segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Uma questão.

Confira a noticia no UOLhttps://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2024/09/30/tite-e-demitido-do-flamengo-apos-eliminacao-na-libertadores.htm

Grande parte do sucesso de Tite como técnico vem da qualidade dos sistemas defensivos de seus times. O treinador foi um dos primeiros a adotar o conceito posicional em uma marcação por zona na seleção. Uma das características recorrentes nas equipes de Tite é a compactdas formas ´por 4 defensores e 4 meio campistas.

Uma das características recorrentes nas equipes de Tite é a linha defensiva bem estreita, formada por 4 homens (abaixo, com o Corinthians), num esquema 4-1-4-1. Os laterais e os zagueiros devem jogar sempre em linha, compartilhando espaço e ritmo à frente da área para provocar o impedimento do atacante rival.

Uma das características recorrentes nas equipes de Tite é a linha defensiva bem estreita, formada por 4 homens (abaixo, com o Corinthians), num esquema 4-1-4-1. Os laterais e os zagueiros devem jogar sempre em linha, compartilhando espaço e ritmo à frente da área para provocar o impedimento do atacante rival.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

Tite estava devendo no Flamengo. Com o elenco que possui, o rubro negro vinha jogando muito pouco.

Um time sem padrão de jogo. Mesmo com excelentes jogadores. 

Levar um banho tático do Penarol de Diego Aguirre. Elevou ainda a mais as pressões.

Mas pelo elenco que possui. O rubro negro vinha jogando pouco.

Confira a liderança alviverde entre os 386 maiores campeões do Brasil. No site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem ; Lance 


 




 

 

  


  

Com dois a mais, São Paulo vence Corinthians e se mantém na briga pelo G4.

 O São Paulo venceu o Corinthians por 3 a 1 no clássico de ontem (29), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro . O Tricolor abriu o placar com Lucas, de pênalti, Arboleda ampliou no segundo tempo e André Silva fechou ao placar nos acréscimos. Com dois jogadores a menos, Fagner e André Ramalho, o Alvinegro ainda conseguiu diminuir com Yuri Alberto já no final da partida.

Com o resultado, o São Paulo chegou a 37 pontos e entrou provisoriamente no G-4 do Campeonato Brasileiro, mas voltou ao 5º lugar no fim da rodada com a vitória do Flamengo sobre o Athletico-PR por 1 a 0, na noite deste domingo, no Maracanã. O Corinthians segue na zona de rebaixamento, na 17° posição, com 28 pontos.

                                                  E a partida ?

O primeiro tempo foi bastante equilibrado. Os corintianos começaram melhor. Mas os tricolores foram equilibrando as ações.

Os primeiros 45 minutos foram muito parelhos. Com chances para os dois lados. Mas os são paulinos abriram o marcador na reta final.

O segundo tempo vinha equilibrado. Mesmo com um jogador a menos desde o final do primeiro tempo, os corintianos procuravam o campo ofensivo. A partida vinha muito emocionante, até os corintianos terem mais um jogador expulso.

André Ramalho foi expulso após acertar Luciano com o cotovelo em jogada no meio de campo.

No primeiro tempo, Fagner já havia sido expulso. Com dois a mais, os são paulinos aprovietaram e definiram a partida.

                                                        Conclusão.


O Portal Meu Timão entrevistou Nadir Gahazal, setorista do River Plate que comentou sobre o estilo de jogo de Ramon Diaz.

Segundo Nadir Gahazal, Ramon Diaz prefere um estilo de jogo mais ofensivo com ênfase na organização de jogo e os laterais sempre apoiando o ataque. Segundo o Portal Meu Timão.

" Os times são muito ofensivos e agressivos. Ele escolhe jogadores com muita vocação ofensiva no meio campo para frente. Até os marcadores laterais também vão muito á frente. Ele sabe jogar, com no mínimo dois atacantes e um organizador de jogo. No meio campo, ele prefere um jogador com bom passe para manejar a bola o tempo todo". afirmou o jornalista argentino. Segundo o Portal Meu Timão.

No seu primeiro embate com o São Paulo Zubédia treinava o Lanus na segunda fase da Copa Sul Americana . Na ultima temporada, já treinando a LDU passou nas quartas de final. Em ambas as ocasiões. Os times treinador pelo argentino eliminaram o São Paulo.

Em seu ultimo trabalho, o treinador argentino teve os melhores números da sua carreira . No total. foram 49 partidas, 29 vitórias, 15 empates e cinco derrotas. Nesse período, a LDU marcou 83 gols (1,7 por jogo) e sofreu apenas 35 (0,7 por jogo).

O equilíbrio entre os setores defensivo e ofensivo. Foi coroado com o título da LDU na final da Copa Sul Americana contra o Fortaleza. Para conduzir a LDU ao troféu da Sul Americana, o treinador argentino armou um time com posse de bola vertical, velocidade pelos flancos e uma linha de bloco alto no campo adversário.

De acordo com as estatísticas levantadas pela Sofascore, a LDU trocava em média 18 passes, até encontrar espaços para concluir á gol. Por outro lado. O São Paulo treinador por Dorival Junior. Trocava em média 34 passes. Visando abrir espaços para concluir a gol.

Os dados levantados pela pela Sofascore, mostram o trabalho de Luiz Zubédia com a LDU. Sob a batuta do treinador argentino. A LDU tinha muita velocidade nas trocas de passes pelas laterais do campo. Com transições em velocidade para tentar jogadas em velocidade com pontas que trocam constante  de posições. 

Sob o comando do treinador argentino. A LDU tinha um centroavante como um pivô. Paolo Guerreiro. Foi utilizado na função na maioria das partidas. 

Quando não tinha a posse da bola.  A LDU se posicionava com duas linhas de bloco alto no campo adversário. Pressionando a saída d e bola dos zagueiros e no foco para recuperar a bola no campo de ataque.

No caso de linhas de bloco baixou ou médio. A LDU se posicionava com duas linhas muito compactas de cinco jogadores. O argentino Luiz Zubédia. Tem características agressivas. De certa forma parecidas como Thiago Caprini.

Ramon Diaz. Se armou melhor para o clássico. Mas os valores individuais do tricolor  foram superiores.

Confira os arquivos do Corinthians. No site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/corinthians_capa.html 

Confira a história e títulos do São Paulo. No site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_saopaulo.htm








domingo, 29 de setembro de 2024

Santos vence em casa e assume a liderança provisória na Série B.

 O Santos deu mais um passo fundamental  na busca do tão sonhado acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro . Com gol de Giuliano, o Peixe bateu o Operário-PR, na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, e alcançou 53 pontos na liderança provisória da tabela. O time ainda pode ser ultrapassado pelo Novorizontino, que ainda joga na rodada, na próxima segunda, quando recebe a Ponte Preta.

                            E  a partida ?


A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva levou o time santista a vitória. Com boa marcação, os santistas foram consistentes na defesa e não cometeram os erros das ultimas partidas.

Embora deixassem a desejar na transição das jogadas.

                         Necessárias ponderações.

Conhecimento tático no futebol, são as aplicações cientificas que um treinador organiza sua equipe dentro de campo. Ressalta-se, neste ponto, que o conhecimento tático no futebol não se restringe ao posicionamento dos jogadores no campo de jogo. Na literatura científica, aspectos associados a estas referências espaciais situam-se no plano estratégico do jogo. Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial. Especificamente, suporta-se na literatura científica que a tática se apresenta como a solução para as tarefas-problema que emergem no jogo. Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.

Jornalista é o profissional formado em Jornalismo. É a pessoa responsável pela apuração, investigação e apresentação de notícias, reportagens, entrevistas ou distribuição de notícias ou outra informação de interesse coletivo. O trabalho do jornalista é chamado jornalismo. Um jornalista pode trabalhar com questões gerais ou especializar-se em determinadas áreas. No entanto, a maioria dos jornalistas tendem a se especializar, e cooperando com outros jornalistas, produzir publicações que abrangem muitos tópicos. Por exemplo, um jornalista esportivo cobre notícias dentro do mundo dos esportes, mas este jornalista pode ser uma parte de um jornal que cobre diversos temas. O exercício do Jornalismo é privativo de jornalista. Entre as áreas em que o jornalista trabalha estão o Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo (Jornalismo Digital), Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Assessoria de Comunicação, Assessoria Empresarial, entre outras áreas do Jornalismo e da Comunicação Social. Por ser uma profissão que tem como fatores primordiais a defesa das liberdades de imprensa e de expressão, o jornalista é um dos principais pilares da democracia.

Jornalismo é a prática de coletar, verificar e comunicar informações relevantes e verídicas para o público. Utiliza diversas mídias, como texto, áudio e vídeo, para contar histórias, informar sobre eventos atuais e analisar questões de interesse público, promovendo a transparência e o entendimento na sociedade.

O curso de Jornalismo é uma formação acadêmica voltada para a preparação de profissionais que atuarão no universo da comunicação, especialmente no campo da produção, edição e difusão de notícias e informações. Esta área é fundamental na sociedade contemporânea, pois desempenha um papel crucial na construção e na disseminação do conhecimento, além de promover a transparência em diversos setores.

Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.

No campo do jornalismo, objetividade é um atributo de um texto final. Para que um texto seja considerado objetivo, ele deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.

No âmbito das teorias do jornalismo, objetividade é a inteligibilidade e identificação de uma subjetividade, ou seja, o processo pelo qual uma informação adquirida por meio de uma experiência se torna palpável a um número considerável de pessoas, quando estas passam a reconhecer a informação em sua vivência e a utilizem como parâmetros para sua ação social. É recorrente a discussão sobre a oposição entre objetividade e subjetividade, porém esta disputa não é válida, uma vez que ambas se complementam e não há objetividade pura ou subjetividade pura.

No campo do jornalismo, objetividade é um atributo de um texto final. Para que um texto seja considerado objetivo, ele deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.

Informações do Lance sobre Fabio Carille em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O momento de maior destaque na carreira do técnico foi, inegavelmente, o Brasileirão de 2017, do qual foi campeão com o Corinthians. O time era considerado limitado, a ponto de iniciar o ano apelidado como "quarta força" pelos rivais paulistas. A solução encontrada pelo treinador foi manter aquilo que deu certo sob o comando de Mano Menezes e Tite em anos anteriores. Com estes profissionais, vale lembrar, Carille era o responsável pelo treinamento específico do sistema defensivo. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Os sistemas táticos utilizados eram o 4-2-3-1 ou o 4-1-4-1. A principal marca da equipe estava na defesa que marcava por zona (ou seja, priorizava a proteção do espaço e não as perseguições ao adversário) e se posicionava na entrada da área, como um "muro", para proteger a região do campo conhecida como "funil" (de onde saem a maioria dos gols no jogo). No ataque, ideias simples: a construção por meio de triangulações nas pontas e a infiltração de um dos volantes (Maycon) - na área. Segundo o Lanceem 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Além da chegada do volante, o Corinthians também contava com a presença de Jô na área. O centroavante foi peça-chave do título, marcando 18 gols - foi o artilheiro da competição. E foi a partir da saída do atacante que Carille começou a mostrar todo o seu repertório, no Paulistão de 2018. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Com dificuldades para encontrar um jogador dentro do próprio elenco que pudesse fazer jogadas de pivô, o técnico resolveu apostar em um sistema tático sem atacantes, uma espécie de 4-2-4-0. Clayson e Jadson jogavam nas pontas, enquanto Rodriguinho e Romero atuavam nas costas dos volantes adversários. Foi com essa estratégia que o Timão sobrecarregou Felipe Melo, único volante do time do Palmeiras à época, e superou o rival na final do Paulistão de 2018. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Em maio do mesmo ano, Carille se transferiu para o Al-Wehda, da Arábia Saudita, mas a aventura no Oriente Médio durou pouco tempo: retornou ao Corinthians em 2019 para iniciar um novo trabalho. Com novos jogadores, montou uma equipe que tentava controlar a posse de bola, com Sornoza e Jadson circulando no meio do campo e Ramiro trabalhando ao lado de Fagner pela ponta direita. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

A proposta, no entanto, não deu certo e o técnico acabou demitido no final da temporada. A culpa pelo "fracasso", na visão do próprio treinador, foi dele mesmo, como contou em entrevista ao SporTV em 2020. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

- Foi um ano de aprendizado, de coisas que não voltarei a fazer na carreira. Erros acontecem, mas o importante é aprender com eles. Eu não faria tantas mudanças como fiz. Quando você faz muitas mudanças, vai tirando a confiança do jogador. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Em 2020, deu início a nova passagem pelo futebol saudita, dessa vez no comando do Al-Ittihad. Deixou a equipe em agosto do ano seguinte graças a uma divergência com a direção do clube, mas não sem deixar bons resultados: chegou à final da Liga dos Campeões Árabes em 2020 e levou o clube à sua melhor campanha na Liga Saudita desde 2016. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

PRIMEIRA PASSAGEM PELO SANTOS

Fábio Carille chegou ao Santos em setembro de 2021 para livrar o time do risco de rebaixamento no Brasileirão. Logo de cara, diagnosticou problemas na defesa e mudou o sistema tático da equipe: passou a atuar com três zagueiros, no 3-4-2-1. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O time marcava com linha de cinco defensores, seguindo os mesmos padrões da linha de quatro que protege a entrada da área. O fato de ter um jogador a mais na defesa permitia ao Santos ser mais agressivo na pressão aos adversários. Uma vez que a bola era recuperada, o time puxava o contra-ataque explorando o ataque dos alas ao espaço. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O objetivo foi cumprido, mas um início ruim no Paulistão serviu como justificativa para que Edu Dracena, então diretor-executivo do Santos, demitisse o técnico. O trabalho de Carille não agradava ao dirigente, que decidiu realizar a troca. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Seus dois trabalhos seguintes foram sem destaque: no Athletico-PR, durou apenas sete jogos (três vitórias e quatro derrotas) e foi demitido após sofrer uma goleada por 5 a 0 diante do The Strongest (Bolívia) na Libertadores. Pelo V-Varen Nagasaki (Japão), campanhas discretas: terminou a segunda divisão apenas na 11ª (2022) e na 7ª posições (2023). Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Diante de tantas indefinições na montagem do elenco do Santos - quem sai, quem fica e reforços - é difícil apontar como Carille deve organizar sua equipe. A consistência defensiva, característica fundamental para que o time seja competitivo na segunda divisão, deve dar as caras novamente.  Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Os duelos físicos podem forçar o técnico a atuar com um centroavante mais fixo, como fazia com Jô em 2017. Outra característica da Série B que deve influenciar na montagem do time são os gramados ruins, que dificilmente farão o treinador optar por um time que tentava controlar a posse. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Carille tem repertório e conhecimento suficientes para conduzir o Santos pela disputa da Série B sem sofrimento. Além disso, está acostumado a trabalhar com elencos limitados, como deve ser o Santos na próxima temporada graças às limitações no orçamento. Diante das circunstâncias, sua contratação parece uma escolha acertada da direção santista.  Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O Santos. Desde a ultima década. Vive uma péssima situação financeira. Os desmandos dos seus dirigentes. Levaram o alvinegro praiano ao rebaixamento á segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

A analisar pelas informações do Lance. Fabio Carille. Tem sim boas ideias.

Mas conforme eu sempre digo. Boas ideias no futebol. Se aplicam conforme as possibilidades.

O elenco do Santos. É sim muito abaixo.

O que muitas vezes dificulta a aplicação das boas ideias dos treinadores.

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html





 Imagem ; Site Oficial do Santos. 










Palmeiras vence Atlético-MG com dois gols de pênalti e encosta no Botafogo.

 O Palmeiras venceu o Atlético-MG por 2 a 1, na noite de ontem, e encostou no Botafogo na briga pelo troféu. Com o resultado, o Alviverde chega a 56 pontos e fica a um ponto do líder Botafogo, que chegou a 57. O Atlético-MG segue em nono lugar, com 36 pontos.

                                 E  a partida ?


O Palmeiras foi melhor no primeiro tempo. Com uma linha em bloco alto, os alviverdes pressionaram os atleticanos e tiveram as melhores chances de gol no primeiro tempo.

Logo aos sete minutos, Murilo balançou as redes, mas o árbitro, com a ajuda do VAR, marcou uma falta de Fabinho em Everson e anulou o gol. O time de Abel seguiu com mais posse de bola e mais chances de gol. Flaco López teve três chances de marcar para o Verdão, mas parou grandes defesas do goleiro Everson.

Em penalidade máxima, os palmeirenses abriram o placar no primeiro tempo.

Os atleticanos voltaram melhor para o segundo tempo. Melhores na transição ofensiva, os atleticanos pressionaram os alviverdes no segundo tempo.

Haja vista que chegaram ao empate com Hulk. Os atleticanos vinham com leve superioridade na etapa final. Até que no final da partida, uma nova penalidade foi marcada para os alviverdes.

Que chegaram ao gol da vitória.

                                           Conclusão.


Numa linha em bloco alto, os times de Abel Ferreira, tem como referência a marcação individual, pressionando, induzindo os erros de passes do jogador  com a posse da  bola, sufocando  com os jogadores que irão receber o passe . Nas pressões das saídas de bola, utiliza diferentes táticas para pressionar  rival com a bola a conduzi-la para zonas mais convenientes de acordo com o plano de cada jogo. Assim, costuma modificar as tarefas de cada jogador e variar o estilo de execução desta pressão inicial. 

Os time de Abel Ferreira, armam sua defesa em linhas médias de marcação. Na primeira linha, o centroavante se posiciona para cortar a linha de passe por dentro, recebendo o auxilio dos defensores. Os meios campistas se posicionam para pressionar os adversários, caso estes busquem posicionamentos entre as linhas de marcação.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

O grande mérito de Abel Ferreira. Foi dar um padrão de jogo consistente ao time palmeirense.

Que se mantem mesmo em desmanches.


Botafogo e Grêmio ficam no empate sem gols no Brasileirão.

 Na noite de ontem, o Botafogo empatou por 0 a 0 com o Grêmio, no Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro . Com o resultado, o Glorioso chega aos 57 pontos e se mantém na liderança, mas vê o vice Palmeiras chegar perigosamente na cola, agora com apenas um ponto de diferença, já que o alviverde  venceu o Atlético-MG por 2 a 1, poucas horas antes, em Campinas. O Grêmio dá salto na tabela, pula três posições e está na decima primeira  colocação.

O final da da partida foi marcado por muita provocação e reclamação em campo. Por causa de um gol a favor do Botafogo anulado por impedimento, o goleiro gremista Marchesín tirou satisfação pela comemoração botafoguense e acabou levando amarelo. Logo em seguida, Monsalve foi expulso por causa de uma cotovelada em Vitinho, e saiu reclamando da arbitragem.

                                 E  a partida ?


O Grêmio teve  mais transição de jogadas  e teve as chances mais claras de gol no primeiro tempo . Explorando as brechas na defesa alvinegra , o Tricolor Gaúcho entrou em ação com Edenílson, em duas finalizações que fizeram o goleiro John trabalhar. O Botafogo errou muitos passes e não conseguiu impor seu jogo nos primeiros 45 minutos.

O segundo tempo teve o mesmo desfecho.  Artur Jorge precisou mexer para tentar abrir o placar no Mané Garrincha. Savarino entrou no lugar de Thiago Almada, Igor Jesus no lugar de Matheus Martins e Alex Telles no lugar de Marçal, mas as mudanças não surtiram efeito. Os gremistas foram melhores na transição de jogadas e tiveram as chances mais claras de gol também na etapa final.

Com sete cartões e muita confusão no final da partida. Botafogo e Grêmio saíram insatisfeitos com o resultado.

                           Conclusão.

As equipes de Artur Jorge gostam de ter a bola, controlando a partida com a posse da mesma. Ao enfrentar times mais fortes, nunca foi verdadeiramente capaz de travar, estrategicamente, a superioridade dos adversários. Trabalha com o método da intensidade e de proximidade com os jogadores

No estilo tático de Renato Gaúcho, Os pontas fecham os laterais, volantes fecham os meias e laterais podem subir a linha de bloco alto na defesa rival. Além disso, Renato gosta de marcações individuais mais longas, principalmente na defesa.

Renato Gaúcho ser armou melhor para a partida de ontem. O tricolor gaúcho foi mais consistente durante a maior parte do jogo.


sábado, 28 de setembro de 2024

Conhecimento tático x futebol bem jogado.

O técnico Dorival Júnior anunciou  ontem ,  a lista de convocados para defender a seleção brasileira nos duelos contra Chile e Peru, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo, agora em  Outubro. 

As principais novidades na lista são o atacante Igor Jesus, do Botafogo, e o lateral Abner, do Lyon. Convocados em outras oportunidades, Raphinha, Martinelli, Bremer e Vanderson também retornam.

                        Vejam a lista de convocados da Seleção Brasileira.


Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);

Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros: Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);

Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);

Atacantes: Endrick (Real Madrid), Igor Jesus (Botafogo), Gabriel Martinelli (Arsenal), Luiz Henrique (Botafogo), Raphinha (Barcelona), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid)

A Seleção ocupa a quinta colocação e busca se recuperar na tabela de classificação. Em 2023, sob a batuta de Fernando Diniz, o Brasil perdeu perdeu para Uruguai, Colômbia e Argentina. Este ano, sob o comando de Dorival Júnior, venceu o Equador e foi derrotado pelo Paraguai.

 Conhecimento tático no futebol, são as aplicações cientificas que um treinador organiza sua equipe dentro de campo. Ressalta-se, neste ponto, que o conhecimento tático no futebol não se restringe ao posicionamento dos jogadores no campo de jogo. Na literatura científica, aspectos associados a estas referências espaciais situam-se no plano estratégico do jogo. Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial. Especificamente, suporta-se na literatura científica que a tática se apresenta como a solução para as tarefas-problema que emergem no jogo. Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.

Acompanho futebol desde meados da década de 1980. Eu fui um privilegiado em ver a seleção brasileira vencer duas Copas do Mundo em 1994 e 2002. E ambas as Copas, a seleção brasileira apresentou uma mescla entre um futebol bem jogado e o conhecimento tático.

O futebol brasileiro sempre teve a cultura da ginga, do toque de bola refinado e  do jogo bem jogado. O jogador brasileiro, desde que eu acompanho futebol, nunca foi adepto da foco total na partida, da disciplina tática, da marcação alta e intensidade de jogo.

Os jogadores brasileiros de uma maneira geral, pouco adeptos do foco total durante os 90 minutos, marcação alta e posicionamento tático, tiveram dificuldade com a escola europeia no futebol. O mesmo raciocínio leitor (a), também vale para o futebol sul americano de uma maneira geral.

A seleção brasileira em 2002, foi algo que talvez os torcedores mais jovens, jamais verão novamente no futebol brasileiro. A seleção de 2002, foi uma mescla entre o futebol bem jogado e o conhecimento tático.

A seleção brasileira na Copa do Mundo em 2002, tinha a cultura da ginga, do toque de bola refinado e do jogo bem jogado. Contudo, a seleção brasileira na Copa de 2002, também tinha a escola europeia do foco total e absoluto em uma partida, a disciplina tática, a marcação alta durante os 90 minutos e a intensidade de jogo.

A seleção brasileira em 2002, tinha a mescla perfeita entre o futebol do drible e do toque de bola no Brasil, somada a intensidade de jogo, a disciplina tática e o foco total e absoluto em uma partida das seleções europeias.

Com craques como Ronaldo Nazário, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, a seleção brasileira na Copa do Mundo em 2002, foi a mistura do futebol bem jogado somado a escola tática das seleções europeias.

Posso estar errado leitor (a). Não tenho qualquer formação em história do futebol. Longe disso. Minha única formação acadêmica, é a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Mas, como um torcedor, que acompanha futebol desde meados da década de 1980, eu acho que a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002, que foi uma mescla perfeita entre o futebol bem jogados dos craques brasileiros, somada a escola tática da alta intensidade das seleções europeias, é algo bastante improvável que tenhamos no Brasil, após a conquista do pentacampeonato mundial na Copa do Mundo em 2002.

Conquista do pentacampeonato mundial que completou 22 anos na data de ontem leitor (a). O futebol bem jogado dos craques brasileiros, sendo somados a alta intensidade e foco total das seleções europeias, é algo pouco provável á se repetir no futebol brasileiros nos dias atuais.

A mescla entre o futebol bem jogados dos craques brasileiros, com a o foco total e a alta intensidade das seleções europeias, é algo que ficou somente na conquista do pentacampeonato mundial da seleção brasileira em 2002.

Confira a história e títulos da seleção brasileira. No site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_selecao_brasileira.html

Imagem : Portal Globo Esporte. 





 
 



sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Racing atropela Athletico-PR e encara Corinthians nas semifinais da Sul-Americana.

 O Racing está na semifinal da Copa Sul-Americana! No El Cilindro, o time argentino goleou o Athletico-PR por 4 a 1 e garantiu a classificação para a próxima fase do torneio continental. Os gols foram marcados por Almendra, Adrián Martínez, Roger Martínez e Martinera, enquanto Nikão fez o gol do Furacão.

O clube argentino havia perdido a partida de ida, na Ligga Arena, por 1 a 0. No final, o Racing passou com um agregado de 4 a 2 e agora encara o Corinthians na semifinal.

                                E  a partida ?

A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Jogando em marcação alta. o time argentino teve o dominio da partida. Merecendo a classificação as semifinais.

Confira os 10 maiores clubes da Argentinahttps://www.esportelandia.com.br/futebol/maiores-times-da-argentina/

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html





Em estréia de Fernando Diniz, Cruzeiro se classifica as semifinais da Copa Sul Americana.

 O Cruzeiro empatou  com o Libertad por 1 a 1, na noite de ontem , pelo jogo de volta das quartas de final da Sul-Americana, no Mineirão, se classificando as  semifinais. Kaio Jorge abriu o placar para o Cabuloso no primeiro tempo, e Roque Santa Cruz fez para os paraguaios.

Com a vitória por 2 a 0 na partida de ida, a Raposa precisava perder por um gol  de diferença para se  classificar. Na ocasião, Kaio Jorge e Lautaro Díaz marcaram. Agora, enfrenta o Lanús, da Argentina, nas semifinais da competição.

                          E  a partida ?


O time mineiro foi melhor no primeiro tempo. Envolvente na transição de jogadas, os mineiros tiveram varias chances de gol no primeiro tempo. Sem dificuldade, abriu o placar aos 12 minutos.

O time paraguaio foi melhor no segundo tempo. Adiantando sua marcação, os paraguaios tiveram varias chances no segundo tempo. O goleiro Cássio  foi o destaque com tres grandes defesas.

O time mineiro não manteve o ritmo. Mas segurou o empate que lhe valeu a classificação.

                                     Conclusões.


Fernando Diniz é conhecido por ter um estilo de jogo totalmente único, em que os seus atletas gostam de ter a posse de bola, saem jogando desde o campo de defesa e seguem para o ataque agrupados, quase simulando um futsal no campo. Em 2023, após a conquista da Libertadores com o Fluminense, Diniz foi eleito o Treinador Sul-Americano do Ano pelo jornal El País, além de 5º melhor técnico do mundo pela IFFHS.

Para Fernando Diniz, o maior troféu da sua carreira é recuperar um atleta, e seu estilo de jogo dá a liberdade para os jogadores tocarem a bola e se movimentarem constantemente no campo. Os times treinados por Diniz preservam o toque de bola e não apelam para chutes de longa distância ("chutões") nem em momentos de alta pressão dos adversários. Além disso, há uma constante troca de posições. Em seus times, o goleiro é mais um a participar deste constante toque de bola. Na filosofia do treinador, o goleiro precisa "jogar na linha, usar os pés e participar do jogo."

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

Fernando Diniz  tem conceitos de futebol bem jogado. Não sei ser terá tempo para implantar sua filosofia.


Peñarol segura empate em casa e se classifica na Libertadores.

 O Peñarol emaptou  com o Flamengo por 0 a 0 e avançou às semifinais da Libertadores, na noite de ontem , no Estádio Campeón del Siglo. Com isso, o Rubro-Negro está eliminado da competição., já que havia perdido para o time uruguaio por 1 a 0, na semana passada, no Maracanã.

O Rubro Negro segue sem fazer gols contra os uruguaios no torneio continental em seis partidas disputadas. O Flamengo só marcou gols contra o Peñarol  na Mercosul, em 1999. Agora, o Peñarol vai disputar uma vaga na decisão contra outro clube carioca, o Botafogo, que eliminou o São Paulo nos pênalti nesta quarta, no Morumbis.

                                     E  a partida ?


No primeiro tempo, o Flamengo chegou com perigo no início da partida com Plata recebendo cruzamento e cabeceando para defesa de Aguerre. O Peñarol respondeu com Léo Fernández cobrando uma falta e Rossi fez grande defesa.

O rubro negro teve 80% de posse de bola, teve o dominio das ações ofensivas. Mas errou muitnos passes e não conseguiu chegar ao gol.

O time uruguaio voltou melhor no segundo tempo. Com suas linhas bem compactadas, os uruguaios foram diminuindo os espaços e saindo nos contragolpes.

Fossem mais competentes nas finalizações, os uruguaios chegariam a vitória durante a etapa final. Os rubro negros erraram muitos passes e foram ineficientes na transição de jogadas.

                                            Conclusões.


"Grande parte do sucesso de Tite como técnico vem da qualidade dos sistemas defensivos de seus times. O treinador foi um dos primeiros a adotar o conceito posicional em uma marcação por zona na seleção. Uma das características recorrentes nas equipes de Tite é a linha defensiva bem estreita, formada por 4 homens (abaixo, com o Corinthians), num esquema  4-1-4-1. Os laterais e os zagueiros devem jogar sempre em linha, compartilhando espaço e ritmo à frente da área para provocar o impedimento do atacante rival. 

Ao assumir o comando da seleção brasileira, em 2016, ele introduziu métodos de treinamento modernos e uma mentalidade vitoriosa, alcançando grandes resultados: o Brasil perdeu apenas um jogo antes da Copa do Mundo de 2018, um amistoso contra a Argentina." Segundo Dados do Site Coanches Voice.

Os times de Aguirre adotam uma postura mais conservadora na defesa. Ele gosta de ter uma linha defensiva sempre compacta e rente à área, e não é de usar esquema com três zagueiros. Se o time perde a bola no ataque, existe a tentativa de pressionar na frente, mas se não dá, todo mundo volta e fecha o próprio campo.

A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

Taticamente falando. O Flamengo de Tite levou um banho tático do Penarol de Diego Aguirre.

Mais conservador nas suas linhas de meio campo e defesa, o Penarol engoliu o rubro negro nas duas partidas.

Merecendo a classificaçião as semifinais.

 Confira as posições de Flamengo e Penarol  entre os 100 maiores clubes do mundo, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial20.html


Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Botafogo vence o São Paulo nos pênaltis e se classifica às semifinais da Copa Libertadores.

 O Botafogo está classificado para as semifinais  da Copa Libertadores, depois de 51 anos. Após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar com o São Paulo, no Morumbis, na noite de ontem , com direito a gols de Thiago Almada e Calleri, a vaga foi decidida nos pênaltis, Nas cobranças, 5 a 4 para o Glorioso. Agora, o time carioca aguarda o vencedor de Peñarol x Flamengo, nas semanas de 23 e 30 de outubro. O Tricolor, por sua vez, não perdia em casa para times brasileiros na Libertadores desde 2013.

                              Como foi a partida ?

Os botafoguenses foram, superiores no primeiro tempo. Tocando melhor a bola, o time botafogunese teve as melhores chnaces de gol nos primeiros 45 minutos.

O ataque são paulino, simplesmente não funciionou durante a maior parte do primeiro tempo. Não à toa, balançou a rede aos 14 minutos. Savarino fez boa jogada, e Thiago Almada aproveitou o rebote do goleiro Rafael para marcar.

O time são paulino voltou melhor para o segundo tempo. Com uma linha alta, os são paulinos encurralaram os botafoguenses no seu campo defensivo. Aos 10, Rato obrigou o goleiro John a  fazer grande defesa  e, pouco tempo depois, Calleri perdeu um gol inacreditável. O argentino recebeu a bola na segunda trave e, com o gol livre, mandou por cima.

O time são paulino mantinha a postura agressiva e John fez outra grande defesa em finalização de Lucas Moura.  Aos 41, no entanto, Calleri levou a torcida à loucura. André Silva avançou pela esquerda e cruza na medida para o argentino cabecear e empatar a partida.

                  Conclusões.


Ficou claro uma coisa. Salvo alguns valores individuais. O elenco são paulino é bem limitado tecnicamente 

No seu primeiro embate com o São Paulo Zubédia treinava o Lanus na segunda fase da Copa Sul Americana . Na ultima temporada, já treinando a LDU passou nas quartas de final. Em ambas as ocasiões. Os times treinador pelo argentino eliminaram o São Paulo.

Em seu ultimo trabalho, o treinador argentino teve os melhores números da sua carreira . No total. foram 49 partidas, 29 vitórias, 15 empates e cinco derrotas. Nesse período, a LDU marcou 83 gols (1,7 por jogo) e sofreu apenas 35 (0,7 por jogo).

O equilíbrio entre os setores defensivo e ofensivo. Foi coroado com o título da LDU na final da Copa Sul Americana contra o Fortaleza. Para conduzir a LDU ao troféu da Sul Americana, o treinador argentino armou um time com posse de bola vertical, velocidade pelos flancos e uma linha de bloco alto no campo adversário.

De acordo com as estatísticas levantadas pela Sofascore, a LDU trocava em média 18 passes, até encontrar espaços para concluir á gol. Por outro lado. O São Paulo treinador por Dorival Junior. Trocava em média 34 passes. Visando abrir espaços para concluir a gol.

Os dados levantados pela pela Sofascore, mostram o trabalho de Luiz Zubédia com a LDU. Sob a batuta do treinador argentino. A LDU tinha muita velocidade nas trocas de passes pelas laterais do campo. Com transições em velocidade para tentar jogadas em velocidade com pontas que trocam constante  de posições. 

Sob o comando do treinador argentino. A LDU tinha um centroavante como um pivô. Paolo Guerreiro. Foi utilizado na função na maioria das partidas. 

Quando não tinha a posse da bola.  A LDU se posicionava com duas linhas de bloco alto no campo adversário. Pressionando a saída d e bola dos zagueiros e no foco para recuperar a bola no campo de ataque.

No caso de linhas de bloco baixou ou médio. A LDU se posicionava com duas linhas muito compactas de cinco jogadores. O argentino Luiz Zubédia. Tem características agressivas. De certa forma parecidas como Thiago Caprini.

Mas tem problemas com o elenco do São Paulo

Confira as conquistas do São Paulo no seu site oficial

Confira as conquistas do São Paulo no seu site oficialhttps://admin.saopaulofc.net/o-clube/conquistas/



Deyverson brilha e Atlético MG se classifica na Copa Libertadores.

O Atlético-MG recebeu o Fluminense, na noite de ontem , no jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores. Com grande atuação, o clube anfitrião venceu por 2 a 0 o atual campeão sul americanos. Os gols saíram na etapa final, marcados por Deyverson, que saiu do banco quase no fim do primeiro tempo para se tornar herói da classificação dos mineiros para as semifinais.

                   E a partida ?


No primeiro tempo, a superioridade foi toda do Atlético-MG. Logo no início, Gustavo Scarpa achou Guilherme Arana livre. O lateral, com a bola dominada, cruzou e a bola bateu no braço aberto de Arias, que cometeu pênalti. Fabio foi o herói defendo a cobrança.

O Atlético seguiu sendo muito superior. Com uma marcação em linha alta, os atleticanos encurralaram os tricolores no seu campo defensivo.

Fabio salvou os tricolores com grandes defesas no primeiro tempo.

Mantendo a superioridade no segundo tempo, os atleticanos chegaram a vitória. Após abrirem o placar no começo da etapa final, os mineiros seguiram dominando e chegaram facilmente ao segundo gol.

 Deyverson marcou os dois gols da classificação atleticana as semifinais.

                                           Conclusões.


Milito é um treinador que presa pelo jogo ofensivo. Em seu último trabalho, levou o Argentinos Juniors à posição de segundo time que mais criou grandes chances no Campeonato Argentino de 2022 e no terceiro lugar em 2023, segundo números do site Sofascore.

Zagueiro nos anos de jogador, o treinador opta por equipes que tenham a posse da bola. Nas temporadas recentes, montou uma equipe com três defensores, alas abertos, dois meio-campistas centrais e três jogadores mais ofensivos. Segundo o site Sofascore.

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

Gabriel Milito. Dá um bom padrão de jogo ao time mineiro. Um padrão de jogo que se baseia na marcação em linha alta. O time mineiro começa a subir de produção em 2024.

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html




 

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Corinthians volta a vencer Fortaleza e avança as semifinais da Sul Americana.

O Corinthians não tomou conhecimento do Fortaleza, venceu por 3 a 0 (5 a 0 no agregado), avançando as  semifinais da Copa Sul-Americana. A vitória, com gols de Romero, Coronado e Pedro Henrique - este com direito a assistência de Memphis Depay - aconteceu na Neo Química Arena, na noite de ontem . Agora o alvinegro  espera pelo vencedor do confronto entre Racing e Athletico-PR para saber seu adversário na próxima fase do competição sul americana.

              E  a partida ?


Os corintianos foram consistentes no primeiro tempo. Diminuindo os espaços, o time corintiano soube neutralizar o ataque do Leão no primeiro tempo.

Embora tenta tido maior posse da bola, o Fortaleza encontrava poucos espaços para atacar. Jogando nos contragolpes, os corintianos exigiram boas defesas de João Ricardo nos primeiros 45 minutos.

Mais agressivo no segundo tempo, os corintianos abriram 2 a 0 sem dificuldades. Aos 19, Memphis Depay foi a campo na vaga de Romero, que deixou o gramado ovacionado pela torcida corintiana.

Dominando a partida, o time corintiano chegou ao terceiro gol. Com 3 a 0 no placar, restou aos corintianos administrarem a partida até o apito final.

Agora, o Corinthians vira a chave e volta a pensar no Campeonato Brasileiro , competição em que precisa vencer para afastar o risco de rebaixamento. Pelo campeonato nacional , o Timão vai encarar o São Paulo, no domingo (29), às 16h, no Mané Garrincha. Do outro lado, o Fortaleza recebe o Cuiabá, no Castelão, no mesmo dia e horário.

                              Minhas conclusões.


O Portal Meu Timão entrevistou Nadir Gahazal, setorista do River Plate que comentou sobre o estilo de jogo de Ramon Diaz.

Segundo Nadir Gahazal, Ramon Diaz prefere um estilo de jogo mais ofensivo com ênfase na organização de jogo e os laterais sempre apoiando o ataque. Segundo o Portal Meu Timão.

" Os times são muito ofensivos e agressivos. Ele escolhe jogadores com muita vocação ofensiva no meio campo para frente. Até os marcadores laterais também vão muito á frente. Ele sabe jogar, com no mínimo dois atacantes e um organizador de jogo. No meio campo, ele prefere um jogador com bom passe para manejar a bola o tempo todo". afirmou o jornalista argentino. Segundo o Portal Meu Timão.

A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

O elenco corintiano. É muito abaixo . Mas Ramon Diaz. Tem dado algum padrão de jogo ao limitado elenco corintiano.

Variando entre a marcação alta e a marcação em linha média, os corintianos tem mostrando alguma consistência nas ultimas partidas.

Mas isso será o suficiente no Campeonato Brasileiro ?

Confira no UOL. A história dos principais clubes brasileiroshttps://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm
Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


 

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Questões no São Paulo.

 58

 ENCICLOPÉDIA 2021

 VOLUME LVIII

 TODOS OS

 TÍTULOS DO

 SÃO PAULO


TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 O São Paulo Futebol Clube possui 42 títulos oficiais principais na categoria 

masculina. Título oficial é a conquista de uma competição promovida e 

institucionalizada no calendário das federações às quais o Tricolor está 

f

 iliado (FPF, CBF, Conmebol, FIFA). Contudo, algumas dessas competições, 

por terem sido poucas vezes realizadas ou por terem sido criadas somente 

para preencher brechas temporárias de calendário são, por assim dizer, 

não tão importantes. Por isso a distinção “títulos oficiais principais”. 

Existem ainda outras competições, organizadas por clubes ou federações 

às quais o São Paulo não se encontra filiado. São, assim, competições 

amistosas, não oficiais no aspecto federativo (mas seus jogos são oficiais 

para os clubes - visto que são autorizados e normatizados pelas federações, 

mesmo assim). Resumindo: jogos amistosos são jogos oficiais, mas 

competições amistosas não são competições oficiais. 

Por fim, há também o caso das taças secundárias. Troféus adquiridos como 

uma espécie de bônus em alguma competição cuja principal premiação era 

outra taça. Geralmente ocorrem em casos ofertados por patrocinadores 

ou em homenagens de terceiros.

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 PRINCIPAIS COMPETIÇÕES

 2005 Mundial Interclubes 

1992 Mundial Interclubes 

1993 Mundial Interclubes 

1992 Copa Libertadores da América 

1993 Copa Libertadores da América 

2005 Copa Libertadores da América 

2012 Copa Sul-Americana 

1993 Supercopa Sul-Americana 

1993 Recopa Sul-Americana 

1994 Recopa Sul-Americana 

1994 Copa Conmebol 

1996 Copa Master de Conmebol 

1977 Campeonato Brasileiro 

1986 Campeonato Brasileiro 

1991 

Campeonato Brasileiro 

2006 Campeonato Brasileiro 

2007 Campeonato Brasileiro 

2008 Campeonato Brasileiro 

2001 Torneio Rio-São Paulo 

2002 Supercampeonato Paulista 

18/12/2005 

13/12/1992 

12/12/1993 

17/06/1992 

Yokohama (JAP)

 Tóquio (JAP)

 Tóquio (JAP)

 São Paulo (SP)

 26/05/1993 Santiago (CHL)

 14/07/2005 São Paulo (SP)

 12/12/2012 

São Paulo (SP)

 24/11/1993 

São Paulo (SP)

 29/09/1993 B. Horizonte (MG)

 03/04/1994 Kobe (JAP)

 21/12/1994 

Montevidéu (URU)

 12/02/1996 

Cuiabá (MT)

 05/03/1978 B. Horizonte (MG)

 25/02/1987 Campinas (SP)

 09/06/1991 

Bragança P. (SP)

 19/11/2006 

31/10/2007 

São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 07/12/2008 Gama (DF)

 07/03/2001 São Paulo (SP)

 30/05/2002 São Paulo (SP)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 Campeonato Paulista 

1931 

1943 Campeonato Paulista 

1945 Campeonato Paulista 

1946 Campeonato Paulista 

1948 Campeonato Paulista 

1949 Campeonato Paulista 

1953 Campeonato Paulista 

1957 Campeonato Paulista 

1970 Campeonato Paulista 

1971 

1975 Campeonato Paulista 

1980 Campeonato Paulista 

1981 

1985 Campeonato Paulista 

1987 Campeonato Paulista 

1989 Campeonato Paulista 

1991 

1992 Campeonato Paulista 

1998 Campeonato Paulista 

2000 Campeonato Paulista 

2005 Campeonato Paulista 

2021 Campeonato Paulista 

Campeonato Paulista 

Campeonato Paulista 

Campeonato Paulista 

10/01/1932 

03/10/1943 

16/09/1945 

10/11/1946 

18/12/1948 

20/11/1949 

24/01/1954 

29/12/1957 

São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 Santos (SP)

 São Paulo (SP)

 09/09/1970 Campinas (SP)

 27/06/1971 

São Paulo (SP)

 17/08/1975 

19/11/1980 

29/11/1981 

22/12/1985 

São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 30/08/1987 São Paulo (SP)

 02/07/1989 São Paulo (SP)

 15/12/1991 

São Paulo (SP)

 20/12/1992 

10/05/1998 

São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 18/06/2000 São Paulo (SP)

 03/04/2005 M. Mirim (SP)

 23/05/2021 São Paulo (SP) 

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 COMPETIÇÕES OFICIAIS

 1971 Taça Independência do Brasil 

1976 Torneio Nunes Freire 

1931 Torneio dos Campeões SP-RJ 

1943 Torneio dos Campeões SP-RJ 

1946 Torneio dos Campeões SP-RJ 

1948 Torneio dos Campeões SP-RJ 

1953 Torneio dos Campeões SP-RJ 

1957 Torneio dos Campeões SP-RJ 

1975 Torneio dos Campeões SP-RJ 

1980 Torneio dos Campeões SP-RJ 

1985 Torneio dos Campeões SP-RJ 

1987 Torneio dos Campeões SP-RJ 

1932 Torneio Início do Camp. Paulista 

1940 Torneio Início do Camp. Paulista 

1945 Torneio Início do Camp. Paulista 

1934 Torneio Extra de 1934* 

1944 Taça Cidade de São Paulo 

1950 Torneio Prefeito Lineu Prestes 

1956 Torneio Roberto Gomes Pedrosa 

1956 Taça Charles Miller - Pref. Municipal 

05/09/1971 São Paulo (SP)

 11/12/1976 São Luís (MA)

 06/04/1932 São Paulo (SP)

 24/10/1943 São Paulo (SP)

 29/12/1946 São Paulo (SP)

 30/01/1949 São Paulo (SP)

 04/02/1954 São Paulo (SP)

 06/04/1958 R. Janeiro (RJ)

 08/10/1975 São Paulo (SP)

 21/02/1981 São Paulo (SP)

 06/02/1986 São Paulo (SP)

 15/11/1987 R. Janeiro (RJ)

 24/04/1932 São Paulo (SP)

 19/05/1940 São Paulo (SP)

 25/03/1945 São Paulo (SP)

 02/12/1934 São Paulo (SP)

 08/03/1944 São Paulo (SP)

 28/05/1950 São Paulo (SP)

 29/04/1956 São Paulo (SP)

 30/05/1956 São Paulo (SP)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 1967 Taça Piratininga 

1969 Taça Piratininga 

1970 Taça Piratininga 

1971 Taça Piratininga 

1975 Taça Cidade de São Paulo 

1980 Taça 2º Turno do Camp. Paulista 

1981 Taça Governador do Estado de SP 

1982 Taça Governador do Estado de SP 

1985 Taça Governador do Estado de SP 

1991 Campeonato Paulista - 1ª Fase 

17/12/1967 São Paulo (SP)

 15/06/1969 São Paulo (SP)

 13/09/1970 São Paulo (SP)

 27/06/1971 São Paulo (SP)

 18/05/1975 Bauru (SP)

 12/11/1980 São Paulo (SP)

 22/11/1981 São Paulo (SP)

 05/12/1982 São Paulo (SP)

 24/11/1985 São Paulo (SP)

 23/10/1991 São Paulo (SP)

 *Competição não finalizada: São Paulo declarado campeão.

 COMPETIÇÕES EXTRAOFICIAIS NACIONAIS

 2006 Troféu Osmar Santos (1º T. Brasileiro) 

2007 Troféu Osmar Santos (1º T. Brasileiro) 

2018 Troféu Osmar Santos (1º T. Brasileiro) 

2020 Troféu Osmar Santos (1º T. Brasileiro) 

24/08/2006 São Paulo (SP)

 08/08/2007 R. Janeiro (RJ)

 19/08/2018 São Paulo (SP)

 09/12/2020 São Paulo (SP)

 2006 Troféu João Saldanha (2º T. Brasileiro) 03/12/2006 Curitiba (PR)

 2007 Troféu João Saldanha (2º T. Brasileiro) 02/12/2007 Curitiba (PR)

 2008 Troféu João Saldanha (2º T. Brasileiro) 30/11/2008 São Paulo (SP)

 2012 Troféu João Saldanha (2º T. Brasileiro) 02/12/2012 São Paulo (SP)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 COMPETIÇÕES AMISTOSAS INTERNACIONAIS

 1941 Taça Min. das Rel. do Exterior do Brasil 02/02/1941 São Paulo (SP)

 1945 Taça Coletividade Brasileira 

14/10/1945 Assunção (PAR)

 1949 Taça Malmö FF 

1951 Copa Rubro-Azul* 

1951 Troféu Saarbrücken* 

1951 Taça Kjøbenhavns Boldklub* 

1955 Troféu Jarrito 

1955 Pequena Copa do Mundo 

1963 Pequena Copa do Mundo 

1957 I Copa São Paulo** 

1960 Torneio Quadrangular de Cali 

1960 Torneio Pentagonal de Guadalajara 

1960 Taça Sporting Club de Portugal 

1960 Taça Deputado Mendonça Falcão 

1963 Taça Club Nacional 

1964 I Triangular de El Salvador 

1964 Troféu Cidade de Florença 

1964 Torneio Internacional de Florença 

1968 Troféu Sport Lisboa e Benfica 

1969 Troféu Colombino 

26/11/1949 São Paulo (SP)

 29/03/1951 Gênova (ITA)

 07/04/1951 Saarbrücken (SAR)

 27/04/1951 Copenhague (DIN)

 19/06/1955 C. México (MX)

 04/08/1955 Caracas (VEN)

 28/08/1963 Caracas (VEN)

 29/06/1957 São Paulo (SP)

 13/01/1960 Cali (COL)

 17/02/1960 Guadalajara (MX)

 02/10/1960 São Paulo (SP)

 09/10/1960 São Paulo (SP)

 28/04/1963 Assunção (PAR)

 19/01/1964 S. Salvador (ELS)

 18/06/1964 Florença (ITA)

 20/06/1964 Florença (ITA)

 25/01/1968 São Paulo (SP)

 24/08/1969 Huelva (ESP)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 1970 Troféu Seleções do Readers Digest 

1971 Troféu José Alves Marques 

1974 Troféu Dr. Cyro Ciambruno 

1978 Troféu Cacique Anaucana 

01/02/1970 São Paulo (SP)

 25/01/1971 São Paulo (SP)

 11/05/1974 Montevidéu (URU)

 22/03/1978 Santiago (CHL)

 1981 Placa Federación Mexicana de Fútbol 26/05/1981 C. México (MX)

 1981 Troféu Nabi Abi Chedid 

1982 Torneio Internacional de Verão 

1986 Troféu Real Madrid 

1987 Taça da Jamaica 

1987 Troféu de Trinidad e Tobago 

1988 Troféu Stora 100 anos 

1989 Super Soccer Cup 

2007 Super Soccer Cup 

22/09/1981 São Paulo (SP)

 31/07/1982 Tampa (EUA)

 10/08/1986 La Coruña (ESP)

 16/03/1987 Kingston (JAM)

 18/03/1987 P. Spain (T&T)

 19/06/1988 Borlänge (SUE)

 16/01/1989 Jamshedpur (IND)

 11/02/2007 Delhi (IND)

 1989 Torneio Quadrangular de Guadalajara 27/08/1989 Guadalajara (MX)

 1989 Taça KKT Gahara 

1990 Torneio da Amizade 

1990 Torneio Quadrangular de León 

1991 Troféu Cidade de Barcelona 

1992 Troféu Cidade de Barcelona 

1992 Troféu Teresa Herrera 

1992 Troféu Ramón de Carranza 

1993 Copa Cidade de Santiago 

24/09/1989 Kumamoto (JAP)

 21/07/1990 Santiago (CHL)

 14/08/1990 León (MX)

 24/08/1991 Barcelona (ESP)

 31/08/1992 Barcelona (ESP)

 15/08/1992 La Coruña (ESP)

 29/08/1992 Cádiz (ESP)

 14/02/1993 Santiago (CHL)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 1993 Copa da Amizade 

1993 Torneio Xacobeo 

1993 Torneio Santiago de Compostela 

1993 Taça Cidade de Los Angeles 

1993 Torneio Jalisco 

1994 Taça San Lorenzo de Almagro 

1995 Troféu Achilie e Cesare Bortolotti 

1996 Copa Cerveja Cristal 

1997 Copa Clubes Irmãos 

1999 Copa Euro-América 

1999 Copa Los Angeles 

1999 Taça Cidade de Pachuca 

2000 Copa Constantino Cury 

27/03/1993 São Paulo (SP)

 25/06/1993 Compostela (ESP)

 27/06/1993 Compostela (ESP)

 07/08/1993 L. Angeles (EUA)

 09/08/1993 Guadalajara (MX)

 20/02/1994 B. Aires (ARG)

 19/08/1995 Bérgamo (ITA)

 03/12/1996 Santiago (CHL)

 14/01/1997 São Paulo (SP)

 20/01/1999 São Paulo (SP)

 18/07/1999 L. Angeles (EUA)

 22/07/1999 Pachuca (MX)

 17/01/2000 São Paulo (SP)

 2007 Troféu Mohammedadan Sporting Club 31/01/2007 Jamshedpur (IND)

 2013 Copa Eusébio 

2017 Copa da Flórida 

03/08/2013 Lisboa (POR)

 21/01/2017 Orlando (EUA)

 * Conquistadas pelo Combinado São Paulo/Bangu

 ** Torneio não finalizado e que o São Paulo se declarou campeão

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 COMPETIÇÕES AMISTOSAS NACIONAIS

 1930 Taça Dr. Cunha Bueno 

1937 Taça São Paulo FC X Ypiranga 

1937 Taça Hotel Avenida 

1939 Taça Mesbla 

1943 Taça General Eurico Gaspar Dutra 

1944 Olímpíada Tricolor 

1946 Taça Amizade 

1946 Taça Cid de Mattos Vianna 

1947 Troféu Os Amigos no Esporte 

20/07/1930 R. Janeiro (RJ)

 18/11/1937 Salvador (BA)

 12/12/1937 Recife (PE)

 23/07/1939 Uberaba (MG)

 20/07/1943 São Paulo (SP)

 12/02/1944 São Paulo (SP)

 10/04/1946 R. Janeiro (RJ)

 04/08/1946 P. Caldas (MG)

 04/05/1947 São Paulo (SP)

 1947 Taça Governador Octávio Mangabeira 30/10/1947 Salvador (BA)

 1948 Troféu Dr. Ademar de Barros 

24/10/1948 Pouso Alegre (MG)

 1949 Pentagonal RJ-SP - Torneio Relâmpago 05/02/1949 São Paulo (SP)

 1949 Taça Corante Wilson 

1950 Taça Arthur Santos 

1950 Taça Renato Fernandes 

1952 Torneio Quadrangular Rio-São Paulo 

1954 Taça Forças Armadas Brasileiras 

09/10/1949 Curitiba (PR)

 07/09/1950 Londrina (PR)

 22/10/1950 Cambará (PR)

 15/08/1952 São Paulo (SP)

 21/03/1954 Recife (PE)

 1954 Taça Cidade de São Paulo, de Recife 24/03/1954 Recife (PE)

 1954 Taça Cidade do Recife 

1954 Taça Adelmar Costa Carvalho 

28/03/1954 Recife (PE)

 31/03/1954 Recife (PE)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 1954 Taça Cia. Antarctica Paulista 

1954 Taça Governador Régis Pacheco 

1954 Torneio Triangular de Uberaba 

1956 Taça Presidentes 

04/04/1954 Salvador (BA)

 11/04/1954 Salvador (BA)

 06/05/1954 Uberaba (MG)

 01/05/1956 Mandaguari (PR)

 1956 Troféu Deoclesiano Dantas de Freitas 02/09/1956 Arapongas (PR)

 1959 Taça Federação Sergipana de Desportos 30/08/1959 Aracaju (SE)

 1962 Taça Cidade dos Passarinhos 

1964 Taça Sorveteria Morumbi 

1965 Taça Laudo Natel 

1968 Troféu O Mais Querido 

1975 Taça ASCB 

1975 Taça Prefeito Hermano de Almeida 

1976 Troféu Abertura da Temporada 

01/05/1962 Arapongas (PR)

 17/09/1964 Corumbá (MS)

 30/05/1965 Manaus (AM)

 25/09/1968 B. Horizonte (MG)

 29/10/1975 Curitiba (PR)

 07/12/1975 J. Pessoa (PB)

 30/01/1976 São Paulo (SP)

 1976 II Copa São Paulo - Taça Gov. L. Natel 01/02/1976 São Paulo (SP)

 1976 Taça Cidade de Maringá 

1979 Troféu Antônio Inácio da Silva 

1980 Taça Anos de Ouro do Fut. Brasileiro 

1980 Taça Governador do Est. de S. Paulo  

1982 Troféu Jacy M. Scanacatta 

1984 Troféu Governador Onofre Quinan 

1984 Troféu Amilton Vasconcelos 

1985 Triangular Luiz Henrique Rosa 

12/05/1976 Maringá (PR)

 26/04/1979 Goiânia (GO)

 26/01/1980 São Paulo (SP)

 10/11/1982 Cascavel (PR)

 11/03/1984 Goiânia (GO)

 10/05/1984 Jacobina (BA)

 20/07/1985 Florianópolis (SC)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 1985 Taça José Oscar Bernardi 

1986 Troféu Centro Olímpico de Ceres 

1986 Torneio Quadrangular do Esp. Santo 

1990 Troféu José Lopes 

26/09/1985 São Paulo (SP)

 09/03/1986 Ceres (GO)

 24/08/1986 Cariacica (ES)

 15/07/1990 Cambuí (MG)

 1993 Taça Federação Paraense de Futebol 01/12/1993 Belém (PA)

 1995 Torneio Rei Dario 

1995 Copa dos Campeões Mundiais 

1996 Copa dos Campeões Mundiais 

COMPETIÇÕES EXTRAOFICIAIS ESTADUAIS

 1946 Taça dos Invictos  

1947 Taça dos Invictos  

1972 Taça dos Invictos  

1975 Taça dos Invictos  

2005 Taça dos Invictos  

2007 Taça dos Invictos  

16/07/1995 Uberlândia (MG)

 28/07/1995 Uberlândia (MG)

 18/07/1996 Brasília (DF)

 29/09/1946 São Paulo (SP)

 22/06/1947 São Paulo (SP)

 15/07/1972 São Paulo (SP)

 18/05/1975 Bauru (SP)

 26/03/2005 São Paulo (SP)

 17/03/2007 São Paulo (SP)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 COMPETIÇÕES AMISTOSAS ESTADUAIS

 1930 Taça Nestor 

1932 Taça Trocadero 

1936 Taça Café Motta 

1936 Taça Guaraína 

1938 Taça Alberto Casser 

1938 Taça Cigarros Trianon** 

1938 Taça 2º Regimento de Cavalaria 

1941 Taça C.O.I. 

1943 Taça Fabar 

1943 Taça Branca Dayse 

1945 Taça O Esporte 

1945 Taça José Ferreira Keffer 

1946 Taça General Milton de Almeida 

14/07/1930 E. S. Pinhal (SP)

 30/10/1932 São Paulo (SP)

 21/04/1936 Campinas (SP)

 29/06/1936 S.J. R. Preto (SP)

 13/03/1938 Votorantim (SP)

 23/10/1938 Rib. Preto (SP)

 18/09/1938 Pirassununga (SP)

 19/02/1941 São Paulo (SP)

 14/11/1943 Ourinhos (SP)

 05/12/1943 Franca (SP)

 08/07/1945 São Paulo (SP)

 05/08/1945 Bauru (SP)

 25/08/1946 Limeira (SP)

 1946 Taça Cia Internacional de Capitalização 30/06/1946 Piracicaba (SP)

 1946 Taça Argemiro Ribeiro de Oliveira 

1947 Taça Castelões** 

1948 Troféu Casanova 

1948 Taça APCC 

1948 Troféu Zé Povo 

1948 Taça Dr. José Ribeiro Fortez 

07/04/1946 Barretos (SP)

 29/06/1947 Rib. Preto (SP)

 04/04/1948 Barretos (SP)

 10/06/1948 São Paulo (SP)

 28/03/1948 N. Horizonte (SP)

 10/04/1948 S. J. Barra (SP)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 1949 Troféu Filhos de Araçatuba 

13/02/1949 Araçatuba (SP)

 1949 Taça Pres. Cícero Pompeu de Toledo 01/09/1949 Bauru (SP)

 1950 Taça Feliz Aniversário 

1952 Troféu Gloria Victis 

1952 Torneio Quadrangular Paulista 

1953 Taça Termômetro Esportivo  

1954 Taça Jorge F. de Mattos 

1956 Copa Irmãos del Ry 

1957 Taça 18 de Março  

1958 Taça do Povo 

1958 Copa Imperial 

1961 Troféu Casa André Luiz 

1961 Troféu Honra ao Mérito 

1961 Troféu de Madeira 

1962 Troféu Agência Sinca 

01/05/1950 Bauru (SP)

 01/11/1952 São Paulo (SP)

 05/07/1952 São Paulo (SP)

 10/07/1953 Santos (SP)

 14/11/1954 Rib. Preto (SP)

 20/05/1956 Barretos (SP)

 12/04/1958 S.C.R. Pardo (SP)

 20/04/1958 Barretos (SP)

 22/10/1961 Diadema (SP)

 12/11/1961 Limeira (SP)

 26/11/1961 Itapetininga (SP)

 24/06/1962 Osv. Cruz (SP)

 1973 Taça Prefeitura Municipal de Rio Claro 04/02/1973 Rio Claro (SP)

 1974 Taça José Cury Andere 

27/11/1974 M. Cruzes (SP)

 1975 Taça Esporte Clube Noroeste  

1976 Troféu Eliseu de Andrade 

1976 Torneio Triangular Piracicabano 

1976 Troféu Cidade de Guaíra 

1978 Troféu Dr. Theodoro Mendes 

04/11/1976 S. S. Grama (SP)

 15/11/1976 Piracicaba (SP)

 23/05/1976 Guaíra (SP)

 14/10/1978 Sorocaba (SP)

 1978 Troféu Aniversário de S. B. do Campo 07/09/1978 S. Bernardo (SP)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 1980 Taça Cícero Pompeu de Toledo 

1986 Troféu Semana da Asa 

1988 Troféu Miguel Assad Macool Filho 

1989 Taça Diário Popular 105 Anos 

1995 Torneio de Aniv. de Ribeirão Preto 

1997 Troféu ACESAN 

1999 Taça Philips do Brasil 

TROFÉUS SECUNDÁRIOS INTERNACIONAIS

 1992 Copa Toyota  

1993 Copa Toyota  

1992 Troféu Prefeitura de São Paulo 

02/10/1980 São Paulo (SP)

 19/10/1986 São Paulo (SP)

 10/02/1988 Santos (SP)

 11/11/1989 São Paulo (SP)

 19/06/1995 Rib. Preto (SP)

 09/02/1997 Santos (SP)

 04/05/1999 São Paulo (SP)

 13/12/1992 Tóquio (JAP)

 12/12/1993 Tóquio (JAP)

 13/12/1992 Tóquio (JAP)

 2005 Copa Toyota Libertadores da América 14/07/2005 São Paulo (SP)

 1955 Taça Fed. Venezuelana de Fútbol 

1955 Taça Instituto Nacional de Desportos 

1955 Taça Ministro da Educação 

1993 Taça Recopa Japan AirLines 

1994 Taça Recopa Japan AirLines 

1955 Troféu Colônia Portuguesa 

1964 Troféu La Nazione 

1960 Troféu Neo Anahist 

04/08/1955 Caracas (VEN)

 04/08/1955 Caracas (VEN)

 04/08/1955 Caracas (VEN)

 29/09/1993 B. Horizonte (MG)

 03/04/1994 Kobe (JAP)

 04/08/1955 Caracas (VEN)

 20/06/1964 Florença (ITA)

 17/02/1960 Guadalajara (MX)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 TROFÉUS SECUNDÁRIOS NACIONAIS

 1976 Troféu Governador Nunes Freire 

1991 Campeonato Brasileiro 

1991 Troféu Clube dos 13 

1991 Troféu Deputado Romeu Queiroz 

11/12/1976 São Luís (MA)

 09/06/1991 Bragança P. (SP)

 09/06/1991 Bragança P. (SP)

 09/06/1991 Bragança P. (SP)

 1991 Troféu Federação Paulista de Futebol  09/06/1991 Bragança P. (SP)

 1995 Troféu Futel 

16/07/1995 Uberlândia (SP)

 2006 Copa Governador do Est. de S. Paulo 19/11/2006 São Paulo (SP)

 2007 Copa Governador do Est. de S. Paulo 31/10/2007 São Paulo (SP)

 2008 Taça Federação Brasiliense de Futebol 07/12/2008 Gama (DF)

 2006 Taça Grupo de Empresários do S. Paulo 19/11/2006 São Paulo (SP)

 2007 Taça Grupo de Empresários do S. Paulo 31/10/2007 São Paulo (SP)

 2007 Taça Caixa Econômica Federal 

2008 Taça Dr. João Havelange 

31/10/2007 São Paulo (SP)

 07/12/2008 Gama (DF)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 TROFÉUS SECUNDÁRIOS ESTADUAIS

 1943 Troféu Fluminense Futebol Clube 

1943 Taça Federação Paulista de Futebol 

1945 Taça Federação Paulista de Futebol 

1946 Taça Federação Paulista de Futebol 

1948 Taça Federação Paulista de Futebol 

1949 Taça Federação Paulista de Futebol 

1945 Troféu Conf. Brasileira de Desportos 

1950 Taça Newton Sá e Silva, São Paulo 

1952 Troféu Adhemar Ferreira da Silva 

1954 Troféu Rádio São Paulo 

1957 Taça Miss Campeonato 

1957 Taça AE Bradesco 

1989 Campeonato Paulista 

1991 Copa Dr. Nicolas Leoz 

03/10/1943 São Paulo (SP)

 03/10/1943 São Paulo (SP)

 16/09/1945 São Paulo (SP)

 10/11/1946 São Paulo (SP)

 18/12/1948 São Paulo (SP)

 20/11/1949 São Paulo (SP)

 16/09/1945 São Paulo (SP)

 28/05/1950 São Paulo (SP)

 01/11/1952 São Paulo (SP)

 24/01/1954 Santos (SP)

 29/12/1957 São Paulo (SP)

 29/12/1957 São Paulo (SP)

 02/07/1989 São Paulo (SP)

 15/12/1991 São Paulo (SP)

 1991 Copa Governador do Est. de S. Paulo 15/12/1991 São Paulo (SP)

 1992 Copa Governador do Est. de S. Paulo 20/12/1992 São Paulo (SP)

 1991 Troféu Palácio dos Bandeirantes 

1992 Troféu Palácio dos Bandeirantes 

1998 Troféu Palácio dos Bandeirantes 

2000 Troféu Palácio dos Bandeirantes 

2005 Taça TV Globo - 40 Anos 

15/12/1991 São Paulo (SP)

 20/12/1992 São Paulo (SP)

 10/05/1998 São Paulo (SP)

 18/06/2000 São Paulo (SP)

 03/04/2005 M. Mirim (SP)

TODOS OS TÍTULOS

 DO SÃO PAULO

 TÍTULOS E TROFÉUS INTERNACIONAIS HONORÍFICOS OU POR MÉRITO

 1964 Troféu Esporte Moura Ltda. 

1964 Fita Azul 

1994 II Troféu Top Marca: Equipe Mundial 

24/06/1964 Milão (ITA)

 24/06/1964 Milão (ITA)

 13/01/1994 Madrid (ESP)

 TÍTULOS E TROFÉUS NACIONAIS HONORÍFICOS OU POR MÉRITO

 1973 Taça A Maior Contagem da Rodada 

1973 Taça A Maior Contagem da Rodada 

09/08/1973 São Paulo (SP)

 03/10/1973 São Luís (MA)

 TÍTULOS E TROFÉUS ESTADUAIS HONORÍFICOS OU POR MÉRITO

 1940 DEIP O Clube Mais Querido da Cidade 07/05/1940 São Paulo (SP)

 1972 Taça Eficiência 

28/10/1972 São Paulo (SP)

 1985 Copa Jornal da Tarde: Melhor Ataque 22/12/1985 São Paulo (SP)

 1987 Copa Jornal da Tarde: Melhor Ataque 30/08/1987 São Paulo (SP)

 1987 Troféu Milésimo Jogo no Morumbi 

09/08/1987 São Paulo (SP)

 1995 Troféu Fair Play  

1998 Troféu Fair Play  

2000 Troféu Fair Play  

São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

 São Paulo (SP)

VICES-CAMPEONATOS

 SÃO-PAULINOS

 Competições Oficiais Principais

 Copa Libertadores da América: 1974, 1994, 2006

 Supercopa da Copa Libertadores da América: 1997

 Recopa Sulamericana: 2006, 2013

 Copa de Ouro Sulamericana: 1995, 1996

 Copa Suruga Bank: 2013

 Campeonato Brasileiro: 1971, 1973, 1981, 1989, 1990, 2014

 Copa do Brasil: 2000

 Copa dos Campeões Regionais: 2001

 Torneio Rio-São Paulo: 1933, 1962, 1966, 1998, 2002

 Campeonato Paulista: 1930, 1932, 1933, 1934, 1938, 1941, 1944, 1950, 1952, 1956, 

1958, 1962, 1963, 1967, 1972 (invicto), 1978, 1982, 1983, 1994, 1996, 1997, 2003, 

2006, 2019

 Outras Competições Oficiais

 Torneio dos Clubes Campeões da Copa Brasil: 1978

 Taça Governador do Estado de São Paulo: 1976

 Taça dos Campeões Estaduais SP-RJ: 1971

 Taça Charles Miller - Taça Prefeitura Municipal: 1954

 Torneio Octagonal Rivadávia Correia Meyer: 1953

 Taça Cidade de São Paulo: 1942, 1943, 1946, 1947, 1950, 1951, 1953

 Torneio Início do Campeonato Paulista: 1930, 1946, 1947, 1949, 1954

VICES-CAMPEONATOS

 SÃO-PAULINOS

 Competições Amistosas Internacionais

 Troféu Tereza Herrera, Espanha: 1993

 Troféu Ciudad de Albacete, Espanha: 1993

 Troféu Villa de Madrid, Espanha: 1992

 Troféu Naranja, Espanha: 1991

 I Copa São Paulo, Brasil: 1975

 Torneio Bodas de Ouro do Valencia, Espanha: 1969

 Torneio Quadrangular de Temuco, Chile: 1967

 Competições Amistosas Nacionais

 Torneio Super Series: 2015

 Taça Aniversário de Uberlândia - 125 Anos: 2013

 Taça Anos de Ouro do Futebol Brasileiro, São Paulo: 1980

 Troféu Triangular Luiz Lamejo, Santa Catarina: 1977

 Torneio Juscelino Kubitschek, Minas Gerais: 1956

 Torneio Triangular de Franca, São Paulo: 1956

 I Olimpíada Tricolor, Rio de Janeiro: 1943

VICES-CAMPEONATOS

 SÃO-PAULINOS

 Competições Amistosas Estaduais

 Taça Solidariedade: 1994

 Taça Lourenço Fló Jr: 1962

 Torneio Quadrangular do Juventus - Taça Roberto Ugolini: 1959

 Torneio Quadrangular Paulista: 1952

 Taça Choque-Rei: 1944

 Torneio Noturno - Taça Fasanelo: 1938

 Taça O Dia: 1933

 Troféu A Bola: 1932

 Festival de Aniversário do EC Sírio: 1931

 Festival do CA Brasil - Taça Luiz de Barros: 1931

 Taça General Isidoro Dias Lopes: 1931

ENCICLOPÉDIA 2021

 VOLUME XVIII

 MICHAEL SERRA

 ARQUIVO HISTÓRICO 

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE. Minha consulta a enciclopédia no site oficial do São Paulo

Confira a noticia no Blog do Paulinho https://blogdopaulinho.com.br/2024/09/24/sao-paulo-apropriou-se-indevidamente-de-r-32-milhoes-em-fgts/

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposto por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clube esportivos,[1] sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021

Associações sem fins lucrativos no futebol são clubes que buscam recursos financeiros, com o objetivo principal que não seja o seu enriquecimento. As sociedades empresárias, por outro lado, são o instrumento legal mais adequado e disponível na lei brasileira para transferir lucros a seus sócios. A premissa das sociedades empresárias, aliás, é a busca do lucro aos seus associados.

A grande diferença do novo modelo empresarial para os antigos clube-empresas, constituídos nas formas de S/A e LTDA, é que a SAF tem uma tributação mais vantajosa, além de possuir maior transparência, com regras claras de governança e com fiscalização pela CVM, o que deixa o negócio mais interessante e seguro para os investidores

Outro ponto de diferença da Sociedade Anônima do Futebol para as demais modalidades de empresas diz respeito ao pagamento das dívidas. A SAF tem a obrigação de pagar os credores em até 10 anos. Nos primeiros 6 anos, 70% das dívidas cíveis e trabalhistas precisam ser quitadas, mas é possível renovar por mais quatro anos para concluir os pagamentos. Além disso, há vantagens para que as dívidas sejam negociadas. De acordo com os espacialistas nos veiculos de imprensa no Brasil.

SAF é meio e não fim. Se os 20 clubes da Série A se tornarem SAFs, vamos ter quatro rebaixadas. Ser uma SAF não significa que o clube está imune à crise. É uma sociedade anônima. As empresas quebram. O risco de você ter uma SAF é porque pode quebrar se for mal gerida. 

O clube deve escoiher bem seu investidor. O clube deve escolher com muita cautela o investidor que vai lhe estabelecer uma parceiria. E não se iludir com os primeiros milhões que venham a cair na sua conta.

A SAF deve ter credibilidade comprovada e ter a devida obrigação de comprovar  ter a solidez finançeira para arcar com os compromissos finançeiros do clube.

O meu querido São Paulo. É um clube que parou no tempo. Os ultimos troféus. Nunca me iludiram em relação ao fato. 

O estádio Cícero Pompeu de Toledo. É um estádio  muito superado  para o futebol atual.

O que faz a nação são paulina conviver com certos dissabores.


Imagem : Site Mantos do Futebol.