Um clube esportivo (português brasileiro) ou clube desportivo (português europeu) é um grupo de pessoas formado com o propósito de praticar desportos, sendo por vezes conhecidos através do nome sociedade desportiva ou associação desportiva.
Os clubes desportivos variam de organizações sem fins lucrativos ou empresa que possuem uma estrutura e equipas, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam vários desportos, sejam eles individuais ou coletivos.
Os clubes amadores podem jogar com outros clubes semelhantes ocasionalmente, assistidos principalmente por familiares e amigos. Já as grandes organizações comerciais com jogadores profissionais têm equipas que competem regularmente contra outros clubes, conseguindo atrair por vezes grandes multidões de espectadores pagantes. Os clubes podem ser dedicados a uma única modalidade ou a vários desportos (clubes multiesportivos).
Os clubes desportivos maiores são caracterizados por terem departamentos profissionais e amadores em vários desportos, como futebol, basquetebol, futsal, voleibol, andebol, hóquei em patins, polo aquático, rugby, atletismo de pista e campo, boxe, beisebol, críquete, ciclismo, tênis, remo, ginástica e outros, incluindo desportos menos tradicionais, como airsoft, paintball, bilhar, boliche, e-sports ou orientação.[5] As equipas e atletas pertencentes a um clube desportivo podem competir em várias ligas, campeonatos e torneios diferentes usando as mesmas cores do clube e usando o mesmo nome do clube, compartilhando também a mesma base de adeptos, funcionários e instalações do clube
Muitos clubes desportivos profissionais têm um sistema de associados em que os torcedores afiliados pagam uma taxa de anuidade. Nesses casos, os torcedores se tornam elegíveis para assistir às partidas e exibições do clube em casa durante toda a temporada e têm o direito de praticar quase todos os tipos de desporto nas instalações do clube. Taxas de associados registrados, bilhetes dos jogos, contratos de patrocínio, merchandising de equipa, direitos de TV e taxas de transferência de atletas/jogadores são geralmente as principais fontes de receita e financiamento do clube desportivo.
Acompanho futebol há 41 anos. E nesses 41 anos. Tentei dentr do possível. Detalhar a fundo as questões nesse maravilhoso esporte.
Hoje não temos rodada no Campeonato Brasileiro. Teremos a final da Copa do Brasil entre Atlético MG e Flamengo. E nesse domingo. Trago minha escolha entre os maiores clubes de futebol em cada Estado no Brasil. Confira abaixo.
Estado; Clube.
Estado do Acre; Rio Branco.
Estado de Alagoas; CSA.
Estado do Amapá : Macapá.
Estado do Amazonas : Nacional.
Estado da Bahia ; Bahia.
Distrito Federal ; Gama.
Espirito Santo : Rio Branco.
Rio de Janeiro ;Flamengo.
Santa Catarina :Avaí
Ceará ; Fortaleza
Rio Grande do Sul ;Grêmio
Goiás ; Goiás.
Maranhão : Sampaio Correia.
Mato Grosso :Misto.
Minas Gerais :Cruzeiro.
Pará :Paysandu.
Paraíba :Botafogo
Paraná ; Athetico PR.
São Paulo ;São Paulo
Pernambuco ;Sport.
Piauí ;River.
Rio Grande do Norte ;ABC.
Rondônia :Ferroviário
Roraima ; Baré.
Sergipe. : Sergipe.
Mato Grosso do Sul :Operário.
Tocantins :Palmas.
E sua opinião leitor (a) ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário