A vitória de Nelson Piquet no Grande Premio do Canadá em
1984.
Nesse domingo temos o Grande Premio do Canadá de Formula 1,o
que me traz a lembrança a brilhante vitória de Nelson Piquet no Grande Premio
do Canadá em 1984, nesse ano o brasileiro Nelson Piquet vinha enfrentando
problemas com seu Brabham BT 53, que não podia fazer frente a Mc Laren MP4 2 de
Alain Prost e Niki Lauda,mas no entanto no Canadá Nelson mostraria por que já
era bicampeão e que seu talento podia compensar a inferioridade no equipamento.
Nos treinos, o brasileiro foi o mais rápido e fez a pole com
o Frances Alain Prost ao seu lado na primeira fila do grid. Na segunda fila tivemos
o italiano Elio de Angelis com a Lótus e o inglês Derek Warwick com a
Renault,já na terceira fila tivemos o Frances René Arnoux com a Ferrari e seu companheiro o italiano
Michele Alboreto ao seu lado na sexta posição.
Na largada Piquet chegou a perder a liderança para Prost,mas
recuperou a ponta rapidamente e passou a conduzir extrema maestria durante as
70 voltas da corrida,já na sétima volta o Frances François Hesnault abandona
com problemas no turbo na sua Ligier,três
voltas depois é a vez do italiano Michele
Alboreto abandonar com problemas de motor,na volta 11 seria a vez do também
italiano Piencarlo Ghinzani abandonar com problemas com problemas de cambio na
sua Osella Alfa Romeo.
Já Piquet seguia
soberano na liderança da corrida conduzindo com inteligência e poupando seu equipamento,
na volta 29 o australiano Mike Thackwell abandona também com problemas no turbo
de sua Ram Hart,o mesmo problema no turbo faz o Frances Jaques Lafitte
abandonar duas voltas depois com sua Williams Honda,já na volta seguinte o finlandês
Keke Rosberg também da Williams abandona com falta de combustível.
Na volta 37 o
italiano Ricardo Patrese abandona após bater com sua Alfa Romeo,na volta
seguinte o belga Thierry Boutsen abandona com problemas no motor de sua Arrows
BMW,enquanto na volta 39 o também italiano Corrado Fabi companheiro de Piquet
na Brabhan também desiste com problemas no seu turbo. Durante a corrida, a
situação ficou dramática para Nelson Piquet já que o radiador de sua Brabhan
começou a esquentar seu pé direito
fazendo com que ele abandonasse a corrida,mas no entanto o brasileiro seguiu em
frente a foi abrindo vantagem na liderança.
O calor ia aumentando
muito durante a corrida e por isso Nelson inteligentemente vinha poupando seu
carro ao máximo durante a corrida,evitando principalmente o desgaste de pneus e
perda de combustível,enquanto isso na volta 40 o também italiano Andrea de
Cesaris também acaba desistindo com problemas nos freios de sua Ligier
Renault,na volta 55 Piquet faz a volta mais rápida da corrida com o tempo de 1:28:763
e assim conduz com muita competência para vencer sua décima primeira corrida na
sua carreira,Niki Lauda e Alain Prost com as duas Mc Larens que chegaram em
segundo e terceiros respectivamente, terminaram 1 minuto atrás do
brasileiro,enquanto o quarto colocado o
italiano Elio de Angelis com sua Lótus Renault terminou uma volta atrás de
Piquet,já o quinto colocado o Frances René
Arnoux o inglês Nigel Mansell com a outra Lótus terminaram simplesmente duas voltas atrás do
vencedor.
Com
atuações como esta , Nelson Piquet justificou por que foi um dos pilotos mais
geniais da história da Formula 1,e um dos mais brilhantes que eu vi desde que eu comecei a acompanhar a
Formula 1 em 1983.
Nenhum comentário:
Postar um comentário