sábado, 9 de novembro de 2024

Internacional entra no G4 e coloca Fluminense em situação complicada no Campeonato Brasileiro.

 O Internacional derrotou o Fluminense por 2 a 0, na noite de ontem pelo Campeonato Brasileiro , no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). O centroavante Rafael Borré e o meia Bruno Henrique foram os autores dos gols . Com o triunfo, o Colorado chegou aos 59 pontos e assumiu a 4ª colocação na classificação. Por outro lado, o Tricolor segue com 37 pontos e na 14ª colocação.

                            E a partida ?

Os colorados foram superiores no primeiro tempo. Com uma linha alta, os colorados encurralaram os tricolores no seu campo defensivo.

Reserva de Fábio, Vitor Eudes, fez duas grandes defesas nas finalizações de Wanderson e Brunto Tabata. Os tricolores erraram muitos passes, sendo presa muito facil para os colorados nos primeiros 45 minutos.

Na segunda etapa, o Internacional abriu o placar aos seis minutos após Bernabei fazer boa jogada pelo lado esquerdo, cruzar uma bola na área com desvio em Samuel Xavier e Borré escorar para o fundo das redes. 

Os tricolores cresceram na partida e passaram a ser mais ofensivos. O goleiro uruguaio Rochet, salvou os colorados com grandes defesas na etapa final.

Os tricolores vinham pressionando os colorados em busca do gol de empate. Mas nos acréscimos, os colorados decidiram a partida com gol de Bruno Henrique.

                               Conclusão .

Mano é adepto do jogo posicional, no qual os jogadores vão buscar a amplitude do campo para tentar buscar e aproveitar os espaços da equipe adversária. Embora ressalte que sabe se adaptar ao elenco que tem – montado pensando no estilo de Diniz –, o novo treinador quer o Fluminense mais vertical, “esticando” mais as posses de bola, como ele descreveu. Segundo a ESPN.

“Vamos jogar um pouquinho mais direto, o que não significa dar chutão, até porque não temos jogadores com características para ficar jogando bola longa para disputa. Mas que tenhamos um pouquinho mais de ambição imediata para pegar o adversário desorganizado defensivamente". Segundo a ESPN.

Fato é que o desejo de ruptura com o estilo de Diniz não é só de Mano. A diretoria também tinha essa busca na escolha do treinador – e até por isso priorizou outros nomes antes do ex-Corinthians, como Cuca e Odair Hellmann. O plano é ter um time mais forte defensivamente. Segundo a ESPN.

Para construir jogo, ss times  de Roger Machado se baseia no nível de pressão do adversário. Quando o rival não marca forte a saída de bola, temos uma equipe buscando o jogo curto numa saída mais sustentada e de aproximação entre defesa e os volantes.

Quando enfrentam  uma marcação pressão mais forte, os volantes  recuam  entre os zagueiros e faz uma saída para  liberdade aos laterais e criar superioridade no setor. Ainda assim, é possível  observar aproximação dos atacantes  por dentro para conseguirem em toques   curtos sair da marcação.

Depois de saírem jogando , a fase ofensiva dos time de Roger Machado  tem foco nos jogadores mais adiantados:. O armador do time  busca a bola na defesa e articula as jogadas ofensivas.

Se defendendo, o técnico Roger Machado busca algumas formas de não comprometer os atacantes. Em linha baixa ou média, os jogadores do meio campo cercam o adversário na forma de induzir os erros de passe

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

Adotando uma marcação em linha média, Mano Menezes dá maior consistência ao tricolor carioca. 

Mas o elenco do Flu. Não é lá essas coisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário