quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Um feliz 2021.

 Caro (a) leitor : No ultimo dia 22 de Dezembro, completaram 04 anos em que eu conclui o curso de Jornalismo na FIAAM FAAM. Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 a Dezembro de 2016, cursei o Bacharelado em Jornalismo na FIAAM FAAM.

Conclui o curso de Jornalismo em 22 de Dezembro de 2016, com o trabalho de conclusão de curso sobre a inserção dos portadores de deficiência no mercado de trabalho, sob a orientação da mestra, doutora e jornalista Fabiola Paes de Almeida Tarapanoff.

Sou portador de deficiência e trabalho nas Lojas Riachuelo nas vagas para PCDS no Shopping Ibirapuera  (Pessoa com Deficiência). Na época em que cursei Jornalismo, o estágio não era obrigatório, infelizmente, também não estagiei. Por ter me formado sem experiência, não pude focar exclusivamente em futebol e automobilismo. A contragosto, tive que expandir meu leque e ter um blog para comentar o cotidiano. Pois minha primeira experiência como comunicador, seriam meus blogs. Meus blogs, seriam o estágio que eu não fiz durante os meus 04 anos e meio de graduação.

Desejo a vocês leitores o melhor ano possível em 2021. Que em 2021 a vacina chegue logo ao Brasil e vidas parem de ser ceifadas. Agradeço aos leitores (as) que tiveram a paciência em que acompanhar meus blogs em 2020. Um ótimo 2021 a você leitor (a). E que deus abençoe o mundo em 2021.


:

E assim caminha a humanidade.


Palmeiras vence América Mineiro e avança as finais da Copa do Brasil.

 O Palmeiras venceu o América Mineiro por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela partida da volta das semifinais da Copa do Brasil.

O alviverde buscará seu quarto título na Copa do Brasil nas finais contra o Grêmio. O América Mineiro segurou o quanto pode a igualdade sem gols durante o jogo. Os mineiros focaram exclusivamente em marcar e criaram muito pouco durante o jogo. O América soube segurar o Palmeiras na marcação durante boa parte do jogo.

O Palmeiras começou o jogo tendo mais a posse da bola. Os palmeirenses tentaram superar o desgaste físico tentando mais velocidade na saída pelo meio campo e pelas laterais. Mesmo com o domínio territorial do jogo, os alviverdes eram pouco efetivos nas jogadas ofensivas, facilitando a marcação dos mineiros. Ainda assim, os palmeirenses resolveram o jogo no segundo tempo e asseguraram a classificação.

Agora, confira no site campeões do futebol, no link á seguir, o guia completo, sobre a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram títulos na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Grêmio segura empate e vai a final da Copa do Brasil.

 O Grêmio empatou em 0 a 0 contra o São Paulo, ontem a noite no estádio Cicero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pela partida de volta das semifinais da Copa do Brasil.

Com cinco troféus na Copa do Brasil, o clube gaúcho tentará igualar os seis troféus do Cruzeiro nas finais contra o Palmeiras.

O Grêmio controlou o jogo como quis nos noventa e cinco minutos de partida. O tricolor gaúcho jogou com duas linhas bem próximas de cinco jogadores, fechando o meio campo e as laterais do gramado. Os gremistas impediram as jogadas ofensivas dos são paulinos e ainda criaram pelo menos duas chances claras para vencer a partida.

O São Paulo não repetiu as mesmas atuações do Campeonato Brasileiro. O tricolor paulista sentiu as ausências do lateral Reinaldo e do atacante Luciano e perdeu muito do seu poder ofensivo. Embora tenha tido a posse da bola, os são paulinos não criaram nenhuma jogada ofensiva e também não tiveram velocidade na saída de bola. Os tricolores foram presa fácil para a boa marcação gremista durante a partida.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Fontes.

 No Jornalismo, as fontes são portadoras de informação. Podem ser pessoas, falando de forma individual ou coletiva, ou documentos escritos ou audiovisuais, pelos quais os jornalistas tomam conhecimento das informações, opiniões de especialistas ou dados.

Nem sempre os jornalistas podem assistir um acontecimento em primeira mão, por isso necessitam de fontes. Mesmo acompanhando os acontecimentos, os jornalistas precisam de fontes para confirmar o que está sendo relatado.

Existem dois tipos de fontes . As fontes oficiais, políticos, empresários, especialistas, religiosos e intelectuais de determinadas áreas. Temos as fontes não oficiais, ONGS, sindicatos e pessoas anônimas.



Imagem : Site Casa das Focas.



 

Santos fica no empate com Ceará.

 O Santos ficou no empate em 1 a 1 com o Ceará, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O empate deixa o Santos com 39 pontos ganhos, na 8ª colocação. Já o Ceará chega aos 36 e se mantém na 10ª posição, dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Ao abrir o marcador logo no começo do jogo, o Santos dominou o primeiro tempo. Os santistas tocaram a bola em velocidade, e impondo um jogo ofensivo, tiveram as melhores chances nos primeiros 45 minutos. Contudo, brilhou a estrela do goleiro Fernando Prass.

O Ceará tentou equilibrar o jogo no segundo tempo. Contudo, o Santos voltou a se impor e continuou dominando o jogo no segundo tempo. Os santistas envolveram a defesa cearense nos 45 minutos finais, mas foram barrados pelas ótimas defesas do goleiro Fernando Prass.

Palmeiras se segura e vence Red Bull Bragantino.

 O Palmeiras venceu o Red Bull Bragantino, por 1 a 0, ontem a noite, no Alliaz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. 

Com o resultado, o Verdão chega a 44 pontos e fica a três do Inter, último da zona de classificação para a fase de grupos da Libertadores. O Red Bull Bragantino é o 13º, com 31 pontos conquistados, três a mais que o Vasco, primeiro da zona de rebaixamento.

O Palmeiras teve dificuldades em ter a posse de bola. O time alviverde foi encurralado no campo defensivo e precisou apostar em contragolpes para tentar chegar no gol do Bragantino.

O Palmeiras teve que se segurar na defesa e contou com ao ótima atuação do goleiro Weverton para sair com os três pontos.

O Red Bull Bragantino teve o domínio do jogo e criou as melhores chances de gol. Os visitantes tocaram a bola em velocidade pelo meio e pelas laterais, entretanto, pararam nas ótimas defesas do goleiro Weverton. O Red Bull Bragantino jogou uma ótima partida e teve chances para sair com a vitória.

domingo, 27 de dezembro de 2020

Corinthians vence Botafogo no Rio de Janeiro.

 O  Corinthians  tiveram venceu o Botafogo por 2 a 0, agora a tarde, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Corinthians a 39 pontos na tabela de classificação. Já o Botafogo, permanece com 23 pontos, na zona do rebaixamento no campeonato nacional.

O Botafogo esbarrou nas suas limitações técnicas. O alvinegro carioca até tentou equilibrar o jogo na posse da bola. Contudo, os botafoguenses não conseguiam criar nenhuma jogada ofensiva durante o jogo. Dentre a limitação coletiva do Botafogo, se destaca o ótimo nível técnico dos seus jovens zagueiros. Os dois jovens zagueiros botafoguenses se destacaram individualmente. Souberam sair jogando e mostraram muita lucidez em campo.

O Corinthians teve o controle total do jogo. Os corintianos envolveram completamente a defesa botafoguense e tiveram varias chances de gol. O meio campo alvinegro esteve muito inspirado e os dois laterais foram ótimas opções de ataque. O time corintiano soube impor sua melhor condição técnica e chegou a vitória com facilidade. O técnico Vagner Mancini está sabendo trabalhar bem com o elenco que tem em mãos.

São Paulo vence Fluminense e mantem vantagem no Campeonato Brasileiro.

 O São Paulo venceu o Fluminense por 2 a 1, ontem a noite, no estádio Mario Filho, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o São Paulo a 56 pontos, contra 49 pontos de Atlético Mineiro e Flamengo, segundo e terceiros colocados respectivamente.

O São Paulo dominou o Fluminense no primeiro tempo. O time são paulino fez uma marcação alta e manteve a posse de bola nos primeiros 45 minutos de partida. Os cariocas tiveram muita dificuldade em criar jogadas e sair do campo defensivo. Aos 15 minutos, Brener abriu o placar para o São Paulo.

Os são paulinos mantiveram o domínio do jogo no segundo tempo. O Fluminense assustou muito pouco nos 45 minutos finais do jogo. O São Paulo tinha o domínio territorial do jogo, mas pecava nas finalizações. Em um erro de Sara, Fred empatou para o Fluminense.

Os cariocas se fecharam na defesa tentando apostar em contragolpes. O time são paulino caiu de rendimento e o jogo passou a ser mais equilibrado. Entretanto, Brener fez o gol da vitória são paulina após contra ataque em velocidade. Agora os são paulinos focam na partida decisiva contra o Grêmio, pelas semifinais da Copa do Brasil.

Jogando no estádio Cicero Pompeu de Toledo, os são paulinos precisam vencer por pelo menos dois gols de diferença para se classificar as finais da Copa do Brasil.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Um feliz natal e um prospero 2021.

 Jornalismo esportivo ou desportivo é a especialização da profissão jornalística nos fatos relacionados aos esportes, ginástica, jogos, hobbies e outras atividades de exercício físico. O Jornalismo Esportivo é uma especialização que lida com alto grau de risco de parcialidade, pois tanto jornalistas quanto leitores têm preferências por determinados clubes  ou atletas.

Acompanho futebol e automobilismo desde a década de 1980 quando criança. O ramos de esportes sempre foi meu ramo predileto desde a infância. Durante 04 nos e meio, entre Agosto de 2012 a Dezembro de 2016, eu cursei Jornalismo na FIAAM FAAM. Eu conclui o curso em 22 de Dezembro de 2016, com o trabalho sobre a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, sob a orientação da jornalista, mestra e doutora Fabiola Paes de Almeida Tarapanoff.

Acredito na independia do jornalista, embora ele tenha suas preferencias como qualquer pessoa. Em algumas postagens, eu trago sempre as estatísticas dos clubes como pano de fundo, tendo como fonte o site campeões do futebol. Apesar de ser torcedor do São Paulo, o publico tem preferencias diversificadas.


Palmeiras fica no empate contra América Mineiro.

 O Palmeiras empatou em 1 a 1 com o América Mineiro, ontem a noite, no Allianz Parque, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.

Qualquer empate no jogo da volta em Belo Horizonte levará a decisão para os pênaltis. Quem vencer o jogo leva a vaga para as finais da Copa do Brasil.

O Palmeiras começou o jogo errando muitos passes. Os palmeirenses tiveram muita deficiência no passe e não conseguiam criar jogadas de ataque nos primeiros minutos de jogo. Em um erro de passe do jovem zagueiro Emerson, os mineiros abriram o marcador aos 19 minutos.

O Palmeiras saiu para o ataque e começou a pressionar o América no seu campo defensivo. Os alviverdes procuraram tocar a bola em, velocidade no meio e nas laterais, enquanto os mineiros tentavam os contragolpes. No ultimo lance do primeiro tempo, os palmeirenses empataram o jogo.

O Palmeiras dominou o jogo no segundo tempo. O América jogou com duas linhas de cinco jogadores no campo defensivo. Os palmeirenses tiveram a totalidade da posse de bola e o domínio territorial do jogo durante todo o segundo tempo. Contudo, os alviverdes não foram felizes nas conclusões.

O América também não teve a necessária precisão nos passes para conseguir os contragolpes na defesa palmeirense. E assim o jogo terminou em igualdade no placar.

Grêmio sai na frente do São Paulo nas semifinais da Copa do Brasil.

 O Grêmio venceu o São Paulo por 1 a 0, ontem a noite, em Porto Alegre, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. O resultado dá ao Grêmio o direito de jogar pelo empate no jogo da volta em São Paulo. Vitória do São Paulo por um gol de diferença levará a decisão aos pênaltis. Para se classificar as finais da Copa do Brasil, o São Paulo precisará vencer por pelo menos dois gols de diferença.

O jogo foi bastante travado no primeiro tempo. Os dois times fizeram uma forte marcação no meio campo e nas laterais, impedindo a criação de jogadas. O primeiro tempo teve um jogo bastante truncado e com pouca qualidade técnica nos primeiros 45 minutos.

O São Paulo começou tocando melhor a bola nos primeiros vinte minutos. Os são paulinos começaram a marcar no campo ofensivo, e com um toque de bola em velocidade, criaram pelo menos três chances claras de gol no segundo tempo. Os são paulinos tiveram mais posse de bola no segundo tempo e incomodaram a defesa gremista.

O Grêmio manteve a mesma marcação com suas linhas de quatro a cinco jogadores. O tricolor gaúcho abriu o placar no segundo tempo e o técnico Renato Gaúcho deu consistência ao tricolor gaúcho no segundo tempo. Os gremistas neutralizaram as jogadas ofensivas são paulinas e souberam garantir a vitória nos 45 minutos finais da partida

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Corinthians vence Goiás na Arena Corinthians.

 O Corinthians venceu o Goiás por 2 a 1, ontem a noite, na Arena Corinthians, em São Paulo. O Corinthians chega a 36 pontos e sobe para a nona colocação, a cinco do G-6, grupo que disputa a Copa Libertadores da América na próxima temporada. Já o Goiás permanece na lanterna da competição, com 20 pontos.

O Corinthians fugiu das suas características e começou o jogo no ataque. O time alvinegro tocou a bola em velocidade pelo meio campo e pelas laterais do campo. Contudo, o Goiás abriu o marcador logo aos tres minutos de jogo em um contragolpe.

Os corintianos não se abateram e empataram o jogo rapidamente. O Goiás manteve sua marcação e apostava em contragolpes. O Corinthians insistiu em troca rápida de passes, e jogando pelo meio e pelas laterais, criou sucessivas chances de gol.

Os corintianos continuaram jogando no ataque e viraram o jogo. Os alvinegros tocavam a bola em velocidade e envolviam a defesa goiana. O Goiás apenas tentou ameaçar no fim do jog. Porém, os alvinegros souberam segurar os tres pontos.

As Maiores Torcidas do Mundo [ATUALIZADO 2020]


)


Imagem : Site Torcedores.com 



 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Clubes no Mundo com mais troféus internacionais.

Segundo o jornalista Rodolfo Rodrigues, na sua coluna, no Portal UOL, na data de 25 de Setembro de 2020, esses são os clubes com mais troféus internacionais na história do futebol. Confira abaixo.

1º Real Madrid-ESP (26 títulos) 3 - Mundial Interclubes (1960, 1998 e 2002) 4 - Mundial de Clubes da Fifa (2014, 2016, 2017 e 2018) 13 - Liga dos Campeões da Europa (1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2018) 2 - Copa da Uefa (1985 e 1986) 4 - Supercopa Europeia (2002, 2014, 2016 e 2017)

2º Barcelona-ESP (20 títulos) 3 - Mundial de Clubes da Fifa (2009, 2011 e 2015) 5 - Liga dos Campeões da Europa (1992, 2006, 2009, 2011 e 2015) 4 - Recopa Europeia (1979, 1982, 1989 e 1997) 3 - Copa de Feiras/Uefa (1958, 1960 e 1966) 5 - Supercopa Europeia (1992, 1997, 2009, 2011 e 2015).

2º Al Ahly-EGI (20 títulos) 1 - Copa Afro-Asiática (1989) 8 - Liga dos Campeões da África (1982, 1987, 2001, 2005, 2006, 2008, 2012 e 2013) 4 - Recopa Africana (1984, 1985, 1986 e 1993) 1 - Copa das Confederações Africana (2014) 6 - Supercopa Africana (2002, 2006, 2007, 2009, 2013, 2014).

4º Boca Juniors-ARG (18 títulos) 3 - Mundial Interclubes (1977, 2000 e 2003) 6 - Copa Libertadores (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007) 1 - Supercopa Libertadores (1989) 2 - Copa Sul-Americana (2004 e 2005) 4 - Recopa Sul-Americana (1990, 2005, 2006 e 2008) 1 - Copa Ouro (1993) 1 - Copa Master Conmebol (1992).

4º Independiente-ARG (18 títulos) 2 - Mundial Interclubes (1973 e 1984) 7 - Copa Libertadores (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984) 2 - Supercopa Libertadores (1994 e 1995) 2 - Copa Sul-Americana (2010 e 2017) 1 - Recopa Sul-Americana (1995) 1 - Copa Suruga (2018) 3 - Copa Interamericana (1973, 1974 e 1975).

4º Milan-ITA (18 títulos) 3 - Mundial Interclubes (1969, 1989 e 1990) 1 - Mundial de Clubes da Fifa (2007) 7 - Liga dos Campeões da Europa (1963, 1969, 1989, 1990, 1994, 2003 e 2007) 2 - Recopa Europeia (1968 e 1973) 4 - Supercopa Europeia (1989, 1990, 1994, 2003 e 2007).

7º Liverpool-ING (14 títulos) 1 - Mundial de Clubes da Fifa (2019) 6 - Liga dos Campeões da Europa (1977, 1978, 1981, 1984, 2005 e 2019) 3 - Copa da Uefa (1973, 1976 e 2001) 4 - Supercopa Europeia (1977, 2001, 2005 e 2019).

8º Bayern Munique-ALE (13 títulos) 2 - Mundial Interclubes (1976 e 2001) 1 - Mundial de Clubes da Fifa (2013) 6 - Liga dos Campeões da Europa (1974, 1975, 1976, 2001, 2013 e 2020) 1 - Copa da Uefa (1996) 1 - Recopa Europeia (1967) 2 - Supercopa Europeia (2013 e 2020).

8º Zamalek-EGI (13 títulos) 2 - Copa Afro-Asiática (1987 e 1997) 5 - Liga dos Campeões da África (1984, 1986, 1993, 1996 e 2002) 1 - Copa das Confederações Africana (2019) 1 - Recopa Africana (2000) 4 - Supercopa Africana (1994, 1997, 2003 e 2020).

10º River Plate-ARG (12 títulos) 1 - Mundial Interclubes (1986) 4 - Copa Libertadores (1986, 1996, 2015 e 2018) 1 - Supercopa Libertadores (1997) 1 - Copa Sul-Americana (2014) 3 - Recopa Sul-Americana (2015, 2016 e 2019) 1 - Copa Interamericana (1986) 1 - Copa Suruga (2015).

Entre os clubes brasileiros, depois do São Paulo, com 12 títulos internacionais, o Santos é o maior vencedor com 8 conquistas (2 Mundiais, 1 Recopa Mundial, 3 Libertadores, 1 Copa Conmebol e 1 Recopa Sul-Americana). Cruzeiro e Internacional, com 7 títulos cada, aparecem na sequência, seguidos por Flamengo e Grêmio (6 títulos), Atlético-MG e Corinthians (4), Vasco (3), Athletico-PR e Palmeiras (2) e Botafogo e Chapecoense (1), de acordo com o relato do jornalista, na sua coluna, no Portal UOL em 25 de Setembro de 2020.





Imagem : Site Torcedores.com 



 

domingo, 20 de dezembro de 2020

Vasco vence Santos no Rio de Janeiro.

 O Vasco venceu o Santos por 1 a 0, agora a tarde, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo indo a 28 pontos, o Vasco ainda permanece na zona do rebaixamento, pois tem uma vitória a menos que o Bahia.

O Santos permanece com 38 pontos na classificação do campeonato nacional. O Santos teve a posse da bola durante grande parte do jogo. Contudo, os santistas não conseguiram sair da marcação vascaína. Os jogadores mais criativos do Santos não apareceram no jogo e o time praiano foi presa fácil para a defesa cruz maltina.

O Vasco foi extremamente competente na sua proposta de jogo. Com duas  linhas de cinco jogadores, o cruz maltino neutralizou os jogadores mais criativos do time santista. Os armadores do Santos sempre tiveram pelo menos um ou dois jogadores vascaínos exercendo uma  forte marcação. Além da competência, os vascaínos também contaram com a segurança do goleiro Miguel na tarde deste domingo.

Publicação do FOX SPORTS BRASIL.

 Aqui uma publicação do FOX SPORTS BRASIL em 29 de Julho sobre os clubes com mais títulos dentre aqueles que conquistaram o campeonato brasileiro. Confira abaixo.

Imagem : FOX SPORTS BRSIL





Internacional vence Palmeiras em Porto Alegre.

 O Internacional venceu o Palmeiras por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Beira Rio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória levou os colorados a 44 pontos, na quarta colocação. Os alviverdes permaneceram  em sexto, com 41 pontos no campeonato nacional.

O jogo marcou a despedida do meia D'Alessandro, um dos ídolos da história do Inter. D'Alessandro disputou 517 jogos e marcou 92 gols com  a camisa do Inter.

O Internacional foi eficiente na arte de impedir a criação palmeirense. Os colorados se fecharam com duas linhas de quatro jogadores e fecharam os espaços no meio campo e nas laterais. O Inter se propôs a ser rápido na posse da bola e criou chances de gol nos contragolpes.

O Palmeiras chegou a ter 56 % de posse da bola no primeiro tempo. Entretanto, os alviverdes não incomodaram a defesa colorada. A posse de bola não se transformou em oportunidade de gol, pois os jogadores mais criativos do Palmeiras praticamente não participaram do jogo. E assim, a participação ofensiva alviverde se tornou praticamente nula, mesmo tendo a posse da bola.

Os maiores canais de clubes do mundo (2015 - 2020)


)

Imagem : Site Torcedores.com 

sábado, 19 de dezembro de 2020

Os clubes brasileiros com mais conquistas no século 21



Imagem : Site Torcedores.com 

Ranking da Revista France Football:

Uma reportagem do Portal Globo Esporte, em 11 de Fevereiro de 2019, citou um ranking feito pela respeitada revista France Football, sobre o ranking dos maiores clubes do planeta.

De acordo com o Portal Globo Esporte, o Santos era o único clube brasileira na lista da revista France Football. O Globo Esporte citou que o Real Madrid aparecia em primeiro no ranking da France Football, com o Barcelona em segundo, Manchester United da Inglaterra, Bayern de Munique e Liverpool da Inglaterra fechando o top 5 da revista francesa.

Veja o ranking da France Football:

Imagem : Portal Globo Esporte.




 

Mais um ano se encerra.

 Mais um ano se encerra em 2020. E no ultimo mês do ano, eu agradeço a você leitor (a), que prestigia meu blog, me permitindo entrara na sua casa todos os dias.

Eu sou portador de deficiência intelectual, eu trabalho nas Lojas Riachuelo, nas vagas para PCDS ( pessoa com deficiência). Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei jornalismo na FIAAM FAAM. Eu conclui a graduação em 22 de Dezembro de 2016, com o trabalho de conclusão de curso sobre a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, sob a orientação da jornalista, mestra e doutora Fabiola Paes de Almeida Tarapanoff.

Na época em que eu cursei Jornalismo, o estágio não era obrigatório, e infelizmente, eu também não consegui estagiar durante o curso de graduação. Comecei minha atividade como blogueiro em Março de 2018. Minha experiência como comunicador, são exatamente meus blogs.

Acredito que um jornalista deve sempre promover debates saudáveis. Como blogueiro, eu sempre procurei levar o melhor conteúdo possível á vocês leitores (as).  Esse blogueiro e jornalista PCD, deseja a vocês um bom final de ano e um feliz 2021.

Faço votos aos leitores e leitoras de um bom final de ano e um ótimo 2021, Que a pandemia seja controlada. E que o Brasil e os brasileiros voltem a normalidade e superem esse mau que nos aflige.

E assim segue a humanidade.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

História do Futebol



São Paulo goleia Atlético Mineiro e abre vantagem na liderança do campeonato brasileiro.

 O São Paulo goleou o Atlético Mineiro por 3 a 0, ontem a noite, no estádio Cicero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O tricolor paulista volta a abrir sete pontos de vantagem sobre o galo mineiro na tabela do campeonato nacional. O São Paulo chega a 56 pontos contra 43 do Atlético.

Os tricolores foram amplamente superiores no primeiro tempo. Os são paulinos fizeram uma marcação alta e não guardaram posições no meio campo e nas laterais. As movimentações confundiram a marcação atleticana durante o primeiro tempo. Os tricolores abriram o marcador ainda no primeiro tempo e tiveram chances para fazer mais gols.

O técnico Jorge Sampaoli acertou nas modificações e o jogo ficou mais equilibrado no segundo tempo. Os atleticanos tiveram maior poder de criação e tiveram mais posse de bola nos primeiros vinte minutos da etapa final. Os mineiros tentaram colocar mais velocidade no toque de bola, contudo, a defesa são paulina se mostrou consistente.

Aos poucos, os são paulinos passaram a equilibrar mais o jogo no segundo tempo. Os tricolores passaram a incomodar a defesa atleticana nos contragolpes. Os mineiros tiveram um jogador expulso, então os são paulinos aproveitaram a vantagem numérica e fizeram mais dois gols, dando números finais ao jogo.

Santos passa as semifinais da Copa Libertadores da América

 O Santos venceu o Grêmio por 4 a 1, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, e se classificou para as semifinais da Copa Libertadores da América. O clube alvinegro volta a semifinal da Libertadores depois de oito anos. A mais recente passagem pela etapa foi em 2012, quando perdeu vaga na final para o Corinthians.

Agora, o Santos espera o vencedor do confronto argentino entre Boca Juniors e Racing. O Santos foi superior durante todo o jogo. Abriu o placar logo aos 11 segundos de jogo. Os santistas fizeram uma marcação alta e encurralaram os gremistas no campo defensivo.

Aos 15 minutos, os santistas fizeram o segundo gol. Os gaúchos se abateram e não tiveram poder de reação. Os tricolores tiveram apenas uma chance de gol e criaram muito pouco no meio campo e nas laterais.

O peixe manteve o ritmo na segunda etapa .O Santos fez o terceiro gol aos nove minutos e praticamente definiu o jogo. O Grêmio saiu para o tudo ou nada e diminuiu o placar aos 36 minutos. Contudo, os santistas finalizaram a goleada aos 38 minutos, dando números finais ao confronto.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

A unificação dos títulos nacionais no futebol brasileiro em Dezembro de 2010.

 No dia 22 de Dezembro de 2010, houve uma grande polemica no futebol brasileiro. Com a então presença do Rei Pelé, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em uma cerimonia no Rio de Janeiro, unificou os títulos da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa ao Campeonato Brasileiro como conquistas nacionais.

Com a decisão da CBF, Santos e Palmeiras passaram a ser os clubes com maior numero de conquistas nacionais no Brasil, com oito troféus cada um. Com a nova contagem, Santos e Palmeiras superavam São Paulo e Flamengo, que tinham até então seis títulos ( isso considerando o títulos da Copa União em 1987 para o Flamengo ). 

A decisão da CBF, também beneficiou Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense, que passaram a ter um troféu nacional a mais nos seus currículos. Na cerimonia da unificação dos títulos nacionais, a CBF apresentou uma laudo jurídico, que impossibilitava o reconhecimento do título brasileiro de 1987 pelo Flamengo. 

Nos links abaixo, você confere as histórias e conquistas dos clubes brasileiros no site campeões do futebol. Na época foi noticiado pelo globo esporte, uol, band, lance, gazeta esportiva, esporte interativo e demais veículos esportivos, que decisão, da CBF,  teria se baseado nos estudos do jornalista e pesquisador Odir Cunha.




Caso de Corrupção na FIFA em 2015.

 Em 2015, o Ministério Público Federal dos Estados Unidos divulgou casos de corrupção por parte de funcionários e associados ligados à Federação Internacional de Futebol, o órgão executivo do futebol, futsal e futebol de praia.


Em maio de 2015, 14 pessoas foram acusadas ​​em uma investigação pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) e pelo Internal Revenue Service por fraude eletrônica, extorsão e lavagem de dinheiro. O Procurador-Geral dos Estados Unidos anunciou, simultaneamente, a retirada do selo dos indiciamentos e as confissões de culpa por quatro executivos de futebol e duas corporações.


A investigação focava-se principalmente em torno de funcionários das instâncias continentais do futebol, como a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), e executivos ligados ao marketing esportivo. Os executivos de marketing esportivo eram titulares de mídia e direitos de marketing para as competições internacionais de alto nível, incluindo as eliminatórias da Copa do Mundo FIFA e torneios continentais como a Copa Ouro da CONCACAF e a Copa América. O presidente da CONCACAF Jeffrey Webb, que presidia também a Associação de Futebol das Ilhas Cayman, foi preso durante a investigação, assim como dois membros do comitê da FIFA: Eduardo Li, presidente da Federação Costarriquenha de Futebol, Eugenio Figueredo, antigo membro da Associação Uruguaia de Futebol e o ex-presidente da CONMEBOL Nicolás Leoz. A investigação durou vários anos, quando o ex-presidente da CONCACAF, Jack Warner, foi preso em julho de 2013.[1][2]


No total, sete funcionários da FIFA foram presos no Hotel Baur au Lac, em Zurique em 27 de maio de 2015. Eles estavam se preparando para participar do 65º Congresso da FIFA, onde ocorreu a eleição para presidente da FIFA. Eles serão extraditados para os Estados Unidos sob suspeita de receber 150 milhões de dólares em subornos.[3] Houve também prisões simultâneas na sede da CONCACAF em Miami[4] e, mais tarde, mais dois homens se entregaram à polícia para detenção. Duas outras detenções de oficiais da FIFA no hotel ocorreram em dezembro de 2015.O caso desencadeou prisões na Austrália, Colômbia, Costa Rica, Alemanha e Suíça. 

Fonte : Wikipédia : A enciclopédia livre.



Imagem : Site Torcedores.com 







Palmeiras vence Libertad e passa as semifinais da Copa Libertadores.

 O Palmeiras goleou o Libertad do Paraguai por 3 a 0, ontem a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores da América. O resultado leva o alviverde as semifinais, aonde aguarda o vencedor do duelo entre River Plate da Argentina e Nacional do Uruguai.

O time palmeirense começou com a posse da bola no primeiro tempo. Os alviverdes tocavam a bola no meio campo e nas laterais, tentando furar a marcação dos paraguaios.

O Libertad tentava jogar nos eventuais erros palmeirenses. Os paraguaios se fechavam na defesa, e até criaram alguns problemas em alguns contragolpes. Após quase sofrer um gol, o Palmeiras abriu o marcador, com gol de Gustavo Scarpa.

O Libertad saiu mais para o jogo, dando mais espaços ao Palmeiras. Os alviverdes passaram a tocar a bola em velocidade e criaram chances para ampliar o placar no primeiro tempo. 

Os paraguaios saíram para o jogo no segundo tempo. Entretanto, os palmeirenses tocavam a bola e criavam chances de gol. O Libertad teve um jogador expulso e facilitou as coisas ao Palmeiras.

Os alviverdes souberam aproveitar um jogador a mais e definiram a classificação, com gols de Rony e Gabriel Menino. Com 3 a 0, os alviverdes apenas administraram o resultado até o apito final.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Clubes mais ricos do mundo.

 A consultoria inglesa “Deloitte” divulgou, na noite desta segunda-feira, o “Football Money League”, estudo anual sobre o faturamento dos clubes mais ricos do mundo. A principal novidade está no topo. Pela primeira vez em 23 edições do relatório, o Barcelona aparece na liderança da lista. E com uma marca inédita. O time catalão alcançou a receita de € 840,8 milhões (R$ 3,8 bilhões na cotação atual) em receitas. A informação é do Portal Globo Esporte em 14 de Janeiro de 2020.


Imagem : Portal Globo Esporte.


Juca Kfouri analisa a corrupção no futebol brasileiro (Programa Espaço P...





domingo, 13 de dezembro de 2020

Corinthians vence o Majestoso.

 O Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0, agora a noite na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o alvinegro a 33 pontos. O tricolor ainda permanece na liderança do campeonato com 50 pontos.

O Corinthians fez uma marcação começou com uma marcação a frente do meio campo nos primeiros minutos. Os corintianos impediram a saída de bola são paulina no meio campo. Pressionados, os são paulinos erravam muitos passes no primeiro tempo.

O alvinegro diminuiu a pressão após abrir o placar no primeiro tempo. Ainda assim, se armou com duas linhas de quatro a cinco jogadores. 

Os são paulinos até tiveram a bola no segundo tempo. Porém, os alvinegros fizeram uma marcação cerrada nos jogadores mais criativos do time são paulino. Apenas os zagueiros tricolores não encontravam um corintiano na marcação. E assim, os alvinegros venceram o clássico, se afastando da zona da degola.

Flamengo goleia o Santos no Maracanã

 O Flamengo goleou o Santos por 4 a 1, agora a tarde, no estádio Mario Filho, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o rubro negro a 48 pontos na tabela. O peixe permanece com 38.

O Santos não jogou uma má partida durante os 90 minutos. Ao contrario. O time santista teve uma proposta ofensiva e chegou a criar chances de gol. Mesmo repleto de garotos, o time praiano não se intimidou, em alguns momentos, chegou a fazer  uma marcação alta no seu campo ofensivo, causando alguns problemas a defesa rubro negra.

O Flamengo impôs sua melhor qualidade técnica nos 90 minutos. Os rubro negros jogaram ofensivamente e tocaram a bola em velocidade no meio campo e nas laterais. As individualidades flamenguistas prevaleceram durante o jogo e os cariocas fizeram os gols em momentos chave da partida. Os rubro negros mostraram um toque de bola refinado e envolveram a jovem defesa santista.

Marx Verstappen vence Grande Premio da Abu Dhabi.

 O holandês Marx Verstappen, venceu agora pouco, o Grande Premio de Abu Dhabi, a ultima corrida do mundial em 2020. O finlandês Valtteri Bottas terminou em segundo e o britânico Lewis Hamilton completou o pódio em terceiro. Com o triunfo, o holandês chegou a 10 grandes prêmios na sua carreira.

Largando na pole, Verstappen venceu  a corrida de ponta a ponta. O holandês dominou a corrida com uma pilotagem absolutamente perfeita. A corrida também foi marcada pelas disputas no pelotão intermediário. Houveram varias ultrapassagens nas disputas pelas posições intermediarias durante a corrida.



Palmeiras goleia Bahia em casa pelo Campeonato Brasileiro.

 O Palmeiras venceu o Bahia por 3 a 0, ontem a noite, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Palmeiras chega aos 41 pontos e assume, ao menos momentaneamente, a quarta colocação. Já o Bahia segue em situação de atenção na parte de baixo da tabela, em 14º lugar, com 28.

Os time começaram a todo o vapor no primeiro tempo. Contudo, o Palmeiras abriu o placar logo aos 12 minutos, com gol de William. O Bahia equilibrou o jogo e passou a criar boas chances de gol, entretanto, o goleiro Weverton mostrou muita segurança quando acionado.

O alviverde ampliou o marcador aos 35 minutos, com gol de Raphael Veiga.  O jogo se inverteu e o time palmeirense é quem passou a mandar no jogo. Aos 42 minutos, o alviverde fez o terceiro gol, com Rony.

O Bahia atacou mais no segundo tempo. O tricolor baiano tocou bem a bola pelo meio e pelos lados do campo. Contudo, o goleiro Weverton fez ótimas defesas e garantiu a vitória palmeirense.

sábado, 12 de dezembro de 2020

A loucura evitada no São Paulo.

 O São Paulo apresentou uma situação deficitária no balanço financeiro referente a 2019, mas não tem a mesma situação que o Corinthians em relação a seu estádio, uma vez que o Morumbi não causa ao clube tricolor uma dívida nas proporções que a Arena Corinthians deixa o rival, segundo o UOL em 15 de Maio de 2020.

"Quando eles [Corinthians] acharam que deram rasteira no Juvenal [Juvêncio, ex-presidente do São Paulo], na verdade, foi o contrário. Eles deram a rasteira neles mesmos, porque imagine a situação do São Paulo se o São Paulo tivesse entrado na roubada de mudar o seu estádio para virar estádio de Copa do Mundo", afirma o jornalista Mauro Cezar de Oliveira.

"É só olhar o que fizeram no Mineirão, no Maracanã, e você imagina que aquele Morumbi já não existiria mais. E o São Paulo teria que refazer todo o seu estádio, seria um estádio de abertura de Copa, certamente um custo de R$ 1 bilhão, para mais, e o São Paulo estaria hoje mais enrolado ainda porque a gestão do futebol é um desastre, ainda com mais um novo Morumbi para pagar, olha o tamanho do buraco", completa o jornalista. E eu concordo com ele.

Havia rumores, de que o São Paulo planejava construir um novo estádio para a Copa do Mundo em 2014 no Brasil. A economia trabalha basicamente com dois ramos. A microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. 

A arena Corinthians, deixa o alvinegro com dividas de aproximadamente R$ 1 bilhão. O São Paulo tem apresentado uma divida galopante nos últimos anos. Como são paulino eu digo. Ainda bem que o tricolor não embarcou na furada de construir um novo estádio.

Sim leitor (a). O Brasil não é um país que você possa confiar para fazer investimentos altos de longo prazo. Quando você vai fazer um investimento desses no Brasil, cuidado. Sim leitor (a). Você volta em um presidente de centro, ele sai. Você volta em um presidente de centro esquerda, ele sai. Com a instabilidade brasileira, entra um extremista. E assim o mercado fica nervoso e instável. Ai a bolsa de valores sobe. Outra hora a bolsa fica estável. E depois a bolsa despenca. Ou seja; O Brasil é um pais instável politica e economicamente, no meio do caminho tudo muda.

Você faz um contrato de investimento com o dólar a R$ 3,00. Ai com o mercado nervoso, o dólar explode para R$ 6,00. Enfim, o Brasil não é um pais confiável para investimento altos. E sendo ,que com o  clube,  você não tem na hora aquela determinada receita. 

Certamente, com o novo estádio, o meu São Paulo estaria com dividas de  R$ 1 bilhão. E, certamente, esse novo estádio do São Paulo, não seria pago nunca.

A única chance, seria que o meu tricolor conseguisse pagar o novo estádio nos 03 ou 04 primeiros anos. Se não, esquece. Seria igualzinho ao Brasil. Um presidente iria passar para a bomba para outro e assim por diante. Esse novo estádio, seria uma herança maldita, que nós são paulinos iriamos carregar para o resto da vida. E com o estádio que já tem, o meu São Paulo nunca chegou nem perto de arrecadar R$ 1 bilhão.

A prioridade são paulina deve ser tentar sanar parte de suas dividas e equilibrar as contas. E não fazer determinadas loucuras.

No link abaixo, confira as conquistas são paulinas no site oficial do clube.


Credito da Imagem :You Tube


Fotos do Escudo do SPFC - YouTube


As mulheres no futebol.

 Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

Acompanho futebol desde a década de 1980. Desde os meus 05 anos de idade. O futebol sempre foi um meio patriarcal e machista. Os programas de debates esportivos na minha infancia, eram dominados pelos homens.

O feminismo é um movimento intelectual e politico, que luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, por meio do empoderamento feminino. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. E nesses dois países, temos uma igualdade entre os sexos muito mais avançadas que no Brasil.

Eu questionei suíços e italianos ( que falavam portugues), sobre o que é o feminismo. Ambos foram unanimes em afirmar que o feminismo é um movimento intelectual e social, que luta pela igualdade entre os homens e as mulheres, através do empoderamento feminino.

No Brasil, ouvi coisas bizarras como " As feministas são mocréias que não se depila". O Brasil é um país patriarcal e machista. As mulheres, aos poucos, foram conquistando seu espaços nos mercados antes dominados por homens. Incluindo o jornalismo esportivo.

O triste caso do jogador Robinho, mostra algumas coisas tristes no futebol brasileiro. O futebol brasileiro, de uma forma geral, trata muito mal as suas mulheres. O futebol brasileiro, é talvez o ultimo lugar, aonde o machismo talvez vá acabar.

O futebol ainda é tratado como um universo paralelo, aonde tudo é permitido pelo olhar masculino. O patriarcado ainda é muito forte no futebol brasileiro, que ainda não sabe respeitar as suas torcedoras.

O triste caso do jogador Robinho, ainda nos mostra que o nosso futebol ainda precisa aprender a lidar com o fato de que o futebol não é apenas pelo olhar e pelo gosto masculino.

As mulheres também fazem parte do futebol.




Imagem : Fundação Heinrich Bool Stiftung : Rio de Janeiro. 





sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Estatisticas.

 Estatística é a ciência que se utiliza nas teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Segundo expiações da minha amiga Jéssica Damasceno, que é formada em Administração de Empresas.

Desde que eu acompanho futebol, eu sempre me interessei pelas suas estatísticas. Quando era criança, na década de 1980, não se tinha acessos a tantos dados sobre isso como hoje. Sempre gostei muito dos esportes. Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei Jornalismo na FIAAM FAAM. E após minha graduação em Jornalismo, em 22 de Dezembro de 2016, eu me interessei em conhecimentos virtuais.

Minha fonte virtual mais confiável, é o site esportivo campeões do futebol. Nesse site, eu achei dados sobre as estatísticas dos clubes de futebol. Embora nem sempre as estatísticas revelem necessariamente o maior clube.

No Brasil, existem clubes já centenários, e outros poucos não, caso do meu querido São Paulo Futebol Clube. Confira abaixo, no site campeões do futebol, o que eu encontrei sobre as estatísticas dos clubes de futebol.

Agora, confira na reportagem do site campeões do futebol, os campeões e vice campeões dos campeonatos de futebol no Brasil e no mundo.https://www.campeoesdofutebol.com.br/competicoes.html

Imagem : Site Torcedores.com 






A ultima vitória de Fernando Alonso no Grande Premio da Espanha em 2013.

 O espanhol Fernando Alonso conquistou sua ultima vitória na Formula 1 no Grande Premio da Espanha em 2013. Nos treinos, o alemão Nico Rosberg, foi mais rápido e fez a pole. O britânico Lewis Hamilton, largou ao seu lado na primeira fila.

Na segunda fila, tivemos o alemão Sebastian Vettel o finlandes Kimi Raikkonen. Na terceira fila, tivemos Fernando Alonso e o francês Romain Grosjean. Logo na largada, Alonso ultrapassou Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Nico Rosberg nas primeiras voltas.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg sofreram com o baixo rendimento dos pneus e acabaram decepcionando, passando longe de brigar pela vitória. Alonso foi perfeita na estratégia e ganhou a posição de Vettel na parada nos boxes. 

Alonso fazia voltas perfeitas e ia abrindo vantagem na liderança da corrida. Alonso tinha mais de tres segundos da vantagem para Vettel, que tinha dois segundos a frente do brasileiro Felipe Massa.

Massa sofria com o desgaste dos pneus e teve que parar  Massa voltou pista, seguido por Vettel, Raikkonen e Rosberg, que continuaram na pista por mais tempo. 

Alonso parou novamente na volta 36 e Raikkonen assume a liderança da corrida. Ao voltar a pista, ultrapassou Raikkonen e retomou a liderança da corrida. Alonso ia abrindo vantagem na liderança, pois ainda faria outra parada nos boxes. Massa também tinha uma grande perspectiva para o fim da prova porque andava no mesmo ritmo de Alonso e se aproximava de Kimi para brigar de novo pela segunda colocação.

Alonso ainda parou nos boxes na volta 50. O espanhol deu um show de pilotagem ao girar mais rápido e se manter na liderança. Alonso vencia o Grande Premio da Espanha, chegando a 32 grandes prêmios na sua carreira. O finlandês Kimi Raikkonen terminou em segundo e o brasileiro Felipe Massa completou o pódio em terceiro.


Credito da Imagem :Portal Globo Esporte.

 Resultado de imagem para fernando alonso

A bela vitória de Sebastian Vettel no Grande Premio de Abu Dhabi em 2010.

 O jovem alemão Sebastian Vettel ainda cometia alguns erros nos seus primeiros anos na Formula 1.Entretanto,Sebastian mostrava ter o supertalento típico dos grandes campeões da história do automobilismo. E no Grande Premio de Abu Dhabi em 2010,Vettel teria uma das atuações mais brilhantes da sua meteórica carreira.

Nos treinos, Sebastian foi o mais veloz e ficou com a pole,com o britânico Lewis Hamilton ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila tivemos o bicampeão Fernando Alonso e o também britânico Jenson Button. Na terceira fila, tivemos o australiano Mark Webber e o brasileiro Felipe Massa. Enquanto na quarta fila, tivemos o também brasileiro Rubens Barrichello e o heptacampeão Michael Schumacher.
Na largada, o cenário era o limite para Fernando Alonso. O espanhol precisava chegar pelo menos em quinto para conquistar o tricampeonato. Vettel larga bem e mantém a primeira posição, o jovem alemão vai abrindo vantagem nas primeiras voltas, conduzindo com a extrema segurança.
Sebastian vai conduzindo com maestria na primeira posição, enquanto Fernando cai para décima primeira posição. O espanhol se via enroscado atrás de Nico Rosberg e de Vitaly Petrov, quanto todos já haviam parado nos boxes.
Vettel parou nos boxes e Button assumiu provisoriamente a liderança. No entanto, Button parou nos boxes na volta 40,e assim, Vettel retomou a liderança da corrida. Vettel ia conduzindo com muita precisão e ia abrindo vantagem na liderança, já Alonso se via apenas em oitavo, atrás de Rosberg e Petrov.
A vida se complicou para Alonso quando Robert Kubika parou nos boxes e também voltou á sua frente. Já Vettel ia fazendo uma corrida extremamente segura, abrindo cada vez mais na liderança. Sebastian ia conduzindo na liderança da corrida com muita categoria, e assim, o jovem piloto alemão venceu o Grande Premio de Abu Dhabi,com Lewis Hamilton em segundo e Jenson Button completando o pódio em terceiro.
Em uma das suas melhore atuações na sua carreira, o jovem Sebastian venceu em Abu Dhabi, com um minuto ou mais  á frente dos rivais. Vettel se tornava o piloto mais jovem a alcançar o título mundial, com 23 anos, 04 meses e 11 dias. Vettel também se torava o primeiro piloto á conquistar o título mundial sem ter liderando o campeonato em momento algum.
Com atuações como essa, o alemão Sebastian Vettel mostrava toda a categoria que o faria conquistar quatro títulos consecutivos entre 2010 e 2013.


Credito da Imagem :Portal Globo Esporte.
Resultado de imagem para sebastian vettel

A vitória de Lewis Hamilton no Grande Premio de Abu Dhabi em 2014.

O britânico Lewis Hamilton teve uma carreira meteórica na Formula 1,desde a sua estreia em 2007. Em 2008, conquistou o título mundial logo na sua segunda temporada. Entretanto, apesar do indiscutível talento, Hamilton não tinha refinamento técnico, e por isso cometia muitos erros no inicio da sua carreira.
No entanto, Lewis soube viver sua adolescência na Formula 1 entre 2009 a 2012,vencendo 12 Grandes Prêmios ,quando a MC Laren já não tinha o melhor carro do grid.Mas,no entanto,Hamilton se transferiu para a Mercedes em 2013,e deu uma virada na sua carreira com uma impressionante evolução técnica.
Em 2014, Hamilton disputava o título mundial contra o alemão Nico Rosberg,seu então companheiro de equipe.No Grande Premio de Abu Dhabi em 2014,Lewis teria uma das melhores atuações na sua carreira,fazendo uma corrida perfeita e sem erros.
Contudo, Rosberg foi o mais rápido nos treinos e fez a pole,com o próprio Hamilton ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos as duas Williams, com o finlandês Valteri Bottas  e o brasileiro Felipe Massa. Já na terceira fila,tivemos o australiano Daniel Ricciardo e o tetracampeão Sebastian Vettel.
Entretanto, Hamilton larga bem e ultrapassa Rosberg logo na largada. Lewis começou a fazer voltas rápidas tentando abrir a maior vantagem possível nas primeiras voltas da corrida.
Além da boa atuação, a vida de Hamilton foi ainda mais facilitada, pois Rosberg começava a perder potencia no motor e perder posições. Mostrando toda a sua evolução técnica, Hamilton fazia voltas constantes e ia abrindo vantagem.
Contudo, a vida não seria tão fácil para Hamilton em Abu Dhabi,o brasileiro Felipe Massa não se deu por vencido e chegou a liderar a corrida por alguns instantes antes das suas paradas nos boxes. Nas voltas finais, Felipe apostou em uma tática mais ousada para tentar a vitória. Entretanto, Hamilton pilotava com muita categoria e fazia uma corrida extremamente segura.
Massa ainda tentou pressionar Hamilton nas voltas finais, mas, entretanto, o britânico fez uma pilotagem perfeita e venceu a corrida,com Felipe Massa em segundo e Valtteri Bottas completando o pódio em terceiro. Hamilton conquistava o seu segundo título mundial, chegando a 33 triunfos na sua carreira.
Assim, o britânico começava a virada definitiva na sua carreira como piloto de Formula 1,se tornando um recordista implacável nos anos seguintes,somando seu talento á uma impressionante evolução técnica.

Credito da Imagem :Portal Globo esporte.

Resultado de imagem para lewis hamilton 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Clubes mais valiosos do Brasil.

 Em um recente estudo realizado pela Sports Value, empresa especializada em marketing, patrocínios e ativações de marcas e propriedades esportivas, o Flamengo foi avaliado como clube mais valioso do futebol brasileiro. A análise foi feita com base em diversos fatores, como ativos circulantes e imobilizados, valor da marca, valor do elenco e registros das equipes em suas federações estaduais e CBF.

A análise da Sports Value também fez uma lista dos clubes mais valiosos de acordo com as dívidas. O estudo aponta que os débitos dos clubes brasileiros atingiram R$ 10 bilhões até outubro de 2020, enquanto o faturamento consolidado do mercado não passa de R$ 7,3 bilhões. As informações são do site gazeta esportiva


Confira os clubes mais valiosos do futebol brasileiro de acordo com estudo da Sports Value:

1- Flamengo: R$ 2,87 bilhões;

2- Corinthians: R$ 2,27 bilhões;

3- Palmeiras: R$ 2,19 bilhões;

4- São Paulo: R$ 1,77 bilhões;

5- Internacional: R$ 1,74 bilhões;

6- Atlético-MG: R$ 1,7 bilhões;

7- Athletico-PR: R$ 1,65 bilhões;

8 - Grêmio: R$ 1,54 bilhões;

9- Fluminense: R$ 1 bilhão;

10- Vasco: R$ 953 milhões;

11- Santos: R$ 905 milhões;

12- Cruzeiro: R$ 837 milhões;

13- Botafogo: R$ 605 milhões;

14- Bahia: R$ 550 milhões;

15- Coritiba: R$ 458 milhões;

16 - Sport: R$ 412 milhões;

17- Red Bull Bragantino: R$ 372 milhões;

18- Goiás: R$ 345 milhões;

19- América-MG: R$ 320 milhões;

20- Santa Cruz: R$ 292 milhões;

21- Ponte Preta: R$ 277 milhões;

22- Náutico: R$ 263 milhões;

23- Ceará: R$ 269 milhões;

24- Fortaleza: R$ 254 milhões;

25- Avaí: R$ 233 milhões;

26- Vitória: R$ 204 milhões;

27- Guarani: R$ 203 milhões;

28- Chapecoense: R$ 196 milhões;

29- Figueirense: R$ 167 milhões;

30- Atlético-GO: R$ 161 milhões.



Imagem : Site Torcedores.com 

São Paulo goleia Botafogo e abre vantagem na liderança do campeonato brasileiro.

 O São Paulo goleou o Botafogo por 4 a 0, ontem anoite, no estádio Cicero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado levou o tricolor paulista a 50 pontos na tabela, sete pontos a mais em relação ao Atlético Mineiro, que tem 43.

O Botafogo permanece na penúltima posição na tabela, com 20 pontos, cinco a menos do primeiro clube fora da zona do rebaixamento no campeonato nacional.

O time são paulino impôs sua melhor qualidade no primeiro tempo. Os são paulinos souberam explorar a fragilidade botafoguense com velocidade na saída de jogo. Após abrir 2 a 0, os são paulinos ficaram com um homem a mais em campo. Ainda no primeiro tempo, os tricolores fizeram o terceiro gol e definiram o jogo.

Os botafoguenses se organizaram defensivamente no segundo tempo. O time carioca se posicionou bem com duas linhas de quatro jogadores. Os botafoguenses fizeram uma boa marcação e diminuíram o ímpeto ofensivo dos são paulinos. Ainda assim, os tricolores souberam impor sua melhor condição técnica com o passar da etapa final.

Os são paulino ainda fizeram o quarto gol, dando números finais ao jogo.




quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Comparações de épocas no automobilismo.

 O automobilismo é um desporto relacionado com competição com automóveis. É um dos desportos mais populares do mundo e talvez aquele em que a comercialização seja mais intensa e de forte influência midiática.

Caro (a) leitor (a): Eu comecei a acompanhar Formula 1 em 1983. Naquele ano, o brasileiro Nelson Piquet ganhou o segundo título mundial. Eu tinha 04 anos na época. Eu me lembro que Piquet, junto com a equipe Brabhan, desenvolveu uma equipe que sabia reabastecer rapidamente. Piquet e a Brabhan, largavam com metade da gasolina durante as corridas, ganhando vantagem em velocidade e desgaste de pneus.

Na ultima corrida naquele ano ,no Grande Premio da África do Sul, Piquet a Brabhan, largaram com pouca gasolina nos carros, forçando os concorrentes a aumentar o ritmo, e consequentemente parar para reabastecer.

Na década de 1980, não existia telemetria na  Formula 1. Os brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna. E o francês Alain Prost, foram os pilotos fora fda curva durante as décadas de 1980 e 1990 na Formula 1. Na sequencia, veio o alemão Michael Schumacher, outro monstro do automobilismo. 

Tivemos também o espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial e considerado por muitos, o melhor piloto da era pós Schumacher na Formula 1.

Hoje, temos Lewis Hamilton batendo todos os recordes de Schumacher na Formula 1. E sim leitor (a). Não podemos tirar os méritos de Hamilton. 

Vamos aos fatos. Em 2007, Fernando Alonso era bicampeão mundial, Lewis Hamilton era um estreante. Alonso não superou Hamilton com o mesmo carro. Entre 2007 a 2012, Hamilton venceu 21 grandes prêmios na sua carreira. Parte deles, quando a MC Laren tinha carro, para no máximo, ganhar umas poucas corridas, entre 2009 e 2012. Na MC Laren, entre 2007 a 2012, além de vencer 21 grandes prêmios, Hamilton somente foi superado por um companheiro de equipe em 2011.

Se em 2015 e 2016, a Mercedes estava sobrando. Em 2017 e 2018, a Ferrari ameaçou a Mercedes, e Hamilton superou o tetracampeão Sebastian Vettel em ambas as temporadas. 

É a mesma coisa que muitos dizem que Schumacher vencia por trapaças. Ok. Se em 1994 e 1997, Schumacher jogou o carro para cima de Damon Hill e Jaques Villeneuve. Entre 2000 a 2004, Schumacher conquistou cinco títulos em sequencia, de forma limpa e incontestável. E isso, mesmo nos campeonatos em que teve que disputar até a ultima corrida, em 2000 e 20003.

Diziam que Schumacher jogava sujo. Mas ele passou a jogar esportivamente, e mesmo assim, continuou ganhando. O brasileiro Ayrton Senna, é apontado por muitos, como maior talento natural da história da Formula 1. E em 1983, vi Piquet ganhar o títulos sem ter o melhor carro.

Contudo, comparar campeões do automobilismo em épocas distintas é bem complicado. Em épocas diferentes, o automobilismo é completamente diferente, assim como as habilidades técnicas dos pilotos também são completamente diferentes.

Sendo assim. É inviável compararmos campeões como Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel nos tempos atuais , com campeões como Nelson Piquet, Ayrton Senna e Alain Prost, nos anos 1980 e 1990. Assim, como não se compara Michael Schumacher, com os campeões de hoje e de antigamente.

Não se compara eras distintas no automobilismo. As habilidades técnicas dos pilotos são completamente diferentes. E as necessidades do automobilismo também são bem diferentes. Sendo assim. Não há como compramos, por exemplo, o brasileiro Ayrton Senna com o atual Lewis Hamilton. Ambos são de épocas muito diferentes no automobilismo.

Confira agora, na Wikipédia, as estatísticas dos campeões na história da Formula 1.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vencedores_de_corridas_da_F%C3%B3rmula_1





Imagem : Wikipédia : A enciclopédia livre.