O Palmeiras venceu o Bahia por 2 a 1, de virada, em partida dramática na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro.
O tricolor baiano abriu a contagem com gol de Luciano Rodriguez. Mas Raphael Veiga e Flaoco Lopez, viraram para o alviverde.
O final do jogo foi eletrizante e cheio de intervenções do VAR. O Bahia chegou a marcar, mas o gol foi invalidado no árbitro de vídeo. Pouco depois, o VAR apareceu de novo, desta vez para confirmar gol do Palmeiras não marcado pelo abritro em campo
Com o resultado, o time de Abel Ferreira foi a 67 pontos e ficou a dois pontos do líder Botafogo. O clube carioca empatou por 0 a 0 na noite de ontem, com o Atlético-MG, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).
Já o Bahia permanece com 46 pontos, na 8ª posição, e já soma seis jogos sem vitória. O Bahia volta a campo no domingo (24), contra o Athletico-PR, às 16h (de Brasília), mais uma vez na Arena Fonte Nova.
Já o Palmeiras joga no sábado (23), às 19h30, contra o Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
E a partida ?
O time baiano foi superior no primeiro o tempo. Os palmeirenses foram a campo com um time agressivo. Tendo Raphael Veiga como volante e trio de ataque formado por Dudu, Felipe Anderson e Rony. Mas houve apenas um único chute a gol nos primeiros 45 minutos.
O tricolor baiano foi superior e manteve um ritmo forte mesmo após abrir o placar no primeiro tempo. Mesmo com 1 a 0 no placar, o tricolor baiano teve pelos menos três chances claras para ampliar o marcador ainda na primeira etapa.
Mas Raphael Veiga empatou a partida na única finalização palmeirense no primeiro tempo.
O tricolor baiano seguiu melhor e empilhava chances de gol. O goleiro Weverton. Fez grandes defesas durante o segundo tempo.
O time palmeirense seguia errando muitos passes e não vinha bem durante o segundo tempo. Aos 43 minutos. Flaco Lopez fez o gol da vitória alviverde.
Os palmeirenses tiveram apenas duas finalizações á gol. E venceram a partida na bacia das almas.
Conclusão .
Todos os times que Rogério Ceni treinou - São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo- tinham o mesmo desenho no campo ofensivo.. A equipe se desenhava de uma forma bem posicional com a posse de bola. Dois laterais bem abertos para abrir o campo, quatro atacantes (entre eles um centroavante de mais presença de área) bem perto dos zagueiros e volantes dos adversários e um volante com muita qualidade técnica vindo de trás para bola entre os dois zagueiros.
Os time de Rogério Ceni. Sempre procuram uma saída de bola mais curta com zagueiros, uma saída de jogo com tabelas em alta velocidade, chegada com os meias e os atacantes na área adversária e chegada pelas laterais do campo para criar chances reais de gol.
Na necessidade de um jogo mais objetivo. Os pivôs acabam sendo fundamentais para prender a defesa e abrir espaço para os meias e os atacantes. Ou então. Os passes diretos para os alas. Que na verdade são pontas. Em uma organização de um time mais agressivo.
Para chegar ao gol adversário. Os time de Rogério Ceni sempre procuram uma saída pelos flancos com os alas mais avançados e um jogo mais vertical. Rogério Ceni. Sempre prioriza zagueiros e volantes com muita qualidade técnica. Pois Ceni não deseja fiquem girando contra a defesa adversária. Ceni prioriza jogadores bem abertos. Enquanto tres ou quatro jogadores ficam em zonas centrais.
Ceni procura se defender com uma linha de bloco alto no campo adversário. Aonde visa recuperar o controle da posse de bola rapidamente. Os atacantes pressionam a defesa adversária, visando reduzir os erros de passe. Os alas pressionam os laterais do time adversário Enquanto os zagueiros. Podem em algum momento. Ter apenas um único jogador na sobra. Ou até mesmo os time de Rogério Ceni, podem não ter nenhum jogador na sobra. A depender da eficiência na linha de bloco alto.
Numa linha em bloco alto, os times de Abel Ferreira, tem como referência a marcação individual, pressionando, induzindo os erros de passes do jogador com a posse da bola, sufocando com os jogadores que irão receber o passe . Nas pressões das saídas de bola, utiliza diferentes táticas para pressionar rival com a bola a conduzi-la para zonas mais convenientes de acordo com o plano de cada jogo. Assim, costuma modificar as tarefas de cada jogador e variar o estilo de execução desta pressão inicial.
Os time de Abel Ferreira, armam sua defesa em linhas médias de marcação. Na primeira linha, o centroavante se posiciona para cortar a linha de passe por dentro, recebendo o auxilio dos defensores. Os meios campistas se posicionam para pressionar os adversários, caso estes busquem posicionamentos entre as linhas de marcação.
Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.
O grande mérito de Abel Ferreira. Foi dar um padrão de jogo consistente ao time palmeirense.
Que se mantem mesmo em desmanches.
Confira a História dos Principais Clubes no Mundo. No Site Campeões do Futebol.https://www.campeoesdofutebol.
Confira a Historia de Clubes de Futebol do Brasil. No Site Campeões do Futebol.https://www.campeoesdofutebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário