segunda-feira, 11 de abril de 2022

O machismo escancarado no futebol brasileiro.

 Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças. 

O machismo é um preconceito, expresso por opiniões e atitudes, que se opõe a igualdade de gêneros, favorecendo os homens em total detrimento das mulheres.

O machismo é a sensação  viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família". 

O machismo alega em sua intelectualidade, que os homens são absolutamente superiores as mulheres. E de acordo com o machismo, sendo os homens seres superiores, cabe a mulher, apenas o absoluto papel da subserviência e obediência total e absoluta.

Desde que eu acompanho futebol, ainda em meados da década de 1980, o futebol sempre foi um meio bastante machista. Um meio completamente patriarcal, aonde qualquer acesso feminino, era expressamente proibido.

Os veículos da grande imprensa, e também os veículos independentes, noticiaram a agressão do técnico Rafael Soriano, da Desportiva, que aplicou uma cabeçada na assistente de arbitragem Marcielly Netto ,em uma partida entre a Desportiva e Nova Venécia pelo Campeonato Capixaba.

As mulheres vem rompendo o machismo e o patriarcado no futebol brasileiro. No jornalismo esportivo, cada vez mais, as mulheres estão entrando de igual para igual, em campos que eram unicamente dominado pelos homens.

Em um país extremamente patriarcal e machista como o Brasil, os avanços femininos no futebol, acabam incomodando extremamente. O fato das mulheres estarem rompendo tradições patriarcais de décadas passadas, acabam levando a atitudes extremas.

Expresso minha solidariedade a auxiliar de arbitragem Marcielly Netto. Todos nós devemos nos indignar com tal atitude. Pois todos nós temos mulheres nas nossas famílias.

Agora, confira também no site campeões do futebol no link á seguir, a história e títulos de clubes brasileiros.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Portal UOL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário