As cláusulas pétreas inseridas na Constituição do Brasil de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º. São elas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais. Segundo o autor Guilherme Pena da Moraes. No meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil.
Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma Federação e uma República.
Uma federação é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "estados") e unidas sob um governo federal. Numa federação que ao contrário do que acontece num estado unitário, o direito de autogoverno de cada região autónoma está consignado constitucionalmente e não pode ser revogado por uma decisão unilateral do governo central. O uso do termo "república" talvez seja inconsistente mas, no mínimo, indica um Estado em que o chefe de estado não é um monarca.
Os campeonatos estaduais de futebol do Brasil são as competições masculinas e femininas profissionais adultas de futebol no Brasil que ocorrem geralmente entre janeiro e maio em cada uma das unidades federativas do Brasil. Historicamente, por questões econômicas e geográficas, as distâncias entre as principais cidades do país fizeram com que o povo brasileiro desenvolvesse uma forte cultura de disputa por estados. Assim, cada Unidade da Federação brasileira possui seu próprio campeonato, hoje em dia durando em torno de quatro meses.
Por causa desses campeonatos, algumas disputas entre rivais do mesmo estado ou cidade tem peso equivalente ou maior a uma disputa com os principais clubes de outros estados. Esses jogos são chamados de clássicos. Alguns exemplos são Fla-Flu e Clássico dos Milhões, no Rio de Janeiro; Derby, Choque Rei, Majestoso e San-São, em São Paulo; Grenal, no Rio Grande do Sul; Clássico Mineiro, em Minas Gerais; Atletiba, no Paraná; Clássico dos Clássicos e Clássico das Multidões, em Pernambuco; Ba-Vi, na Bahia; Clássico de Florianópolis e Clássico do Interior, em Santa Catarina; Clássico-Rei, no Ceará, entre Ceará e Fortaleza, e no Rio Grande do Norte entre ABC e América de Natal; Re-Pa, no Pará; Clássico das Multidões em Alagoas; Super Clássico, no Maranhão; Rivengo, no Piauí; Clássico dos Maiorais, na Paraíba; Derby Sergipano, em Sergipe; Derby do Cerrado, em Goiás; Rio-Nal, no Amazonas; Clássico dos Gigantes, no Espírito Santo; entre outros.
Em que pese ser popular o pensamento de que são exclusividade brasileira, certames regionais/provinciais também existem na Europa, embora quase sempre como uma divisão inferior do sistema de ligas nacional, caso da Inglaterra. Outro caso é o de ficar restrito aos clubes menores e elencos "B" dos principais clubes, como na Copa Cataluña, em que Barcelona utiliza seu time alternativo. O Brasil difere por ter estaduais com autonomia, calendário e plantel principal de grandes clubes.
A tradição cultural em uma população é transmissão de costumes, memórias , comportamentos e crenças culturais que são transmitidos á cada geração entre todos os integrantes de uma nação.
Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação.
Sendo assim ; Os campeonatos estaduais de futebol no Brasil, representam as tradições culturais, as linguagens e os costumes tão distintos entre as populações dos 26 Estados do Distrito Federal, em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Sendo assim ; Extinguir os campeonatos estaduais de futebol no Brasil, seria abolir a forma federativa de estado, uma das clausulas pétreas da Constituição Federal.
Os campeonatos estaduais de futebol no Brasil, representam as pluralidades culturais entre as populações dos 26 estados e do Distrito Federal no Brasil.
No meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil, do autor Guilherme Pena de Moraes, eu pude me atualizar sobre algumas das prerrogativas constitucionais no país.
Os 26 estados e o Distrito Federal no Brasil, tem suas pluralidades culturais, representadas nos seus respectivos campeonatos estaduais de futebol.
Ou seja ; Os campeonatos estaduais de futebol, são a pluralidade cultural nos 26 estados e no Distrito Federal no Brasil, que tem a Republica Federal, como uma das clausulas pétreas.
O Brasil é uma Republica Federativa. Uma Republica Federativa no Brasil, é uma federação aonde todos os estados tem seu próprio auto governo, e suas decisões não podem ser revogadas por qualquer decisão unilateral do Governo Federal.
Os campeonatos estaduais no Brasil, representam os costumes, as linguagens e as tradições diferentes de cada um dos 26 estados e o distrito federal no Brasil.
Os clássicos estaduais no Brasil, são campeonatos á parte dos campeonatos que os respectivos clubes estão disputando a cada temporada no Brasil.
Não é viável extinguir os campeonatos estaduais no Brasil. Os campeonatos estaduais, representam as linguagens, as culturas e as tradições diferentes em cada um dos estados brasileiros.
As paixões clubisticas no Brasil, revelam as culturas, linguagens e costumes tão diferentes em cada estado da federação no Brasil. Ou seja leitor (a). O Brasil é um pais continental, com culturas distintas dentro do próprio país. Algo que não acontece nos países da Europa, Ásia e Oceania.
Os campeonatos estaduais representam a diversidade cultural existente nos 26 Estados da federação no Brasil e também no Distrito Federal . Ou seja. No Brasil, cada um dos 26 estados da federação, equivalem a um pais diferente em níveis culturais. Ou seja. Os campeonatos estaduais acabam envolvendo as culturas tão diferentes dentro de um pais continental como o Brasil. Os campeonatos estaduais representam as culturas, linguagens e costumes tão distintos em cada estado da federação no Brasil. As paixões clubisticas em cada estado da federação, também representa a diversidade cultural dentro do próprio Brasil. No Brasil, cada estado da federação equivale a um pais diferente. Cada estado da federação no Brasil, equivale a um pais distinto , com linguagens, culturas e costumes muito distintos um do outro. Os campeonatos estaduais no Brasil representam essa diversidade.
O futebol nos estados reflete as diferenças culturais e linguísticas dentro dos 27 estados da federação brasileira. As culturas e linguagens de cada estado, estão expressas nos seus respectivos campeonatos estaduais.
Lembrando leitor (a). O federalismo é um sistema politico governamental em que vários estados se reúnem para constituir uma nação vigente. No federalismo tradicional, os estados conservam sua autonomia politica, suas linguagens, tradições e costumes.
Confira no site campeões do futebol a história das 26 Federações Estaduais e do Distrito Federal, no site campeões do futebol. Confira também todos os clubes que venceram os campeonatos estaduais, nas 26 Federações Estaduais e no Distrito Federal, também no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.
Imagem : Site Reddit
O brigado pelos noticiários Leandro ! Não pode acabar os campeonatos estaduais não eo charme dos campeonatos e uma oportunidade dos pequenos enfrentar os times grandes!
ResponderExcluir