quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Qual a solução para os clubes brasileiros ?

 Clube-empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é, ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes.

No mês passado, eu abordei a questão sobre os clubes empresas no futebol brasileiro. O futebol foi mudando muito nas ultimas décadas. Evidentemente, não para comparar a economia brasileira com as superpotências econômicas da Europa, Ásia e Oceania.

Existem casos de clubes que deram e que não deram certo no modelo clube empresa no futebol. Contudo, não sei até que ponto, não deveríamos pensar em no mínimo, modernizar as gestões dos clubes no Brasil.

Os clubes brasileiros ficam cada vez mais endividados. Em certos casos, fica evidente o amadorismo dos dirigentes. Isso, sem mencionar o traço patrimonialista tão forte no Brasil.

 O patrimonialismo foi implantado no Brasil pelo Estado colonial português quando o processo de concessão de títulos, de terras e poderes quase absolutos aos senhores de terra legou à posteridade uma prática político-administrativa em que o público e o privado não se distingue perante as autoridades.

Ou seja : Em um país em que o público e privado, não se distingue perante as autoridades e gestores públicos, o modelo clube empresa poderia  inviável no Brasil. 

Mas, as vezes, bate uma frustração, quando eu vejo os clubes brasileiros se endividando cada vez mais em desmandos e gestões amadoras. O futebol pentacampeão mundial, certamente merecia algo melhor . )


Imagem : Site Torcedores.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário