quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Comparações de épocas no automobilismo.

 O automobilismo é um desporto relacionado com competição com automóveis. É um dos desportos mais populares do mundo e talvez aquele em que a comercialização seja mais intensa e de forte influência midiática.

Caro (a) leitor (a): Eu comecei a acompanhar Formula 1 em 1983. Naquele ano, o brasileiro Nelson Piquet ganhou o segundo título mundial. Eu tinha 04 anos na época. Eu me lembro que Piquet, junto com a equipe Brabhan, desenvolveu uma equipe que sabia reabastecer rapidamente. Piquet e a Brabhan, largavam com metade da gasolina durante as corridas, ganhando vantagem em velocidade e desgaste de pneus.

Na ultima corrida naquele ano ,no Grande Premio da África do Sul, Piquet a Brabhan, largaram com pouca gasolina nos carros, forçando os concorrentes a aumentar o ritmo, e consequentemente parar para reabastecer.

Na década de 1980, não existia telemetria na  Formula 1. Os brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna. E o francês Alain Prost, foram os pilotos fora fda curva durante as décadas de 1980 e 1990 na Formula 1. Na sequencia, veio o alemão Michael Schumacher, outro monstro do automobilismo. 

Tivemos também o espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial e considerado por muitos, o melhor piloto da era pós Schumacher na Formula 1.

Hoje, temos Lewis Hamilton batendo todos os recordes de Schumacher na Formula 1. E sim leitor (a). Não podemos tirar os méritos de Hamilton. 

Vamos aos fatos. Em 2007, Fernando Alonso era bicampeão mundial, Lewis Hamilton era um estreante. Alonso não superou Hamilton com o mesmo carro. Entre 2007 a 2012, Hamilton venceu 21 grandes prêmios na sua carreira. Parte deles, quando a MC Laren tinha carro, para no máximo, ganhar umas poucas corridas, entre 2009 e 2012. Na MC Laren, entre 2007 a 2012, além de vencer 21 grandes prêmios, Hamilton somente foi superado por um companheiro de equipe em 2011.

Se em 2015 e 2016, a Mercedes estava sobrando. Em 2017 e 2018, a Ferrari ameaçou a Mercedes, e Hamilton superou o tetracampeão Sebastian Vettel em ambas as temporadas. 

É a mesma coisa que muitos dizem que Schumacher vencia por trapaças. Ok. Se em 1994 e 1997, Schumacher jogou o carro para cima de Damon Hill e Jaques Villeneuve. Entre 2000 a 2004, Schumacher conquistou cinco títulos em sequencia, de forma limpa e incontestável. E isso, mesmo nos campeonatos em que teve que disputar até a ultima corrida, em 2000 e 20003.

Diziam que Schumacher jogava sujo. Mas ele passou a jogar esportivamente, e mesmo assim, continuou ganhando. O brasileiro Ayrton Senna, é apontado por muitos, como maior talento natural da história da Formula 1. E em 1983, vi Piquet ganhar o títulos sem ter o melhor carro.

Contudo, comparar campeões do automobilismo em épocas distintas é bem complicado. Em épocas diferentes, o automobilismo é completamente diferente, assim como as habilidades técnicas dos pilotos também são completamente diferentes.

Sendo assim. É inviável compararmos campeões como Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel nos tempos atuais , com campeões como Nelson Piquet, Ayrton Senna e Alain Prost, nos anos 1980 e 1990. Assim, como não se compara Michael Schumacher, com os campeões de hoje e de antigamente.

Não se compara eras distintas no automobilismo. As habilidades técnicas dos pilotos são completamente diferentes. E as necessidades do automobilismo também são bem diferentes. Sendo assim. Não há como compramos, por exemplo, o brasileiro Ayrton Senna com o atual Lewis Hamilton. Ambos são de épocas muito diferentes no automobilismo.

Confira agora, na Wikipédia, as estatísticas dos campeões na história da Formula 1.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vencedores_de_corridas_da_F%C3%B3rmula_1





Imagem : Wikipédia : A enciclopédia livre.





Nenhum comentário:

Postar um comentário