domingo, 24 de março de 2019

- O aniversário de Ayrton Senna.


- O aniversário de Ayrton Senna.



Nesta quinta feira (21),o tricampeão Ayrton Senna da Silva faria 58 anos.Comecei a acompanhar Formula 1 em 1983 e pude acompanhar toda a carreira de Senna.Como todo o piloto de calibre,o brasileiro impressionou logo nas categorias inferiores,com um desempenho surpreendente.Para se ter uma ideia,em 1983 venceu o campeonato inglês de Formula 3 com 13 vitórias em 21 Grandes Prêmios (sendo nove vitórias consecutivas).No final de 1983,mesmo antes de sua estreia na Formula 1.Ayrton já gozava de grande prestigio,como pode ser conferido no especial denominado:Ayrton Senna Especial do Kart á Formula 1,que a Rede Globo produziu em Outubro referido ano contando sua trajetória no automobilismo até então.
Para o campeonato mundial de Formula 1 em 1984,Senna atraiu a atenção de diversas equipes de Formula 1 como Williams,McLaren,Brabhan e Toleman,entretanto,apenas a equipe Toleman ofereceu a ele um carro para disputar o campeonato do ano de 1984.Ayrton impressionava pela velocidade,mas no entanto,já mostrava um refinamento técnico elevado como todos os campeões da minha geração.De acordo com a matéria do portal globo esporte em 25 de Fevereiro de 2017,o engenheiro Pat Symonds,que trabalhou com Ayrton em 1984, na Toleman,ressaltou a qualidade do brasileiro na hora de entender e ajustar cada detalhe do carro. Segundo  o portal, ele declarou o seguinte. “ Em 1984 não havia telemetria,mas o Senna era capaz de ter dizer a temperatura da água e o giro do motor a cada curva.Outros,sequer na reta conseguiam entender essas coisas.”
Em 1985 Ayrton iria para a Lótus,tendo sua primeira chance em uma equipe competitiva.Logo na sua segunda corrida no ano,venceu de ponta a ponta o Grande Premio de Portugal sob forte chuva.Ayrton conseguiu sua segunda vitória,também sob chuva,no Grande Premio da Bélgica.Em 1986 teve sua grande polemica ao vetar o inglês Derek Warwick sob a alegação de que a Lótus não tinha condições de manter carros competitivos para dois pilotos de ponta ao mesmo tempo.A verdade é que seu contrato com a Lótus lhe dava a preferência como primeiro piloto e Ayrton defendeu esse aspecto.
Ayrton crescia a cada ano e se mostrava tão talentoso quanto os já campeões mundiais Alain Prost e Nélson Piquet.Em 1987 Ayrton se firma de vez como piloto e sua carreira sofreria uma reviravolta ao ser contratado pela McLaren para o campeonato de 1988,Senna assina com a McLaren e leva consigo os motores Honda. Entretanto,havia um obstáculo,e dos grandes,para o brasileiro realizar o sonho do título mundial.O Frances Alain Prost já era bicampeão mundial e recordista de vitórias na Formula 1,alem disso,Alain era chamado de professor pela capacidade da aplicar a inteligência em corrida.A temporada foi equilibrada,no Grande Premio do Japão,Ayrton tem uma das melhores atuações da carreira,ele não consegue largar na volta de apresentação e cai para a décima sétima posição.Entretanto,já nas primeiras voltas,Ayrton ultrapassa oito adversários.Na volta 28,Senna ultrapassa Prost e vence com 13 segundos de vantagem para o frances conquistando seu primeiro título mundial.
No entanto,no campeonato mundial de 1989,a McLaren começou a ficar pequena demais para dois gênios desse porte.Sim leitor (a),nesse ano a batalha entre Ayrton e Alain se intensificou na pista e uma verdadeira guerra psicológica foi iniciada.Prost conquistou o tricampeonato mundial após uma colisão com Senna durante o Grande Premio do Japão.
Em 1990,Ayrton mostrou que também poderia ser o “professor”,sim leitor (a) o brasileiro fez uma temporada perfeita subindo no pódio em 12 das 16 corridas no mundial.Ayrton surpreendeu a todos seno o piloto mais regular do campeonato,contudo,o título mundial foi decidido mais uma vez no Grande Premio do Japão com uma colisão entre Senna e Prost,no entanto,dessa vez foi Ayrton quem garantiu o título.
Em 1991 a Williams mostrou ao mundo seu FW14,um carro totalmente inovador com a suspensão ativa e o cambio semi automático.Além disso,o motor Renault V10 tinha a mesma potencia do Motor Honda V12 da Mc laren.Mais uma vez,contudo,o brasileiro foi inteligente e fez outra temporada perfeita,com 12 pódio em 16 corridas foi pela segunda vez seguida o piloto mais regular do campeonato.Com o título mundial conquistado no Grande Premio do Japão,Ayrton se tornou até então,o piloto mais jovem a chegar ao tricampeonato mundial (Uma marca que somente foi superada pelo alemão Sebastian Vettel em 2012).Em 1992 durante treino para o Grande Premio da Bélgica,o piloto frances Erik Comas bateu violentamente contra o muro,e ficou desacordado,com seu carro parado no meio da pista.Ao passar pelo local segundos após o acidente,Senna não teve duvidas:Parou sua McLaren e correu em direção a Ligier Renault,que vazava combustível e estava prestes a explodir.Ao perceber que Comas estava desacordado no cockpit,Senna desligou a ignição do carro e evitou o risco da Ligier pegar fogo.
No entanto,no Grande Premio da França no mesmo ano,teve um desentendimento com o jovem alemão Michael Schumacher.Senna ia contornar a curva Adelaide,quando de repente foi atingido por trás pelo Benneton 19:Sem condições de sair do local,Senna abandonou a corrida prematuramente,Senna quis conversar com Schumacher,mas foi ignorado pelo alemão pois Schumacher estava concentrado com a Benneton para uma nova largada. Em 1993,fez na opinião de muitos especialistas,o melhor campeonato da sua carreira. O FW15C da Williams mostrou-se imbatível,a Mc Laren tinha os motores Ford V8 como um cliente,contudo,era um motor com 60 cavalos a menos de potencia que o motor Ford V8 da Benneton.Senna chegou em segundo na corrida de estreia na África do Sul e teve grande atuação no Grande Premio do Brasil.No Grande Premio da Europa fez a chamada “corrida de volta perfeita”.Ele largou em quarto e caiu para quinto na primeira curva,mas já estava liderando antes da primeira volta ser completada.Senna venceu a corrida á frente das Williams de Alain Prost e Damon Hill,Hill terminou em segundo um minuto atrás,já Prost terminou em terceiro uma volta atrás do vencedor. Com a vitória no Grande Premio do Japão, chegou a marca de 40 triunfos na carreira. Contudo,teve um incidente polemico com o estreante Eddie Irivine.Após uma forte discussão,Ayrton ficou inflamado e socou o norte-irlandês. Senna completou sua marca de 41 vitórias ao vencer a ultima corrida no ano no Grande Premio da Austrália.
Em dezembro de 2009 a revista inglesa  Autosport publicou uma matéria onde fez uma eleição para a escolha do maior piloto de Formula 1 de todos os tempos.A revista a consultou 217 pilotos que passaram pela Formula 1 e Ayrton Senna venceu a votação.
Apesar de polemico, Ayrton tinha uma característica fortemente humanista, pois após sua partida, foi descoberto que o brasileiro doou parte de sua fortuna em atividades de filantropia que sempre manteve em segredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário