domingo, 22 de setembro de 2024

Fortaleza goleia Bahia e chega a vice liderança no Brasileirão.

O Fortaleza voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Em partida agitada, na noite de ontem  na Arena Castelão, o Leão do Pici superou o rival Bahia 4 a 1. O confronto válido pela 27ª rodada teve como destaque a atuação de Marinho. O camisa 11 brilhou pelo lado direito do campo e marcou duas vezes a favor do Laion. Pochettino ampliou após cobrança de pênalti e Kayzer também registrou seu nome no marcador garantindo os três pontos dentro de casa.

Pelo lado do Bahia, Everaldo diminuiu o placar e quebrou seu jejum de 10 jogos sem gols.

Com o resultado, o Fortaleza chega aos 52 pontos na tabela. Entretanto, ainda fica no aguardo do resultado entre Palmeiras e Vasco, para permanecer na segunda posição. Em contrapartida, o Bahia segue na sexta posição com 42 pontos, em busca de uma vaga direta na Libertadores.

                         E a partida ?

A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

Todos os times que Rogério Ceni treinou - São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo- tinham o mesmo desenho no campo ofensivo.. A equipe se desenhava de uma forma bem posicional com a posse de bola. Dois laterais bem abertos para abrir o campo, quatro atacantes (entre eles um centroavante de mais presença de área) bem perto dos zagueiros e volantes dos adversários e um volante com muita qualidade técnica  vindo de trás para  bola entre os dois zagueiros.


Os time de Rogério Ceni. Sempre procuram uma saída de bola mais curta com zagueiros, uma saída de jogo com tabelas em alta velocidade, chegada com os meias e os atacantes na área adversária e chegada pelas laterais do campo para criar chances reais de gol. 


Na necessidade de um jogo mais objetivo. Os pivôs acabam sendo fundamentais para prender a defesa e abrir espaço para os meias e os atacantes. Ou então. Os passes diretos para os alas. Que na verdade são pontas. Em uma organização de um time mais agressivo.


Para chegar ao gol adversário. Os time de Rogério Ceni sempre procuram uma saída pelos flancos com os alas mais avançados e um jogo mais vertical. Rogério Ceni. Sempre prioriza zagueiros e volantes com muita qualidade técnica. Pois Ceni não deseja fiquem girando contra a defesa adversária. Ceni prioriza jogadores bem abertos. Enquanto tres ou quatro jogadores ficam em zonas centrais.


Ceni procura se defender com uma linha de bloco alto no campo adversário. Aonde visa recuperar o controle da posse de bola rapidamente. Os atacantes pressionam a defesa adversária, visando reduzir os erros de passe. Os alas pressionam os laterais do time adversário Enquanto os zagueiros. Podem em algum momento. Ter apenas um único jogador na sobra. Ou até mesmo os time de Rogério Ceni, podem não ter nenhum jogador na sobra. A depender da eficiência na linha de bloco alto.

Rogério Ceni armou bem sua equipe. O Bahia teve boa compactação ofensiva e equilibrou a partida. Mas Marinho esteve em noite inspirada. Além disso, os meio campistas do Fortaleza quebraram as linhas do tricolor baiano na base das jogadas individuuais.

O que fez a diferença na partida de ontem.

Confira no UOL. A história dos principais clubes brasileiroshttps://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm
Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário