quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

A unificação dos títulos nacionais no futebol brasileiro em Dezembro de 2010.

 No dia 22 de Dezembro de 2010, houve uma grande polemica no futebol brasileiro. Com a então presença do Rei Pelé, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em uma cerimonia no Rio de Janeiro, unificou os títulos da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa ao Campeonato Brasileiro como conquistas nacionais.

Com a decisão da CBF, Santos e Palmeiras passaram a ser os clubes com maior numero de conquistas nacionais no Brasil, com oito troféus cada um. Com a nova contagem, Santos e Palmeiras superavam São Paulo e Flamengo, que tinham até então seis títulos ( isso considerando o títulos da Copa União em 1987 para o Flamengo ). 

A decisão da CBF, também beneficiou Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense, que passaram a ter um troféu nacional a mais nos seus currículos. Na cerimonia da unificação dos títulos nacionais, a CBF apresentou uma laudo jurídico, que impossibilitava o reconhecimento do título brasileiro de 1987 pelo Flamengo. 

Nos links abaixo, você confere as histórias e conquistas dos clubes brasileiros no site campeões do futebol. Na época foi noticiado pelo globo esporte, uol, band, lance, gazeta esportiva, esporte interativo e demais veículos esportivos, que decisão, da CBF,  teria se baseado nos estudos do jornalista e pesquisador Odir Cunha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário