posições.  Os pilotos da Red Bull foram muito bem. Sergio Perez ganhou a terceira posição da Carlos Saiz.  Enquanto Marx Verstappen ganhou a segunda posição de George Russell.

Mas a meu ver. O piloto do dia foi Lando Norris da MC Laren. Largando em décimo sexto. o piloto britânico terminou a primeira na decima segunda posição. . Com ultrapassagens precisas , ele já era o oitavo colocado na décima segunda volta.

A primeira parada nos boxes foi ótima para Oscar Pilastri. Pilastrio conseguiu se aproximar de Leclerc, e após neutralizar a vantagem  do piloto da Ferrari, conseguiu a liderança após bela ultrapassagem.

Pilastri não abriu vantagem na liderança e viu Perez se aproximar. Na volta 35, a diferença entre os primeiro e o terceiro colocados era menos de 1 segundo.

A disputa pela vitória foi emocionante . Com voltas voadoras.  Charles Leclerc se aproximou muito e tentou a ultrapassagem, mas Oscar Piastri soube administrar a vantagem e garantiu a vitória.

Confira as  Estatísticas históricas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx


 


 

 

Botafogo vence Corinthians e mantem liderança no Brasileirão.


Na noite de ontem , o Botafogo venceu o Corinthians por 2 a 1 em jogo valido pelo Campeonato Brasileiro,  e ampliou a vantagem para o vice-líder na classificação. . Os gols foram marcados por Luiz Henrique e Thiago Almada. Rodrigo Garro para os corintianos , de pênalti. Os goleiros dos dois times se destacaram com grandes defesas, e o botafoguense John defendeu um pênati pela primeira vez na carreira. Quem também debutou foi o meia Thiago Almada, que fez seu primeiro gol com a camisa do Glorioso, e logo o da vitória.

Como foi o jogo ?

Os botafoguenses foram superiores no primeiro tempo. Com uma linha em bloco alto, os botafoguenses sufocaram os corintianos no campo defensivo. E somente não definirbam a partida graças as grandes defesas de Hugo Souza. 

Os botafoguenses somente abriram o placar aos 39 minutos. Os corintianos tiveram a chance do empate, depois com pênalti sofrido por Matheuzinho, Romero bateu mal e John defendeu, pela primeira vez em sua carreira.

No segundo tempo, os corintianos equilibraram a partida. E empatou a partida logo aos 14 minutos. Os corintianos passaram a acertar melhor a transição das jogadas e pressionaram os botafoguenses no seu campo defensivo.

Mesmo quando os botafoguenses passaram á frente no placar, a partida vinha equilibrada na etapa final. Mas com leve superioridade corintiana.

Os corintianos acertaram os passes e eram melhores na transição das jogadas. Pressionando os botafoguenses no seu campo defensivo.

Mas os botafoguenses eram perigosos nos contragolpes. E chegaram a vitória na noite de ontem

Com o resultado, o Botafogo vai à 53 pontos, com quatro de vantagem para o Fortaleza, vice-líder. O Corinthians cai para a 18ª posição com 25 pontos, atrás do Vitória

O Portal Meu Timão entrevistou Nadir Gahazal, setorista do River Plate que comentou sobre o estilo de jogo de Ramon Diaz.

Segundo Nadir Gahazal, Ramon Diaz prefere um estilo de jogo mais ofensivo com ênfase na organização de jogo e os laterais sempre apoiando o ataque. Segundo o Portal Meu Timão.

" Os times são muito ofensivos e agressivos. Ele escolhe jogadores com muita vocação ofensiva no meio campo para frente. Até os marcadores laterais também vão muito á frente. Ele sabe jogar, com no mínimo dois atacantes e um organizador de jogo. No meio campo, ele prefere um jogador com bom passe para manejar a bola o tempo todo". afirmou o jornalista argentino. Segundo o Portal Meu Timão.

A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

Os corintianos se recuperaram no segundo tempo. Melhor compactados ofensivamente. Os corintianos poderiam ter tido ao menos o empate.

Mas a melhor qualidade dos botafoguenses foi decisiva na noite de ontem.

 Confira a liderança alviverde entre os 386 maiores campeões do Brasil , no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html


Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

sábado, 14 de setembro de 2024

OS CAMPEONATOS ESTADUAIS TÊM QUE ACABAR ?




As cláusulas pétreas inseridas na Constituição do Brasil de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º. São elas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais. Segundo o autor Guilherme Pena da Moraes. No meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil.
Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma Federação e uma República.
Uma federação é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "estados") e unidas sob um governo federal. Numa federação que ao contrário do que acontece num estado unitário, o direito de autogoverno de cada região autónoma está consignado constitucionalmente e não pode ser revogado por uma decisão unilateral do governo central. O uso do termo "república" talvez seja inconsistente mas, no mínimo, indica um Estado em que o chefe de estado não é um monarca.
Os campeonatos estaduais de futebol do Brasil são as competições masculinas e femininas profissionais adultas de futebol no Brasil que ocorrem geralmente entre janeiro e maio em cada uma das unidades federativas do Brasil. Historicamente, por questões econômicas e geográficas, as distâncias entre as principais cidades do país fizeram com que o povo brasileiro desenvolvesse uma forte cultura de disputa por estados. Assim, cada Unidade da Federação brasileira possui seu próprio campeonato, hoje em dia durando em torno de quatro meses.
Por causa desses campeonatos, algumas disputas entre rivais do mesmo estado ou cidade tem peso equivalente ou maior a uma disputa com os principais clubes de outros estados. Esses jogos são chamados de clássicos. Alguns exemplos são Fla-Flu e Clássico dos Milhões, no Rio de Janeiro; Derby, Choque Rei, Majestoso e San-São, em São Paulo; Grenal, no Rio Grande do Sul; Clássico Mineiro, em Minas Gerais; Atletiba, no Paraná; Clássico dos Clássicos e Clássico das Multidões, em Pernambuco; Ba-Vi, na Bahia; Clássico de Florianópolis e Clássico do Interior, em Santa Catarina; Clássico-Rei, no Ceará, entre Ceará e Fortaleza, e no Rio Grande do Norte entre ABC e América de Natal; Re-Pa, no Pará; Clássico das Multidões em Alagoas; Super Clássico, no Maranhão; Rivengo, no Piauí; Clássico dos Maiorais, na Paraíba; Derby Sergipano, em Sergipe; Derby do Cerrado, em Goiás; Rio-Nal, no Amazonas; Clássico dos Gigantes, no Espírito Santo; entre outros.
Em que pese ser popular o pensamento de que são exclusividade brasileira, certames regionais/provinciais também existem na Europa, embora quase sempre como uma divisão inferior do sistema de ligas nacional, caso da Inglaterra. Outro caso é o de ficar restrito aos clubes menores e elencos "B" dos principais clubes, como na Copa Cataluña, em que Barcelona utiliza seu time alternativo. O Brasil difere por ter estaduais com autonomia, calendário e plantel principal de grandes clubes.
A tradição cultural em uma população é transmissão de costumes, memórias ,  comportamentos e crenças culturais que são transmitidos á cada geração entre todos os integrantes de uma nação.
Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação.
Sendo assim ; Os campeonatos estaduais de futebol no Brasil, representam as tradições culturais, as linguagens e os costumes tão distintos entre as populações dos 26 Estados do Distrito Federal, em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Sendo assim ; Extinguir os campeonatos estaduais de futebol no Brasil, seria abolir a forma federativa de estado, uma das clausulas pétreas da Constituição Federal.
Os campeonatos estaduais de futebol no Brasil, representam as pluralidades culturais entre as populações dos 26 estados e do Distrito Federal no Brasil.
No meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil, do autor Guilherme Pena de Moraes, eu pude me atualizar  sobre algumas das prerrogativas constitucionais no país.
Os 26 estados e o Distrito Federal no Brasil, tem suas pluralidades culturais, representadas nos seus respectivos campeonatos estaduais de futebol.
Ou seja ; Os campeonatos estaduais de futebol, são a pluralidade cultural nos 26 estados e no Distrito Federal no Brasil, que tem a Republica Federal, como uma das clausulas pétreas.
O Brasil é uma Republica Federativa. Uma Republica Federativa no Brasil, é uma federação aonde todos os estados tem seu próprio auto governo, e suas decisões não podem ser revogadas por qualquer decisão unilateral do Governo Federal.
Os campeonatos estaduais no Brasil, representam os costumes, as linguagens e as tradições diferentes de cada um dos 26 estados e o distrito federal no Brasil.
Os clássicos estaduais no Brasil, são campeonatos á parte dos campeonatos que os respectivos clubes estão disputando a cada temporada no Brasil.
Não é viável extinguir os campeonatos estaduais no Brasil. Os campeonatos estaduais, representam as linguagens, as culturas e as tradições diferentes em cada um dos estados brasileiros.
As paixões clubisticas no Brasil, revelam as culturas, linguagens e costumes tão diferentes em cada estado da federação no Brasil. Ou seja leitor (a). O Brasil é um pais continental, com culturas distintas dentro do próprio país. Algo que não acontece nos países da Europa, Ásia e Oceania.
Os campeonatos estaduais representam a diversidade cultural existente nos 26 Estados da federação no Brasil e também no Distrito Federal . Ou seja. No Brasil, cada um dos 26  estados da federação, equivalem  a um pais diferente em níveis culturais. Ou seja. Os campeonatos estaduais acabam envolvendo as culturas tão diferentes dentro de um pais continental como o Brasil. Os campeonatos estaduais representam as culturas, linguagens e costumes tão distintos em cada estado da federação no Brasil. As paixões clubisticas em cada estado da federação, também representa a diversidade cultural dentro do próprio Brasil.  No Brasil, cada estado da federação equivale a um pais diferente. Cada estado da federação no Brasil, equivale a um pais distinto , com linguagens, culturas e costumes muito distintos um do outro. Os campeonatos estaduais no Brasil representam essa diversidade. 
O futebol nos estados reflete as diferenças culturais e linguísticas dentro dos 27 estados da federação brasileira. As culturas e linguagens de cada estado, estão expressas nos seus respectivos campeonatos estaduais.
Lembrando leitor (a). O federalismo é um sistema politico governamental em que vários estados se reúnem para constituir uma nação vigente. No federalismo tradicional, os estados conservam sua autonomia  politica, suas linguagens, tradições e costumes. 

Confira no site campeões do futebol a história das 26  Federações Estaduais e do Distrito Federal, no site campeões do futebol. Confira também todos os clubes que venceram os campeonatos estaduais, nas 26 Federações Estaduais e no Distrito Federal, também no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/estaduais.html

Imagem : Site Reddit