sexta-feira, 8 de abril de 2022

Dia do Jornalista.

 O Jornalismo é a coleta, investigação e analise das informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de fatos, eventos e ideias de pessoas que são noticias que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo também se aplica á ocupação, aos métodos de coleta de dados e á organização de estilos literários. A mídia jornalística inclui: impressão, televisão, rádio, Internet e, no passado, noticiários.

Os conceitos do papel apropriado do jornalismo variam de país para país. Em algumas nações, os meios de comunicação de notícias são controlados pelo governo e não são um corpo completamente independente. Em outros, os meios de comunicação são independentes do governo, mas a motivação pelo lucro entra em tensão com as proteções constitucionais da liberdade de imprensa. O acesso à informação livre recolhida por empresas jornalísticas independentes e concorrentes, com normas editoriais transparentes, pode permitir aos cidadãos participarem efetivamente do processo político. Nos Estados Unidos, o jornalismo é protegido pela cláusula de liberdade de imprensa na Primeira Emenda.

Linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veiculo de comunicação ou pela diretoria da empresa. A Linha Editorial determina a lógica pela qual uma empresa de comunicação enxerga o mundo, indicando os seus valores, seus paradigmas, que influencia decisivamente na construção de sua mensagem.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Ontem, se comemorou o dia do Jornalista. Este que vos escreve na manhã desta sexta feira, é um jornalista com deficiência. Durante 08 semestres, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), em uma classe de colegas sem qualquer deficiência.

Durante os 08 semestres em que eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, eu pude aprender algo sobre como superar meus limites. 

Nem de longe, eu me considero o mais inteligente ou mais talentoso. Longe disso.  Contudo, mesmo sem ser o mais inteligente ou mais talentoso, eu conclui a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, em Dezembro de 2016.

Como todo jornalista, eu tento me preservar ao máximo. Nas minhas atividades como blogueiro, meu guia é o meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

No dia do Jornalista, eu me solidarizo com os meus colegas jornalistas, que como eu, são totalmente desprotegidos contra ações judiciais, por não estarem na grande imprensa.

Um Jornalista deve ser penalizado sim em casos de excessos. Mas não com prisão. Pois um jornalista da grande imprensa, jamais será preso, em hipótese alguma.

Um feliz dia do Jornalista á todos nós jornalistas.

Agora, confira também no site campeões do futebol no link á seguir, a história e títulos de clubes brasileiros.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Portal Imprensa .



Nenhum comentário:

Postar um comentário