quinta-feira, 30 de junho de 2022

Liberdade de Expressão não é uma terra sem lei.

 Liberdade de expressão é um direito fundamental do homem que garante a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos sem retaliação ou censura por parte dos governos, órgãos privados ou públicos, ou outros indivíduos.

No Brasil, a liberdade de expressão é garantida pela Constituição Federal. A liberdade de expressão também é um direito estabelecido mundialmente pela declaração universal dos direitos humanos da ONU.

Qualquer pessoa tem direito a liberdade de expressão . Este direito corresponde a liberdade de opinião e a liberdade de receber e transmitir informações ou ideias sem que possa haver qualquer ingerência de autoridades públicas e sem considerações de fronteiras. Não está impedido pelas prerrogativas constitucionais que os Estados submetam as empresas de radiofusão, de cinematografia ou de televisão á um regime de autorização prévia.

O exercício da liberdade de expressão será garantida pelas prerrogativas constitucionais, não podendo a liberdade de informação e opinião ser censurada por autoridades públicas ou órgãos estatais. Mas, entretanto, dentre as plenas prerrogativas do direito constitucional, o exercício da liberdade de expressão, também implica em deveres e responsabilidades dos cidadãos brasileiros ou naturalizados.

Dentre os conceitos do direito constitucional, a liberdade de expressão, garantida pelo direito e prerrogativas desta constituição, tem por objetivo, garantir uma sociedade plena, justa e democrática. Dentre os preceitos do direito constitucional, na plena liberdade de expressão, estão vedadas qualquer prática contra a segurança nacional e a ordem democrática. 

Dentre as prerrogativas do direito constitucional que rege a liberdade de expressão, estão vedadas qualquer prática de calunia, injuria e difamação. Assim como está vedada qualquer apologia ao crime. Dentro do direito constitucional, estão vedadas qualquer prática contra a honra, a saúde mental e o bem estar de outras pessoas, dentre as normas jurídicas do direito constitucional, que regem a liberdade de expressão na carta constitucional. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

A declaração do tricampeão Nelson Piquet, chamando o britânico Lewis Hamilton de "neguinho", repercutiu na grande imprensa no mundo todo.

Por conta de declaração de cunho racista, o tricampeão foi banido do Padocck da Formula 1.

Caro (a) leitor (a). A liberdade de expressão, não é uma terra sem lei, conforme citei no paragrafo acima. Em uma democracia, a liberdade de expressão, não pode ser tratada como uma terra de ninguem.

Em uma democracia, o direito de uma pessoa, termina exatamente aonde começa o direito de uma outra pessoa. Nos meus blogs, eu digo exatamente o que eu penso nos meus textos, mas não coloco adjetivos ofensivos contra outras pessoas.

Nelson Piquet, ao que tudo indica, enxerga a liberdade de expressão como uma terra sem lei.  E ao enxergar a liberdade de expressão como uma terra sem lei, o tricampeão ultrapassa os limites da civilidade.

Em uma democracia madura. A liberdade de expressão, definitivamente, não é necessariamente uma terra sem lei, como alguns imaginam.

Imagem : Site Esportelandia.






Palmeiras goleia Cerro Porteno e encaminha vaga na Copa Libertadores.

 O Palmeiras goleou o Cerro Porteno por 3 a 0, ontem a noite, em Assunção, no Paraguai, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Com o resultado, o alviverde poderá perder por até dois gols de diferença na partida de volta, que ainda assim garantirá a vaga nas quartas de final.

O time paraguaio conseguiu anular o time palmeirense durante o primeiro tempo. Com uma marcação alta, o time paraguaio ocupou toda a defesa palmeirense, forçando aos alviverdes a se retraírem nos primeiros 45 minutos.

O time palmeirense teve muitas dificuldades em conseguir sair jogando durante o primeiro tempo, dada a marcação pressão exercida pelo time paraguaio durante a primeira etapa.

Mas, entretanto, o time palmeirense voltou melhor no segundo tempo. Assim como em partidas anteriores, o meio campo palmeirense voltou a funcionar muito bem.

O time palmeirense impôs sua melhor qualidade técnica durante todo o segundo tempo, chegando facilmente ao placar de 3 a 0.

A superioridade palmeirense, foi tamanha, que aos alviverdes tiveram chance de aplicar uma goleada histórica durante a etapa final. Agora, jogando na sua casa a partida da volta, os palmeirenses tem a classificação as quartas de final, muito bem encaminhada.


quarta-feira, 29 de junho de 2022

Corinthians fica no empate com Boca Juniors.

 O Corinthians empatou em 0 a 0 com o Boca Juniors (ARG), ontem a noite, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Com oito desfalques, o time corintiano não impôs seu jogo dentro de sua casa.  O time argentino não deu espaços aos corintianos no primeiro tempo.

Com duas linhas de cinco jogadores, a defesa do time argentino, anulou o meio campo corintiano, que errou muitos passes durante o primeiro tempo.

O time argentino foi bastante superior no segundo tempo. Com uma forte marcação, o time argentino não  deixou o meio campo corintiano pensar uma jogadas durante a etapa final.

O time argentino teve chances para sair com a vitória durante o segundo tempo, haja vista as ótimas defesas do goleiro Cássio durante a etapa final.

Agora, resta os corintianos, decidir a vaga para as oitavas de final, em os Buenos Aires, capital da Argentina. A julgar pela superioridade do time argentino na noite de ontem, os corintianos certamente terão muito trabalho.

A superioridade do time argentino, foi muito clara na noite de ontem, especialmente na parte tática. O técnico Vitor Pereira, certamente terá muito trabalho na partida de volta. 


domingo, 26 de junho de 2022

São Paulo empata sem gols com Juventude.

 O São Paulo empatou em 0 a 0 com o Juventude, agora a tarde, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

Com 19 pontos, o São Paulo fica mais longe do G4 no Campeonato Brasileiro, pois o Internacional, primeiro time na zona de classificação para a Copa Libertadores da América, tem 24 pontos.

Com 11 pontos, o Juventude ainda segue na zona de rebaixamento no campeonato nacional.

O time são paulino não fez um bom jogo na tarde de hoje. O meio campo tricolor, como de costume , errou muitos passes. As jogadas pelas tareias do campo também praticamente não existiram durante os 90 minutos.

O primeiro tempo do time são paulino foi sofrível, sendo presa muito fácil para a boa marcação do time gaúcho.

O segundo tempo foi igualmente sofrível. O meio campo são paulino seguiu não criando jogadas. E o time também sofreu sem um atacante de referencia.

O time são paulino, assim como no primeiro tempo, não incomodou a defesa do time gaúcho.

O time gaúcho soube se defender com extrema eficiência durante todos os 90 minutos. Com duas linhas de cinco jogadores, o time gaúcho soube anular o time são paulino durante o jogo.

Mas, entretanto, mesmo se defendendo com excelência time gaúcho não conseguiu contra atacar, sem poder aproveitar os espaços na defesa são paulino durante o jogo.


Palmeiras empata com Avaí, mas segue na liderança.

 O Palmeiras empatou com o Avai em 2 a 2, agora a tarde, na Ressacada, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o alviverde a 29 pontos, na liderança do campeonato nacional.

O Avaí com 18 pontos, é o décimo colocado no campeonato nacional.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado. Os palmeirenses tiveram maior posse da bola e atacaram mais. Contudo, o time catarinense levava muito perigo nos contragolpes.

Mesmo após o Avaí abri o placar no primeiro tempo, o jogo seguiu equilibrado, com chances para os dois lados. 

O time palmeirense dominou os vinte primeiros minutos do segundo tempo, melhor em campo, os palmeirenses viraram o placar em vinte minutos.

Contudo, o time catarinense chegou rapidamente ao gol de empate. O jogo ficou mais equilibro á partir dos vinte minutos do segundo tempo, pois os catarinenses jogaram de igual para igual, assim como já haviam feito no primeiro tempo.

O jogo seguiu bastante parelho, e o empate persistiu até o apito final.

Há de ressaltar a boa partida jogada pelo Avaí. Diante do melhor elenco do Brasil, o time catarinense jogou de igual para igual, sem se limitar a ficar na defesa.

sábado, 25 de junho de 2022

Corinthians e Santos empatem sem gols em clássico.

 Corinthians e Santos empataram em 0 a 0, agora a noite, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Devido ao jogo contra o Boca Juniors (ARG),na próxima terça feira, o técnico Vitor Pereira fez cinco mudanças no time corintiano.

Correndo riso de demissão no caso de nova derrota, Fabio Bustos fez seis mudanças no time santista. 

O empate leva o Corinthians a 26 pontos no campeonato nacional. O Santos chega aos 19 pontos.

O time corintiano criou pouco no primeiro tempo. Sentindo o desentrosamento, o meio campo corintiano errou muitos passes durante todo o primeiro tempo.

No segundo tempo, o time corintiano pressionou mais a defesa santista. O time corintiano controlou o jogo no segundo tempo, mesmo não tendo a mesma eficiência da ultima quarta feira. 

O time santista foi superior durante o primeiro tempo. Diferentemente da ultima quarta feira, o time santista encarou o jogo com maior intensidade durante o primeiro tempo, tendo pelo menos três chances claras de gol nos primeiros 45 minutos.

O time santista caiu de ritmo no segundo tempo. O meio campo santista, assim como na ultima quarta feira, errou muitos passes.

A defesa santista voltou a ficar bastante sobrecarregada no segundo tempo, sem o meio campo manter a posse da bola. O time santista teve apenas uma única finalização na etapa final.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

São Paulo vence Palmeiras e sai na frente na Copa do Brasil.

 O São Paulo venceu o Palmeiras por 1 a 0, agora a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O resultado coloca o São Paulo á frente do Palmeiras no retrospecto geral do clássico. Agora são 114 vitórias do São Paulo contra 113 vitórias do Palmeiras com 110 empates.

O time são paulino foi bem armado no primeiro tempo. Com duas linhas de cinco jogadores, o time são paulino barrou o meio campo palmeirense nos primeiros 45 minutos.

Fechado na defesa, o time são paulino soube anular  o time palmeirense no primeiro tempo, mesmo após abrir o marcador. O time são paulino teve grande disciplina tática para anular o time palmeirense nos primeiros 45 minutos.

O time palmeirense até teve maior posse da bola nos primeiros vinte minutos do segundo tempo. Contudo, os jogadores mais técnicos do time palmeirense estiveram sumidos em campo.

Mesmo tendo maior posse da bola, o time palmeirense não pressionou a defesa são paulinos nos primeiros vinte minutos do segundo tempo.

Contudo, o time são paulino retomou a forte marcação do primeiro tempo. Novamente, as dusa linhas do time são paulino impediu a criação de jogadas do time palmeirense.

Entretanto, mesmo com excelente marcação, faltou maior contragolpe ao time são paulino. Que mesmo assim, saiu com o placar magro na noite de hoje.


Corinthians goleia Santos e encaminha vaga na Copa do Brasil.

 Em seu melhor jogo neste ano, o Corinthians goleou o Santos por 4 a 0, ontem a noite, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Na partida volta, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, os corintianos podem perder por até tres gols de diferença, que ainda assim, avançam as quartas de final da competição.

O time corintiano definiu o jogo ainda no primeiro tempo. Bem diferente de partidas anteriores, o meio campo corintiano funcionou perfeitamente, municiando os atacantes com eficiência.

Com maior posse de bola e uma marcação alta, os corintianos encurralaram os santistas no campo defensivo, fazendo 3 a 0 ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo, o time corintiano diminuiu o ritmo, mas ainda assim, continuou melhor em campo. Mantendo a posse da bola, o time corintiano correu pouquíssimos riscos durante todo o segundo tempo, conseguindo chegar ao quarto gol na etapa final.

O esquema do time santista com três volantes, aonde se pretendia dar mais liberdades aos alas, não funcionou durante o primeiro tempo. O meio campo santisa errou todos os passes, sobrecarregando o sistema defensivo no primeiro tempo.

Dominado em campo, o time santista escapou de levar uma goleada histórica durante todo o primeiro tempo. Sem recomposição, devido a falta de posse de bola no meio campo, o time santista não defendeu e tão pouco contra atacou durante todo o jogo, escapando de levar uma goleada ainda maior.


terça-feira, 21 de junho de 2022

A distancia entre Palmeiras e São Paulo.

 A SAF ( Sociedade Anônima de Futebol) é um modelo de gestão que permite uma gestão mais profissional nos clubes de futebol no Brasil, mas que também pode abranger outros esportes, especialmente por ser um modelo administrativo que permite captar novas formas de investimento de uma forma bastante eficaz.

Um clube esportivo é uma esportivo é uma associação sem fins lucrativos e não uma empresa em termos formais. Por isso, quando endividados, os clubes enfrentam cobranças judiciais, ordens de penhora, e execuções que não permitiam o pagamento dos jogadores, dos funcionários, prejudicando a saúde financeira e a captação de novos recursos e investimentos.

A Sociedade Anônima de Futebol (SAF) permite a possibilidade de centralizar execuções. A SAF permite um plano de pagamento a diferentes credores para evitar que execuções aconteçam de forma aleatória contra o clube. 

A SAF permite que os ativos previstos possam ser relativos as receitas, dividendos, contratos de imagem, publicidade e marketing e os passivos quanto as dividas já existentes, visando estabelecer novas formas de pagamento.

A SAF também permite a possibilidade do clube pedir recuperação judicial, algo não cogitado para associações sem fins lucrativos. Desta forma, a SAF permite a suspensão de cobranças e uma elaboração de um plano para o pagamento das dividas com possibilidade de negociações definidas, o que oferece um folego muito maior as finanças dos clubes .

A transformação do clube em uma SAF também pode ser um dos meios de recuperação á ser cumprido em metas de médio á longo prazo. A SAF ( Sociedade Anônima de Futebol) também permite uma possibilidade de captação de investimentos de um administração melhor estruturada nos clubes brasileiros. Com a transformação do clube em uma SAF, a nova sociedade anônima de futebol, pode receber os direitos á partir do momento da sua implantação, como por exemplo, os contratos do departamento de futebol, mas que em geral, não leva os passivos, que continuam pertencendo a associação. A associação sem fins lucrativos, passa a possuir 10 % das ações do clube, tendo que utilizar suas receitas para honrar dividas anteriores a SAF.

As SAFS também permitem que os clubes possam se reestruturar e ter clubes melhor organizados financeiramente, o que possibilita um maior crescimento esportivo. De acordo com reportagem do site betway insider, o campeonato brasileiro é o sexto campeonato nacional de clubes mais valioso do planeta, com uma receita de € 1,33 bilhões.

Na postagem do ultimo dia 03 de Maio, eu publiquei a receita dos clubes brasileiros em 2022, sobre o levantamento da Sports Value, á respeito do faturamento dos clubes de futebol no Brasil em 2022.

Segundo o levantamento da Sports Value, o Palmeiras faturou R$ 910 milhões, contra R$ 465,3 milhões do São Paulo em 2022. Segundo levantamento da Pluri Consultoria, o São Paulo possui 17.083.097 milhões de torcedores (as), contra 15.390.502 milhões de torcedores (as) do Palmeiras.

Contudo, mesmo sendo torcedor do São Paulo, reconheço que o tricolor está atrás do Palmeiras, dentro e fora de campo. Desde o tricampeonato nacional em 2006-2007 -2008, o meu tricolor passou por seguidas crises administrativas.

O Allianz Parque, conhecido popularmente em seus primórdios como Arena Palestra Itália ou Arena Palmeiras é uma arena multiuso construída para receber espetáculos, concertos, eventos corporativos e, principalmente, partidas de futebol do Palmeiras, seu proprietário.

A arena conta com um dos mais modernos espaços multiuso do país, e o seu estádio atende às normas da Fifa, se credenciando para receber os torneios esportivos mais relevantes.

A principal fonte de renda palmeirense, não é necessariamente o patrocínio da Creffisa, mas sim o Allianz Parque.

O estádio do São Paulo, o Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, com capacidade para 66. 795 torcedores, já não é lucrativo como em outros tempos.

Na minha opnião, o São Paulo como clube, é maior que o Palmeiras. Mas é certo, o tricolor está bem atrás do Palmeiras, dentro e fora de campo. Ao praticamente se transformar em uma SAF, por meio da construção do Allianz Parque, o Palmeiras se transformou em clube superavitário financeiramente.

Mesmo sendo maior, o tricolor nunca esteve tão distante do clube vizinho, dentro e fora de campo, causando tanto sofrimento a nação são paulina na ultima década.

Confira agora as conquistas dos dois clubes, no seus respectivos sites oficiais.



segunda-feira, 20 de junho de 2022

Palmeiras vira sobre São Paulo e assume liderança isolada no Brasileirão.

 O Palmeiras venceu o São Paulo por 2 a 1, agora a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Invicto a 12 jogos no Campeonato Brasileiro, o alviverde vai a 28 pontos no campeonato.

Com 18 pontos, o São Paulo estaciona na nona colocação na classificação.

O time são paulino foi superior durante o primeiro tempo. Com uma marcação cerrada, o time são paulino impediu o meio campo palmeirense de jogar durante o primeiro tempo.

Mesmo após abrir o placar, o time são paulino seguiu fazendo um bom primeiro tempo, mesmo perdendo a intensidade nos minutos finais.

O time palmeirense impôs sua melhor qualidade no segundo tempo. O meio campo palmeirense voltou a ter o toque de bola de partidas anteriores.

Com maior ofensividade, o time palmeirense pressionou a defesa são paulina na etapa final. O time palmeirense foi o senhor das ações durante todo o segundo tempo.

Entretanto, mesmo melhor em campo, o time palmeirense somente conseguiu a vitória nos acréscimos . 

O treinador Rogério Ceni, faz o que pode com o elenco que tem em mãos. A nação são paulina deve se preparar até o fim de 2022.


Marx Verstappen vence Grande Premio do Canadá.

 O holandês Marx Verstappen venceu ontem a tarde, o Grande Premio do Canadá, disputado no circuito Gilles Villeneuve. Com o triunfo, Verstappen chega a 26 grandes prêmios na sua carreira, vencendo sua sexta corrida na temporada.

Carlos Sainz chegou em segundo, e o heptacampeão Lewis Hamilton completou o pódio em terceiro. O piloto do dia, foi o monagesco Charles Lelcerc, largando em décimo nono, em função da troca no motor, Leclerc chegou em quinto, após uma fantástica corrida de recuperação.

Largando na pole, Verstappen não cometeu erros durante a corrida. O piloto da Red Bull soube gerenciar seus pneus, durante o forte calor da corrida.

Em grande atuação, Verstappen ainda soube segurar a pressão intensa de Carlos Sainz nas ultimas voltas. O bicampeão Fernando Alonso, mais uma vez mostrou todo o seu talento, ao tirar muito mais do que seu limitado equipamento poderia lhe oferecer.

O monagesco o Charles Leclecrc teve uma belíssima atuação. Largando na décima nona posição, em função da troca nos motores, Leclerc escalou todo o pelotão, em belíssima corrida de recuperação, chegando na quinta colocação.

Charles Leclerc, foi eleito o piloto do dia na corrida de ontem. Certo que Charles Leclerc tem muito talento, tanto quanto Verstappen, mas o piloto monagesco, ainda sofre com baixa confiabilidade dos carros da Ferrari.

Já Marx Verstappen, tem mostrado evolução em relação ao ano passado. No ano passado, Verstappen cometia muitos erros quando estava sob pressão.

Este ano, ao menos neste momento, Verstappen tem se mostrado mais amadurecido. Mesmo sob pressão, Verstappen não comete os mesmos erros do ano passado, o que é mérito de Verstappen como piloto.

Há de se esperar que os carros da Ferrari adquiram maior confiabilidade durante o mundial, o que poderá embaralhar as cartas durante esta temporada na Formula 1.


Corinthians vence Goiás e segue na briga pela liderança.

 O Corinthians venceu o Goiás por 1 a 0, ontem a tarde, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o Corinthians aos mesmos 25 pontos do Palmeiras, contudo, o alviverde leva vantagem no saldo de gols.

Com 14 pontos, o Goiás segue próximo a zona de rebaixamento no campeonato nacional.

O time corintiano foi superior durante todo o primeiro tempo. O meio campo corintiano foi excelente na troca de passes, envolvendo a defesa goiana nos primeiros 45 minutos.

Com maior posse de bola, o time corintiano não diminuiu o ritmo, nem mesmo após abrir o placar ainda na primeira etapa. O destaque vai para o veterano Fabio Santos, que soube organizar o time corintiano no primeiro tempo.

No segundo tempo, também comandado por Fabio Santos, o time corintiano soube se organizar nas linhas de meio campo e defesa, neutralizando o setor ofensivo do time goiano até o apito final.

O time goiano foi completamente dominando no primeiro tempo. Com uma proposta bastante defensiva, o time goiano se perdeu após levar o gol ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo, o time goiano até teve maior posse da bola, mas seu meio campo errou muitos passes. O tnime goiano parou na marcação corintiana durante todo o segundo tempo.

Sem pode de fogo, o time goiano não teve força para buscar o gol de empate até o apito final.


domingo, 19 de junho de 2022

Santos fica no empate com Red Bull Bragantino .

 O Santos empatou com o Red Bull Bragantino em 2 a 2, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado mantem ambos empatados na classificação com 18 pontos, mas o Santos leva vantagem no saldo de gols.

O time santista se impôs e foi para cima do Bragantino. Com um bom, toque fde bola no meio campo, o time santista envolveu a defesa visitante durante todo o primeiro tempo, haja vista que abriu 2 a 0 no placar.

O time santista construía ótimas jogadas de ataque, mas passava apuros no seu sistema defensivo. Mesmo com maior posse de bola, faltou maior controle de jogo ao time santista, especialmente durante o segundo tempo, quando ficou exposto ao contragolpes do time de Bragança Paulista.

O time de Bragança Paulista foi envolvido pela defesa santista durante todo o primeiro tempo. Sem controlar a posse da bola, o sistema defensivo dos visitantes, foi completamente sufocado pelo volume de jogo do meio campo santista.

Mas, entretanto, o Red Bull Bragantino, corrigiu sua marcação. O time de Bragança Paulista chegou ao empate, tendo chances de vencer a partida, durante a maior parte do segundo tempo.


quinta-feira, 16 de junho de 2022

Botafogo vence São Paulo e sai da zona do rebaixamento.

 O Botafogo venceu o São Paulo por 1 a 0, agora a tarde, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro.

Com 15 pontos, o Botafogo deixa a zona de rebaixamento no campeonato nacional. Com 18 pontos, o São Paulo ocupa a quinta colocação.

Mesmo longe de ser brilhante, o time botafoguense mereceu a vitória na tarde de hoje. Com uma forte marcação, o time botafoguense anulou o meio campo são paulino.

Nos contragolpes, o time botafoguense criou as melhores chances, mesmo após abrir o marcador. O time botafoguense soube anular o meio campo são paulino, e nos contragolpes, pressionou a zaga tricolor. Resultado justo.

O time são paulino não fez uma boa partida na tarde de hoje. Embora tenha tido maior posse de bola, o meio campo são paulino errou todos os passes.

Sem conseguir trocar passes no meio campo, a zaga são paulina também ficou vulnerável aos contragolpes botafoguenses durante todo o jogo. O time são paulino não criou absolutamente nada em termos ofensivos, merecendo sair com a derrota na tarde de hoje.


Palmeiras vence Atlético Goianiense e se isola na liderança.

 O Palmeiras venceu o Atlético Goianiense por 4 a 2, agora a noite, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o alviverde a liderança isolada do campeonato nacional, com 25 pontos.

Com 13 pontos, o Atlético Goianiense volta a zona de rebaixamento no campeonato nacional.

O time palmeirense definiu o jogo no primeiro tempo. Com uma marcação alta, o time palmeirense encurralou os atleticanos no campo defensivo.

Mais uma vez, o meio campo palmeirense funcionou perfeitamente. Tocando bem a bola, o time palmeirense fez 4 a 1 ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo, o time palmeirense administrou o placar. Ainda assim, teve chances para fazer mais gols na etapa final.

O time goiano não conseguiu fazer valer sua proposta de jogo. Após tomar o primeiro gol, o time atleticano se perdeu em campo, sendo presa fácil para  o ataque palmeirense no primeiro tempo.

O time goiano até melhorou no segundo tempo, mas esbarrou nas suas limitações técnicas. O time goiano não se encontrou em campo durante os 90 minutos.

Corinthians empata com Atlético Paranaense.

 O Corinthians desperdiçou a chance de voltar a liderança do Campeonato Brasileiro, ao empatar em 1 a 1 com o Atlético Paranaense, ontem a noite, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro.

Com 22 pontos, o Corinthians empata com o Palmeiras na classificação do campeonato nacional, mas perde nos critérios de desempate. O Atlético chega aos 18 pontos na classificação.

O time corintiano começou melhor no primeiro tempo. Com um gol logo no começo da partida, o time corintiano dominou os primeiros vinte minutos do primeiro tempo.

Mas, entretanto, o time paranaense começou a dominar a partida á partir dos vinte minutos do primeiro tempo. O meio campo atleticano passou a tocar melhor a bola, pressionando mais a defesa corintiana. Contudo, os corintianos terminaram o primeiro tempo em vantagem.

O time paranaense teve maior posse de bola durante a maior parte do segundo tempo. Contudo, o jogo foi bastante equilibrado na etapa final.

Os atleticanos obrigaram o goleiro Cássio a fazer ótimas defesas. Contudo, o time corintiano também teve chances de gol nos contragolpes.

Em uma partida bastante disputada no segundo tempo, o time paranaense chegou ao gol de empate, já próximo aos quarenta minutos do segundo tempo.

Com ambos os time com dez jogadores, a partida ficou ainda mais disputada, mas o empate persistiu até o apito final.


quarta-feira, 15 de junho de 2022

Santos vence Juventude e quebra tabu.

O Santos venceu o Juventude por 2 a 1, ontem a noite, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul pelo Campeonato Brasileiro.
O resultado leva o Santos a 17 pontos, na sexta colocação no campeonato nacional. Com apenas 10 pontos, o Juventude permanece na penúltima colocação.
O triunfo também coloca o fim á um tabu de seis jogos sem que os santistas vencessem fora de casa no campeonato.
O time gaúcho dominou o primeiro tempo. Com uma forte marcação, o meio campo santista não conseguia tocar a bola no primeiro tempo.
Com pelos menos três ótimas defesas, o goleiro João Paulo evitou uma goleada dos gaúchos durante o primeiro tempo. Vencendo por 1 a 0, o time gaúcho dominava a partida, até ter um jogador expulso no final do primeiro tempo.
No segundo tempo, o time santista soube aproveitar a vantagem numérica.
Tendo mais espaço para tocar a bola, o meio campo santista encurralou a defesa gaúcha no segundo tempo.
Em trinta minutos na etapa final, o time santista virou o marcador. Com um jogador a mais, restou ao time santista, apenas administrar o resultado até o apito final.

terça-feira, 14 de junho de 2022

Maiores Torcidas do Brasil.

 Torcedor é o sujeito que acompanha o clube para qual torce. Esse acompanhamento varia de intensidade, mas tem um patamar mínimo, que é ver a tabela de classificação, saber quando o seu time joga, o nome do técnico e alguns jogadores.

Uma pesquisa da Sport Track, foi divulgada nesta terça feira, em evento na cidade de São Paulo. De acordo com a Sport Track, 24 % se declararam torcedores do Flamengo, enquanto 18 % se declararam torcedores do Corinthians. 

A pesquisa da Sport Track , também mostra o Cruzeiro com a torcida mais jovem (entre 16 a 34 anos) (60%), seguindo pelo Flamengo (54%). A pesquisa da Sport Trcuk, também aponta Fluminense e Santos com as torcidas mais velhas.

Segundo a Sport Track  o Fluminense tem 28% dos torcedores acima dos 55 anos, enquanto o Santos tem 23 %. 

Confira agora, o ranking das maiores torcidas do Brasil, de acordo com a pesquisa da Sport Track.

Flamengo  24 %

Corinthians 18%

São Paulo 11,5%

Palmeiras  9,8%

Grêmio       4,7%

Vasco          4,1%

Atlético MG 3,7%

Santos           3,3%

Internacional 2,9%

Cruzeiro          2,8%

Botafogo       2,2%

Fluminense   1,5%

Agora, confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidade de vários clubes brasileiros.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : You Tube,





 

A dura realidade no São Paulo.

 Um (a) torcedor (a), é aquele (a, que acompanha o clube para o qual torce. O acompanhamento de um (a) torcedor (a), varia de intensidade, mas tem um patamar  mínimo.

O patamar mínimo de um (a) torcedor (a), é acompanhar a tabela de classificação, saber quando seu clube joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

O identitarismo se refere a posições politicas e sociais, baseadas nos interesses individuais e coletivos com os quais os (as) cidadãos (ãs) se identificam. Politicas identitárias tendem a moldar ações de agentes públicos e privados para que determinados grupos tenham suas reivindicações atendidas e ganhem visibilidade social. 

Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.

Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.

Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente ou ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 

Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.

Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 

Eu acompanho futebol desde a minha infância, ainda em meados da década de 1980. Desde a minha infância, eu sempre fui torcedor do São Paulo,

Contudo, eu sempre percebi desde a minha infância, a visão indenitária  dos torcedores, em relação aos seus respectivos clubes de coração.

Desde a minha infância, o meu São Paulo sempre foi um modelo administrativo. Nos áureos tempos, a roupa suja era lavada internamente.

Nos tempos aureos, o estádio particular do São Paulo, o estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como o Morumbi, garantia um alto superávit financeiro ao clube tricolor.

Sou um torcedor apaixonado pelo São Paulo, comprei dois livros sobre o clube, copos licenciados  do clube e uma camisa licenciada. Contudo, sempre procurei separar a paixão da razão. Conceitos que ficaram ainda mais claros, após os oito semestres da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

O apelido de soberano, após a conquista do tricampeonato brasileiro, nos anos de 2006, 2007 e 2008, acabou não fazendo bem ao próprio São Paulo.

O tempo foi passando, o futebol mudando, dentro e fora de campo. Desde a saída de Muricy Ramalho em 2009, nenhum treinador deu certo á frente do São Paulo.

Entretanto, por mais que eu seja apaixonado pelo São Paulo, como jornalista, eu separo minha paixão da razão. O São Paulo, foi um clube que parou no tempo, dentro e fora de campo.

A divida de quase R$ 700 milhões, é fruto de administrações amadoras. No amadorismo, os dirigentes são paulinos não entenderam o óbvio. Um clube esportivo não é um Banco, não se pode dividir lucro.

Os lucros em receitas, devem garantir todas as contas do clube em dia. No ano passado, o São Paulo foi campeão paulista, por um absoluto milagre. Contudo, após o título paulista, o tricolor voltou a dura realidade, com as claras limitações do seu elenco.

A goleada na decisão do Campeonato Paulista, reflete o quanto o São Paulo está atrás do Palmeiras, dentro e fora de campo. Por mais apaixonado que eu seja pelo São Paulo, eu reconheço que os nove anos sem troféus, refletem um clube que parou no tempo, dentro e fora de campo. Embora eu ache o São Paulo maior .

O estádio particular do São Paulo, o Cícero Pompeu de Toledo, já não é mais lucrativo quanto antes.  O São Paulo tem uma história absolutamente fantástica, mesmo não figurando entre os clubes de futebol mais antigos no Brasil, mas o tricolor parou no tempo.

Há alguns anos, a nação são paulina, vem sofrendo com o clube, dentro e fora de campo. Uma pena.

Confira agora, no site campeões do futebol, a história e os títulos do São Paulo.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_saopaulo.html

Imagem : Portal Globo Esporte. 





domingo, 12 de junho de 2022

Palmeiras vence Coritiba e volta a liderança do Campeonato.

 O Palmeiras venceu o Coritiba por 2 a 0, agora a noite, no estádio Major Couto Pereira, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. Os palmeirense também encerram um tabu de 25 anos sem vencer o Coritiba na capital paranaense.

Com 22 pontos, o alviverde volta a liderança do campeonato nacional. Com 15 pontos, o Coritiba ocupa a sétima colocação. 

O time palmeirense fez um primeiro tempo perfeito. Dominando as ações, o meio campo alviverde teve um excelente desempenho durante a primeira etapa.

Mesmo após abrir o placar, o time palmeirense manteve o ritmo, tendo chances para fazer mais gols no primeiro tempo.

No segundo tempo, mesmo administrando o resultado, os palmeirenses não deram chances aos donos da casa. E na base do contragolpe, o time alviverde definiu o jogo no segundo tempo.

O time paranaense não fez um bom jogo. Dominado durante o primeiro tempo, o coxa viu seu meio campo errar muitos passes nos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, mesmo tendo maior posse da bola, o meio campo do time paranaense não encontrou espaços na defesa palmeirense.

Se o time paranaense já criava pouco com onze jogadores, a situação ficou insustentável, tendo um jogador expulso.


São Paulo vence América Mineiro e retorna ao G4 no campeonato.

 O São Paulo venceu o América Mineiro por 1 a 0, agora a tarde, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o  São Paulo provisoriamente ao G4 do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos, posição que pode ser perdida, caso Coritiba e Atlético PR vençam seus jogos.

Com 14 pontos, o América estaciona no meio da tabela no campeonato nacional.

O time mineiro dominou o primeiro tempo. Tocando melhor a bola no meio campo, o time mineiro criou pelo menos quatro chances claras de gol nos primeiros 45 minutos, com quatro excelentes defesas do goleiro Jandrei.

Na única chance, o time são paulino abriu o placar. Mas, entretanto, o time mineiro seguiu dominando, o goleiro Jandrei seguiu fazendo ótimas defesas até o final do primeiro tempo.

O time são paulino voltou melhor no segundo tempo. Melhor posicionado defensivamente, os são paulinos limitaram os espaços para o ataque mineiro na etapa final.

Na reta final do segundo tempo, o time são paulino passou a contra atacar com maior perigo. Com uma marcação ferrenha, a defesa e meio campo tricolor, impediram as ações ofensivas dos mineiros.

E assim, o time são paulino administrou o resultado até o apito final.


Ferrari quebra e Marx Verstappen vence Grande Premio do Azerbaijão.

 O holandês Marx Verstappen venceu o Grande Premio do Azerbaijão, disputado nesta manhã. O companheiro de Marx Verstappen, o mexicano Sérgio Perez, terminou em segundo e George Russel, completou o pódio em terceiro.

Largando em terceiro, Verstappen subiu para segundo, logo depois que o pole Charles Leclerc, parou sob um virtual saffety car. Verstappen segiu seu companheiro Sérgio Perez, que assumiu a liderança da corrida, na primeira curva após a largada.

Contudo, Verstappen acabou superando Perez na volta 15, quando o mexicano não tinha um bom rendimento com os pneus. Mais uma vez, Charles Leclerc, tem problemas e acaba abandonando.

Carlos Sainz, foi o primeiro a abandonar a corrida, ainda nas primeiras voltas. Já Charles Leclerc, abandonou com problemas hidráulicos.

O heptacampeão Lewis Hamilton, foi escolhido piloto do dia. Com uma ótima corrida de recuperação, Hamilton se recuperou, após ter que parar devido a problemas causados pelo abandono de Kevin Magnussen.

Mesmo com um carro competitivo, a Ferrari sofre com a confiabilidade dos seus dois carros, o que tem dado muita vantagem a Red Bull no atual momento do campeonato. 


Identitarismo x paixão.

 Um (a) torcedor (a), é aquele (a, que acompanha o clube para o qual torce. O acompanhamento de um (a) torcedor (a), varia de intensidade, mas tem um patamar  mínimo.

O patamar mínimo de um (a) torcedor (a), é acompanhar a tabela de classificação, saber quando seu clube joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

O identitarismo se refere a posições politicas e sociais, baseadas nos interesses individuais e coletivos com os quais os (as) cidadãos (ãs) se identificam. Politicas identitárias tendem a moldar ações de agentes públicos e privados para que determinados grupos tenham suas reivindicações atendidas e ganhem visibilidade social. 

Caro (a) leitor (a), em uma das postagens, eu abordei a visão identitária dos torcedores brasileiros, em relação ao Campeonato Brasileiro no sistema de pontos corridos.

O arbitro José Aparecido de Oliveira, ficou marcado por arbitragens polemicas, ambas nos clássicos entre Corinthians e Palmeiras. Em 13 de Outubro de 1991, o meia Neto, cuspiu em José Aparecido, após ser expulso.

Na vitória palmeirense por 2 a 1, além de Neto, Marcio (Corinthians e Toninho (Palmeiras), também foram expulsos. Na final do Campeonato Paulista em 1993, José Aparecido expulsou Tonhão (Palmeiras) ,e três jogadores corintianos ( Ronaldo, Henrique e Ezequiel). A final terminou em 4 a 0 para o Palmeiras , encerrando um jejum de títulos alviverde que durava desde 1976.

O time corintiano em 1993, era um belíssimo time. O time corintiano em 1993, foi a base do time campeão paulista e da Copa do Brasil, em 1995.

Eu acompanho futebol desde a minha infância, ainda em meados da década de 1980, os torcedores brasileiros, de uma maneira  geral, sempre tiveram uma visão identitária.

O time do Palmeiras, era muito superior ao time do Corinthians em 1993, por isso foi campeão paulista em 1993. Negar este fato, é uma visão identitária dos torcedores corintianos.

O elenco alviverde, era uma verdadeira seleção brasileira em 1993, muito superior ao elenco corintiano. O futebol não deve ser analisado por questões identitárias.

O ex arbitro José Aparecido de Oliveira, é perseguido de forma injusta, devido ao identitarismo de alguns torcedores corintianos. Identitarismo, que também se aplica aos torcedores do meu São Paulo, quando afirmam que o São Paulo foi eliminando pelo Atlético Nacional (Colômbia), nas semifinais da Copa Libertadores em 2016, somente devido a arbitragem.

Contudo, o time colombiano, era muito superior ao time são paulino na Copa Libertadores da América em 2016.  O identitarismo, não permite que alguns são paulinos, enxergassem a clara superioridade do time colombiano, nas semifinais da Copa Libertadores da América naquele ano.

O identitarismo, leva a alguns equívocos no futebol. A perseguição ao ex arbitro José Aparecido de Oliveira, é um destes equívocos. Da mesma forma, que o identitarismo de alguns são paulinos, não os permitiram enxergar a clara superioridade do time do Atlético Nacional (COL), com relação ao time do São Paulo, nas semifinais da Copa Libertadores da América em 2016.

Alguns torcedores corintianos, também apelam o identitarismo, para culpar o ex arbitro José Aparecido de Oliveira, pela derrota na final do Campeonato Paulista de 1993. O elenco palmeirense era muito superior ao elenco corintiano naquele ano. Não enxergar isto, é identitarismo.

Agora, confira no site campeões do futebol, a história e títulos do Corinthians.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_corinthians.html

 Imagem : Blog do Jornalista Milton Neves, no Portal UOL.




Santos busca empate com um jogador a menos em Belo Horizonte.

 Atlético Mineiro e Santos ficaram no empate em 1 a 1, ontem a noite, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. O empate não poder ser considerado ruim para o Santos, que jogou com um jogador a menos na maior parte do jogo.

O empate leva o Santos a 14 pontos no campeonato nacional. O Atlético vai a 21 pontos, a quatro pontos do líder Corinthians.

O time atleticano ficou devendo na noite de ontem. O time atleticano fez um gol no começo do jogo, mas caiu de produção. O time mineiro errou muitos passes no meio campo, não municiando os atacantes ecom eficiência.

Além disso, o time atleticano esteve muito vulnerável aos contragolpes santistas na maior parte do jogo, mesmo com um jogador a mais em campo.

O time santista fez um bom jogo, mesmo atuando fora de casa. Com uma boa marcação, os santistas barraram o ataque atleticano. Com um bom toque de bola, o meio campo soube municiar os atacantes nos contragolpes.

Mesmo com um jogador a menos, o time santista esteve mais perto da vitória na noite de ontem. O time santista criou as melhores chances e mereceu ter saído com a vitória na noite de ontem. 

Corinthians volta a jogar bem e vence Juventude.

 O Corinthians venceu o Juventude por 2 a 0, ontem a noite, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Corinthians a liderança provisória no campeonato nacional com 21 pontos.

Com 10 pontos, o Juventude está na zona do rebaixamento no campeonato nacional.  O time corintiano voltou a jogar um bom futebol na noite de ontem.

Com uma marcação alta e bom toque de bola, o time corintiano envolveu completamente a defesa adversária. As jogadas pelas laterais do campo também funcionaram com excelência.

Com um bom toque de bola, o meio campo corintiano municiou os atacantes com extrema eficiência. Sem dúvida, o time corintianos fez na noite de ontem, uma das suas melhores apresentações.

O time gaúcho se perdeu em campo, após sofrer um gol no começo da partida. Com a bola nos pés, o time gaúcho mostrou toda a sua limitação técnica na noite de ontem.

O time gaúcho mal conseguia trocar passes no meio campo. A defesa gaúcha também ficou extremamente vulnerável, diante de um time corintiano que não forçou o ritmo na partida de ontem. 

sábado, 11 de junho de 2022

Uma questão no futebol brasileiro.

 Segue adiante a possibilidade de aprovação da ‘Lei Geral do Esporte’, proposta pela Senadora Leila do Volei, que prevê, entre diversas regulamentações, a prisão de cartolas esportivos por crime de corrupção em âmbito privado.

“(…) cometerá crime o representante de organização esportiva privada que exigir, solicitar, receber ou mesmo aceitar promessa de vantagem indevida para realizar ou omitir ato inerente às suas atribuições”

Não faltam exemplos no Brasil, em quase 100% das agremiações, confederações e federações.

A pena será de dois a quatro anos de prisão.

Ontem, a Lei foi aprovada no Senado.

Seguirá agora para a Câmara.

É neste âmbito, de grande atuação da ‘bancada da bola’, que a vigilância precisa ser redobrada, principalmente nas emendas e vetos que serão discutidos. A informação é Blog do Paulino, no ultimo dia (09).









