O Palmeiras se sagrou campeão Paulista Feminino 2024 após a goleira colombiana Tapia pegar três cobranças de pênalti. A conquista veio com a vitória sobre o Corinthians, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, na tarde de ontem.
No tempo normal, vitória por 2 a 1 — a ida terminou 1 a 0 para o Corinthians. Com 2 a 2 no agregado, a decisão foi para os pênaltis.
Nos pênaltis. As palestrinas venceram por 2 a 0. A goleira Kate Tapia, do Palmeiras, pegou três cobranças e o Corinthians ainda acertou uma vez a trave. Do lado do Palmeiras, os pênaltis de Fê Palermo e Yngrid foram convertidos.
O Palmeiras deu a volta por cima após a derrota na ida por 1 a 0, na Neo Química Arena, e faturou o estadual pela terceira vez na história. Os títulos anteriores foram em 2001 e 2022.
A conquista palmeirense impediu que o Corinthians se tornasse sozinho o maior campeão do Paulistão Feminino. O clube do Parque São Jorge, parou nos quatro títulos, assim como Santos e Juventus.
E a partida ?
As palestrinas foram superiores no primeiro tempo. Com uma marcação em linha alta e troca de passes em velocidade, as palestrinas envolveram as brabas no primeiro tempo.
Com muita superioridade, as palestrinas abriram 2 a 0 no primeiro tempo. As brabas ficaram perdidas. Sem conseguir conter o ataque palmeirense nos primeiros 45 minutos.
As brabas reagiram no segundo tempo. Com as modificações no intervalo. Com a entrada de Yaya, as brabas ficaram mais ofensivas na segunda etapa.
Com triangulações em velocidade, as brabas envolviam as palestrinas com facilidade. E diminuíram o placar. As palestrinas já não mantinham o mesmo pique da primeira a etapa.
Tivessem maior pontaria. As brabas talves teriam chego ao gol de empate. Mas perderam pelo placar mínimo no tempo normal.
E a disputa por pênaltis.
Duda Sampaio perdeu logo a primeira cobrança para o Corinthians. A goleira Tapia acertou o canto e fez a defesa. Só que a artilheira Amanda Gutierres acertou a trave logo em seguida. Sabe a trave? Eudimilla acertou o poste esquerdo.
Não tivemos gol nas três primeiras cobranças.
Fê Palermo, fez 1 a 0 para as palestrinas. As brabas perderam outra cobrança. a arqueira alviverde defendeu a outra cobrança, feita por Millenes. Tres cobranças e nenhum gol para as brabas.
Ingryd fez 2 a 0 para o Palmeiras. E Tapia pegou mais um pênalti, garantindo o troféu para as palestrinas.
Ponderações necessárias.
O futebol feminino evoluiu técnica e taticamente nos últimos anos Hoje, a modalidade se iguala nesses quesitos aos time masculinos.
Estão aparecendo excelentes jogadoras no futebol feminino. Excelentes jogadoras estão aparecendo no campeonato nacional sub 18 promovido pela CBF. No entanto, é preciso ter paciência, já que o no futebol feminino começou de cima para baixo.
Os campeonato nacionais e estaduais no futebol feminino, deixam nossas jogadoras com maior preparo para as competições mundiais. Nossa jogadoras, vão direto para a seleção principal, sem que passe por seleções de base.
Talento esportivo é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.
Talentos no esporte são as inclinações e habilidades naturais ou desenvolvida de um esportista para realizar determinada atividade, algo que
facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências individuais excelentes para realizar uma determinada modalidade esportiva.
No futebol. Os seus fundamentos técnicos são ; Condução da Bola; Passe; Chute ; Drible; Recepção ou domínio de bola e o cabeceio.
A condução da bola, significa que um futebolista, tem a excelência para manter consigo o controle e o total domínio da posse da bola, mesmo quando pressionado por um mais adversário.
O passe é a capacidade de visão de jogo e a visão periférica do campo, para que o futebolista tenha a plena visão periférica para acionar seus companheiros melhor posicionados dentro do campo de jogo.
O passe á habilidade técnica, executada com extrema perfeição, sendo muito importante para o funcionamento técnico, tático e periférico de uma equipe de futebol nos seus 90 ou 120 minutos de bola rolando.
O chute é e habilidade técnica de finalizar á uma jogadas em direção aos gol adversário, ou mesmo a habilidade técnica dos defensores em impedir a progressão de um adversário rumo á sua meta.
O domínio de bola, exige uma fusão entre o fundamento da conclusão, para que o jogador consiga com o equilíbrio e usa visão estratégica e a leitura tática de uma partida de futebol, executar movimentos inesperados, que possam quebrar as linhas de defesa, meio campo e ataque do time adversário.
O controle da bola, é a capacidade do jogador não somente em receber a bola. Mas também é a capacidade técnica do jogador ter uma visão estratégica necessária para manter a bola sob o seu controle.
O controle de bola é um dos fundamentos técnicos mais importante. Pois com o controle de bola, um jogador tem a capacidade de visão de jogo plena, não somente para manter a posse da bola, mas também para ditar o ritmo da partida em momentos de forte pressão ofensiva das linhas de meio campo e ataque da equipe adversária.
A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.
A marcação baixa, está normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.
A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.
Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.
Em nível de concepção técnica e tática. O futebol feminino se nivelou aos times masculinos.
Imagem ; Lance .
Nenhum comentário:
Postar um comentário