segunda-feira, 4 de abril de 2022

Pessoas com deficiência.

 O autismo ou transtorno do espectro do autismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social ( socialização, comunicação verbal e não verbal) e comportamento ( interesse restrito ou hiperfoco e momentos repetitivos).

Pessoas com deficiência, são aquelas que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais a interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em plena igualdade com as demais pessoas.

No ultimo sábado, dia 02 de Abril, se comemorou o dia mundial da conscientização do autismo. O dia mundial da conscientização do autismo, foi criado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) em 2007.

O dia mundial da conscientização do autismo foi criado com o objetivo de levar maior informação á população com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro do Autismo.

Sim leitor (a). Este blogueiro e jornalista, que vos escreve nesta segunda feira, também é portador de deficiência. Durante 08 semestres, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social , nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Durante 08 semestres, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, em uma turma de estudantes sem qualquer deficiência.

Nos sétimos e  oitavo semestres, na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, eu fiz um trabalho de conclusão de curso (TCC), junto com meus amigos Indaia Íris, Carlos Henrique e Renan Edder Simeão Grecchi, sobre a Inserção dos Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho.

Durante o trabalho de campo, eu e meus amigos, pudemos verificar o quanto existem muitos preconceitos em relação ás pessoas com deficiência no Brasil.

Durante os sétimos e oitavos semestres na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, eu e meus amigos pudemos verificar que muitas pessoas com deficiência, não recebem qualquer auxilio do governo, mesmo sem poder trabalhar.

Nos oito semestres em que cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu preenchi fichas para tentar algum estágio durante os estudos.

Contudo leitor (a), eu sempre encontrava as minhas fichas na lata do lixo, descartadas. Na época em que eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, o estágio na graduação não era obrigatório.

Mesmo com deficiência. Eu conclui a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, em Dezembro de 2016.  Eu trabalho na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera, nas vagas para PCDS ( pessoa com deficiência).

Desde o inicio dos meus blogs, em Março de 2018, eu passo muita dificuldade em trabalhar no universo digital. Sendo totalmente desprotegido contra ações judiciais, eu guio minhas atividades como blogueiro, tendo como base o meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Sendo uma pessoa com deficiência, eu passo muitas dificuldades com a minha condição. E sendo uma pessoa com deficiência. Eu celebro o dia mundial da conscientização do autismo.

Agora, confira na reportagem do site campeões do futebol, no link á seguir, os 380 maiores campeões do futebol brasileiro. https://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html


Imagem : Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário