segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Flamengo volta a vencer Atlético MG e conquista Copa do Brasil.

 Com uma pintura  de Gonzalo Plata, o Flamengo voltou a derrotar o Atlético-MG na tarde de ontem , na Arena MRV, em Belo Horizonte, desta vez por 1 a 0, e conquistou a Copa do Brasil pela quinta vez na sua história. O atacante equatoriano recebeu lançamento de Bruno Henrique, deu um drible desconcertante em Saravia e, aos 37 do segundo tempo, fazendo um golaço e marcando seu nome na história do  Flamengo. Foi a primeira decisão de título da moderna arena atleticana, mas o troféu é rubro negro.

Com cinco troféus, o Flamengo se iguala ao Grêmio na galeria dos campeões. E ambos somente ficam atrás dos seis  canecos do Cruzeiro na Copa do Brasil.

                                         E  a partida ?

Os atleticanos não conseguiram impor um ritmo ofensivo no primeiro tempo. Embora tivessem maior posse da bola, os atleticanos esbarraram na consistência defensiva do rubro negro na etapa inicial.

Léo Ortiz, comandou a defesa rubro negra nos primeiros 45 minutos. Erick Pulgar também soube articular as jogadas no meio campo. E Gabigol teve uma excelente atuação durante o primeiro tempo.

Gabriel  Milito voltou mais agressivo para o segundo tempo. Tirando o volante Otavio e colocando o atacante Alan Kardec. Mas os rubro negros seguiam dominando a partida na etapa final.

O time atleticano não conseguia impor um ritmo ofensivo. E para piorar. Os atleticanos ainda foram muito pressionados por contragolpes rubro negros no segundo tempo.

Aos 37 minutos da etapa final, Gonzalo Plata, sacramentou o título do Flamengo.

Não fosse o goleiro Everson. Os rubro negros venceriam por um placar maior na tarde de ontem.

                                                                        Conclusão.

                                 

Em sua ainda curta carreira de treinador, Filipe Luís soma 37 jogos com 26 vitórias, nove derrotas e dois empates, além de 77 gols marcados e 34 sofridos. Em entrevista ao quadro Abre Aspas do Portal Globo Esporte  em maio, Filipe Luís disse que gosta de um estilo ofensivo: Segundo o Portal Globo Esporte.

Sempre pensei que o treinador tem que falar o menos possível, dar menos pistas possíveis. Mas o meu modelo de jogo é de propor sempre, sair jogando com a bola, posse no campo ofensivo e ataque ao espaço. É um jogo mais vertical neste ponto e baseado muito no último conceito, que é a pressão. A cada adversário que eu jogo, eu quero pressionar sempre para ter a bola, mas isso é muito difícil. Acredito ter a capacidade de fazer isso, por mais que às vezes erre ou acerte. Mas é um modelo baseado principalmente em pressionar e depois um jogo muito agressivo e em direção ao gol. Segundo o Portal Globo Esporte.

Milito é um treinador que presa pelo jogo ofensivo. Em seu último trabalho, levou o Argentinos Juniors à posição de segundo time que mais criou grandes chances no Campeonato Argentino de 2022 e no terceiro lugar em 2023, segundo números do site Sofascore.

Zagueiro nos anos de jogador, o treinador opta por equipes que tenham a posse da bola. Nas temporadas recentes, montou uma equipe com três defensores, alas abertos, dois meio-campistas centrais e três jogadores mais ofensivos. Segundo o site Sofascore.

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

 Filipe Luís. Se mostra até aqui. Uma enorme revelação como treinador. Deu padrão de jogo ao falmengo em curto espaço de tempo. E recuperou Gabigol.

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário