O Palmeiras finalmente voltou a vencer fora de casa. Dominante desde o início, o time alviverde visitou o Athletico-PR na tarde de ontem , e despachou o time paranaense com uma sólida vitória por 2 a 0. Com o resultado, o clube paulista reitera sua busca pelo tricampeonato nacional após recentes eliminações na Copa do Brasil e Libertadores. A partida foi válida pelo Campeonato Brasileiro.
O Palmeiras foi ao Paraná com uma postura muito agressiva e se aproveitou da sonolência do Athletico. Com menos de cinco minutos, fez três finalizações, a melhor delas com um chute de Felipe Anderson dentro da pequena área. O goleiro Mycael rebateu e Richard Ríos tentou aproveitar. Mas acabou cometendo uma infração.
Confiante. O time alviverde dominou o primeiro tempo. O primeiro gol saiu aos 7 minutos. Flaco López fez bela jogada pela direita, driblando 3 adversários do Athletico . Na área, o atacante cruzou à meia altura, na medida para Maurício abrir o placar.
Os atleticanos até acordaram no final do primeiro tempo. Mas embora finalizassem mais a gol, tinham muita dificuldade na construção das jogadas.
No segundo tempo , o time paranaense veio modificado , tentando ao menos o gol de empate. Mas foi o Palmeiras que anotou na etapa final . Aos 12 minutos, Estêvão deu um lindo drible dentro da área atleticana, deixou dois rivais para trás e fez um golaço , sem chance Mycael. Aos 17, o goleiro da casa ainda teve de operar um milagre e tirou a bola em cima da risca após duas finalizações do time palmeirense.
O Athletico, em pleno ano de seu centenário, ouviu vaias e gritos de "vergonha" vindo das arquibancadas. Torcedores deixaram o campo antes mesmo do apito final. É bem verdade que houveram algumas finalizações paranaenses, mas Weverton fez grandes defesas. Nas melhores chances, Gamarra carimbou a trave depois de ganhar no alto de Gustavo Gómez e Esquivel mandou a bola na gaveta, mas o arqueiro palmeirense fez grande defesa.
O resultado reafirma a briga alviverde pelo tricampeonato nacional . O clube da Barra Funda chega aos 47 pontos na terceira colocação, três abaixo do líder Botafogo, que neste sábado venceu o Fortaleza, que soma 48.
O Palmeiras não toma a iniciativa do jogo de maneira intensa em um campeonato muito competitivo como o Brasileirão. A equipe de Abel se destaca mais pela praticidade e capacidade de se adaptar às diferentes necessidades de cada partida.
Nas saídas de bola, tiros de meta ou faltas em sua própria área - independentemente de jogar com dois ou três zagueiros -, o Palmeiras posiciona um jogador de cada lado do goleiro e mantém a amplitude com outros dois atletas. Estes não são necessariamente os laterais (abaixo).
A ideia é atrair a pressão do rival com toques curtos para depois escapar pelas pontas. Outra ideia é a ligação direta com um lançamento frontal aos atacantes. Nessas zonas do campo, a equipe assume o menor risco possível e não abusa da troca de passes para ir superando linhas defensivas rivais.
Abel Ferreira. Teve o mérito de dar padrão de jogo ao time palmeirense. E isso independentemente das mudanças no elenco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário