Fluminense e Grêmio ficaram no empate em 2 a 2 nesta sexta-feira (1º), no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro . Jhon Arias e Kauã Elias marcaram para os donos da casa, e Braithwaite e Reinaldo (de pênalti) fizeram para os visitantes. Com o resultado, o Tricolor carioca chega a 37 pontos e assume provisoriamente a 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, enquanto o Imortal segue em 11º lugar, com 39.
Como foi a partida ?
O primeiro tempo foi equilibrado , com o Fluminense teve maior presença ofensiva . Contudo, o Grêmio jogou nos contragolpes e conseguiu abrir o placar com Braithwaite, aproveitando rebote de Fábio em finalização de Reinaldo. A partir de então os donos da casa partiram para o ataque. . O tricolor carioca teve boa chance com Lima, que desperdiçou grande passe de Kauã Elias. Já aos 43 minutos, Arias recebeu de Ganso na grande área, puxou para o pé esquerdo e bateu no contrapé de Marchesín. Assim, o primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1.
O tricolor carioca seguiu com maior presença ofensiva e criou as melhores chances de gol no segundo tempo. O meia Paulo Henrique Ganso estava inspirado e fazia as principais articulações ofensivas dos donos da casa.
A pressão deu resultado e o tricolor carioca virou o placar. O time gaúcho não conseguia levar perigo e caminhava para a derrota na noite de ontem.
O O Grêmio passou a ter a posse da bola. Mas errava muitos passes. Nos acréscimos, o goleiro Fábio atropelou Nathan Fernandes dentro da área. Pênalti cobrado e o empate em 2 a 2 no Maracanã.
Conclusão.
Mano não mudou tanto na escalação considerada titular do Fluminense, com a adição mais que honrosa de Thiago Silva na defesa. O esquema tático é o mesmo de Diniz e Marcão: um 4-2-3-1. A forma de defender também, com duas linhas de quatro formadas. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.
A grande mudança é na forma como o time pressiona o adversário sem a bola. Com Mano, o Flu sempre está perseguindo os adversários sem a bola, sendo "chato" para marcar, tentando impedir e roubar a bola a todo momento. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.
O Flu não é mais aquele time que tenta buscar a posse a todo momento. Em muitos momentos, prefere até defender com os dez atrás e ir cercando, agredindo para roubar a bola e chegar lá na frente. Não que não fazia isso com Diniz: os jogos contra o Boca e o Internacional, na Libertadores, foram decididos em lances "anti-Dinizistas". Mas agora a orientação inteira é diferente. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.
Jogar mais recuado não é só defender. O Flu de Mano é mais agressivo, vigia de perto. Não deixa a defesa tão exposta quanto antes, o que facilita a vida de Thiago Silva e Antônio Carlos. A dupla de zaga joga mais alinhada com os laterais. Toda a defesa tem a missão de jogar de forma zonal, ou seja: fecha o espaço na frente da área e deixa os pontas e volantes fazerem o combate. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.
No estilo tático de Renato Gaúcho, Os pontas fecham os laterais, volantes fecham os meias e laterais podem subir a linha de bloco alto na defesa rival. Além disso, Renato gosta de marcações individuais mais longas, principalmente na defesa.
A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.
A marcação baixa, está normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.
A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.
Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.
Com elencos limitadíssimos. Os dois treinadores dão padrão de jogo aos seus respectivos times.
Nenhum comentário:
Postar um comentário