Á você que está me lendo eu digo :  O Patrimonialismo é conceito administrativo, no qual os conceitos de público e privado, não se distinguem perante as autoridades na administração pública. O patrimonialismo, é algo comum nos regimes absolutistas.
No Brasil, o patrimonialismo foi implementado  pela coroa portuguesa. No patrimonialismo colonial no Brasil, o processo de concessão de títulos, terras e poderes, que eram quase absolutos ao senhores de terra, legou a posteridade, uma prática politico administrativa, no qual os conceitos de público e privado, não se distinguem perante as autoridades na administração pública.
Assim, patrimonialismo se torna algo natural no Brasil, desde o período colonial português (1500- 1822), no período Imperial ( 1822 1889), e chegando ao período da República Velha (1889 1930), a falta de distinção entre o público e privado no Brasil.
Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.
Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.
Os clubes de futebol no Brasil, são o retrato de um país, em que os conceitos de público e privado se misturam. A falta de distinção entre público e privado, é a causa de tantas coisas ruins nos clubes de futebol no Brasil.
A legislação é o conjunto de leis acerca de determinada matéria. A legislação á ciência das leis que determina o império jurídico em uma determinada sociedade. A legislação e a totalidade das leis em um Estado ou de determinado ramo do direito.
A lei é um preceito emanado de um autoridade soberana. A lei é um preceito dos poderes executivo, legislativo e judiciário no Brasil. A lei é uma ciência que determina as regras e as normas de vida dentro de uma sociedade. A lei é uma relação constante e necessária entre os fenômenos ou entre as causas e os efeitos em uma sociedade. A lei é um preceito e uma norma do direito moral. Isso segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil, do autor Guilherme Pena de Moraes.
Estado de Direito é um situação jurídica ou um sistema institucional, no qual cada um e todos estão submetidos ao império do direito. O Estado de Direito é ligado ao respeito as normas jurídicas e aos direitos fundamentais.
Cabe a legislação, e ao estado de direito, garantir a moralidade na gestão dos clubes de futebol no Brasil. Se aprovada no Congresso, a lei que prevê a pena de prisão de cartolas, em caso de corrupção, ajudará a distinguir público privado nos clubes de futebol no Brasil.
Agora, no site campeões do futebol, confira a história, títulos curiosidades de vários clubes, que conquistaram ao menos um títulos nas sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html
 

Imagem : Blog do Paulinho .






quinta-feira, 9 de junho de 2022

Palmeiras goleia Botafogo e assume liderança do Campeonato.

 O Palmeiras goleou o Botafogo por 4 a 0, agora a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o Palmeiras a 19 pontos no campeonato nacional.

Com 12 pontos, o Botafogo ronda a zona de rebaixamento no campeonato.

O time alviverde dominou o jogo com facilidade. O meio campo alviverde foi perfeito e acertou todas as trocas de passes. A qualidade técnica do time palmeirense fez a partida ficar extremamente fácil.

Chegando a goleada com facilidade, o time alviverde mostrou toda a sua qualidade técnica, se mostrando como sério candidato ao título brasileiro.

O time botafoguense não fez um bom jogo na noite de hoje. O meio campo botafoguense não existiu em campo. O meio campo botafoguense errou muitos passes, não fazendo frente ao time palmeirense.

A defesa botafoguense também perdeu todas as jogadas pelo alto, sendo envolvida pelo ataque palmeirense.


São Paulo empata com Coritiba.

 O São Paulo empatou com o Coritiba em 1 a 1, agora a noite, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. O empate leva ambos a 15 pontos no campeonato, mas o Coritiba vence pelos critérios de desempate.

O time são paulino dominou o primeiro tempo. Com uma marcação alta, o time são paulino teve maior posse de bola e chances claras de gol. O goleiro paranaense salvou o time da casa de levar uma goleada no primeiro tempo.

O time são paulino não permitiu que o time da casa jogasse, tendo um amplo domínio durante o primeiro tempo.

O jogo foi mais equilibrado no segundo tempo. O time paranaense dominou os primeiros vinte minutos do segundo tempo, chegando ao gol de empate.

Contudo, o time são paulino passou a atacar mais após os vinte minutos do segundo tempo. O time são paulino passou a criar chances de gol, e a partida ficou bastante disputada no segundo tempo.

Contudo, a partida seguiu em igualdade no placar.


Santos fica no empate com Internacional.

 O Santos empatou em 1 a 1 com o Internacional, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o Santos a 13 pontos na classificação. O Internacional chega a 15 pontos.

No primeiro tempo, o árbitro Ramon Abatti Abel (SC) deu pênalti após falta fora da área em Léo Baptistão e foi corrigido. Ainda na etapa inicial, Eduardo Bauermann teve gol anulado por impedimento em lance ajustado. Na etapa final, o assistente invalidou gol de Lucas Braga, mas o vídeo corrigiu.

O time santista teve maior posse de bola durante o jogo. O time santista atacou bastante, e seu meio campo também acertou vários passes. Contudo, a defesa santista se mostrou bastante vulnerável.

Mesmo criando chances de gol, o time santista ficou exposto aos contragolpes colorados durante a maior parte do jogo. Mesmo muito bem ofensivamente, o time não teve a segurança de partidas anteriores.

O time colorado soube jogar nos contragolpes. Na velocidade dos seus atacantes, o time gaúcho soube aproveitar os espaços na defesa santista. Mesmo sem ter a posse da bola, o time colorado teve chance de vencer o jogo nos contragolpes.

Com chegadas em velocidade, o time gaúcho foi muito perigoso no jogo de ontem. 


terça-feira, 7 de junho de 2022

Corinthians perde para o Cuiabá e pode perder liderança.

 O Cuiabá venceu o Corinthians por 1 a 0, quebrando uma vantagem de 11 partidas do time corintiano sob o comando do técnico Vitor Pereira. Com 11 pontos, o Cuiabá consegue sair da zona de rebaixamento. Com 18 pontos, o Corinthians pode perder a liderança do campeonato nacional.

O time corintiano não fez um bom jogo nesta noite. Tentando jogar com maior intensidade, o meio campo corintiano errou muitos passes durante a maior parte do jogo.

O time corintiano parou na marcação do Cuiabá, sendo dominado pela defesa rival, quando ambos os time tinham onze jogadores em campo. O time corintiano somente pressionou o rival quando ficou com um jogador a mais em campo.

O time de Cuiabá foi mais competente na sua proposta de jogo. Com duas linhas de cinco jogadores, o time mandante barrou o ataque corintiano com uma forte marcação.

Após abrir o placar no primeiro tempo, o time mandante criou maior perigo nos contragolpes. Jogando nos contragolpes, o time de Cuiabá soube aproveitar as brechas na defesa corintiana.

O desempenho do time corintiano deve preocupar  seus torcedores. Mesmo tendo vencido partidas anteriores, o time alvinegro não tem feito bons jogos no campeonato nacional.


O modelo tático nos clubes brasileiros.

 Bom dia leitor (a). Hoje, vou abordar o modelo tático nos clubes brasileiros, em comparação aos maiores clubes do futebol europeu.

Antes de mais nada, quero deixar claro, que também estou levando em consideração o abismo financeiros dos nossos clubes, em comparação aos altíssimos investimentos dos principais clubes do futebol europeu.

No futebol mundialmente globalizado, especialmente com a Lei Bosman em 1995, a diferença financeira dos clubes brasileiros em relação aos maiores clubes do futebol europeu, se tornou algo praticamente inalcançável no Brasil.

Eu acompanho futebol desde meados da década de 1980. Naquela década, haviam muitos craques jogando nos nossos clubes. Na minha infância, em meados da década de 1980, o modelo de jogo nos clubes brasileiros, tinha a cultura do drible, da saída de bola refinada, algo próximo do futebol arte.

O modelo de jogo nos clubes brasileiros, sempre teve a cultura da ginga, do futebol bem jogado. Os grandes craques ,nos clubes brasileiros, eram adeptos do futebol mais cadenciado, do toque de bola refinado e saída de bola no campo defensivo.

Mas, entretanto, á partir da Lei Bosman em 1995, o processo de globalização mundial, começou a ser introduzido com maior  força no futebol como um todo.

Os nossos craques nos clubes brasileiros, de uma maneira  geral, nunca  foram adeptos da alta intensidade, do foco total durante os 90 minutos de uma partida, da cultura tática, da marcação alta no campo ofensivo e da intensidade de jogo, sempre adotada nos grandes clubes do futebol europeu.

Sim leitor (a). Certo que eu tive o privilégio de ver meu São Paulo conquistar três títulos mundiais interclubes. Assim como eu também alguns outros clubes no Brasil conquistarem o título mundial interclubes.

Entretanto, com a aceleração da globalização no futebol, a ecola tática, adotada nos grandes clubes europeus, a intensidade de jogo, a marcação alta no campo ofensivo, a cultura tática e foco total durante os 90 minutos de uma partida, foram ganhando contornos no futebol como um todo.

A  Lei Bosman, de 1995, que baniu o limite de jogadores extra comunitários nos clubes europeus, expandiu escola dos grandes clubes europeus no mundo inteiro.

Garimpando talentos mundo afora, os grandes clubes europeus, expandiram sua escola futebolística em todo o planeta. Os clubes no Brasil, até pelo abismo financeiro, não conseguiram acompanhar a escola tática dos grandes clubes europeus.

Não por acaso, os grandes clubes europeus, tem dominado o campeonato mundial de clubes da FIFA nos últimos anos. A escola tática, somada ao altíssimo poder financeiro, colocou o domínio absolutos dos grandes clubes europeus.

O sucesso de Jorge Jesus, na conquista da tríplice coroa com o Flamengo em 2019, trouxe a escola táticas dos clubes europeus para os nossos clubes. 

A escola tática dos clubes europeus, também teve a conquista da tríplice coroa pelo Palmeiras em 2020~, sob o comando do português Abel Ferreira.

Contudo, de uma maneira geral, os clubes brasileiros, em sua boa parte, ainda tem a cultura do toque de bola refinado, da ginga, do futebol mais cadenciado, do toque de bola refinado e saída de bola no campo defensivo.

Algo muito distante da escola tática dos grandes clubes da Europa. A cultura da marcação alta no campo ofensivo, da intensidade de jogo, do conhecimento tático e do foco absolutamente total durante os 90 minutos de uma partida.

Até pelo abismo financeiro, os clubes brasileiros, em sua maioria, não permite que os nossos treinadores possam trabalhar com os melhores jogadores do mundo, o que inviabiliza esta cultura tática nos clubes no Brasil.

Aliás, o modelo tático dos clubes europeus, é quem tem levado os últimos treinadores da seleção brasileira, á preferir os jogadores que atuam no velho continente.

Agora leitor (a), no site campeões do futebol, confira a história, títulos e curiosidade de vários clubes brasileiros, que conquistaram pelo menos um título na sua históriahttps://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Logo de Times.



segunda-feira, 6 de junho de 2022

Palmeiras e Atlético MG ficam no empate sem gols.

 Em um jogo bastante disputado, Palmeiras e Atlético MG empataram em 0 a 0, ontem a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

O resultado mantem ambos empatados na classificação do campeonato nacional com 16 pontos. Contudo, o alviverde leva vantagem devido ao saldo de gols.

O time palmeirense teve maior posse de bola, mas criou pouco. O meio campo palmeirense, não funcionou com a mesma excelência de partidas anteriores.

O meio campo palmeirense esbarrou na marcação atleticana, não conseguindo o mesmo toque de bola de partidas anteriores. Cabe ressaltar, que o meio campo palmeirense, também esbarrou muito nos erros de passe.

O time atleticano fugiu das suas características no jogo de ontem. Com uma marcação excelente, o time atleticano praticamente não correu riscos defensivos, mas nada criou em termos ofensivos.

O time atleticano não jogou na base do toque de bola, sua principal virtude na conquista da tríplice coroa em 2021. O time atleticano, até conseguiu barrar o meio campo palmeirense com boa marcação, mas não conseguiu tocar a bola em velocidade.


domingo, 5 de junho de 2022

Corinthians supera desfalques e vence Atlético Goianiense.

 Mesmo com desfalques, o Corinthians venceu o Atlético Goianiense por 1 a 0, ontem a tarde, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. Com 18 pontos, os corintianos chegam momentaneamente a liderança do campeonato nacional.

Com apenas 07 pontos, o Atlético Goianiense ocupa a penúltima posição no campeonato nacional.

Mesmo com seis desfalques, o time corintianos correu poucos riscos defensivamente. Mas, entretanto, o desentrosamento do time, prejudicou as jogadas de meio campo.

O meio campo corintiano errou a maioria dos passes, não dando opções aos atacantes. O desentrosamento também prejudicou bastante as jogadas pelas laterais do campo.

Mas, mesmo com seis desfalques, o time corintiano se postou bem defensivamente.

O time goiano não fez uma má partida. O time atleticano até maior posse de bola e domínio territorial do jogo. Contudo, as limitações técnicas do time pesaram bastante.

O time atleticano, errando muitos passes, criou pouco em termos ofensivos. Nos poucos acertos nas jogadas de ataque, os goianos pararam no goleiro Cássio.


Santos fica no empate com Atlético Paranaense.

 Em um jogo bastante disputado, o Santos empatou em 2 a 2 com o Atlético Paranaense, ontem a noite, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro.

O resultado leva o Santos a 12 pontos na classificação do campeonato nacional. O Atlético chega aos 13 pontos na classificação.

O time santista não atou defensivamente fora de casa, como em jogos anteriores. Mesmo jogando em campo adversário, o meio campo santista jogou ofensivamente, municiando os atacantes com eficiência.

O time santista também teve opções pelas laterais do campo. O meio campo santista teve  um bom toque de bola, chegando e envolver a defesa atleticana em determinados momentos da partida.

O time atleticano também jogou de maneira bastante ofensiva. O meio campo atleticano também soube municiar os atacantes com eficiência. Com um bom toque de bola no meio campo, os atacantes atleticanos exploraram as brechas na defesa santista.

Mesmo não saindo com a vitória, o time atleticano fez um bom jogo, com um excelente toque de bola no meio campo.